Autor |
Mensagem |
Dioxi Veterano |
# dez/09 · Editado por: Dioxi
Olá,
estou estudando sobre as escala menor harmonica e melodica olhei muiiitos sites, mais n intendi quase nada...
So intendi a formação da escala: mais n consigo passar para o braço da guitarra...
Menor Harmonica > Ex: se tenho um
Am
a Escala ficaria:
A - B - C - D - E - F - G# - A
pode ser usada sobre:
Am Am(maj7) E7 <<<(dominante)??? E7/9 Bm5/7 E7/9
estou Certo?????? -----------------------------------------------------
pode usar sobre acordes dominantes (acorde maior com sétima menor).
Por exemplo, você pode usar sobre um E7, uma escala Lá menor harmônica, partindo do quinto grau.
A - B - C - D - E - F - G# - A
A mesma escala, partindo do Vº grau:
E - F - G# - A - B - C - D - E
sobre um E7??? ----------------------------------------------------
Vi isso tudo em um video, foi tudo que intendi, está certo?
so posso usar em acordes dominantes:? quais outros posso usar?
e como faço para passa essa escala para o braço da guitarra? estou me confundindo...
Vlw
|
Bruh_figura Veterano |
# dez/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar
Comece montando o primeiro desenho pela Tonica..coloque 3 notas por corda para facilitar o sweep picking... Faça o mesmo com os intervalos seguintes seguindo continuamente a escala... Se quiser me add no msn que eu te passo pq vai fica mt coisa pra por aqui e tenho td em guitar pro... continueescrevendoprabru@hotmail.com Ou faz uma pergunta por aqui msmo...o q vc achar melhor.. O campo harmonico principal(de la menor ou do maior) sem nenhuma tensão ficaria assim: Am Bm(5b) C Dm Em F G
|
LeandroP Moderador |
# dez/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Dioxi
Um lance legal é harmonizar a escala por tétrades (4 notas) - campo harmônico menor harmônico - e depois encontrar os intervalos característicos de cada acorde.
Harmonização: . Am7M Bm7(b5) C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dim . A B C D E F G# C D E F G# A B E F G# A B C D G# A B C D E F . . Tétrades | Extensão da tétrade (possíveis intervalos) . Am7M 2, 4, b6 Bm7(b5) b2, 4, 6 C7M(#5) 2, 4, 6 Dm7 2, #4, 6 E7 b2, 4, b6 F7M #2, #4, 6 G#dim b2, b4, b6
. Ao visualizar as tétrades no braço e localizando as extensões, fica mais fácil assimilar os desenhos e as aplicações.
A mesma escala, partindo do Vº grau: E - F - G# - A - B - C - D - E sobre um E7???
É, sobre um E7.
O G#dim sobre o E7 também fica legal.
|
Felipe90 Veterano |
# dez/09
· votar
Pega a escala menor natural e coloca toca a terça aumentada !
|
Dioxi Veterano |
# dez/09 · Editado por: Dioxi
· votar
LeandroP
então...
Am7M (tétrade) --Acordes onde "testar" a tétrade A C E G#
isso? --------------------------------------------------------------------- Menor Harmonica
1ª C menor harmônico- dó ré mib fá sol láb si 2ª D lócrio 6M- ré mib fá sol láb si dó 3ª Eb maior(#5)- mib fá sol láb si dó ré 4ª F dórico(#4) - fá sol láb si dó ré mib 5ª D frígio maior- sol láb si dó ré mib fá 6ª Ab lídio(#2)- láb si dó ré mib fá sol 7ª B menor harm. modo VII- si dó ré mib fá sol láb
isso aki seriam os possiveis modos utilizando uma escala menor harmonica de C?
|
bpv Veterano |
# dez/09
· votar
Dioxi
Cara, se quiser uma coisa mastigada vai direto no JGuitar.
Vai em Harmonizer, você escolhe a escala/tom e ele te dá os acordes.
ps: Vida fácil com essa tal de internet né?
Abçs
|
bpv Veterano |
# dez/09
· votar
Dioxi
Acordes para Harmonica Menor em E (Mi)
Pronto, agora mastiguei.
Abçs
|
Sgt. Eddie Veterano |
# dez/09
· votar
É normal eu não entender nada disso que vocês falaram? Quando eu tive aulas de guitarra eu era jovem e idiota e só quis estudar a prática. Com quanto tempo de estudo (com ou sem aulas) eu consigo chegar a esse nível de conhecimento teórico?
|
bpv Veterano |
# dez/09
· votar
Sgt. Eddie
Com quanto tempo de estudo (com ou sem aulas) eu consigo chegar a esse nível de conhecimento teórico?
Isso daí é relativo a sua capacidade de aprendizado e seu conhecimento atual. Mas acredito que alguns poucos meses, se souber por onde começar.
Tem um tópico por aqui aqui onde indica por onde começar e terminar, como um cronograma. Dá uma procurada. Recomendo.
Abçs
|
horwatich Veterano |
# dez/09
· votar
Quanto você sabe de escalas?Saber formar escalas? Se não sabe, quais você conhece? Duas sugestões para você: tente descobrir o que são Funções Harmônicas só para saber a definição e decore os intervalos entre notas.
|
LeandroP Moderador |
# dez/09
· votar
Dioxi
As notas que eu empilhei (colunas) correspondem as notas da formação do acorde (tétrade). Sobre as colunas estão os nomes dos acordes.
Quando você tem o conhecimento teórico fica mais fácil assimilar a parte técnica, isso porque os dedos não pensam. Logo, vendo as tétrades, você já tem no mínimo as 4 melhores notas da escala pra tocar sobre o acorde, e depois as extensões, que são apenas 3 notas. Observe que de uma escala de 7 notas, 4 já são dos acordes ;)
|
Sgt. Eddie Veterano |
# dez/09
· votar
bpv Teria como você me passar o link desse tópico? Procurei e não achei.
Obrigado!
|
bpv Veterano |
# dez/09 · Editado por: bpv
· votar
Sgt. Eddie
Cara, procurei aqui também e não achei. Acho que foi um tópico em stick por uns tempos mas não tenho certeza.
O que eu achei de útil foi esse aqui.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/134316/
[edit]: Aqui também tem algumas coisas legais:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/114827/
Abçs
|
jazzfusion13 Veterano |
# mai/13
· votar
aqui nesta pagina vc consegue visualizar legal os shapes no braço do instrumento... http://www.guitarrainteligente.com/2013/05/escala-menor-harmonica-teor ia-acordes.html
|
ALF is back Veterano
|
# mai/13
· votar
jazzfusion13 mto bom o site cara! até favoritei aqui pra ver mais coisas dps! obrigado pela dica! abç
|
lucas.hammett Membro |
# mai/13 · Editado por: lucas.hammett
· votar
cara tenta não complicar por enquanto, vai no simples, por exemplo geralmente se usa a escala menor harmônica em acordes dominantes, exemplo:
Dm - Am - Bb - A7
quando vc chegar no A7 toca o C# pra dar a cara de harmônica e pronto
|
ALF is back Veterano
|
# mai/13
· votar
lucas.hammett o topico foi upado...é de 2009...vc ta falando com quem? rs abç
|
lucas.hammett Membro |
# mai/13
· votar