Power Drive como boost no Uber Metal

    Autor Mensagem
    joabfarias
    Veterano
    # out/09 · Editado por: joabfarias


    Fala, galera.

    Tentei usar um pedal de overdrive (este aqui) junto com o Uber Metal pra tentar dar um boost na distorção do Uber.

    Tentei fazer as seguintes ligações:

    1 - Guitarra -> Uber Metal -> Power Drive -> Ampli

    2 - Guitarra -> Power Drive -> Uber Metal -> Ampli

    Na ligação 1, o som ficou tosto, só com timbre de overdrive, parece que o Power Drive tirou todo o ganho do Uber.

    Na ligação 2, que me pareceu mais lógica e correta, o som do Uber pareceu inalterado, pra sentir alguma diferença eu tive que zerar o volume do Power Drive e depois aumentar só um pouco.

    A impressão que tive é que há um circuito de compressor/limiter dentro do Uber Metal, o que mata um pouco da dinâmica do som.

    Alguém que também usa o Uber Metal teve alguma experiência parecida?

    ted o urso traquino
    Veterano
    # out/09
    · votar


    tentei usa um sansamp pra boostar o uber e fudeu tbem..

    joabfarias
    Veterano
    # out/09 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Pois é, acho que o Uber (ou talvez qualquer um dessa linha da Line 6) seja desaconselhável pra quem tá a fim de misturar o som de vários pedais de distorção. Talvez alguém tenha uma explicação melhor.

    edalko
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lição 1: pedal de boost com drive no zero e volume no 10:
    - antes do drive principal: boost de ganho
    - depois do drive principal: boost de volume

    Lição 2: pedal de boost com drive e volume ao gosto do freguês:
    - antes do drive principal: boost de ganho
    - se usado depois do drive principal, este é que atuará como boost de ganho no outro.

    joabfarias
    Veterano
    # out/09
    · votar


    edalko

    Cara, valeu pelas dicas, mas ainda não deu pra ter certeza se há ou não um compressor no circuito do Uber. Se mais alguém puder trazer algum esclarecimento a respeito, a gente agradece.

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    A provável resposta a minha pergunta está nesse post do MauricioBahia:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/220938/

    guitartube
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: guitartube
    · votar


    joabfarias
    mas ainda não deu pra ter certeza se há ou não um compressor no circuito do Uber.

    Esses equipamentos digitais usam Codecs na entrada, è igual ou bem próximo do Codec de uma placa de som.

    Estes Codecs são responsáveis pela preparação do sinal na entrada e saída, possuem amplificadores operacionais (analógicos é claro), na entrada para nivelar e dar ganho no sinal.
    Se o seu sinal entrar com um nível alto, ele vai clipar na parte analógica do Uber e vai ser convertido desta forma clipada para o domínio digital, pelos conversores após os AmpOp (tmb elementos do Codec).

    Os Codecs podem se apresentar na forma discreta e não encapsulada. Obs: Discreta no POD XT.

    O correto é mexer na regulagem até conseguir um ponto ideal, prioncipalmente do pedal que envia o sinal para o Uber.

    Esse negócio de compressor, já é processamento digital do sinal. Se o sinal entrar clipado, ou clipar na parte analógica do Codec, o processamento pode tentar compensar a situação, ajustando os niveis por normalização.

    flw!!!!!

    Hugao12
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu uso o Uber metal que na minha opniao ja é bem diversificado em relaçao a timbres modernos , agora quando quero um overdrive mais puxado pra um timbre valvulado mesmo uso o Crunchtone tambem da line6 , acho que neste quesito tenho drives bacanas e tambem bastante distintos um do outro .

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Hugao12
    Realmente é complicado deixar o Uber Metal com timbre de overdrive.

    guitartube
    Obrigado por ajudar a confirmar a validade de minhas suspeitas. Apesar de não ter encontrado nada na documentação oficial do Uber Metal (cheguei a procurar até no forum da Line 6), acho que é seguro afirmar que realmente há um compressor/limiter que impede um sinal muito alto de boostar o som do Uber Metal.

    Uma dúvida a ser tirada por alguém que use o Uber Metal com captadores ativos e já pôde usá-lo em caps passivos: a diferença no som é bastante sensível? Levando em conta esse "tratamento" que o circuito de entrada faz no sinal, acredito que a diferença não será tão grande quanto o é nos pedais analógicos que não obrigam o sinal a passar por um compressor/limiter.

    guitartube
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    joabfarias
    acho que é seguro afirmar que realmente há um compressor/limiter que impede um sinal muito alto de boostar o som do Uber Metal.

    Acho que afirmar isto é sem sentido.
    Leia novamente o que eu escrevi. Vc está confundindo clipagem com compressão/limiter.

    Eu não conheço o circuito do Uber, mas acredito que ele faça o padrão da geração corrente de efeitos digitaiis: Input OpAmp + conversão A/D + Processamento do Alg. de distorção + conversão D/A + Output OpAmp. Se existir alguma compressão, esta ocorre no processamento da distorção para aproximar do comportamento dos equipos valvulados.

    Obs: OpAmps + conversores + filtros = Hardware Codec.

    Não há necessidade alguma de comprimir o sinal na entrada, ao contrário, é até indesejável pq esta opção não resolveria nenhum problema de clipagem.

    Se o sinal entrar clipado, ele vai se propagar clipado.


    flw!!!!!

    guitartube
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    joabfarias
    Uma dúvida a ser tirada por alguém que use o Uber Metal com captadores ativos....

    Não tem problema nenhum, o problema é só regulagem.

    flw!!!!

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    guitartube
    Acho que afirmar isto é sem sentido.

    Acho que não expus isso no meu post, mas veja bem como a coisa aconteceu:

    a ligação era: guitarra --> power drive --> uber metal --> amp

    Ambos os pedais estava ligados (com distorção). O uber estava numa configuração comum para base pesada. O power drive estava com o ganho no meio e volume no 0.

    Conforme eu ia aumentando o volume do power drive, até o talo, não houve alteração no volume de saída do uber metal, e até mesmo o timbre mal se alterou, o que sugere que não houve clipping (ou se houve, não foi acentuado).

    Portanto, minha suposição de que há um compressor na entrada do uber (se é analógico ou digital, não faço idéia) se baseou primeiramente nessa experiência, e depois nas respostas que encontrei aqui no fórum.

    Se há alguma outra maneira do pedal apresentar esse comportamento sem ser com o compressor, eu realmente desconheço. Como você explicaria a não mudança de volume e de timbre com o volume de entrada baixo ou alto?

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    guitartube
    Não tem problema nenhum, o problema é só regulagem.

    Não consegui entender o que vc quis dizer.
    Só pra esclarecer, eu fiz essa pergunta em relação aos caps passivos ou ativos por verificar que o uber não apresentou alteração no som ao receber um volume de entrada baixo ou alto.

    guitartube
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Conforme eu ia aumentando o volume do power drive, até o talo, não houve alteração no volume de saída do uber metal, e até mesmo o timbre mal se alterou, o que sugere que não houve clipping (ou se houve, não foi acentuado).

    Eu não estou vendo o experimento, logo não posso verificar se está certo ou errado. Mexa nos knobs do Uber e repita os experimentos, Isso ocorre tmb em pedais analõgicos, depende de vários fatores, e dentre eles, o menos provável é compressão na entrada.

    flw!!!!!

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    guitartube
    Beleza, vou tentar sim. Não tenho o powerdrive aqui comigo, mas vou tentar repetir a experiência usando minha 505 junto com o uber.
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Power Drive como boost no Uber Metal