Como conseguir timbre "gordo" com uma strato?

Autor Mensagem
archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/09


E ae galerinha do FCC...
tenho uma golden strato,e lendo os topicos,encontrei muita gente falando da diferença de timbres das strato e LPs...
dizem que a LP tem um timbre "Gordo" e as stratos tem timbres mais agudos e tal,mais como conseguir dixar o som de uma strato com o timbre igual ou parecido com o da LP???

como não intendo muito vim aq pedir a ajuda de vcs...Obrigado!

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


Equalização: Acrescente médios e graves..... vai futucando até achar um ponto que agrade.

Mas singles são singles, humbuckers são humbuckers.... hehe

jacobino da silva
Veterano
# nov/09 · Editado por: jacobino da silva
· votar


usa o cap da braço com o do meio.

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09
· votar


archmed-GuiTar_gUy

Quem te disse que strato não tem timbre gordo? Isso depende mais do estilo que você vai tocar.

Mesmo com singles isso é possível.

MAS como conseguir dixar o som de uma strato com o timbre igual ou parecido com o da LP???

Impossível, são guitarras distintas, com madeiras diferentes.

Óbvio também que mogno por ser mais denso = timbre mais gordo.

André Arraiano
Veterano
# nov/09
· votar


usa um FUZZ!
GOD BLESS THE FUZZ

eduardodff
Veterano
# nov/09
· votar


Dá muita massa pra ela comer à noite..kkkkk..

Brincadeira, Equalização: Acrescente médios e graves..... vai futucando até achar um ponto que agrade.

Mas singles são singles, humbuckers são humbuckers.... hehe

(2)

Diego_Serafim
Veterano
# nov/09
· votar


jacobino da silva
Tsc...Num fala besteira!

Acrescente médios e graves..... vai futucando até achar um ponto que agrade.

Mas singles são singles, humbuckers são humbuckers.... hehe
(3)

é oq eu faço na minha strato!mas o timbre gordo como HB não da não.
Eu tiro um timbre parecido com a musica "santeria" do sublime.

Codinome Jones
Veterano
# nov/09
· votar


frequencias médias seria um quebra galho

Headstock invertido
Veterano
# nov/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


archmed-GuiTar_gUy
Ideal seria um captador Humbucker na ponte.
Se não puder, use as combinações com o captador do meio.
Fora isso, só regular pedal/amp pra cortar agudos e médio-agudos e acentuar os graves.

Mas igual não vai ficar, vai além de captadores. A construção de ambas são bem diferentes.
Boa sorte

Jinkxs
Veterano
# nov/09
· votar


archmed-GuiTar_gUy

Cap do braço, Tubescreamer e valvulado. Aí equaliza os médios e graves.... aí está seu timbre gordo (para os padrões de uma strato).

Dr Jivago
Veterano
# nov/09
· votar


As Stratos possuem como caracteristica sonora os agudos e os graves pronunciados enquanto que as LP reforçam muito mais os médios.

O Som cheio das LP não são necessariamente graves, mas sim as frequencias médias dando corpo ao som. Lembre-se que as guitarras (todas elas) são instrumentos com médios acentuados em relação ao resto da banda, então guitarra com médios destacados dão a impressão de preencher mais o som no mix final.

Outro detalhe importante é a posição do captador da ponte nas Stratos, por ser inclinado para trás a amplitude sonora é maior entre os graves das cordas de maior calibre e os agudos das cordas mais finas.

Detalhe interessante é o Hendrix que por ser canhoto usava a guitarra com o corpo invertido. Dessa forma, na guitarra dele, a inclinação dos captadores em relação as cordas era ao contrário da Strato tradicional e isso realçava o som mais cheio da característico do Hendrix.

Isso é apenas do ponto de vista da guitarra, mas o resto do set é tão o mais importante.

Um amp Marshall possui frequencias médias destacadas e com uma Strato o equilíbrio tonal é perfeito. As LP também ficam boas com Marshall realçando ainda mais os médios, mas podem soar meio estridentes dependendo da regulagem.

Agora uma Strato com o Mesa, por exemplo, pode reforçar demais os graves e agudos. Uma LP ou outra guitarra com humbuckers soaria melhor por ter mais médios.

As guitarras com Humbuckers tem menos médios porque no cancelamento do Hum as frequencias agudas acabam sendo canceladas junto com o Hum. Em teoria, um single coil colore menos o som e revela com maior clareza o verdadeiro timbre acustico da guitarra.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


archmed-GuiTar_gUy

eu ainda não consigo ser tão simplista pra entender "timbre gordo"... o q é a p*** de um timbre gordo? rsrs
a galera posta "quero um timbre gordo", mas acho q nem quem posta sabe bem o que quer..

vc quer dizer com mais graves???

por exemplo, se vc está com uma strato bacana e joga a chave toda pro captador do braço vc vai conseguir um timbre grave a ponto de fuder com alguns falantes menos preparados (em altíssimo volume é lógico).

agora se tú quer timbre de les paul compre uma les paul e resolva seu problema rsrs

acho q qndo for falar de timbre é melhor passar uma música como referência.. pois um timbre "gordo" fica muito vago (pelo menos pra mim) rsrs

(e tem as outras também... timbre rasgadão (van halen), estalado (albert lee), quente (whitesnake) rsrsrs)

abraços!

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
eu ainda não consigo ser tão simplista pra entender "timbre gordo"... o q é a p*** de um timbre gordo?

[2]

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09
· votar


a galera posta "quero um timbre gordo", mas acho q nem quem posta sabe bem o que quer..

Exato.

E ainda você tem que ler que timbre gordo quem dá é humbucker.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Kyuss_Age
FeaR-ME

eu curto timbre na manteiga, mal passado ...

archmed-GuiTar_gUy

fala uma música de referência..

abraços

Jinkxs
Veterano
# nov/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
FeaR-ME
Kyuss_Age

Galera... existem certas coisas que as palavras não conseguem descrever com exatidão. Por exemplo... um sabor, um cheiro, um timbre.... aí as pessoas usam palavras que servem como referência para as outras entenderem.

Um timbre gordo, pra mim, é um timbre com boa presenças de médios e graves, que preencha bastante o campo sonoro e seja rico em harmônicos. É assim que eu descrevo compalavras o que eu imagino como sendo um timbre gordo.

Um timbre rasgado, pra mim já é puxado pros agudos, um tanto quanto sujo e granulado. Um timbre estalado é também puxado pros agudos, só que bastante percursivo.... etc.... etc....

Não sei se minhas definições servem para todos.... talvez sirvam para alguns e pra outros não.... mas é uma questão de experiência auditiva. Acredito que tais "estereótipos" sejam bastante úteis para pessoas com mais estrada....

Ian Anderson
Veterano
# nov/09
· votar


Jurei que ele queria o timbre do Yngwie Malmsteen

-

Se eh um timbre grave - cap do braço e joga no talo o grave e medio e baixa o agudo

timbre de lp (com cap single) cap braco e meio , pouco 40% agudo, todo o medio e grave 80%

pra mais realidade bota um cap tipo hotrail na strato (em ultima opcao)

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# nov/09
· votar


Jinkxs

Um timbre gordo, pra mim, é um timbre ....

exatamente: cada um tira o entendimento que quiser qndo se diz somente "timbre gordo".

Lógico q é um timbre mais puxado pro grave, pro preenchimento sonoro... mas pode ser gordo a la BB King ou a la Slayer...

realmente quem tem mais estrada consegue destinguir melhor, mas só com "timbre gordo" está mais pra chute do que pra destinção.

abraços!

Bilbo
Veterano
# nov/09 · Editado por: Bilbo
· votar


ÓTIMA colocação Jinkxs, realmente não tem como descrever sons com palavras.

Para mim um som gordo é aquele som cheio, um tanto quanto pesado, que preencha a vazio (wow, isso ficou abstrato demais).

Dr Jivago
Veterano
# nov/09 · Editado por: Dr Jivago
· votar


Jinkxs

Eu acho que timbre gordo seria um timbre cheio, que preenche os espaços e nessa caso estamos falando de médios. Óbvio que frequencias médias são diversas e dentre elas podemos caracterizar as médio-graves e médio-agudos por exemplo.

Muias vezes as pessoas tendem a pensar que timbre estridente é por causa dos agudos proeminentes e timbre gordo é por causa do excesso de graves. Muita dessa percepção é de fato excesso de médios agudos no primeiro caso e maior ênfase em médios graves no segundo caso.

O timbre estalado de uma Strato são agudos e graves proeminentes trabalhando em conjunto. É um timbre com peso e brilho.

As LP tem médios acentuados, é um timbre com corpo (ou gordo)

Médios agudos (2,0 a 5,0 hz) proeminentes é que dão o som metálico e estridente indesejável e os médios graves (200-400 Hz) em excesso podem gerar um som abafado e sem definição característico de alguns Humbuckers de alto ganho.

Minha Strato possui captadores stacked da Dimarzio (HS-3 e YJM) que tem uma tonalidade mais parecida com um humbucker tradicional, para enfatizar mais o som de Strato e eliminar um pouco o timbre de humbucker eu aumento um pouco os agudos em torno de 6,0 hz e retiro um pouco os médio graves em torno de 250 hz.

Portano, se nosso amigo quer um timbre mais gordo ele deve aumentar as frequencias em torno de 200-250 e reduzir os agudos (acima de 5,00 hz).

Agora se ele que reforçar o timbre de Strato aumenta um pouco a frequencia entre 100-160 hz apenas, vai ter dar o peso que está faltando e você vai continuar tendo uma Stato e não uma LP.

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09
· votar


Jinkxs

Tanto humbucker como single podem ter um timbre "gordo". Questão de saber timbrar.

Não é querendo me gabar, sou novato no fórum mas tenho muita estrada e já testei coisas que até o diabo já esqueceu.

Abraço...

Jinkxs
Veterano
# nov/09 · Editado por: Jinkxs
· votar


Galera... eu só postei aquela história dos timbres acima pra dizer que apesar de imprecisas e relativas, essas nomenclaturas ainda são a melhor forma de descrever em palavras aquilo que se ouve da guitarra.

E além disso, que acredito que aqueles que possuem os ouvidos mais treinados e experientes as entendem e traduzem melhor.

No mais.... cada um com sua opinião, valew.

Edit: Não tenho com isso intenção de entrar em detalhes como singles, humbuckers, LPs, stratos, frequências etc.... OK???

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Kyuss_Age
Tanto humbucker como single podem ter um timbre "gordo". Questão de saber timbrar.

Sim, mas qual deles é mais apropriado? Se responder Single, minha definição de "som gordo de Les Paul" é diferente da sua.

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09
· votar


Headstock invertido

Sim, mas qual deles é mais apropriado?

Simples. Depende do estilo que ele vai tocar.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Pergunte para ele.

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


janick

Boa!!! Timbre gordo e guitarrista gordo.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


Eu sou totalmente fanático pos Les Paul e hoje meu set é composto somente por este modelo mas, lembro que comprei um Fender Stratocaster Reeedição 57 e a entreguei a meu Luthier Rodrigo Nahar falando assim. "Rodrigo, quero ela com timbre Les Paul", Eu queria uma guitarra mais leve para tocar quando a Les Paul se tornase desconfortável. Após ele Rir MUITO MUITO MUITO, ele me recomendou, além de mudar o set de caps, um dispositivo chavado Fatfinger que promete aumentar o sustain e encorpar mais o som. Quando a guita ficou pronta era com certeza uma strato diferente mas continuava uma strato e para os Strateiros elas são as melhores do Mundo.
Fatfinger era preso no headstock uma peça metálica pesada que teóricamente aumenta a massa do braço melhorando os quezitos.

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic
Nunca vi isso aí, você não tem alguma gravação com o som dessa strato? Curioso...

Abs

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


Olha, eu postei baseado no que é "gordo" para mim. Geralmente eu engordo o timbre com acréscimo de médios e graves..... Essa é ideia que tenho.... aliás, mais médio do que graves....

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09 · Editado por: AnonymousEpidemic
· votar


StratoBlues
Vê aqui Brother.




No mínimo dá um estilo a sua Strato, dá um trabalhinho bom pra conseguir um desses mas......

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como conseguir timbre "gordo" com uma strato?