Uma idéia sobre Anchor

    Autor Mensagem
    leolmx
    Veterano
    # out/09


    Tava passeando pelo forum da UltimateGuitar.com quando me reparei com um tópico falando se o certo é usar ou não usar Anchor. Dae eu pensei: "que m*rda é essa?". Bem, é o seguinte:

    Anchor é o ato de vc apoiar sua mão da palheta na ponte do instrumento, visando maior estabilidade, precisão na palhetada e criando um ponto de referência na sua mão, assim vc vai acertar a corda desejada.

    Existems dois meios de se fazer isso: Apoiando-se a palma da mão nas cordas ou na ponte; usando o dedo 4 (mindinho) apoiado no captador ou na moldura do mesmo.

    Tudo parece lindo, palhetada estável e precisa, Anchor é foda! Ainda bem que toco desse jeito! Mas não é bem assim...

    O problema do anchor é que, o fato de sua mão estar grudada na guitarra, perde-se o movimento natural dela, ou seja, sua mão fica restrita a um movimento reduzido, produzindo maior esforço principalmente em passagens mais rápidas da música. Esse esforço extra pode ajudar no desenvolvimento de tendinites e afins, coisa que pode ser evitada abandonando tal técnica.

    A outra técnica consiste em retirar estes dois apoios de sua mão na guitarra, ou seja, deixar a mão completamente livre da ponte, favorecendo o movimento natural dela e consequentemente menos tensão. Eles alegam ainda que com treino, saltos de corda ficarão mais fáceis, palhetadas ficarão mais precisas e rápidas.

    Exemplos de guitarristas anchored: John Petrucci, Steve Morse, Yngwie Malmsteen;
    Exemplos de guitarristas non-anchored: Paul Gilbert, Guthrie Govan, Shawn Lane

    Então aí vc se pergunta: "Mas porr*, olha o Morse ae! Como que ele faz aquelas coisas com a mão presa na ponte, Paul Gilbert é melhor que ele então? Isso que vc ta falando não tem nada a ver!"
    É como disseram no fórum também: Não quer dizer que sendo anchored vc será um merda, é igual optar por abandonar a palhetada alternada. É possivel tocar rápido apenas com downstroke, mas vai chegar em um ponto no seu progresso em que fica impossível o uso de tal técnica em passagens mais rápidas. Assim o uso da alternada fica mais viável...

    Concluindo: Lendo o tópico do site lá (que é bem grande por sinal), eu acredito que sendo non-anchored é realmente mais vantagoso. Menos esforço e mais precisão, parece perfeito. O que não entendi ainda é: Usando distorções de bastante ganho, fica complicado de abafar o som das cordas. Como abafá-las?

    Link do tópico:
    Link

    Obs.: Não venha com aquele comentário genérico de "toca do jeito que tu achar mais confortável". O jeito mais confortável quase nunca é o mais eficiente! Futuramente irá sofrer consequências.

    Se eu lembrar de mais detalhes eu posto aqui, ou então leia o tópico original seus folgados! =P

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cara... eu acredito que se o cara alonga todos tendões... aquece os dedos.. como realmente precisa... nao tem esse risco

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # out/09
    · votar


    alguem tem outra ideia sobre anchor?

    Zedin
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Zedin
    · votar


    toca do jeito que tu achar mais confortável (1?)

    huahauhau, acho q o negócio é desenvolver a própria pegada tendo certo embasamento do que seria prejudicial, mas sem neura ^^

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ancorar (anchoring) deve ser apoiar algum dedo no corpo da guitarra para ajudar na firmeza da palhetada. Imagino que com isso sua mão fique mais presa à guitarra, portanto, "ancorada".

    Abs

    ops. o Mark Knopler tem uma âncora signature! hehe

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Já to quase chegando na página 20 do tópico xD
    São 30 e pocas páginas....

    Cara... eu acredito que se o cara alonga todos tendões... aquece os dedos.. como realmente precisa... nao tem esse risco

    Não importa o que vc faça, sempre haverá tensão e atrito da sua mão na ponte da guitarra, sempre será mais ineficiente comparando com o "free-hand".

    Eu tenho muitos vídeos do John Petrucci e Paul Gilbert, ambos tendo sua palhetada como "trademark". Fica evidente o esforço muito maior que o John faz pra palhetar as notas. A palhetada do Paul parece muito mais natural.

    John Urban
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Quando estudei um tempo na Villa Lobos, é a primeira coisa que o cara vai falar se ver você fazendo anchor. Lembro até hoje como ele falou:

    - Fecha o punho sem usar força e usa só o pulso, não mexe o antebraço.
    Tocar assim, além de ser melhor, esteticamente é mais bonito.

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tocar assim, além de ser melhor, esteticamente é mais bonito.

    Odeio quem palheta em forma de punho =P
    Eu acho horroroso.

    Eu acho que o jeito mais bonito de palhetar unanchored seria o Paul Gilbert.

    Mas estamos vendo apenas pela estética, ou seja, discução inútil! xD

    Jinkxs
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leolmx

    Cara... esse negócio de anchored e non-anchored é papo pra boi dormir... eu toco com as cordas invertidas (mizão pra baixo, mizinha pra cima) e to cagando e andando pra quem vier me falar que eu toco errado. Cada um toca como acha mais confortável.

    Agora.... se eu fosse ensinar alguém, claro que não recomendaria aprender a tocar do meu jeito. Assim como recomendaria ao aluno que aprenda a tocar non-anchored. Simples.

    Soul Wyx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu toco Anchored!
    E sou feliz assim!

    Marcosrcf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Se o Petrucci, o Morse e o Malmsteen são pregados, quem sou eu pra discordar!?
    huauhauhuhauhahahua

    Meu professor sempre chamava atenção pra isso, já tentei me livrar, mas minha mão não me obedece mais.

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jinkxs

    to cagando e andando pra quem vier me falar que eu toco errado

    Nenhum método é errado, não existe o método certo e o errado, cada um toca do jeito que gosta.
    Mas existe o método mais eficiente, e tocar com a mão descolada da ponte da guitarra é muito mais eficiente, talvez o método mais eficiente até agora.

    Eu mesmo começei ontem a tocar unanchored e só de tirar o dedinho do captador já senti uma liberdade maior. Agora uso a palma da mão apenas pra abafar as cordas e pra palm mute, sem descançar a mão na ponte.

    esse negócio de anchored e non-anchored é papo pra boi dormir

    Pode ser, pode não ser. O único jeito de descobrir é testando. Estou testando e cada vez estou gostando mais =]

    Cada um toca como acha mais confortável

    Leia minha observação acima...

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cara, eu deixo a mão apoiada nas cordas, ao mesmo tempo de me ajudar a localizar, ajuda a abafar as cordas também, então acho bem melhor. :P

    Jinkxs
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    leolmx

    Não me entenda mal amigo.... quando falo papo pra boi dormir, significa que tal detalhe é pertinente apenas quando da sua aplicação em metodologia de estudo. Ou seja, é interessante para professores e alunos que estão respectivamente aplicando ou estudando a metodologia. Depois que o guitarrista já desenvolveu sua pegada, isso passa a ser irrelevante.

    Para ilustrar.... como falei acima, toco com o encordoamento invertido (à lá Edgard Scandurra). Esse é um fator que, ao contrário do Anchor, muda completamente o desenvolvimento de um guitarrista, fazendo com que todas as técnicas, escalas, fraseados etc... fiquem enormemente alteradas. Claro que meu desenvolvimento é mais lento e tenho dificuldades para realizar coisas relativamente simples, mas mesmo assim já estou num patamar razoável, e com tendencia de melhorar a cada dia. E mesmo assim posso.... - digo Posso!!! - me tornar o melhor guitarrista deste forum.... (porque não uái???) - /grande coisa..... hehehe

    Aí eu te pergunto.... você acha que eu vou sequer prestar atenção num detalhe como o Anchor????

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Depois que o guitarrista já desenvolveu sua pegada, isso passa a ser irrelevante.

    Como dizem por ae: Nunca é tarde para se aprender coisas novas!

    Aí eu te pergunto.... você acha que eu vou sequer prestar atenção num detalhe como o Anchor????

    Se vc vai aderir ou não à técnica, isso já é opção sua.
    Eu acreditava já ter a técnica desenvolvida (pré-estabelecida), achava minha palhetada perfeita, faltava apenas aprimorá-la. Realmente é um saco aprender técnica nova do zero, mas isso será recompensado no futuro.
    E outra, trocar de anchor para unanchor não é um detalhe, vc vai mudar seu método de palhetar!

    Como eu imaginava, há muito ceticismo com relação a este assunto, principalmente porque desenvolvemos a idéia do "mais confortável" ou do "melhor pra mim". Mas como eu disse no começo: O mais confortável quase nunca é o mais eficiente! Se fosse assim minhas costas teriam um ângulo de 90º agora porque é muito bom tocar corcunda! xD

    Jinkxs
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leolmx

    Cara... acredite, pra quem toca com o encordoamento invertido isso é sim um mero detalhe....

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    upzinhho de sábado!

    Slash Hammett
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eu uso essa tecnica e nem sabia uhuaha

    buddy guy
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MauricioBahia
    Ancorar (anchoring) deve ser apoiar algum dedo no corpo da guitarra para ajudar na firmeza da palhetada. Imagino que com isso sua mão fique mais presa à guitarra, portanto, "ancorada".

    Abs

    ops. o Mark Knopler tem uma âncora signature! hehe



    Fala camarada Mauricio,blz? Então,eu sempre apoio o dedo mínimo no escudo toda vez que tóco,dá uma boa firmesa para palhetar !!!!

    Matheus Knispel
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu ancoro o mínimo e o vizinho dele no corpo da guita, perto do tone e vol. É bem bom.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    A discussao é interessante. Eu li + ou- o artleolmx
    Usando distorções de bastante ganho, fica complicado de abafar o som das cordas. Como abafá-las?

    A mão abafa normalmente, olha um video do Paul Gilbert q ele faz isso pow. Só q ele n fica com dedos de apoio, e nem com o pulso colado a ponte. Alias eu ja penso sobre essa questao de pulso na ponte, exatamente p causa das pontes modelo Floyd Rose.

    produzindo maior esforço principalmente em passagens mais rápidas da música

    Cara vc n vai sentir dificuldade a n ser q sua mao seja pekena e por consequencia disso a articulação do mindinho lhe de menos mobilidade do q a necessaria. A distancia q a mao se move pra ir da 1° pra 6° corda n é nem 5 cm.

    Esse esforço extra pode ajudar no desenvolvimento de tendinites e afins, coisa que pode ser evitada abandonando tal técnica.

    Isso aí é o ponto a ser discutido. Qndo se toca com um mindinho apoiado, à medida q vc alterna, maior o uso dessa articulação, enquanto q qndo vc n apoia, vc n usa essa articulação, então é um desgaste a menos, plo menos na teoria(sou leigo no assunto).

    Tava olhando o Paul Gilbert e vejo q ele n apoia nem dedo e nem na ponte. Ele apoia o braço no corpo da guita, e fica com a mao semi fechada. Fiz a msm coisa, só q achei desconfortavel ter q ficar com a mao meio fechada pra tocar.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cara... eu acredito que se o cara alonga todos tendões... aquece os dedos.. como realmente precisa... nao tem esse risco


    Será q a resistencia da articulação do mindinho é tão forte com a do pulso? De qq maneira é um desgaste a mais.

    Realmente é um saco aprender técnica nova do zero, mas isso será recompensado no futuro.
    N achei dificli naum, n tive muitos problemas. O unico problema foi o suor,kkkkk.


    Cara só uma dica, muda o titulo do tópico. Passei por ele varias vezes e n entrei pq achei q era + um topico idiota. Imaginei q era alguem falando sobre uma marca tipo nig, giannini,etc.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    up, e no topico dos outros...

    leolmx
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: leolmx
    · votar


    RMafe

    Finalmente alguém interessado nesse assunto, já tava perdendo a fé nesse fórum, ainda mais depois de ter descoberto o fórum da Ultimate Guitar, o tópico de "precisa ser gordo pra tocar bem" é bem mais interessante pra galera do que o meu... esse mesmo assunto rendeu mais de 30 páginas no outro fórum...

    Mas chega de choradeira!

    1 - Eu já achei um jeito de abafar, igual o Paul faz, e igual eu fazia quando era grudado. Abafa com a palma da mão mesmo, sem ancorá-la na ponte da guitarra.

    2 - Vai fazer quase uma semana que começei a tocar unanchored e estou gostando muito do resultado, minha alternada melhorou muito, ficou mais natural, mas ainda está muito imprecisa... Mas não é em poucos dias que irei atingir o resultado desejado, pra fazer aqueles saltos de corda absurdos do Paul Gilbert vai muito tempo de técnica ainda hehehe

    Edit:
    Cara só uma dica, muda o titulo do tópico. Passei por ele varias vezes e n entrei pq achei q era + um topico idiota. Imaginei q era alguem falando sobre uma marca tipo nig, giannini,etc.

    Não da pra mudar o título do tópico...
    Mas da próxima vez eu coloco algo assim: "Vazou na net: Megan Fox sex tape!!!" =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma idéia sobre Anchor