duvida modos gregos (coisa Facil eu acho)

    Autor Mensagem
    anderguitar
    Veterano
    # dez/09


    entao to com duvida por exemplo estou com a penta menor de Ré
    o modo jonio começa no ré ? e os outros modos como ficam ajudem ai por favor =D ?

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    anderguitar

    velho, sinceramente eu vejo em todo lugar gente explicando assim, mas eu acho errado, pronto falei!... explicam os modos como se fossem escalas, eu nao concordo... cada modo tem sua caracteristica, por exemplo, o lidio é a quarta aumentada, mixo sétima menor...

    nao adianta voce fazer uma escala começando no Ré igual voce falou e achar que só por isso voce vai ta "soando" jonio e na mesma base, voce fazer a escala do mixo e achar q voce vai "soar" mixo... a unica coisa que voce vai ta fazendo é tocando a mesma escala em outro lugar... é legal pra se situar no braço e tal, mas pra caracterizar o modo mesmo, voce tem q explorar a característica dele... cada modo tem sua ideia... escuta Cool #9 do Satriani, Dórico (caracteristica - sexta maior)...

    Frankie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Iversonfr

    O jeito como a maioria ensina ( inclusive nos videos do Gustavo Guerra ), é apenas o modo natural.
    A verdadeira INTENÇÃO de modos gregos, eu só aprendi na video-aula de Kiko Loureiro, o 'Guitarra Rock'. Ali sim, eu aprendi o que é modos gregos de verdade.
    -
    anderguitar

    Penta de Ré menor = Ré Eólio sem o 4º e 7º grau.
    Mas respondendo, Ré menor é relativo de F maior.
    Por tanto, você pode 'usar o modo jônio' ( que nada mais é do que a escala natural maior ) de Fá.

    Fá Jônio = Ré Eólio ( ou penta de Ré menor. )
    -
    Espero ter ajudado em algo, abç.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Frankie
    ( inclusive nos videos do Gustavo Guerra )

    foi exatamente pensando nesse video e alguns posts que vi por aqui que escrevi isso, mas nunca vi essa video-aula que voce falou ae, vo procurar.... valeu abs!

    Frankie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Iversonfr

    É bem antigão. Na época nem existia DVD. VHS rulz.
    HAHA!
    Abraço.

    anderguitar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nossa gente vlw mesmo vcs nao tem noão de quanto me ajudaram vlw mesmo =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida modos gregos (coisa Facil eu acho)