Discussão sobre timbre clean

    Autor Mensagem
    Broderick
    Veterano
    # dez/09


    Então galera, qual é a preferência de vocês? Aquele clean bem cristalino e seco, aquele crunchzinho bem de leve que vc controla no knob de volume, aquele delay com reverb, aquele clean sinistro e melancólico como o de "Floods" do pantera, entre muitos outros, ou não tem preferência, depende do som??? Como você usa seu equipamento para chegar no resultado? Quem são suas referências?

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Clean levemente "crunchado" vindo de um valvulado saturado e o potenciômetro de volume meio fechado.

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Broderick
    um wah-wah vai tbém.....tipo o timbre da fender do Lulu Santos em "fulgás".

    Broderick
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Van_Lorien

    Essa fórmula é quase infalível... gosto muito desse efeito quando se usa uma LP.

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu adoro aquele clean levemente crunchado também e bem encorpado, gosto também de um reverb de leve no clean, acho que fica massa.

    Slash Hammett
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    eu gosto daquele clean bem "roland jazz chorus". pra mim, esse eh o clean perfeito. o metallica usa mto clean assim.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Clean levemente "crunchado" vindo de um valvulado saturado (2)

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Slash Hammett

    tipo aquele no riff de "sanitarium'?

    Slash Hammett
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    paulinho pc
    sim. o começo de one, aquela parte antes do primeiro solo de master of puppets, aquela intro de enter sandman...basicamente todos os cleans do metallica.

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Slash Hammett

    vai ver os caras em janeiro?

    Slash Hammett
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    paulinho pc
    sim. jah to com a grana, só falta eu me decidir qual ingresso eu comprarei (arquibancada, pista, etc) e qdo.

    _Dio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Broderick
    Curto pra caramba o clean do SRV na lenny. Crunch na medida, sempre com a ajudinha do TS.

    Também tem o clean 'chorusado' da 18 and life, muito baladinha 80's.

    Fugitivo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    o heitfield usa eh o super chorus da boss num eh

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Broderick
    Você diz ao vivo e não em gravação né?
    Gosto de um clean no limite, começando a crunchar, que valvulados dão. Vale um reverb e eventualmente pode até um chorus leve. Mas com certeza, depende do som. Ás vezes precisa ser bem cristalino mesmo, ás vezes indo para o acústico, mas outras vezes um timbre mais "escurão". Mas minha preferência é pelo quase-crunch.
    Para mim, o segredo de um excelente som limpo está num captador mais fraco, de preferência humbuckers numa semi. Assim chego onde quero chegar.

    Slash Hammett
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Slash Hammett
    · votar


    Fugitivo
    acho q os cleans dele vem apenas do roland jazz chorus dele.
    nesse video os caras mostram alguns dos "brinquedinhos" do hetfield.



    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu gosto do timbre limpo do Davi Gilmar, acho bem legal e profundo. Também gosto do timbre do Johnny Marr, do Smiths, que é bonzão também

    Broderick
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Também tem o clean 'chorusado' da 18 and life, muito baladinha 80's.

    Pdc, eu me amarro tbm!

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vou dar uma de advogado do diabo, mas clean por clean prefiro os do Albert e os do B.B.

    Leblues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cleanzinho crunchado do Andy Timmons, não tem pra ngm!!

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Fugitivo
    Slash Hammett

    O Hetfield no som clean usa o pré valvulado de um Triaxis e daí vai para o power de um JC-120 para não crunchar de jeito nenhum. Por isso aquilo não é timbre de JC-120 da Roland. O timbre do Roland é muito cristalino, ouça Stanley Jordan, por exemplo, que usa o timbre dele de verdade. Vários jazzistas o usam e exploram o timbre, mas o Metallica não tem timbre desse ampli, o Hetfield usa só o power.

    Slash Hammett
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    a tah. vlw pela explicaçao.

    Fugitivo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    ih entao complicou tudo heuheheheheu

    MMI
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: MMI
    · votar


    Slash Hammett
    Fugitivo
    FLW...
    É bom deixar claro, já vi muito garoto pirado em comprar EMG, 5150, Jazz Chorus e coisas assim por causa de Zakk Wylde, Van Halen e Metallica. Mas tem um por que dos caras usarem isso, quando a rapaziada sabe, quebra a cara.
    Fugitivo, se é o que você sonha, o timbre do Hetfield basicamente vem de um Mesa Triaxis um pouco (não muito) mexido. Se seu target era um Jazz Chorus, esquece, olha o Triaxis. Olha no video, ele usa 4, dois para clean e dois para drive e tá aí o som dele. O JC-120 e o Diezel é perfumaria. O G-Force é pela praticidade, 2 Voodoo Lab GCX controladores MIDI, um Dbx 1074 Quad Gate, 2 power amp 2:90 da Mesa, os Furmann são só estabilizadores de tensão e PASME... Um Behringer XR4400 Multigate Pro. É isso que ele usa nesse video, varia muito pouco, pode ver o video de St. Anger e outros na net.

    MARCIO.LIMEIRA
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Broderick

    Lógico q isso é questão de gosto, e então não se discute... só se opina! rsrs

    Eu sou apaixonado por timbre limpos, mas acho q se for pra escolher um, é de strato, ligado num twin reverb MUITO ALTO, porém sem saturar e jogando o cap do braço pra dar mais corpo as notas.
    Combinado a isso, o toque muito macio nas cordas, com bastante feeling, para a nota "soar baixinho" ...

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MARCIO.LIMEIRA
    Eu sou apaixonado por timbre limpos, mas acho q se for pra escolher um, é de strato, ligado num twin reverb MUITO ALTO, porém sem saturar e jogando o cap do braço pra dar mais corpo as notas.
    Combinado a isso, o toque muito macio nas cordas, com bastante feeling, para a nota "soar baixinho" ...

    Esse é massa!!!

    Dr Jivago
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu acho que o timbre ideal é um amp valvulado com pouco ganho de tal forma que diminuindo o volume da guitarra você tem um clean meio crunhado e quando quer tocar um solo com mais drive aumenta o volume junto com um pedal de overdrive (ou distorção ou fuzz) básico.

    Os guitarristas que mais gosto usam essa técnica básica para obter seus timbres matadores:

    Malmsteen
    Robin Trower
    James Byrd
    Satriani
    Hendrix
    Scott Anderson

    Dentre muitos outros

    maspn
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    se for clean
    curto um timbre igual do John Anthony Frusciante

    Codinome Jones
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Clean/crunch = David Gilmour

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Discussão sobre timbre clean