Polêmica: mito e ciência na luthieria

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/09


Esse camarada aí do link tem umas teorias bem polêmicas. Entre elas: braço parafusado tem mais sustain que braço colado e instrumentos mais velhos não soam melhor coisa nenhuma.

http://www.liutaiomottola.com/myth.htm

Vale a discussão.

GuitarHome
Veterano
# nov/09
· votar


JJJ
instrumentos mais velhos não soam melhor coisa nenhuma.

O que pode soar melhor pra ele pode não soar legal pra mim.
Mas essa de braço parafusado mais sustain que colado é pérola em??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


JJJ
Lutiería não é, nem nunca foi uma ciência exata, mas uma arte, e, muitas vezes nós, luthiers, não temos lá muita idéia do resultado sonoro...
Abç

JJJ
Veterano
# nov/09
· votar


Só pra deixar BEEEM claro. As ideias são do doido do link, não minhas, nem defendo o que ele disse. Só achei interessante a discussão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


JJJ
Em algumas coisas ele está correto, noutras discute-se e em algumas, errado...
Abç

noob da guitarra
Veterano
# nov/09
· votar


pela primeira vez uma noticia q me deixa feliz com minha guita

braço parafusado tem mais sustain que braço colado

ahsahshahahsahsah

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


braço parafusado tem mais sustain que braço colado


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem que rir pra não chorar!

wppereira
Veterano
# nov/09
· votar


A recent experiment in this area suggests that this order may be backwards and that folks can't hear the difference in sustain based on neck joint type anyway.

A maior verdade do tópico!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


wppereira
Pódiscrê!

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09 · Editado por: AnonymousEpidemic
· votar


Nada é mais fácil do que desbancar isso.
Tocar as guitas atuais e toca as antigas. Só quem nunca tocou uma relíquia para falar isso.
Dependendo da comparacão. Uma fender usa tem mais sustain que um Phenix les Paul Braço Colado. Qualidade de madeira, material utilizado no acabamento, tipo de pintira e etc.

Stradivarius.
Já se utilizou o microscópio eletronico para saber oq faz de um Stradivarius um Stradivárius e não houve resultado conclusivo. A teoria seria: O fracasado Luthier num sei oq lá Stradivarius, não tinha sequer madeira para fazer seus violinos então ganhou um barco velho onde retirou a matéria prima de suas relíquias genuinas. Então se estipula que a acão do sol o mar e o tempo aliados a um Grade artista e vários outros que ulilizavam seu produto em peças e inigulável voz.


Penta_Blues
Moderador
# nov/09
· votar


Boa noite!!!

Mauricio Luiz Bertola
Em algumas coisas ele está correto, noutras discute-se e em algumas, errado...
Aliás, como toda e qualquer pessoa; como todos nós. Só que às vezes esquecemos de algumas partes, o que nos leva a achar que estamos sempre certos.
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


Penta_Blues
Sim, isso é claro, mas não entendi o porque de sua afiramação.
Abç

xl30n4rd0x
Veterano
# nov/09
· votar


parafusado tem mais sustain que braço colado

kkkkkkkkkkkkk fail...

Mendigo Palheteiro
Veterano
# nov/09
· votar


Milagre, o Penta_Blues nao mando um texto de 2 paginas!

Penta_Blues
Moderador
# nov/09
· votar


Bom dia!!!

Mauricio Luiz Bertola
Isso foi para aproveitar o seu gancho e chamar a atenção para o fato de que tem gente que mistura conceitos corretos para dar "credibilidade" àqueles errados como se entendesse tudo e não coubesse margem a discussões sobre o que afirma.

Mendigo Palheteiro
O assunto aqui não é compra, então postar meu pequeno resumo aqui seria desvirtuar o tópico...
Fora isso, tô com preguiça de escrever...rs

Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


Penta_Blues
A questão é que na luthiería, embora hajam conceitos tanto corretos quanto errados, não se pode ter certeza dos resultados, posto que as variáveis são muitas e trabalha-se com materiais biológicos, com graus variáveis de "resposta". Quanto a discussão sobre a certeza ou não das afirmações, essas só pode ser efetuada quando se conhecem um mínimo dos conceitos debatidos.
Abç

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


Até agora to no time dos q ficaram feliz com a "notícia" que braço parafusado tem mais sustain q braço colado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


FeaR-ME
Não seja tão apressado.....

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
AHuaheuhae, deixa eu ficar feliz bertola? Vc já falo q não vale a pena eu mandar colar o braço =P

Vlw, abç

Ant--
Veterano
# nov/09
· votar


FeaR-ME
Até agora to no time dos q ficaram feliz com a "notícia" que braço parafusado tem mais sustain q braço colado...

Como tudo é relativo, a verdade é que um braço mal colado dá sustain muito pior do que um braço bem parafusado. Resta apenas saber onde está a linha que divide essas duas coisas.


AnonimousEpidemic
Dependendo da comparacão. Uma fender usa tem mais sustain que um Phenix les Paul Braço Colado. Qualidade de madeira, material utilizado no acabamento, tipo de pintira e etc.

Cara, eu afirmo com absoluta certeza que minha Strato SC de 1992 dá mais sustain que muitas guitarras de braço colado que estão no mercado hoje em dia. Não sei se é a combinação das madeiras (Marfim one-piece no braço, Cedro no corpo) ou se é a junção das 2 peças, ou a tensão gerada pelos parafusos, ou mesmo o blocão pesado de latão no sistema da ponte. A verdade é que ela desplugada soa por muito, muito tempo.


Mauricio Luiz Bertola
A questão é que na luthiería, embora hajam conceitos tanto corretos quanto errados, não se pode ter certeza dos resultados, posto que as variáveis são muitas e trabalha-se com materiais biológicos, com graus variáveis de "resposta". Quanto a discussão sobre a certeza ou não das afirmações, essas só pode ser efetuada quando se conhecem um mínimo dos conceitos debatidos.

Absolutely right. As variáveis são tantas que não se pode ter uma definição exata de nada. Caso contrário seria muito fácil alguém imitar as condições em que Stradivarius produziu seus lendários violinos, e com isso conseguir resultados equivalentes.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


Ant--, parabéns pela guita.

alele
Veterano
# nov/09 · Editado por: alele
· votar


olá pessoal, mito ou não, o Ed Roman tem uns artigos muito interessantes:

direct coupling
http://www.edroman.com/techarticles/directcoup.htm

guitar neck mounting myths
http://www.edroman.com/techarticles/NeckMountingMyths.htm

tonepros
http://www.edroman.com/parts/tonepros.htm

eu pretendo comprar um kit tonepros pra minha gibson! :)

enjoy!

mr bungle
Veterano
# nov/09
· votar


"braço parafusado tem mais sustain q braço colado"


só se ele usou uma guita com stephen cutaway (no caso a n4... acho q só tem ela por ae)

rene matos
Veterano
# nov/09
· votar


"braço parafusado tem mais sustain q braço colado"
Fisicamente impossível....
As regras são como as regras de acústica de um estúdio, simplesmente se tiver algum vão a frequência sonora vai vibrar ali mesmo. Se tem perda de frequencia antes de chegar ao captador, técnicamente o sustain é menor se essa mesma guitarra fosse colada em condições certas.

Acho bem difícil, essa teoria é mais que desconfiável.

Ian Anderson
Veterano
# nov/09
· votar


"braço parafusado tem mais sustain q braço colado"

por braço parafusado ou colado, nenhum supera o interiço em sustain

não sabemos como o cara verificou isso, mas vou pela logica de que um bem parafusado possa ter um sustain melhor que um mal colado, mas eh dificil um parafusado ter mais sustain que um colado.

outra coisa não muito logica, eh a Gibson falar que as LPs com escavações tenham mais sustain que uma de corpo solido (vi isso num topico daqui)

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


alele
Muito legais seus artigos postados. Sempre olho o site do Ed Roman, mas esses eu nunca tinha visto. Particularmente interessante o artigo sobre corte da madeira.
Sobre o Tonepros já tinha visto, mas nunca levei muito a sério, reluto um pouco a aceitar que uma ponte pode ser tão absurdamente superior a uma legítima ABR da Gibson ou da PRS, por exemplo. Mas a lista de quem usa é grande e forte... Se você colocar na sua Gibson, por favor, mande suas impressões aqui no forum.
Abç

Konrad
Veterano
# nov/09 · Editado por: Konrad
· votar


rene matos
"braço parafusado tem mais sustain q braço colado"

Acho bem difícil, essa teoria é mais que desconfiável.

Veja bem o que ele escreveu:

A recent study[1] performed power analysis, spectrographic analysis, and listening evaluation on a series of purpose-built instruments. The study was based on only a small population of instruments but it was reasonably well controlled. The power analysis results suggest that the relationship between sustain and neck joint type is the reverse of the conventional wisdom on the subject. Longest sustain was associated with bolt-on necks and shortest sustain with neck through construction. The study also included listening evaluations of recordings of single notes. Subjects could not detect differences in sustain among neck through, set neck and bolt-on neck configurations.

Although limited in scope, this study does suggest that correlation between sustain and neck joint type may not be of practical significance.

Sinceramente, não sou especialista em instrumentos, mas a argumentação dele parece coerente. E a linguagem é bastante cuidadosa e procura não generalizar. Agora só falta comprar o livro e checar os dados dos estudos. Hhehehe.

O pessoal só desconfia pois vai contra o senso comum, mas ir contra o senso comum ou contra o status quo não significa que se está errado.

Além do mais, é só um estudo, não vai mudar a órbita de Marte, e o G na minha guitarra de 34 partes e braço aparafusado errado ão vai sair do lugar. Hheheheh

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


sei que minha LP com braço colado apesar da captação genérica, consegue ter o mesmo sustain da minha strato, que usa dimarzio e stellfner, então acho que a construção influencia nisso sim, pode não ser tanto qto as lendas fazem parecer, mas acho que influencia...

alele
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
cara, quanto à tune-o-matic da tonepros eu não sei te explicar muito bem qual é a diferença. mas o stopbar (cordal), vc ja deve ter notado, é solto quando a guitarra está sem cordas, certo? o segredo está nos postes (studs). a tonepros desenvolveu uns studs que são parafusados e seguram o stopbar firmemente, ou seja ele nao se solta nem com a guitarra sem cordas. e de acordo com o que eu tenho lido, a receita é simples: peças firmemente presas = maior transferência mecânica = mais sustain, mais overtones, mais timbre...

outra coisa que passei a dar atenção recentemente é o lance de alguns guitarristas colocarem a corda no stopbar "de trás pra frente", como se fosse uma wraparound. a corda sai por trás do stopbar e dá uma volta por cima dele. pensei um pouco na razão disso e imaginei que as cordas envolvendo o stopbar ao invés de simplesmente passando por cima dele também proporcionem maior transferência vibratória. e tem outra coisa também, as cordas enroladas dessa maneira diminuem o ângulo que as cordas fazem entre a ponte e o stopbar. vou experimentar na minha próxima troca de cordas...

vide comentários neste artigo do site da gibson: http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/Features/tone-tips-bridges/

já pensou na combinação? tonepros + cordas no estilo "wraparound" + gibson lp! :D

gostaria que o bertola desse seu parecer sobre o assunto!

alele
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
em tempo, a própria gibson está colocando como item de série a ponte e stopbar da tonepros nas LP Standard 2008.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polêmica: mito e ciência na luthieria