Duvida Sobre Modos Gregos

    Autor Mensagem
    Leo Zanon
    Veterano
    # nov/09


    E ae pessoal blz??

    To com uma duvida na contagem dos modos gregos.
    Por exemplo:

    F Lidio

    T T ST T T ST T 8º
    F G A A# C D D# F

    Eu tenho que "soma" T ow ST que ta em cima?

    Alewfs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Não entendi muito bem. Acho que que vc tá perguntando onde tem que somar. Soma nos intervalos,

    Exempo: De F para G fica TOM, de G para A fica TOM de A para A# fica Semitom.
    Você pode montar tabém a escala apenas com a teoria dos graus, (tom, semiton)

    * Não sei se é essa a resposta pra sua pergunta, mas foi o que entendi.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Também não entendi...mas faz o seguinte:

    Pega a escala de C e monta a escala de F em cima das notas da escala de C. F lídio!

    Minow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Leo Zanon
    Por que você não entende o que é o modo lídio ao invés de decorar os intervalos?

    Fá lídio = F G A B C D E

    SteveRayMorse
    Acho que o que você quis dizer é pra usar a escala de C em cima de um acorde de F, não?

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Minow

    Por aí!!! Esse foi uns dos macetes que usei pra entender hehe

    Leo Zanon

    Se você notar, o F lídio contêm as mesmas notas da escala de C, mas isso é pra vc sacar o shape da escala, só isso!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Leo Zanon
    Tá de sacanagem que com todos os tópicos existentes sobre Modos Gregorianos (e não Gregos, mas isso é outra história) sua dúvida não foi respondida...

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues
    Viajou legal hein...
    Tá correto modos gregos sim, inclusive cada modo tem seu nome vinculado à uma região da grécia antiga.
    Nunca ouviu falar em mar jônico?

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    ohm777
    Não está correto não.
    Os Modos Gregos realmente têm seus nomes vinculados aos mais importantes povos da Grécia Antiga, mas como tal eram completamente diferente do que se chama de Modos Gregos hoje em dia. Pra começar eles tinham sentido descendente e não possuiam todas as Tonalidades. O que se chama de Modos Gregos com sentido ascendente e com todas as 7 Tonalidades se chama na verdade Modos Gregorianos graças a Gregório (o Papa).
    Dá uma pesquisada, ok?
    Valeu!!!

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Com certeza eles não eram como são hoje, inclusive se não me engano não eram nem 7 modos, porém tudo se originou daquilo ali.

    Tanto não está incorreto que nas escolas e faculdades de música, isso é bem explicado.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    ohm777
    Legal!
    Então me explica porque o Modo Dório descendia de E a E e agora ascende de D a D (considerando D Dório)...

    Com certeza eles não eram como são hoje, inclusive se não me engano não eram nem 7 modos,
    Isso eu falei...

    Valeu!!!

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues
    Cara entende uma coisa, eu não falei que eles são iguais...
    O sistema atual é diferente porque se adotou uma nova escala, mas a origem de tudo foi aquilo ali, as coisas evoluem e nem por isso se muda a nomenclatura.
    Usar a nomenclatura modos gregos para se referir aos modos eclesiásticos, gregorianos ou litúrgicos (ou como você preferir), na minha opinião e na de muitos educadores e profissionais da música não está incorreto.

    Até porque os nomes deles continuam se referindo a regiôes da grécia antiga (Jônia, Lídia, etc.), e não à qualquer nome novo escolhido pelo Papa Gregório.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    ohm777
    as coisas evoluem e nem por isso se muda a nomenclatura.
    É realmente ... Carros ainda são chamados de carroças, homens ainda são chamados de Australopitecus e os Continentes ainda têm o nome de Pangea...
    Parece que vc não sabe é explicar.
    Vou explicar para vc então:
    Modos Gregos fazem referência às primeiras formulações de um conjunto de Escalas que não se tem com certeza conclusão sobre o número exato de Modos de que é composto.
    Há textos que dizem que era em número de 04: Dório (que descendia de E a E), Frígio (que descendia de D), Lídio (que descendia de C) e Mixolídio (que descendia de B). Porém, encontra-se quem propunha que os Modos Gregos era um conjunto formado por 06 Modos (Platão) e quem propunha até 15 Modos (Aristoxenus).
    O fato de terem continuado sua denominação em alguns dos Modos se deve a Gregorio I que empregou um sistema de oito Modos (04 autênticos - Dório, Lídio, Frígio e Mixolídio; 04 plagais - Hipodório, Hipolídio, Hipofrígio e Hipomixolídio) que diferiam dos primeiros Modos Gregos pois o os Modos de Gregório, apesar de terem os mesmos nomes, tinham o Dório ascendente em D, o Frígio ascendente em E, o Lídio ascendente em F, e o Mixolídio ascendente em G.
    Os Modos utilizados hoje são em número de sete e são construídos de forma ascendente, ou seja, muito mais semelhantes ao sistema Gregoriano do que ao sistema Grego. Portanto, a nomenclatura mais correta é sim a de chamar de Modos Gregorianos o conjunto de sete Modos denominados Jônio, Dório, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio, já que Modos Gregos se refere ao conjunto de quatro, seis ou até quinze Modos antigos.
    Valeu!!!

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues
    Continua batendo na mesma tecla hein amigo?

    Enquanto estou falando de nomenclatura, você ainda fica tentando querer me explicar a diferença na prática...
    Poupe me das suas explicações teóricas, até porque como falei na minha última resposta não estava pondo em cheque isso.

    Vou repetir mais uma vez pra ver se entende:
    Usar a nomenclatura modos gregos para se referir aos modos eclesiásticos, gregorianos ou litúrgicos (ou como você preferir), na minha opinião e na de muitos educadores e profissionais da música não está incorreto.
    Enquanto ainda estiver por convenção estabelecido que você pode se referir à eles tanto como modos gregos ou gregorianos, continuo com a minha posição.
    Acredito que dois professores de nível superior e com pós-graduação do curso de música da Universidade do Estado de Santa Catarina, não teriam me confirmado sem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto.


    E não me venha com explicação sobre os antigos modos gregos, até porque o assunto agora é nomenclatura e convenções internacionais.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    ohm777
    Enquanto ainda estiver por convenção estabelecido que você pode se referir à eles tanto como modos gregos ou gregorianos,
    Então não "Viajei legal hein..."

    não teriam me confirmado sem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
    Assim como também não teriam escrito Ricardo Giuffrida, Dorling Kindersley e Ralph Denyer se não tivessem profundo conhecimento sobre o assunto...

    E não me venha com explicação sobre os antigos modos gregos, até porque o assunto agora é nomenclatura e convenções internacionais.
    Então explique vc. Já que não quer saber de minha explicação, a sua deve ser melhor. Gostaria de aprender com vc...

    Valeu!!!

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues

    Então não "Viajei legal hein..."

    Não misture as coisas. Foi você quem começou dizendo que é incorreto se referir à eles como modos gregos.
    Se você reler todas as minhas respostas, verá que eu considero correto ambas as formas, modos gregos ou gregorianos.
    Afinal é o que está estabelecido pelas convenções internacionais. Eu aceito isso. Simples assim.

    Se você afirma que se referir à eles como modos gregos está incorreto, então sim você viajou legal!!!


    Assim como também não teriam escrito Ricardo Giuffrida, Dorling Kindersley e Ralph Denyer se não tivessem profundo conhecimento sobre o assunto...

    Em todas as áreas do conhecimento há divergências entre estudiosos, sobre vários assuntos.
    Entretanto se esses autores citados fossem considerados corretos nesse ponto de vista pela maioria da comunidade de músicos internacional, então na maioria das escolas e faculdades de música de todo o mundo seria estabelecido que apenas o termo "modos gregorianos" está correto.
    E não é o que acontece.


    Então explique vc. Já que não quer saber de minha explicação, a sua deve ser melhor. Gostaria de aprender com vc...

    Explicar o quê?
    Quais as diferenças entre os antigos modos gregos e os organizados pelo Papa Gregório?
    Meu querido, quantas vezes vou ter que explicar que o que está em discussão é a nomenclatura?!??
    Já mostrei meus argumentos várias vezes e você continua batendo na mesma tecla...
    Eu sei que você sabe como eles funcionam (os antigos também) você não precisa reafirmar isso para mim ou para qualquer outra pessoa.

    Pode deixar seu sarcasmo cômico de lado, mostre mais humildade e reconheça que pelas normas atuais, ambas formas estão corretas.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    ohm777
    Meu querido, quantas vezes vou ter que explicar que o que está em discussão é a nomenclatura?!??
    Pois é, e até agora vc não deixou aqui a explicação do porquê usarem a nomenclatura Modos Gregos...

    Pode deixar seu sarcasmo cômico de lado, mostre mais humildade e reconheça que pelas normas atuais, ambas formas estão corretas.
    Mostrar mais humildade do que pedir para que vc me ensine, acho que não sou capaz...
    Mas se ambas as formas estão corretas, não sei porque vc acha que eu "viajei". Aliás, leia com mais atenção para verificar que eu corrigi o que afirmei, e continuo afirmando:
    "Portanto, a nomenclatura mais correta é sim a de chamar de..."
    E pra vc não replicar eu disse a mais correta, não significando então que a outra esteja incorreta, mas sim menos correta.

    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Penta_Blues
    ohm777

    Essa discussão de vocês foi uma puta aula. Valeu!

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    obrigado pelo conhecimento

    Super Hero
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tá aí o mais puro exemplo de discussão saudável, quem derá todos tivessem essa visão!


    uma puta aula, ainda mais pra mim que gosto de saber de onde vem as coisas

    valeu mesmo
    abraço

    ohm777
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues

    Então me perdoe, eu interpretei que você estava dizendo que somente o termo "modos gregorianos" estava correto.

    Pois é, e até agora vc não deixou aqui a explicação do porquê usarem a nomenclatura Modos Gregos...

    Na minha opinião acredito que ainda se refiram a eles como modos gregos, porque simplesmente os nomes ainda estão ligados a regiões da Grécia.
    Se o Papa Gregório tivesse criado uma nova nomenclatura para cada um deles, se ao invés de Jônio, Dórico, etc... fosse Modo Gregoriano 1, Modo Gregoriano 2, etc... o termo modos gregos já faria parte do passado!

    Super Hero
    Tem que ser né cara, ninguém aqui é criança.
    Discussão é normal, mas sempre respeitando as regras do fórum.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    ohm777
    Obrigado pela explicação.
    Acho que realmente é um ponto interessante a se considerar: mesmos nomes, mesma raiz. Apesar de que me soa estranho misturar a denominação antiga com a nova, principalmente porque são diferentes conceitos para os mesmos nomes.
    Não sou contra. Já tive oportunidade de postar em tópicos falando sobre Modos Gregos a teoria que aplico baseda nos Gregorianos.
    Meu raciocínio sempre foi:
    - Modos Gregos: 04 Modos antigos com intervalos descendentes.
    - Modos Gregorianos: 07 Modos que, apesar de preservarem os nomes, alteraram suas notas de partida e passaram a possuir intervalos ascendentes.
    Depois dessa nossa discussão, vou passar a considerar os Modos antigos como Escalas, já que historicamente os Gregos criaram as primeiras Escalas e de Modos Gregos ou Gregorianos os Novos Modos criados a partir da Idade Média.
    Assim, Escala Dória, Escala Frígia, Escala Lídia e Escala Mixolídia passam a compor os Modos Gregos Antigos e Modos Jônio, Dório, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio compõem o que hoje é aceito como Modos Gregos ou Gregorianos.
    Obrigado por me fazer me adaptar a outro ponto-de-vista. E não se preocupe com novas discussões, pois certamente as teremos. Só lhe peço que não encare meus posts como uma disputa para saber quem vence, pois não considero argumentações uma competição, mas sim uma oportunidade para engrandecimento, seja solidificando um ponto-de-vista, seja acrescentando outros argumentos e reavaliando este ponto-de-vista.

    LeandroP
    TheChaosSpirit
    Super Hero
    Obrigado pela chance que me dão de falar. O objetivo é retribuir aquilo que aprendo com vcs.
    Por isso, se e quando eu estiver errado, não deixem de discordar e me ensinar!

    Valeu!!!

    skiva_thrash
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    dahora o tópico, aula de historia dos modos gregos ou gregorianos kkkk
    é isso ai rapaziada valeu

    FLO7v
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: FLO7v
    · votar


    Leo Zanon

    essa "soma" se faz assim :D

    por exemplo numa escala de F lídio ficaria assim

    - |T| T - T - T - ST - T - T- ST
    - F - G - A - B - C - D - E - F

    ricolb
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ohm777
    Penta_Blues
    Quando pensei que vocês fossem baixar o nível, jogaram o tópico lá pra cima. Parabéns a ambos!!

    SRV_Blues
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues
    Os Modos Gregos realmente têm seus nomes vinculados aos mais importantes povos da Grécia Antiga, mas como tal eram completamente diferente do que se chama de Modos Gregos hoje em dia.

    Eu particularmente prefiro os modos franceses, são mais chiques e elegantes... já os modos brasileiros são péssimos, ninguém tem modos aqui, é todo mundo mal educado!!!
    .
    .
    .
    .
    ah vai, num reclama, hoje é sexta-feira!!

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Leo Zanon
    T T ST T T ST T 8º
    F G A A# C D D# F

    Eu tenho que "soma" T ow ST que ta em cima?


    Cara...q confusão vc fez...procure por TOM,SEMI-TOM,NOTAS JUSTAS E CAMPO HARMONICO.

    Tire suas dúvidas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Sobre Modos Gregos