Epiphone Les Paul Studio, Standard e Custom

Autor Mensagem
Howard
Veterano
# nov/09


Bom, para minha estréia no fórum vim falar um pouco dessas três guitarras de boa qualidade. Diferenças entre cada uma delas e minha opinião (que pode valer ou não para cada um) sobre as mesmas.



Epiphone Les Paul Standard:


Características: 9.7
Com 22 trastes, corpo e braço em mahogany colado, ponte tune o matic, escala em Jacarandá (Rosewood), dois captadores Humbucker Alnico, com Hardware Cromado.
Dois controles de volume e dois de tonalidade muito funcionais que dão um belo retoque no seu som, além da chave de seleção de captadores de três posições. Acabamento muito bem feito modelo fiel a Gibson Les Paul Standard, braço confortável.

Som: 9.4
Reabilitação de sons dela é boa. A mudança de chave causa uma diferença sim no som, porém não afeta na sua continuidade como em algumas guitarras. Captadores potentes, talvez não sejam os melhores para puxa sacos e pelas de Gibsons ou EMGs, ou para quem não gosta de Les Paul, mas não da para dizer que necessitem ser trocados. Gostei bastante do estilo de som que ela dá, tocando vários estilos nela as cordas soam bem, os imãs dos captadores são bons, tem tensão boa e propulsão também. Além da qualidade de ser mogno e reter melhor o timbre grave clássico de Les Paul. Para quem gosta de estilos mais Heavy, tem um exemplo que não me deixa mentir a qualidade dos captadores, Zack Wylde, além de ele usar Gibsons também usa Epiphones e não abusem da sorte em dizer que o som de uma Epiphone não se compara a de uma Gibson, pois se seu ouvido está tão sensível assim, você provavelmente é um Mozart da vida e não deveria estar tocando com guitarras assim, pois já teria um patrocínio bem legal para você, afinal sensibilidade não é só de prática, quem tem ouvido sensível nasce assim, pode evoluir, mas já nasce.
Boa tanto para tocar de Blues a Heavy Metal, claro, com que um bom equipamento ajuda, não vá querer ligar ela numa caixa mista (acústica, guitarra e baixo por exemplo) e achar que ela vai ter o som de uma Gibson tocada em um Marshall porque não terá.

Ação: 9.6
Bom, em ação a guitarra é boa, tem belo sustain, slide (devido à corda) é fácil, braço confortável, captação boa, única coisa que não gostei é que a regulagem da que eu testei estava meio ruim, as cordas estavam para o alto, mas nada que impeça você (se souber mexer) de arrumar. Segura bem afinação e é bem macia, da uma boa pegada dependendo do seu estilo.

Impressão e considerações finais: 9,6
Bela aparência, belo som, a única coisa que me deixou mais angustiado seria essa parte de preço. Os 1800 reais de média de preço dela são bem salgados perto do preço de uma lá fora, tendo um custo alto, porém o benefício não fica para trás. Tendo-a como uma guitarra que não precisa de mudanças se você for da tese que é o guitarrista que toca e não a guitarra, acho que vale bem a pena. Não gosto desse papo de pegar guitarra pra ficar trocando peça, até porque existe algo chamado garantia que lhe impede disso, a não ser que queria quebrá-la.
Bom, você é daquele que tem uma graninha boa no bolso, quer comprar uma guitarra pra tocar de tudo e não sabe o que compra? To ai uma boa opção, só tome cuidado com opinião dos outros. Cada um tem a sua e review não é uma coisa perfeita, é somente um auxilio as pessoas que querem informações sobre as coisas e não tem como adiquirí-las.



Epiphone Les Paul Studio:


Características: 9.2
Com 22 trastes, corpo e braço em mahogany colado, ponte tune o matic, escala em Rosewood, dois captadores Humbucker Alnico Classic.
Dois controles de volume e dois de tonalidade funcionais e chave de seleção de captadores de três posições. Acabamento muito bem feito, com algumas diferenças das Studios da Gibson, porém nada que impeça um bom som.

Som: 9
Bom, qualidade de som é meio que igual a Standard. Por que digo meio que igual? Bom, os Alnico Classic não tem o mesmo poder de um alnico de uma Standard, o captador é funcional, agüenta bem os sons, mas fica meio estranho por seu modelo combinado(mas isso já é questão de aparência, depois eu falo), tome cuidado ao pensar que comprando uma Studio você terá uma Standard com menos aparência pois não é bem assim. Fazer mudança de captadores talvez não seja uma coisa imediata, mas é necessária, pois os mesmo não agradam a quem quer tocar estilos rápidos, devido ao imã e seu poder de fixação de som.

Ação: 8.9
Bom, gostei da guitarra mas como disse não da pra tocar de tudo nela, é confortável, mas não atende totalmente a todos estilos, deixa um pouco a desejar na parte de Heavy e Raggae por exemplo. Segura bem afinação e é bem macia, da uma boa pegada dependendo do seu estilo.

Impressão e considerações finais: 9,2
Bom, o preço dela é bom, a relação custo benefício por uma guitarra de 1300 reais é boa, claro não é um som de um Alnico máximo mas é muito bom. Se você não tem grana pra pegar uma Standard e gosta de Les Pauls, como por exemplo essa, compre-a. Só não acho que ela seja muito detalhada, é meio pelada apesar de ser boa.



Epiphone Les Paul Custom:


Características: 9.8
Com 22 trastes, corpo e braço em mahogany colado, ponte tune o matic, escala em Jacarandá (Rosewood), dois captadores Humbucker Alnico Plus, com Hardware Dourado.
Dois controles de volume e dois de tonalidade muito funcionais que dão um belo retoque no seu som, além da chave de seleção de captadores de três posições. Acabamento muito bem feito modelo fiel a Gibson Les Paul, braço confortável. Beleza incontestável pela cor e combinação.

Som: 9.5
Bom, vou dar a nota de som quase igual ao da standard por que as duas mudam mais na aparencia do que nos captadores, claro da um som melhor que a Standard pelo fato de ser Alnico Plus, mas ao mesmo tempo não muda tanto assim para eu aumentar muito a nota por exemplo. Acessível a todos os estilos e de boa impressão sonora, com o Clean e o Drive bem defenidos(vária de amplificador pra amplificador também nesse caso).

Ação: 9.6
É nesse fato pega, devo parabenizar a Epiphone(e já até mandei um email comunicando a eles) a bela qualidade. Bela captação, boa pegada, conforto alto, peso mais ou menos, segura muito bem a afinação e por muito tempo. Sem comentários, nada a criticar.

Impressão e considerações finais: 9,8
Preço alto, qualidade impecável, 2,5 vezes quase menos que o preço de uma Gibson e a qualidade é muito parecida, principalmente em aparência. Linda a guitarra, acabamento muito bem feito, custo de certo modo alto, mas o nível também é. Cuidado ao pensar que ao comprar uma dessa estará adquirindo uma Gibson praticamente porque também não é assim, se fosse estariam na mesma faixa de preço, mas é uma boa opção para que tem uma graninha extra ai.



Bom galera, é isso ai, fiz o review mais ou menos das três guitarras, espero que gostem, dei um pouco sobre minha opinião, critiquei no que devia elogiei no que devia também. Não sigam review a risca pois ele é opinião do autor e quem tem que gostar da guitarra é você, review é só uma idéia de como é a guitarra para quem não entende muito ou não tem a oportunidade de testá-la e deseja adquiri - lá. Cuidado também ao achar coisas sobre guitarras, acho que cada um tem sua opinião e esta deve ser respeitada. Aceito críticas e sugestões mas não xingos e ofensas e lembre-se é o guitarrista que faz a guitarra ser boa, não adianta ter uma Gibson e não ser bom e falar que entende de guitarra e que Gibson é melhor pois caras como Slash tiram o o mesmo som de Epiphones, Gibsons, ESPs, PRS, Fenders, Jacksons, Deans e qualquer outra(s) guitarra(s) do mesmo jeito.

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


Ahh se todo novato estreasse assim...

LucasGuitarMaster
Veterano
# nov/09 · Editado por: LucasGuitarMaster
· votar


A studio é em mogno ? o.o

daniel_guitar
Veterano
# nov/09
· votar


LucasGuitarMaster
sim, mas e braço parafusado e o corpo lembra o jeito do da special meio reto

GustGuitar
Veterano
# nov/09
· votar


Howard

Ação: 9.6
É nesse fato pega, devo parabenizar a Epiphone(e já até mandei um email comunicando a eles) a bela qualidade.


Não precisa mandar e-mail nenhum não velho, pelo preço que eles cobram nessas custom o hardware tinha que ser de ouro.
hahaha

Muito legal seu tópico cara..
abraço !

Rabbit
Veterano
# nov/09
· votar


Howard

Muito bom tópico velho. A única coisa que acho que você falhou foi isso:

Cuidado ao pensar que ao comprar uma dessa estará adquirindo uma Gibson praticamente porque também não é assim, se fosse estariam na mesma faixa de preço, mas é uma boa opção para que tem uma graninha extra ai.

Uma Epphone Custom nunca será uma Gibson, mas não quer dizer que pra você ter uma guitarra igual a uma Gibson ela terá que ter preços semelhantes.

Howard
Veterano
# nov/09 · Editado por: Howard
· votar


FeaR-ME
Poxa valeu o elogio eim cara, fico feliz, em breve farei review das ESP's EC.

LucasGuitarMaster
É em mogno sim.

daniel_guitar
Não necessáriamente, a Studio é bem diferen da Special, segue o modelo normal , mas é mais arredonda a Shape e sobre o braço nem todos são parafusados, a maioria é colado mesmo.

GustGuitar
Eu ri eim hahaha, mas eu mandei viu cara, porque acho que sempre com incentivo das pessoas que os outros melhoram.
Obrigado pelo elogio também cara.

Rabbit
Valeu o elogio cara, gostei de sua correção. Vou até arrumar no tópico depois, obrigado mesmo. Vou dar uma saída mais tarde eu volto.


Qualquer dúvida galera só perguntar por aqui ou mandar recado.

Abraços, boa tarde.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


tem um exemplo que não me deixa mentir a qualidade dos captadores, Zack Wylde, além de ele usar Gibsons também usa Epiphones e não abusem da sorte em dizer que o som de uma Epiphone não se compara a de uma Gibson

Ai meu saco...

Garoto, ser endorser é uma coisa, usar, é outra. Você acha que ele usa os captadores originais da Epiphone? hahaha Alias, primeiro de tudo você ACHA MESMO que ele usa Epiphone?

Parei de ler depois que eu li isso, e depois de que você elogiou os captadores da Epiphone. Só pode estar lhe faltando senso crítico, isso sim.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Eu sei disso porque eu tenho uma Epiphone Standard. Cara, até os captadores da Sound que são captadores de baixo custo - Porém muito honestos - deram um som anos luz melhor que os originais da Epiphone. Imagine um set de 498R e 500T então, que sonzeira.

Van_Lorien
Veterano
# nov/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Howard
Parabéns pelo review, cara! Só me tira uma dúvida (o janick que tem uma também pode responder): como é a curvatura da escala da Standard? É mais curvada (7.25"), como em guitarras vintage, ou mais plana (9.5")?

kbessaxx
Veterano
# nov/09 · Editado por: kbessaxx
· votar


janick

e o que me fala das epiphones custom samicks?

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Van_Lorien
Vc fala o fingerboard radius né? É de 12"(305 mm) cara, é bem grosso.

Abç

janick
Veterano
# nov/09 · Editado por: janick
· votar


kbessaxx
Elabora um pouco mais teu post. Só discordar é fácil camarada, agora eu quero um argumento. Tu tem uma Epiphone LP Standard também?

kbessaxx
Veterano
# nov/09
· votar


janick
não discordei de vc não foi errado!! ja arrumei!! foi mal!!

GuitarHome
Veterano
# nov/09
· votar


kbessaxx
Cara meio estranho alguem falar "aff nada a ver" e depois falar que não discordou não?

kbessaxx
Veterano
# nov/09
· votar


janick
tenho uma lp custom de 1995 koreana, epiphone samick!!

janick
Veterano
# nov/09
· votar


kbessaxx
Nunca testei uma dessas, não posso opinar à respeito.

Van_Lorien
Veterano
# nov/09
· votar


janick
Valeu! :D

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Van_Lorien
\o_
de nada man!

kbessaxx
Veterano
# nov/09
· votar


GuitarHome
ja arrumei tava com duas paginas abertas e acabei falando no topico errado!

MaicolBrevia
Veterano
# nov/09
· votar


Howard

Excelente tópico, tem bastante topico assim, mas se todos tivessem a qualidade(organização) que nem este, seria diferente.

Aproveitando o tópico:

Essa semana, minha Epiphone standard quebrou o headstock(mas foi uma quebrada bonita, pelo que o luthier me falou, facil de consertar), quando cheguei em casa, a guita tava caida com o braço de frente para o chão(dentro do bag, que é bem confortavel).
Bingo, headstock quebrado, agora tive que gastar uma grana com ela para arrumar.

O Bertola(e o luthier onde mandei para conserta-la) me falou que é comum acontecer isso nos modelos de braço Gibson, por causa do headstock ser inclinado para trás, um pouco grande, tornando o headstock mais frágil a batidas ocasionando quebra nele.

Pra quem quer comprar uma les paul(ou modelo Gibson), ainda mais quem não tem tanto conhecimento em guitarra(inclusive eu), fique atento sempre com o braço da guitarra ou baixo, não é nada bom passar pelo o que eu passei. Caso acontecer, com alguem, sem alarme e pânico, que isso tem conserto(dependendo do jeito e lugar que quebrou, sai mais caro, mas tem conserto), o conserto da minha não saiu caro, pelo que eu achei. Claro que se vc quebrar o braço no meio, ai é foda. hehehe

Tá ai minha experiencia vivida nessa ultima semana.
Aconteceu com alguem isso?

Manubio
Veterano
# nov/09
· votar


Howard
Cara, parabéns pelo tópico, em relação as standards e as custom, eu achei bem fiél, a studio eu nunca testei.

Possuo uma standard e sempre a considerei uma ótima guitarra apesar de estar passando para a frente agora, mas ainda terei uma custom amareladona. Acho que os captadores são o ponto fraco, apesar dos meus serem gostosinhos, com o tempo vc pode querer mudar.
Além dela tenho uma Zakk Wylde, e te digo que guitarra, tem o peso de uma Gibson Traditional, o acabamento é bem legalzinho, num chega a ser igual o de uma Gibson, mas passa perto, e tem o som que eu sempre quis.

Abração, continue assim, lição para muitos novatos.

Andras
Veterano
# nov/09
· votar


Tava pensando em comprar uma Standard ou uma Custom, mas acho que vou mandar fazer uma copia da signature nova do Slash em um Luthier. Vai sair quase o mesmo preco.

Howard
Veterano
# nov/09 · Editado por: Howard
· votar


janick
Brother ele usa Epiphone sim, só você olhar em alguns shows dele. Outra coisa, os caps da Standard são bons sim e se você acha que captador que da som unica e exclusivamente de uma guitarra você ta bem errado. Primeira coisa, claro que num to comparando um EMG com um Alnico, mas se você tem mesmo uma Standard e um bom amp sabe o poderio que tem uma guitarra dessa. E só pra te avisar, meu irmão tem uma Zack Wylde da Epiphone e realmente ela se iguala a uma Gibson Standard. Agora dexa eu te perguntar uma coisa, você ganha um patrocínio de milhões de dólares e guitarras de graça de seu modelo, o que você iria preferir? Cara só se tu for loco pra recusar uma Epiphone mais a grana que ele reembolsa dela por tocá-la.

Van_Lorien
Valeu o elogio, bom as Standards sei que são de 12", as custon e studio também são. Se quiser conferir, entra ae: http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=44&CollectionID=6 e clica em review.

kbessaxx
Cara, posso dar minha opinião? Sobre a guitarra.

GuitarHome
Calma brother, ele só se expressou errado, acontece.

MaicolBrevia
Primeiro agradeço o elogio mano, fico honrado(acho que é assim que escreve mesmo kkk) com o mesmo sobre organização.
Olha cara, já vi acontecer isso sim, é comum(não muito) mas é. A inclinação dos Headstocks principalmente nas Epiphones é grande, mas não achei tão frágil assim, a minha ja caiu uma vez(sem querer) por causa do apoio não tar bem colocado no chão e não trincou, ta certo que caiu em cima do tapete, pode ser por isso.

Andras
Olha cara, eu ja pensei em montar uma mas aqui saia caro, aconselho você a dar uma olhada na nova modelo do Slash Signature que tem, achei ela por 2.569 já, com nut 1.6 e Hambucker Alnico Plus, é um preço bem bom, sendo que vem com captadores de som pesado, além da belesa da guitarra né?

Abraços a todos.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Brother ele usa Epiphone sim, só você olhar em alguns shows dele.
E só pra te avisar, meu irmão tem uma Zack Wylde da Epiphone e realmente ela se iguala a uma Gibson Standard.

Puta que pariu...

Cara, não vou nem perder tempo discutindo com você.

Primeira coisa, claro que num to comparando um EMG com um Alnico, mas se você tem mesmo uma Standard e um bom amp sabe o poderio que tem uma guitarra dessa.

Ela é uma guitarra boa, apenas. É apenas uma guitarra super-valorizada aqui, mas é uma guitarra regular. Captadores meia-boca, Tarraxas aquém, parte elétrica idém, porém, tem um bom madeiramento. Com um bom investimento, pode virar uma boa guitarra. Mas está anos luz longe de uma boa guitarra. Boa. Tenho 6 guitarras por aqui, e percebo que essa Epiphone por exemplo é uma guitarra regular.

Não seja tão tendencioso, ou no mínimo inocente ao fazer um review camarada.

MauricioGT-
Veterano
# nov/09
· votar


Howard

epiphone do slash por 2,350? (hand made?, importada?)
No brasil é maissssss que isso viu (Rsss)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115574827-guitarras-epiphone-sl ash-les-paul-standard-plus-ou-gold-top-_JM

Manubio
Veterano
# nov/09
· votar


janick
Sim, o The Edge usa uma epiphone, acabei de assistir o video do show completo da 360 tour, e a epiphone é uma das 18 guitarras que usa neste show completo, mas a pegadinha é a seguinte, ele usa duas Epiphone Cassino da década de 60', ou seja, não tem nada a ver com a epiphone standard, custom e studio, que estão longe, mas muito longe de estar no set deste cara.


Abração

Andras
Veterano
# nov/09
· votar


Howard

Na verdade estou falando do novo modelo que ainda está sendo produzido, baseado naquela Les Paul dele que é uma cópia de uma Gibson. Como esse modelo certamente vai ser os olhos da cara, eh certo que vai ser mais barato faze-la num luthier.

Howard
Veterano
# nov/09 · Editado por: Howard
· votar


janick
Cara em momento algum eu falei que ela é perfeita, assim como não acho Gibson perfeita, não acho Fender perfeita, todas guitarras tem seus pontos fracos e fortes que são corrigidos ao gosto de cada um, eu por exemplo arrumei o braço da minha ESP, e ela tem EMG, o que muita gente considera um buta som, mas eu arrumei porque achei que tava meio inclinado. Você tem 6 guitarras? Bom pra tu cara, mas não quer dizer que você entenda mais de guitarra do que todo mundo e que cada um não tenha direito de dar sua opinião.
Sobre Zack, não falei que ele usa sempre, falei que ele usa as vezes sim, em apresentações por exemplo que faz, até pelo patrocínio que recebe da Gibson(e Epiphone que também "é" da Gibson). Claro que a guitarra original do modelo é da Gibson, a primeira dele, mas ele usa em algumas apresentações pequena ou médias Epiphones, Deans e outras guitarras.


MauricioGT-
Ta cara mano, num sei se é importada, na Made In Brazil ta esse preço, 2569(os 2350 eu que digitei errado antes mas ja arrumei :`) Obrigado por avisar sobre o preço.

Manubio
Pois é cara, são guitarras diferentes e de outras épocas.

Andras
A sim mano, ja ouvi falar, mas não vi imagens ainda. Realmente sendo nova deve sair mais que o olho da cara kkk.

Abraços a todos.

janick
Veterano
# nov/09 · Editado por: janick
· votar


Manubio
Ele estava falando do Zakk Wylde, não do Edge. E outra, essa Epiphone do Edge é OUTRA história;

1 - Ela era antes de um camarada chamado Epaminondas Stathopoulo.
2 - Essas Epiphones, produzidas nesta época, são guitarras diferentes do periodo posterior da marca, leia-se à partir do momento que a mesma foi comprada pela Gibson Guitar Corporation.

Então, como você mesmo descreveu, estão MUITO longe de estar no set de caras assim. :P

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul Studio, Standard e Custom