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joabfarias Veterano |
# out/09 · Editado por: joabfarias
Fala, galera.
Tentei usar um pedal de overdrive (este aqui) junto com o Uber Metal pra tentar dar um boost na distorção do Uber.
Tentei fazer as seguintes ligações:
1 - Guitarra -> Uber Metal -> Power Drive -> Ampli
2 - Guitarra -> Power Drive -> Uber Metal -> Ampli
Na ligação 1, o som ficou tosto, só com timbre de overdrive, parece que o Power Drive tirou todo o ganho do Uber.
Na ligação 2, que me pareceu mais lógica e correta, o som do Uber pareceu inalterado, pra sentir alguma diferença eu tive que zerar o volume do Power Drive e depois aumentar só um pouco.
A impressão que tive é que há um circuito de compressor/limiter dentro do Uber Metal, o que mata um pouco da dinâmica do som.
Alguém que também usa o Uber Metal teve alguma experiência parecida?
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ted o urso traquino Veterano |
# out/09
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tentei usa um sansamp pra boostar o uber e fudeu tbem..
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joabfarias Veterano |
# out/09 · Editado por: joabfarias
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Pois é, acho que o Uber (ou talvez qualquer um dessa linha da Line 6) seja desaconselhável pra quem tá a fim de misturar o som de vários pedais de distorção. Talvez alguém tenha uma explicação melhor.
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edalko Veterano |
# out/09
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lição 1: pedal de boost com drive no zero e volume no 10: - antes do drive principal: boost de ganho - depois do drive principal: boost de volume
Lição 2: pedal de boost com drive e volume ao gosto do freguês: - antes do drive principal: boost de ganho - se usado depois do drive principal, este é que atuará como boost de ganho no outro.
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joabfarias Veterano |
# out/09
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edalko
Cara, valeu pelas dicas, mas ainda não deu pra ter certeza se há ou não um compressor no circuito do Uber. Se mais alguém puder trazer algum esclarecimento a respeito, a gente agradece.
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joabfarias Veterano |
# nov/09
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A provável resposta a minha pergunta está nesse post do MauricioBahia: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/220938/
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guitartube Veterano |
# nov/09 · Editado por: guitartube
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joabfarias mas ainda não deu pra ter certeza se há ou não um compressor no circuito do Uber.
Esses equipamentos digitais usam Codecs na entrada, è igual ou bem próximo do Codec de uma placa de som.
Estes Codecs são responsáveis pela preparação do sinal na entrada e saída, possuem amplificadores operacionais (analógicos é claro), na entrada para nivelar e dar ganho no sinal. Se o seu sinal entrar com um nível alto, ele vai clipar na parte analógica do Uber e vai ser convertido desta forma clipada para o domínio digital, pelos conversores após os AmpOp (tmb elementos do Codec).
Os Codecs podem se apresentar na forma discreta e não encapsulada. Obs: Discreta no POD XT.
O correto é mexer na regulagem até conseguir um ponto ideal, prioncipalmente do pedal que envia o sinal para o Uber.
Esse negócio de compressor, já é processamento digital do sinal. Se o sinal entrar clipado, ou clipar na parte analógica do Codec, o processamento pode tentar compensar a situação, ajustando os niveis por normalização.
flw!!!!!
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Hugao12 Veterano |
# nov/09
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eu uso o Uber metal que na minha opniao ja é bem diversificado em relaçao a timbres modernos , agora quando quero um overdrive mais puxado pra um timbre valvulado mesmo uso o Crunchtone tambem da line6 , acho que neste quesito tenho drives bacanas e tambem bastante distintos um do outro .
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joabfarias Veterano |
# nov/09 · Editado por: joabfarias
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Hugao12 Realmente é complicado deixar o Uber Metal com timbre de overdrive.
guitartube Obrigado por ajudar a confirmar a validade de minhas suspeitas. Apesar de não ter encontrado nada na documentação oficial do Uber Metal (cheguei a procurar até no forum da Line 6), acho que é seguro afirmar que realmente há um compressor/limiter que impede um sinal muito alto de boostar o som do Uber Metal.
Uma dúvida a ser tirada por alguém que use o Uber Metal com captadores ativos e já pôde usá-lo em caps passivos: a diferença no som é bastante sensível? Levando em conta esse "tratamento" que o circuito de entrada faz no sinal, acredito que a diferença não será tão grande quanto o é nos pedais analógicos que não obrigam o sinal a passar por um compressor/limiter.
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guitartube Veterano |
# nov/09
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joabfarias acho que é seguro afirmar que realmente há um compressor/limiter que impede um sinal muito alto de boostar o som do Uber Metal.
Acho que afirmar isto é sem sentido. Leia novamente o que eu escrevi. Vc está confundindo clipagem com compressão/limiter.
Eu não conheço o circuito do Uber, mas acredito que ele faça o padrão da geração corrente de efeitos digitaiis: Input OpAmp + conversão A/D + Processamento do Alg. de distorção + conversão D/A + Output OpAmp. Se existir alguma compressão, esta ocorre no processamento da distorção para aproximar do comportamento dos equipos valvulados.
Obs: OpAmps + conversores + filtros = Hardware Codec.
Não há necessidade alguma de comprimir o sinal na entrada, ao contrário, é até indesejável pq esta opção não resolveria nenhum problema de clipagem.
Se o sinal entrar clipado, ele vai se propagar clipado.
flw!!!!!
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guitartube Veterano |
# nov/09
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joabfarias Uma dúvida a ser tirada por alguém que use o Uber Metal com captadores ativos....
Não tem problema nenhum, o problema é só regulagem.
flw!!!!
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joabfarias Veterano |
# nov/09
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guitartube Acho que afirmar isto é sem sentido.
Acho que não expus isso no meu post, mas veja bem como a coisa aconteceu:
a ligação era: guitarra --> power drive --> uber metal --> amp
Ambos os pedais estava ligados (com distorção). O uber estava numa configuração comum para base pesada. O power drive estava com o ganho no meio e volume no 0.
Conforme eu ia aumentando o volume do power drive, até o talo, não houve alteração no volume de saída do uber metal, e até mesmo o timbre mal se alterou, o que sugere que não houve clipping (ou se houve, não foi acentuado).
Portanto, minha suposição de que há um compressor na entrada do uber (se é analógico ou digital, não faço idéia) se baseou primeiramente nessa experiência, e depois nas respostas que encontrei aqui no fórum.
Se há alguma outra maneira do pedal apresentar esse comportamento sem ser com o compressor, eu realmente desconheço. Como você explicaria a não mudança de volume e de timbre com o volume de entrada baixo ou alto?
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joabfarias Veterano |
# nov/09
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guitartube Não tem problema nenhum, o problema é só regulagem.
Não consegui entender o que vc quis dizer. Só pra esclarecer, eu fiz essa pergunta em relação aos caps passivos ou ativos por verificar que o uber não apresentou alteração no som ao receber um volume de entrada baixo ou alto.
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guitartube Veterano |
# nov/09
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Conforme eu ia aumentando o volume do power drive, até o talo, não houve alteração no volume de saída do uber metal, e até mesmo o timbre mal se alterou, o que sugere que não houve clipping (ou se houve, não foi acentuado).
Eu não estou vendo o experimento, logo não posso verificar se está certo ou errado. Mexa nos knobs do Uber e repita os experimentos, Isso ocorre tmb em pedais analõgicos, depende de vários fatores, e dentre eles, o menos provável é compressão na entrada.
flw!!!!!
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joabfarias Veterano |
# nov/09
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guitartube Beleza, vou tentar sim. Não tenho o powerdrive aqui comigo, mas vou tentar repetir a experiência usando minha 505 junto com o uber. Valeu!
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