Escolher captadores pra construir guitarra.

Autor Mensagem
RFSF
Veterano
# out/09


Tenho uma duvida que é meio comum por aqui, mas no meu caso ja pesquisei muito e ainda não consegui sanar, estou fazendo o curso de lutheria do forum e estou tentando fechar o orçamento. O modelo que vou fazer é inspirado na ESP F-250: 24 trastes, Corpo em Jatobá, escala em Ipe. Quero uma guita versátil que possa tocar de pop rock a heavy metal.Meu orçamento ta meio apertado e vo poder gastar uns 200 reais, ai vem a questão:

Tava pensando em Hambucker pra ponte e pro braço e single ou Stacked pro meio, é a melhor escolha?, existe alguma configuração com 2 caps e mesmo (ou melhor) resultado?

Quanto as marcas, cheguei a duas no fim, a SPIRIT, com preços super em conta e muito bem falada, e os Kent Armstrong, que apresentam mais variedade e bom preço.

E ai o que vocês me sujerem?

SAULO FLORESTEIRO
Veterano
# out/09
· votar


KA!
Falow.

MathGuitar
Veterano
# out/09
· votar


po cara, coloca uns cap tora na sua guita, vai paga a mais mais vai ficar bem melhor :]

Tonanteador
Veterano
# out/09
· votar


MathGuitar
Cara, cap é coisa removível, então por mim ele poderia botar um KA agora e dps tacar um melhor...

lipe_2104
Veterano
# out/09 · Editado por: lipe_2104
· votar


RFSF

Eu tenho essa guitarra ehehehhe!
Mto show por sinal hehehe; .....
os caps originais são os EMG-HZ, mas como a grana não dá, nem sei hehehe, de qualquer jeito....qualquer dúvida sobre construção da minha guitarra guitarra, ou se quiser fotos, ou coisa parecida to aki!

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


Todos Acho que se eu definir a configuração primeiro, fica melhor escolher os caps, tipo, se forem 3, iria gastar em media 66 reais cada, ja se forem 2, 100., entenderam?

Acho que os KA são unanimes, nessa faixa alguem conhece algum diferente ou eles são os melhores mesmo?

MathGuitar

Num conheço esses caps, o google tambem nao, tem site?

lipe_2104
Se nao for abusar muito vc poderia me passar umas medidas?(a sua é a de 24 trates né)

Precisava bater essas aqui:

Largura do braço na altura da pestana, largura do braço no ultimo traste, comprimento da pestana ao fim do braço.

Agora tem uma questão de design, todas as que eu vi(f250, f50) são com caps e knobs pretos, será que ficaria legal com cromados?

lipe_2104
Veterano
# out/09 · Editado por: lipe_2104
· votar


RFSF

aham tem 24 trastes, a minha é a F250! acho que ficaria feinho com cromados sinceramente! Só não sei como ver essas medidas que vc falou ai acima, como faço pra obter essas medidas? E vou te dizer, se tu puder copiar as medidas do braço, faça-o pq a pegada desse braço, é animal, mto confortável!

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


lipe_2104

É só colocar uma regua em cima da escala em cada uma das posiçoes e anotar, se puder fazer esse favor ae. Ja tentei imaginar ela com cromados e nao consegui, acho que vao ser pretos mesmo.

Valeu

lipe_2104
Veterano
# out/09
· votar


RFSF

Hj não dá pois meu tio tá dormindo no quarto, mas amanhã posto aqui pra vc! cara só não entendi oq seria comprimento da pestana no fim do braço.... desculpa ae hauauhahuuhauhahu!

vlw

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


lipe_2104

hehe, é da pestana AO fim do braço, manjare?Basicamente o comprimento da escala

MauricioGT-
Veterano
# out/09
· votar


RFSF

Se eu fosse vc comprava os caps K.A. Otima relação custo/beneficio. Eu comprei um par deles no ML. Comprei o Distortion (Mk214) e o Paf(mk213) foi 100 reais os dois. Aproveitei e comprei uma ponte nova tb pq a minha tava ruim KKk . O vendedor é o Phantasmo e eu garanto ele. O kra responde todas suas duvidas, achei muito bom.
Se eu ja tivesse instalado eu ja te mandava uns sons pra vc ter de base.. hehe
Boa Sorte

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


O que vocês acham, colocar um motherbucker na ponte(http://www.wdmusic.com/motherbucker_double_pickup_cool.html), e no braço to na duvida entre um stack e um p90. E ai? Lembrando que o motherbucker pode ser single tambem.

MauricioGT
Me passa o site do cara ou o e-mail.

MauricioGT-
Veterano
# out/09
· votar


http://eshops.mercadolivre.com.br/phantasmo/
Pode perguntar pra ele em qualquer anuncio q ele te responde tudo q vc precisar.

Ps: acabei de ver la, o kit dos caps q eu comprei dele acabaram! kk

buddy guy
Veterano
# out/09
· votar


RFSF

Poxa,já que tá fazendo uma guita top com madeiras tóp,mete caps bons caramba. Aí a obra fica completa !!!

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


buddy guy
Vontade não falta, mas como ja disseram, cap é removivel, por isso que eu to investindo mais na estrutura fixa agora, destende.

MauricioGT
Valeu, agora achei. Graças.

Correção
Depois que ja tinha desligado o pc fui perceber, se o motherbucker são 4 bobinas, entao são dois stacked e não dois single como eu pensei, por isso praticamente me resolvi a colocar um motherbucker e um p90, nas pesquisas que fiz vai sair pouco mais de 200 reais, nada melhor que os kent por esse preço?

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Tem um probleminha aí... O motherbucker é um captador cerâmico forte pra kct. Botar um captador de Alnico (tem P-90 que não seja de Alnico???) junto, você vai ter uma boa chance desmagnetizar seu captador... Em outro tópico, comentei sobre este captador, parece ser legal. Na verdade, nunca toquei com ele. Recentemente peguei uma guitarra com P-90h, que é um novo captador da Gibson, um P-90 sem hum, stack. Excelente!!! A Seymour Duncan já tem desses captadores há bastante tempo, mas nunca me interessei muito por esse tipo de captação até essa guitarra.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Entao cara, tava vendo isso ai tambem, e num topico os caras falaram que o problema seria se fossem 3 caps, para esse caso ai, seriam 2, a mae na ponte e o p90 no braço, será que ainda assim tem problemas? Quanto ao que vc me indiou, a verba num dá pros seymor ainda.

abraço

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Não sei porque nunca fiz uma mistura dessas. Reza a lenda que dá problema sim, ou pode dar. Pergunta diretamente para uns caras experientes, o Bertola é um cara indicado.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Foi justamente num topico dele que eu vi isso ai de nao ter problema, vo ver la no especial dele depois, vc num tem nada pra me sujerir na minha faixa de preço? To aceitendo palpites.

Valeu

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


up ^^^

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Bom, já que você pediu palpites... Então não me leve a mal.
Um projeto desses que você está fazendo merece bastante carinho. Como já comprei e vendi muito equipamento, sempre trocando até ficar satisfeito (o que é bem dificil, sempre aparece algo legal). Posso afirmar com propriedade, por já ter feito isso, que comprar algo que não te satisfaz totalmente com vista de comprar um melhor mais tarde é jogar dinheiro no lixo. No seu caso, captadores não são assim tão caros, ou melhor, a diferença entre um Seymour Duncan para outro não é tão grande. Tudo bem, admito que esse motherbucker não é qualquer coisa também. Mas se você estiver pensando em trocar depois, seus captadores antigos e usados não vão valer nada. Talvez o melhor seria apertar um pouco mais ou esperar uma graninha entrar e colocar o captador que você sonha. Sou da opinião que em se tratando de equipamento de guitarra, sempre sugiro comprar o melhor possível porque a GAS tá aí, se for para trocar, economize dinheiro e compre o mais caro logo.
Outra sugestão... Pensando melhor agora, eu nem perguntaria ao Bertola não, sobre a questão da mistura de captadores. Mandaria um e-mail para a Seymour Duncan, Kent Armstrong e DiMarzio. Seriam 3 opiniões, o pior que poderia acontecer seria as opiniões diferentes totalizarem 2 a 1 para sim ou para não. Só que aí, se estragasse, eu imprimiria e pregaria na cara do fabricante o e-mail.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Pensando bem, vo pesquisar um pouco, acho que o motherbucker vale a pena, é muito bem comentado, vo ver se acho algum SD ou EMG num preço legal, você conhece os Sergio Rosar?

Valeu pela atenção.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Boa!
Os Sergio Rosar já experimentei, mas nunca tive uma guitarra nem fiquei alguns dias com uma para dar uma opinião embasada. Então é melhor ficar quieto... Testar numa loja ou casa de amigo, sem meus equipamentos (que sei como soam), com barulho, conversando, eu acho que a opinião fica meio tendenciosa, a não ser que seja absurdamente bom ou ruim.
Mas já que o motherbucker está escolhido, eu escreveria para Kent Armstrong perguntando se tudo bem misturar esse cerâmico porrada com outro Alnico mais calmo. Daí postaria aqui no forum para a galera aprender.
Abç

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI

Eu to pensando da seguinte maneira, o motherbucker 4 caps em um, teria um stacked e o motherbucker, ja no braço, poderia colocar um hambucker, serve como single tambem, teria bastante versatilidade, só to preocupado com a ligação, vai ter que por um potenciometro de um mega, voce sabe alguma coisa d potenciometros?

Só agora que to vendo essas coisas é que to sabendo a importancia dos pots, vc sabe algum site ou apostila sobre isso?

Ainda sobre os caps, os Sergio Rosar, li que são bons como os SD mas sem o peso/preço da marca.

Ja deixei uma pergunta pro Bertola, e vo mandar uns e-mails pra ver.

Brigadão pela paciencia, sabe como é, primeira guita, primeira guita feita, tenho uns par de duvida ainda.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Como eu já comentei antes, nunca toquei com um captador que splitado soasse realmente bem. Penso que um humbucker foi feito para soar com bobina dupla, o fato de splitar é para dar uma enganada (isso de maneira geral). Aquele da Seymour Duncan, apesar de nunca ter tocado, acho que foi feito realmente para ter os dois sons e suponho que faça bem.
Se vale encher mais sua cabeça com mais dúvidas... Eu gosto muito dos captadores cerâmicos, já que são um pouco mais fortes que os de Alnico, ficando bons para distorção, especialmente os cerâmicos que não são absurdamente fortes. Captadores muito fortes, como o cerâmico Gibson 500T ou os EMG ativos, soam bem para distorção, mas perdem som limpo, no clean não fica tão bom. O seu motherbucker já deve ter um prejuízo de som limpo pela força dele, talvez splitando (não sei)... Para mim os melhores captadores cerâmicos que toquei são o Gibson 496R, o da Di Marzio que era feito especialmente para as guitarras Wolfgang do Van Halen e o PRS 250 Treble (o melhor), o PRS 7 também é bom. Dificilmente você vai encontrar o Di Marzio e o PRS é quase impossível. O Gibson 496R acho excelente para as duas posições, mas é originalmente feito para a posição do braço, exatamente como para o seu caso, além de ter de 4 condutores, podendo splitar.
Com captadores cerâmicos não tem dúvida nenhuma, mas se pudesse a idéia daquele Seymour é bem tentadora...

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI

Vendo a viabilidade o gibson ta dificil, os que seriam mais faceis para mim comprar são os Seymour e os EMG(passivos), tava vendo num catalogo, há uns single da EMG por volta de 150 reais, e uns hambucker por volta de 220 reais, o SD P-rails num tem no catalogo mas vo perguntar pro cara que vende se tem, e tem o SD hambucker sh 10 por uns 250.

Que acha desses ai?
Ja mandei um e-mail pra ver a compatibilidade, e, só pra tirar o peso da consiencia, tem esses dois nacionais aqui que conheço tambem, os malagoli que parecem ser os mais populares e os Stellfner que pelo que eu li tem fabricação bem interessante, fui no site e da pra escolher o timbre dentro do modelo, que acha?

www.malagoli.com.br

e

www.stellfner.com.br

Valeu

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Os EMG passivos que tive numa guitarra posso dizer categoricamente, cai fora. Não sei se todos são assim, mas não era single. EMG para mim tem que ser ativo, se for da sua praia tocar as distorções absurdas e abrir mão de som limpo. lembre-se que o motherbucker é muito forte, provavelmente você vai ter que splitar para ter um som limpo melhor nesse captador.
Pergunta para o Saulo Floresteiro como ele acha que ficaria o timbre dessas madeiras, se balanceado, mais agudo ou mais grave, eu tenho uma suposição mas como não tenho certeza, pergunte para quem entende disso. O SH-10 é um captador bem agudo, colocaria para balancear uma guitarra timbrada mais para graves para balancear. E tente colocar um captador mais moderado para ter som limpo no braço, que é bem legal. Vou te dizer que esse P-Rails me deixa intrigado para conhecer... Mas não adianta bater a GAS porque não tenho nenhuma guitarra para trocar captador, não mexo em nenhuma (se bobear, eu colocaria 2 desses, com chave de série/paralelo para pirar de vez). Esse captador precisa de um switch de 3 posições para selecionar humbucker, P-90 e single-coil Rail, isso para mostrar tudo dele.
Já experimentei um Malagoli, é bom. Mas não como um captador importado que ele tenta recriar, como um SD Seth Lover, por exemplo.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


MMI

As madeiras que eu escolhi são prum som mais grave, o jatoba tem densidade acima de 0,8 e o design que projetei é um tanto maior que a tradicional, to até preocupado com as minhas costas, hehe, to tentando montar algo bem versátil mesmo, o Motherbucker fica bom splitado, segundo que ja tocou e opinou no forum é limpo quando baixo, se esse SD é agudo, encaixaria perfeitamente, sabe que os malagoli me interessaram tambem, ouvi uns samples e axei interessante, o mais legal foi um custom, a propaganda diz "faça do seu jeito" a partir de 160 reais, é bom frisar o a partir, vo mandar um e-mail falando do projeto e esplicar sobre o motherbucker e ver o que eles falam. Acho que esse SD é pra ficar, dependendo do que o malagoli disser.

Você tem loja ou conhece alguma de confiança? Tava precisando fazer um orçamento.

Obrigado por tudo até agora.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


up

MMI
Veterano
# out/09
· votar


RFSF
Para mim um dos melhores para construir uma guitarra é o Vellozo, ele faz tudo a mão. Outros também fazem bem, como o Zaganin, a oficina do Seizi Tagima e outros. Tem o Cheruti no Sul também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escolher captadores pra construir guitarra.