Les Paul - A Última Entrevista

    Autor Mensagem
    Bog
    Veterano
    # nov/09


    http://www.performing-musician.com/pm/oct09/articles/lespaul.htm

    Desculpem se já foi postado, não encontrei nada na busca. Segundo a revista, esta foi a última grande entrevista do Les Paul. Falam de tudo. Alguns highlights:

    - Ele diz que a reação inicial ao Rock & Roll foi de medo - um bando de guris cantando desafinados com vozes soterradas no meio da barulheira, que chegaram lá obrigando todo mundo a mudar. Com todas as letras, ele diz: It gave rise to some of the worst music ever made.

    - Ele diz que Jeff Beck é "Very Good", mas Keith Richards é "OK". E que Jimmy Page não blows him away.

    - Para ele, a idéia de pegar uma guitarra novinha e fazer ela parecer velhona (i.e. "relic") doesn't make sense at all."

    - A melhor parte é sobre a adoração ao vintage e às marcas. Essa merece citação integral:

    "The mystery to me is where someone from the Rolling Stones is playing a 1959 Les Paul, people think the guitar becomes better, and suddenly the price goes way up. This is all in the eyes of the beholder. The truth is that you can buy modern guitars that are just as good for a fraction of the price. Someone asked me recently how to go about buying a guitar and an amp. I told them to go in blindfolded. I don't want to know who makes it and what it looks like. I just want to know that it gives me the sound I want. After I find that, they can tell me the price and the name on it."

    Hehhe, o velhinho entrava nas mesmas discussões sobre guitarra que vivem pipocando por aqui! =P

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    "The mystery to me is where someone from the Rolling Stones is playing a 1959 Les Paul, people think the guitar becomes better, and suddenly the price goes way up. This is all in the eyes of the beholder. The truth is that you can buy modern guitars that are just as good for a fraction of the price. Someone asked me recently how to go about buying a guitar and an amp. I told them to go in blindfolded. I don't want to know who makes it and what it looks like. I just want to know that it gives me the sound I want. After I find that, they can tell me the price and the name on it."

    Seria bom se o povo entendesse isso de uma vez... apesar que isso cortaria boa parte do movimento do fórum...

    Bog
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Bog
    · votar


    Marcosrcf

    O legal é que ele não falou: "ah, vai lá e compra uma Gibson Les Paul, essa eu assino embaixo (e no headstock)", heheh.

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    Pois é!

    I told them to go in blindfolded. I don't want to know who makes it and what it looks like. I just want to know that it gives me the sound I want. After I find that, they can tell me the price and the name on it."
    Vou deixar anotado e postar em todos os tópicos pedindo ajuda pra comprar equipamento...
    huahuahua

    Muito boa a entrevista, todo equipamento deveria ser comprado no escuro, mesmo para os mais experientes!

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    Uma entrevista muito interessante do gênio Les Paul é uma em que ele conta quando Leo Fender e sua equipe ia visitá-lo para pegar dicas e idéias para construção de guitarras sólidas, sem nenhum tipo de competição ou rivalidade. Até aí tem o dedo do cara!
    Outra passagem interessante é quando ele conta da burrada que fez, quando avaliou o que seria a SG, mas achou o corpo fino, com pouca madeira, os captadores posicionados em local errado, enfim, uma guitarra ruim. Seria lançada como um novo modelo Les Paul, mas como ele achou ruim, exigiu que retirassem o nome dele daquela guitarra, passando a se chamar SG e virou um tremendo sucesso de vendas (até hoje), para arrependimento do cara.
    Se você me permite no seu tópico, vou postar dois videos. Uma propaganda em que ele mostra quem é a um desavisado que não o conhecia e outro vídeo dele tocando com um som bem limpo, jazz, de forma magistral.

    propaganda

    "Over The Rainbow" from his 1988 concert "Les Paul & Friends".

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    resumindo o paragrafo em ingles... ele dizia que alguem perguntou qual amp e guitarra comprar... ele respondeu para ir as escuras... ver se ele consegue tocar o que gosta... e só depois ver o preço e nome do instrumento...


    concordo plenamente com ele... comprei minha condor CLPII S testei parelho com uma Epiphone standart(acho que era standart)... condor é mais barato e melhor...

    quem tem uma condor agora tem uma relíquia... daqui a pouco o preço vai aumentar...

    Bog
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MMI

    Heheh, essa é uma das propagandas mais legais que eu já vi! :)

    O que eu acho bacana no jeito do velhinho nessas entrevistas e coisas do tipo é que ele consegue ter uma mistura única de humildade e certeza da própria grandeza, como alguém que sabe que é muito, muito foda mas não deixa isso virar arrogância completa. O cara brincou com guitarras de corpo sólido, gravadores multi-pistas e até com loopers muito antes de sonharem com isso.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahha...caraio, essa foi boa!!! hehehehe +1

    rsf
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rsf
    · votar


    Marcosrcf


    Seria bom se o povo entendesse isso de uma vez... apesar que isso cortaria boa parte do movimento do fórum...

    todo equipamento deveria ser comprado no escuro, mesmo para os mais experientes!

    No caso do les paul, tenho certeza de que 90% das guitarras que ele ouvisse o som, ele não iria querer saber nem do preço nem da marca..hehehehehe... Mas vc não precisa ser o Les Pauls para saber reconhecer um bom instrumento, esteja vc com os olhos vendados ou não. Acho estranha essa "mitificação" da dificuldade de perceber e diferenciar um bom instrumento de um instrumento ruim..como se isso fosse algo impossível, com se a guitarra fosse uma "coisa" incompreensível, impenetrável, inalcançável e inexplicável...porra, é só um pedaço de madeira com cordas, tarraxas, ferragens, captadores...se o pedaço de madeira for ruim, mal contruído, com peças e partes sem qualidade é evidente que só poderá produzir algo ruim, da tocabilidade ao timbre, e como um cara que toca guitarra há dez, quinze, vinte anos não irá perceber isso? Dificil e aparentemente impossível é descobrir a cura do cancer, agora saber diferenciar um instrumento ruim de um bom...pô, um macaco treinado faz isso (antes que vc tenha um "troço"...não estou me referindo a vc...mas a essa "lógica", no meu entendimento equivocada, de que é impossível perceber certas nuances, a não ser que se tenha um sistema auditivo de um cachorro ou a sensibilidade de uma poeta maniaco depressivo, com tendências à autodestruição..hehehehehe.....)
    Na outra ponta, infelizmente quase sempre são as mesmas marcas que produzem boas guitarras, muito raramente aparece alguem com uma novidade que possa servir de opção a quem possui um nível de exigência um pouco mais elaborado....na maioria das vezes é mais uma opção apenas barata...mas que está longe de ser uma guitarra comparável às grandes marcas de sempre..infelizmente...

    Quanto ao teste cego, tenho certeza de que muitos aqui no FCC passariam com louvor...simplesmente porque eles sabem, assim como o Les Paul, que sob a perspectiva de quem toca, não existe guitarra ruim que "pareça" boa, mesmo com os olhos vendados........hehehehehe

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lespa é Lespa, não tem muito o que falar do cara que inventou a semi-solida, a solida, e vitualmente todos os efeitos de modulação baseados em delay, o gravador multi-pistas, o overdub, e boa parte da tecnologia de gravação que revolucionou o seculo XX.

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rsf
    Eu quis dizer que, qualquer que seja o guitarrista compraria sem ver marca nem nada, se o cara for experiente vai tocar numa Gibson, Fender, PRS, Music Man etc... vai gostar e vai levar agora a galera menos experiente, provavelmente levaria outra.
    O problema seria você sair pra comprar uma Condor CLP, se apaixonar e na hora de pagar descobrir que era uma Gibson... (falando de som, não de design)
    hauhahuauhauha

    rsf
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rsf
    · votar


    Marcosrcf

    O problema seria você sair pra comprar uma Condor CLP, se apaixonar e na hora de pagar descobrir que era uma Gibson...

    hahahahaha....eu não tinha pensado nessa hipotese "reversa"..
    se eu tivesse pensado nisso, meu post anterior seria só essa sua frase.....hehehehehe
    muito bom, Marcosrcf, ponto pra vc..

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # nov/09
    · votar



    Simp.lesmente genial.

    Bog
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Wah, se fosse a última entrevista do Slash, o tópico estava na página 50 (se não tivesse sido trancado antes).

    Eric Clapton
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Será que ele já tocou com uma Fender alguma vez?

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Murillo Wendel
    Será que ele já tocou com uma Fender alguma vez?

    Não duvido não.

    Eric Clapton
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    nichendrix

    É algo imaginavel. rs

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Murillo Wendel
    É algo imaginavel. rs

    Bom, ele era amigo do Merle Travis que era maigão do Leo Fender, que junto com ele era o outro cara que inventou a guitarra sólida, O Les até criou a The Log antes, mas o Travis botou ela pra tocar antes dele, o Leo Fender se baseou na Merle Travis pra criar a Tele e o Les se baseou nela pra criar o conceito da Les Paul.

    Nada impede de em algum momento os 3 terem parado pra trocar uma idéia.

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Murillo Wendel
    Pro tanto de coisa que o cara desenvolveu, devia ser doente por música e guitarras.
    No lugar dele, eu teria várias guitarras, mesmo sendo de concorrentes!
    huahuahua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Les Paul - A Última Entrevista