Tele Luthier. Preciso de Opiniões sobre o Projeto

Autor Mensagem
Alexandre Loks
Veterano
# dez/09


Pessoal, boa noite. Estou para fechar com um ótimo luthier para ele fazer uma guitarra baseada no formato das teles. Como já tenho uma na configuração tradicional, com dois singles, escudo, ponte fixa, etc, pensei em fazer algo bem diferente, ou seja, uma tele com ponte wilkinson ou floyd rose, sem escudo e com três captadores. Já tenho parte do hardware e vou gastar mais mesmo é com a parte de madeira, confecção e montagem.

Mas queria saber opiniões sobre o que acham dos modelos em que estou me baseando, cujas fotos estão abaixo. A primeira é de uma fender que encontrei uma foto na net, e a outra é de um modelo da Tom anderson, que, por sinal é lindíssima. Não sei se dará para fazer um acabamento no nível dessa Anderson, mas tem como ser feito um instrumento bem legal, em mógno ou cedro, envernizado, com ou sem cor, mas mostrando os veios da madeira, ou até mesmo um sunburst.

A configuração de captadores é bem diferente para um formato tele. Poderia também deixar em HSS (tenho esses captadores para colocar atualmente, HSH eu teria que trocar um...), mas acho que não ficará bonito. A maioe dúvida é se uso a wilkinson ou floyd.

Por favor, quem puder opinar agradeço , pois devo fechar negócio amanhã, apesar de que o projeto poderá ser mudado, uma vez que é trabalho para uns 3 ou 4 meses.

http://img51.imageshack.us/img51/6381/teleanderson.jpg

http://img121.imageshack.us/img121/2443/telefloyd.jpg

Valeu !

Bruh_figura
Veterano
# dez/09
· votar


Cara não consegui abri as imagens..=\
Eu particularmente acho interessante essa mistura tele + floyd...
Mas ja achei mais interessante...pelo o q eu entendi vc vai faze uma guita meio : superstrato modelo telecaster ?

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


Bruh_figura
Mas ja achei mais interessante...pelo o q eu entendi vc vai faze uma guita meio : superstrato modelo telecaster ?

É por aí mesmo. Acho que vai ficar bem legal. De repente, faço até o headstock de strato fender...

Cara não consegui abri as imagens..=\

Se estiver ruim, dê vários cliques que deve abrir. Para mim está normal aqui.

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


Se eu fosse fazer um projeto de tele diferenciada, eu me basearia na Vintage Hot Rod telecaster, que utiliza um captador Mini-Humbucker. Eu acho a sonoridade desses captadores incrível, principalmente por variar muito dependendo de cada madeiramento/guitarra utilizada. Para mim este captador está para um humbucker convencional assim como um P-90 está para um single-coil normal.


Para o que você sugere, eu ainda manteria utilizando esse captador porém na configuração que você quer: HSH. O single eu poderia até me aventurar em mais um mini-humbucker, visto que estes podem ser splittados e ter uma sonoridade diferenciada decorrente a isso. Fora outras coisas como mudança de fase, blend(ponte+braço)...

Iria ser uma guitarra bem bacana!

Nas madeiras, eu escolheria o corpo em Cedro Rosa para uma sonoridade mais Les Paul e o braço em Cedro também se você quiser uma guitarra mesmo próxima a uma Lespa, podendo ainda adicionar um top em maple figurado.

Outra opção para o braço, que eu acho muito bacana essa configuração, seria todo em Flame Maple ou só o Braço e escala em outra madeira escura. Além de um visual lindo, o som 'estalado' da telecaster voltaria levemente apesar da madeira do corpo. Essa configuração com um top com a mesma madeira deixaria a guitarra com um visual incrível e sonoridade idem. Os Bordos ressaltariam as frequências altas e estalados que são perdidos naturalmente no tipo de captador (mini-humb), e o mogno/cedro do corpo deixaria o timbre bem especial, com bastante sustain.

Encaixe colado do tipo 'long tenon' ou convencional, ou ainda parafusado se quiser ressaltar o estalado de tele. Eu creio que neck-thru não seria muito bom pois deixaria o som muito morno, ou seja, graves pronunciados em relação aos agudos, sustain alto mas ataque baixo.

Acabamento em verniz avermelhado ou de outra cor, de forma que as madeiras fiquem bastante visíveis, dando aquele visual 'glossy'. Talvez sunburst caia bem, desde que bem feito. Para o braço, manteria a mesma cor do fundo do corpo como é feito nas Gibsons.

No caso do hardware, não optaria por floyd rose de forma alguma. Para tremolos escolheria uma ponte tipo Bigsby ou até Wilkinson. Caso contrário, ponte fixa estilo Tune O' Matic ou padrão string-thru(a de melhor qualidade).

Tarrachas com travas, escolheria um modelo em que a cabeça delas combine com o detalhe dos knobs, que seriam mais arrojados como por exemplo nesse caso.

No caso do escudo, ou não colocaria ou colocaria um mais simples como o de uma thinline, ou ainda colocaria um transparente, embora ache eles meio gays =p


Desfrutaria de todas as possibilidades no sistema elétrico: Splits, Phases, etc.

Provavelmente optaria por colocar uma chave de três posições on/split/off/ para cada captador, e uma chave phase out também para cada captador. Além disso, potenciômetros de volume para cada captador e um tone geral, que é como eu gosto. Mas detalhe: se eu escolhesse colocar todo esse sistema na parte eletrônica, também colocaria a opção de escudo(mesmo que de thinline) para caso não goste da configuração e queira uma coisa mais direta, com apenas uma chave de captadores, volume e tone.


Acho que é isso. Essa é minha opinião.

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


B.Frusciante

Muito obrigado pelas suas ótimas sugestões e pelo tempo e atenção que teve em cooperar comigo.

Esses minihumbuckers eu já experimentei uma vez numa tele do Zaganim, e são realmente muito bons, só não pude experimentar se são legais para sons mais pesados. Vc. já teve experiência com eles ?

Outra opção para o braço, que eu acho muito bacana essa configuração, seria todo em Flame Maple ou só o Braço e escala em outra madeira escura. Além de um visual lindo, o som 'estalado' da telecaster voltaria levemente apesar da madeira do corpo. Essa configuração com um top com a mesma madeira deixaria a guitarra com um visual incrível e sonoridade idem. Os Bordos ressaltariam as frequências altas e estalados que são perdidos naturalmente no tipo de captador (mini-humb), e o mogno/cedro do corpo deixaria o timbre bem especial, com bastante sustain.

estou na dúvida se faço o braço com escala em maple ou escala escura (provavelmente ébano). Vc. fala em colocar um top também em maple no corpo ?

Quanto as tarraxas com travas, eu já tenho um conjunto de tarraxas gotoh com trava. Acho que prefiro as schaller, mas por questão de segurar os gastos, acho que irei utilizar elas mesmo.

Os captadores que tenho hoje são um SH 59 bridge, fender (meio) e Dimarzio cruiser. Minha idéia seria colocar o SH 59 para o braço, o cruiser no meio e comprar um JB para a ponte.

Abs

Curly
Veterano
# dez/09
· votar


o melhor projeto de tele de luthier que eu já vi foi feito por um mano aí de outro forum:

http://www.flickr.com/photos/blackmore_gn/2856296894/in/set-7215760728 5052601/

djvini10
Veterano
# dez/09
· votar


eu juro que intendi tele-lutiher tipo disk-luthier mais pensando bem....
não seria má ideia XD

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


djvini10
eu juro que intendi tele-lutiher tipo disk-luthier

Dá pra confundir mesmo..srsrsr

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Alexandre Loks
A configuração de captadores é bem diferente para um formato tele. Poderia também deixar em HSS (tenho esses captadores para colocar atualmente, HSH eu teria que trocar um...), mas acho que não ficará bonito. A maioe dúvida é se uso a wilkinson ou floyd.



Porra,aí já não é mais tele.É super stratotele !!!!

EDIT Bonito,é demais. Curti muito mais a primeira da foto !!!!!

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


buddy guy

Porra,aí já não é mais tele.É super stratotele

É por aí mesmo...fazer algo bem diferente e bonito, de bom gosto. Valeu !

_deep_
Veterano
# dez/09
· votar


qdo li o topico pensei na hora em sugerir um ponte bigsby + mini humbucker mas parece que nosso amigo frusciante tem o mesmo gosto e ja postou todos as dicas....concordo com ele ;O)

parece q vc quer um tele p um som mais pesado, nesse caso acho q a sua ideia inicial seja mais interessante.....eu particularmente nao gosto de floyd em teles (e em guitarra alguma p ser mais exato)

_deep_
Veterano
# dez/09
· votar


outra coisa.....se vc quer som de tele com essas madeiras, um top de maple ou ate marfin e' obrigatorio

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


_deep_

parece q vc quer um tele p um som mais pesado, nesse caso acho q a sua ideia inicial seja mais interessante

Exatamente, a minha idéia não é ter um som de tele, até pq. o projeto já descaracteriza bastante de uma tele tradicional, e tb. já tenho uma bem vintage quando preciso desse tipo de som. É sim o de ter uma guitarra bem versátil, boa tanto para sons limpos e pesados, e com grande variedade de timbres devido a ter três caps.

outra coisa.....se vc quer som de tele com essas madeiras, um top de maple ou ate marfin e' obrigatorio

Estou pensando em fazer toda em mogno mesmo, apenas uma peça, sem tampo. Acho que ficará bom. Não sei em quanto o tampo encarecerá o projeto.
Valeu !

Symptom
Veterano
# dez/09
· votar


Tem uma signature do John 5 que é HHH ou HSH, não lembro... De repente vale dar uma olhada também.

Rapha_krust...
Veterano
# dez/09
· votar


Alexandre Loks
já tenho uma bem vintage quando preciso desse tipo de som
blz

então vai de cara achei muito legal a da segunda foto... e já que deixou bem claro que não queria o som de tele, e só o visual...tá valendo...vai ficar show

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


Rapha_krust...
Symptom

Blz. Valeu ! Vcs. acham que a configuração HSS ficaria legal em telecaster? Já tenho esses captadores e gosto bastante deles...

buddy guy
Veterano
# dez/09
· votar


Alexandre Loks

buddy guy

Porra,aí já não é mais tele.É super stratotele

É por aí mesmo...fazer algo bem diferente e bonito, de bom gosto. Valeu !


Legal,também curto coisas diferentes. Só achei que foge a essência da coisa.Mas tudo bem,se fosse eu a fazer uma dessas,faria a primeira da foto. Muito bonita mesmo !!! Abração e boa sorte com a guita.

Henrique S.
Veterano
# dez/09
· votar


e um P90 no braço?

toquei numa tele modificada uma vez
hot rails T na ponte, e P90 no braço, som animal, e o hot rails ficou excelente pra bases mais pesadas

Alexandre Loks
Veterano
# dez/09
· votar


Henrique S.

Nunca toquei com P90, mas acredito que seja muito vintage para o que preciso. Vou dar uma olhada no youtube.

alguém pode dar mais opiniões ? Devo ver o projeto amanhã.
Abs

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Alexandre Loks


Eu faria aquilo que vc tem em mente. Faria algo que realmente me agradasse. Mesmo tendo comentado contigo sobre fugir à essencia da coisa,eu faria o que dava na telha. Melhor que o coléga colocar opiniões pessoais da galéra num projeto desses,que até onde presumo,será algo relativamente caro. E correr o risco de gastar uma grana em uma coisa que é vc que irá usufruir,contendo opinião de colégas,é complicado. Eu faria do meu gosto,valeu?

StratoBlues
Veterano
# dez/09
· votar


Alexandre Loks

Depende do P-90 também. Sei que você tá olhando equipamentos top, mas um bom exemplo de P-90s com alta saída, são os da Malagoli. O Hot é dito p/ ser usado até em heavy-rock. São ótimos captadores, tem uma pegada especial, igual os Mini-Humbuckers.

Só que acho que pelo estilo de guitarra, os bons e velhos HB de saída alta seriam a melhor opção. Depois poste umas fotos dessa supertele.

Abs

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# dez/09
· votar


Alexandre Loks

Cara, eu tenho uma Zaganin em cedro, telecaster, com 2 P-Rails da Seymour Duncan (eles trabalham como singles, p-90 e hambucking no mesmo captador, dependendo da combinação do push pull).

É a guitarra mais versátil q tenho. Adoro o som dela e rola muito bem com sons mais pesados sim. Estes caps não tem saída alta mas tem uma presença muito marcante de graves... combinando isso com o Cedro ficou bem interessante.

Outros caps q eu já testei são os JB Jr. mas nunca os vi em uma tele (testei numa strato). Eles tem a saída mais alta mesmo, rola um hardrock bacana neles.

Se busca exclusividade e versatilidade acho que os P-Rails vão casar legal... se curte um lance mais pesado, daí acho q vc terá MUUUUITAS opções hehe

Guguminator
Veterano
# dez/09
· votar


Se você quer uma Tele pra som pesado e versátil, bota HH splitável(tipo o que o B. Frusciante falou: splitável, série/paralelo e phase out) com uns humbuckers fortes.

Se você quiser o thinline, eu sugiro perguntar ao seu luthier ( ou Bertola ou Seiji) se não há risco de gerar feedback excessivo.

Eu botaria wilkinson, acho mais versátil, mais bonito, mais prático, é mais barato e dizem que floyd rose emagrece e corta parte do sustain.

O que ia ficar foda/diferenciado na sua tele seria um braço todo em jacarandá. Um top em imbuia com a thinline também ia ficar sensacional.

emaniox
Veterano
# dez/09
· votar


Pode-se misturar um p90 com um humbucker? Nao fica com diferença de volume quando os dois estao ligados?

Alexandre Loks
Veterano
# abr/10
· votar


Pessoal, estou upando esse tópico, que iniciei em dezembro, agora com as fotos do projeto em andamento, para a galera acompanhar. As madeiras já estão cortadas, e a escala colada no braço.

Depois de muita pesquisa, conversas com o Luthier, e até a ajuda da galera do FCC, cheguei na configuração de Braço e a escala são em byrdseye maple (putz, sem palavras !!), top em flame maple e corpo em mógno.

Quase todas as peças já foram compradas. Optei pela configuração de captadores de dois humbuckers, com chaves para splitá-los, e ponto Wilkinson by Gotoh VS100.

Em um mês deve estar pronta !

Vai ficar linda !

http://img443.imageshack.us/i/dsc058621.jpg/
http://img9.imageshack.us/i/dsc05861sm.jpg/
http://img192.imageshack.us/i/dsc05860w.jpg/
http://img190.imageshack.us/i/dsc05874l.jpg/
http://img709.imageshack.us/i/dsc058681.jpg/
http://img18.imageshack.us/i/dsc05857l.jpg/
http://img532.imageshack.us/i/dsc05872m.jpg/
http://img709.imageshack.us/i/dsc05870z.jpg/

Valeu !

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Alexandre Loks
legal, valeu pelas fotos!

Alexandre Loks
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
De nada. Como muitos me ajudaram aqui, nada mais legal do que mostrar a evolução do projeto.

Alexandre Loks
Veterano
# abr/10
· votar


Dando um Up pra galera opinar, já que postei ontem muito tarde..

bicinh
Veterano
# abr/10
· votar


Alexandre Loks
puts cara, fez o que eu ia falar aqui..
corpo em mogno, braço em maple e dois humbuckers..
ficaria estilo essa ? http://www.fender.com/products//search.php?partno=0134444706

ah, e o braço, vai fazer colado tambem ?'

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar


Alexandre Loks
O corpo ficou legal

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tele Luthier. Preciso de Opiniões sobre o Projeto