Potenciometro: Deve ser trocado ou pode ser limpo?

    Autor Mensagem
    Ricb
    Veterano
    # nov/09


    Eai galera ......
    Estou com problema no pot de volume de minha LP
    Ele so funciona de 0 ate 40 % depois disso ja esta no maximo ate o fim do curso.

    Deve ser trocado ou pode ser desmontado e limpo.

    [ ]s, a todos

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Codinome Jones
    · votar


    Você só pode tomar uma decição(limpar ou trocar) baseado num 'diagnóstico' real.. leve em um luthier ou abra você mesmo e ve se acha alguma coisa de errado..


    EDIT

    Agora que eu vi, pede pra moverem o topico para o forum de guitarra..

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ricb
    Cara troca por um de qualidade de uma vez por todas, que não é cara e vale a pena.
    Não tem nada pior do que aquelas guitarras em que o potenciômetro funcina como "liga e desliga" quase não há mudanças durante seu curso...

    Ricb
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    GuitarHome

    Aonde encontro potenciometros de "qualidade"...

    Minha guitarra é uma Epiphone LP Standard.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    >>>Coveiro, 2012<<<
    Tenho um problema semelhante ao do colega que criou o tópico, mas, os meus pots apenas cortam o som,do 1 ao 10 não muda nada, fica apenas chiando, minha guitarra é uma Condor Les Paul II, não é a CLP IIS, e tem esse problema nos dois pots de volume.
    Hoje cedo decidi tirar o tampo de trás dela para ver se isso era mau contato, solda que desprendeu, e vi que os potenciômetros estão trocados, que eu saiba Pots tipo "A" são para volume e "B" para tom, e na minha estão "B" para volume e "A" para tom...
    Fato estranho esse, a Condor faz ótimos instrumentos e peca na parte elétrica deles, além disso, todos os meus pots dão chiado quando são mexidos....

    Eu teria perguntado isso no tópico do Bertola, mas como ele está viajando, não deu...
    Abçs

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Felippe Rosa
    cara, nao sou um bom entendedor de partes eletricas de guitarra...
    mas espero pode-lo ajudar ao maximo
    quando eu tinha guitarras de baixa qualidade, mantinha os tones no max pq se nao ele fechava o som por completo e ficava um timbre horrivel, além de quem quando eu tinha uma phoenix les paul, e ligava no valvulado, quando ia diminuir o volume para diminuir o ganho, ficava um chiadao grave horrivel.
    agora que tenho uma guitarra de qualidade razoavel, eu percebo que o tone da guitarra, te proporciona uma gama de timbres expetaculares. podendo modificar o timbre da guitarra apenas girando o knob.
    esse chiado que vc ouve ao girar é APENAS ao girar (nesse caso passar um limpa contatos pode resolver temporariamente) ou é um chiado que ocorre quando o knob nao ta no 10 (nesse caso é má qualidade do potenciometro).
    dá uma procurada no ML, ou entao vá atras de um luthier renomado, ele com certeza tem os contatos dele para resolver esses pepinos.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    The Man Who Sold The World
    Cara, o chiado ocorre quando giro, e ocorre com qualquer um dos 4...
    Acho melhor trocar tudo, eu dei uma limpada mas não liguei ainda para ver se resolveu.
    Bom, acho que vou procurar um bom Luthier mesmo, e trocar esses pots, ainda mais porque quero colocar push-pulls para split, série, paralelo e defasagem...
    Valeu !!!
    Abçs

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Felippe Rosa: >>>Coveiro, 2012<<<

    Não cara. Você tá fazendo o certo. Upando um tópico para que ele possa concentrar informações úteis.

    Talvez isso ajude:

    Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/148828/#7581996

    Abs

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MauricioBahia
    Valeu Bahia !!!
    Vou ver se acho esse spray por aqui, vai resolver uma parte do problema. Muito obrigado !
    Abçs!!

    Moolah
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Arrume alguns ml de querosene e limpe com um um pincel. Ou entao alcool anidro. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometro: Deve ser trocado ou pode ser limpo?