Ampli valvulado + Pedal de Volume (ernie ball)

    Autor Mensagem
    Slowhand
    Veterano
    # nov/09


    Sempre leio a galera falando que para tirar o melhor de valvulados é preciso usar o volume relativamente alto. Só que moro num apartamento e tb nao quero ficar estudando com volumes altos. Tenho um pedal de volume ernie ball, se eu ligar num ampli valvulado (com o volume bem alto) e baixar o volume pelo pedal (ernie ball) o timbre caracteristico de valvulados seria mantido?

    gracias

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand
    existe já algum tempo uma adaptação que vc faz no amp que faz ele distorcer em volume baixo, Van Halen que inventou mas não lembro o nome

    sublimestyle
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    poise, boa questão!

    e se eu aumentar o volume e deixar o knob do master baixo, nao vai saturar tb?

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand
    Acho que não funcionaria pois o pedal iria baixar a intensidade com que o sinal chega no amplificador, assim, seria mais ou menos como se baixasse o volume da guitarra, ou seja, diminuindo o ganho (acho eu). Creio que seja mais simples utilizar um atenuador de volume, hoje em dia existem opções bem em conta.

    Qual seria o amplificador que tens em mente?

    Slowhand
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    entao, por enquanto nao fui atras de modelos, estou vendo se vale a pena ir pra valvulados ainda (pro meu caso, claro)

    esse pedal me serviu bem pro propostido de tocar sem perder ganho em volumes bem baixos (nao percebi perda alguma) com meu peavey blazer 158

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand
    Usar um pedal de volume é quase a mesma coisa que diminuir o volume do amplificador... para o que você precisa, o ideal é um atenuador de potência. A maioria dos handmakers oeferecem este opcional, que nada mais é que um resistor que dissipa a potência do amplificador em forma de calor. É como se você transformasse um amplificador de 50W num de 10W (ou até menos).

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Galera, pedal de volume não adianta para nada nesse sentido.
    No ampli valvulado, tem 2 tipos básicos de saturação ou drive. O de pré-amplificador e o de power.
    Em alguns tipos de amplificadores, estilo antigo, o amplificador só começa a distorcer com o volume para lá de Deus me livre, como os "Plexi", tipo os que o Hendrix usava. Esse são os de 1 só canal, ele começa a distorcer com o volume para lá de 7-8, ou seja, extremamente alto (normalmente um desses de 50W com o volume em 2 já é ensurdecedor). Para evitar esse volume assombroso, criaram os de 2, 3 ou 4 canais, que são os que tem "volume master". Esse aí podem dar distorção em volumes mais baixos, mas distorção de pré-amp, geralmente de válvulas 12AX7. Só que mesmo num amp de potência mais baixa, você vai precisar de um volume mais alto, o suficiente para incomodar vizinhos (especialmente a noite). Só que uma boa distorção geralmente você vai precisar um pouco de distorção de power, que é bacana e diferente da de pré-amp, e as vezes, como nos VOX, distorção de falantes.
    Uma solução é o atenuador, como o erico.ascencao descreveu. Dependendo do ampli pode ainda ficar muito alto para um apartamento. Você deve pensar também nos falantes que vai usar. Falantes de alta sensibilidade aumentam bastante o volume, no seu caso procure um de sensibilidade bem baixa. Leia esse artigo da Gibson.
    Lembre-se também que um volume mais baixo, adequado, não é só uma questão de vizinhos e parentes que moram com você, mas é sua saúde auditiva. Caras como Clapton, Pete Townshend e outros são todos meio surdos e vivem com zumbidos nos ouvidos, por conta de volumes exagerados durante a vida.

    Slowhand
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lembre-se também que um volume mais baixo, adequado, não é só uma questão de vizinhos e parentes que moram com você, mas é sua saúde auditiva.

    apesar de eu nao ter dito, esse é o maior problema. Meu trabalho exige um certificado de capacidade fisical anual (trabalho como comissario de voo) entao se eu começar a perder audição perco o emprego também

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand
    Poxa, amigo, eu tenho valvulados no meu apartamento, sem problemas. É bem viável. Vá atrás de um ampli, de preferência com power de válvulas EL-84, até uns 20W, de preferência um falante de baixa sensibilidade. Se precisar, bota um atenuador. Eu tenho um atenuador da THD (Hotplate), mas não é a mesma coisa, uso pouco. É possível, sim, viável até. Mas não se esqueça do seu emprego e sua saúde. Provavelmente um som de distorção de pré já vai te fazer feliz, distorcer o power é um pouco mais dificil, mas também dá durante o dia. Ah, tem que ser um ampli com volume master. Me conta o que você toca, seu equipo, que a gente conversa melhor.
    Se você tiver a possibilidade, veja o que é uma guitarra sendo tocada a 85dB no máximo, que é o limite para um dano auditivo potencial. É baixo. Mas esse limite pode ser ultrapassado sem danos, desde que seja por períodos de tempo progressivamente menores conforme se ultrapassa os 85 dB.
    Se quiser, posso explicar isso direito, mas é complicado para você saber o que são esses limites de decibéis numa situação cotidiana.
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli valvulado + Pedal de Volume (ernie ball)