Guitarras handmade - Que luthier tá em alta?

    Autor Mensagem
    Montanha_
    Veterano
    # out/09


    E aí!

    Faz tempo que não dou uma fuçada nesse assunto, e queria ter umas respostas atualizadas em relação a isso...

    Que luthier tá em alta no quesito de fabricação de guitas handmade? Como Di Castelli's e afins... Surgiu gente nova, uns melhoraram, outros pioraram... ? O que o pessoal tem falado e quais têm sido as opiniões?

    Valeu, abraço!

    Rod Turtle
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Montanha_
    O zaganin, que não sei se você conhece, mas é sinônimo de qualidade e preço alto.

    GustGuitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Não tem um com sinonimo de qualidade e preço baixo?

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # out/09
    · votar


    GustGuitar
    É raro isso existir

    De Ros
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Aqui em Caxias do Sul tem o Andrellis (muito bom) e o C. Peruzzo, excelente, que por sinal é meu patrocinador...

    E em Bento Gonçalves tem o ótimo Clésio!

    Rod Turtle
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ah, em Salvador tem a M. Laghus que faz baixos famosos (baixista do jota quest usa) e fazem guitarras também

    Megamedes
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Megamedes
    · votar


    GustGuitar
    Cara, é possível achar uns intrumentos bons e baratos, por exemplo um luthier que mora a alguns metros aqui de casa, ele constroi guitarras renomadas aqui na região (Apesar de ser uma região bem pequena) e eu hoje mesmo tive oportunidade de tocar em duas delas, novinhas. É sensasional e custam menos de 1,5.

    É só procurar bem ;)


    Enfim, tem uma marca "nova" ai que eu achei paulada, é a Guitar Maker (Endosada pelo Hard).

    Tonanteador
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Montanha_
    Barato e Bom eu não sei, mas falam do zaganin e do seizi tagima, concorridissímo tbm...

    tenta ver os luthiers do Fórum, como o Bertola e Seiji, são bons luthiers q a galera disse, mas não sei se fazem guitarras handmade...

    CrenteLouco
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tonanteador
    Fazem sim.
    E fazem belas guitarras!
    É só procurar a guitarra do r2s2 feita pelo Seiji.
    Uma maravilha!

    Zedin
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tenho uma guitarra do Eliezer Lara e um violão 7 cordas do Lucenir (ambos do RJ). Recomendo os 2, porém o Eliezer ganha na qualidade (e preço salgado tmb). Com ctz está entre os melhores do Brasil, acho q ele foi professor do Bertola, certo? Sei que ele participa de uma linha hand made da condor que produz excelentes instrumentos.

    O Lucenir para instrumentos acústicos é mais barateiro por isso escolhi fazer com ele o violão, pra guitarra nem tanto mas ainda assim o preço eh menor. Ele faz instrumentos mt bem construídos, não há nd do q reclamar, porém pecou um pouco no acabamento (não na qualidade do som) até pq apressei e ele fez em 2 semanas, acredite se quizer.

    buddy guy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Montanha_

    O Bertola e o Seiji !!!!!!!!!!!!!

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Além dos que já falaram, tem o Murilo e o Vellozo. Aliás, o Vellozo faz muito bem, andou fazendo umas teles impressionantes, mas já vi strato, PRS, Gibson e tal. É o único que eu conheço que faz tudo na mão mesmo, nada de máquinas, é na serra e lixa mesmo. Se eu fosse fazer hoje, faria com o Vellozo. Pude tocar com essa guitarra feita por ele e achei simplesmente perfeita.
    Outro que fazia (ou faz, não sei por onde anda) é o Cheruti que fazia as guitarras do Frank Solari antes dele assinar com a PRS.
    Tinha o Jair, da Vintage, que fazia excelentes instrumentos, mas parou de fazer e mexer em guitarras. Me falaram que o Tagima já está profissionalizando de novo, muita coisa já é feita por funcionários, o que cai o padrão. Não sei se procede.
    Tive oportunidade de tocar numa Music Maker na casa do Kleber K. Shima. Muito boa.

    GustGuitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Megamedes
    Então cara, foi isso que eu quis dizer.
    Tem gente que acha que tudo que é bom tem que ser obrigatoriamente caro.
    Tem muito luthier que faz bons trabalhos não cobrando esses preços de louco que alguns cobram por aí..

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    GustGuitar
    Obrigatoriamente caro não. Mas depende muito.
    Se você quer uma guitarra de mogno, escala em jacarandá, tampo em maple figurado 5A, tarrachas Sperzel, captadores Lindy Fralin, ponte Floyd Rose com D-tuna do Van Halen, potenciometros Fender (e não ching-ling), ghost pickup system MIDI e piezo, bem acabada e pintada... Barato não pode ser.
    Agora uma stratinho com captadores nacionais, ferragens ching-ling, de qualquer madeira que o cara tiver lá, tem que ser barato mesmo.

    Megamedes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MMI
    Ainda existe o meio-termo. Como eu disse, tem um luthier que faz ótimas guitarras usando madeiras não tão nobres e ferragens não tão tops e faz instrumentos exelentes. E o preço é médio.

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Megamedes
    Pois é, nisso eu acredito. Se bem trabalhado fica bom. Mas existe sim uma associação qualidade e preço. Acho que a questão é que tem muito cara que já está vendendo o nome, ou seja, é mais caro só por ter um adesivo com o nome do fulano. E isso eu acho um absurdo. Na minha concepção só alguns pouquíssimos luthiers, mas da área de violões, teriam esse direito por anos de qualidade e renome internacional. O problema é que muita gente não pensa assim e paga por guitarras sem esse apelo todo.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Sou suspeito pra falar pq o cara fez minha guita e ficou espetacular... Celso Freire, dono da marca Dreamer que o Ardanuy usava antes de ir pra tagima... qualidade é excelente, ele só usa materiais de primeira, mas valem o que custam... abs

    Buddy_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Montanha_
    Vc é de curitiba? Olha o trabalho desse cara aqui.

    Abraço

    marcosguita
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E ai galera!
    Desculpa ai ressuscitar esse tópico, mas tô querendo mandar fazer uma guita para mim nesse lutier peruzzo que o de Ros falou. alguém que já fez com ele, ou alguem q conhece alguem sem ser endosser para dar sua opinião?
    vi o site dele, tudo lindo, mais, tipo assim se o cara é mesmo bom no atendimento em geral, se tem preço bom, se cumpre os prazos, faz do jeito que a gente quer????

    koister
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: koister
    · votar


    cara em santos (litoral paulista)tem um luthir Lee ele é mto bom meu amigo tem uma di castelli e a do lee nao deve nada o preço vou ficar te devendo pq eu nao sei rsrsrsrsrsrsrsrs

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    marcosguita

    Desculpa ai ressuscitar esse tópico, mas tô querendo mandar fazer uma guita para mim nesse lutier peruzzo que o de Ros falou. alguém que já fez com ele, ou alguem q conhece alguem sem ser endosser para dar sua opinião?
    vi o site dele, tudo lindo, mais, tipo assim se o cara é mesmo bom no atendimento em geral, se tem preço bom, se cumpre os prazos, faz do jeito que a gente quer????


    Estou fazendo uma N4 com o C. Peruzzo. Minha avaliação (0 a 10):

    Atendimento - 10
    Customização - 10 (Com ele vc pode fazer o que quer e mais um pouco, hehe)
    Flexibilidade - 10
    Preço - 9
    Prazo de entrega - (A guitarra ainda está no início da construção, mas pela minha avaliação dele nos itens acima, duvido que atrase a entrega, hehe).

    OBS: Sei que o post do marcosguita é de 10 meses atrás, mas meu objetivo foi postar minhas impressões sobre o Peruzzo, para quem interessar e tiver dúvidas do profissional que é e do trabalho que faz.

    Valeu!

    theblackstrat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    o murilo é sinsitro,faz tudo na faca e na lixa também..
    só procurar no toytube pelos trabalhos dele.
    vlws

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    theblackstrat

    o murilo é sinsitro,faz tudo na faca e na lixa também..

    Rusticamente falando, ele deve ser sinistro mesmo, hehehe. Guitarras talhadas e tudo mais.

    theblackstrat
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: theblackstrat
    · votar


    renatocaster
    o acabamento é impecável..
    veja a les paul que ele fez com tampo em imbuia..
    veja o headstock novo que ele fez em uma epi..
    doidera..mas deve ser caro pacas os trampos dele.
    vlw

    marcosguita
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Olá galera, desculpem ressuscitar o tópico, mas como eu fazia meses q eu não entrava, e somente agora vi q houve, após meses, algumas respostas (valeu pela resposta renatocaster) em uma pergunta minha sobre o trabalho do luthier peruzzo, acho importante tb compartilhar o que pesou em minha decisão.
    Na época q perguntei aqui eu estava pensando em fazer um instrumento com esse peruzzo - há cerca de uma atrás - dai vi as fotos do site, tudo parecia ótimo, mas ainda na duvida continuei procurando. Sempre olho no ML para ver se tem alguma coisa boa, e sempre q entrava havia uma guitarra dele a venda, no fim notei q muitas das guitarras do site dele já havia visto no ML, dai achei estranho pois quando se manda fazer uma guitarra de luthier, onde paga-se caro e espera-se muito, imagino q é algo para ficar, pois no mercado, por melhor q ela seja tem pouco valor de revenda. Isso já me deixou meio intrigado - como alguém se dispõe a fazer uma guitarra com luthier para receber e logo já colocar a venda no ML? Dai passei a pesquisar na net, alguém que não fosse endorser e ninguém sabia de nada. Após muitas buscas dentro da net, orkut etc, encontrei algumas opiniões, e particularmente, achei melhor desistir. Mas essa minha decisão foi algo pessoal, baseado em minha analise particular das opiniões que obtive (pesando o que acho importante, como compromisso, flexibilidade, prazo de entrega, pós venda...) e, em minhas mal sucedidas experiências anteriores com "handmades no ramo dos pedais" e "amplificadores", até os tais pedais sardinhas arisquei e, não gosto nem de lembrar, envelheci alguns anos de tanta raiva.
    Claro que não estou generalizando, mas, por experiência própria destaco duas coisas na área de handmades: no pré-venda os e-mails são sempre rápidos, quase imediatos, atenciosos e com respostas amplas, mas no pós-venda, quando surgem novas dúvidas ou problemas, ai, a atenção diminui e o tempo de respostas por passa a ser de semanas, e, quando respondem, as respostas são curtíssimas e vazias do tipo: "teste sua fonte", ou "assim que puder entro em contato". Hehehehehhehehe vivendo, ariscando, errando muitoooooooooooooo e aprendendo.

    Caty21
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    desculpa a minha burrice
    luthier é o que?

    bjx

    Cristhyano
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Cristhyano
    · votar


    Estou fazendo a minha com o Peruzzo e não tive nenhum problema até agora. Já efetuei parte do pagamento e ele continua me respondendo as mensagens com a mesma rapidez de antes.
    Eu também já vi gente vendendo guitarras tanto do Peruzzo, do Zaganin e da Music Maker no mercadolivre. Só procurar la agora que achei dos 3. Pessoas vendem por N motivos, não só porque não gostaram. Podem ter mandado fazer sem ter alguma experiência e não gostaram do resultado final como podem estar precisando de dinheiro urgente, ou também porque não tocam mais. Afinal, gosto é de cada um. Pesquisei muito antes de efetuar a compra e não me arrependo, vamos ver quando estiver com ela em mãos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras handmade - Que luthier tá em alta?