duvida modos gregos

    Autor Mensagem
    SuperHuman
    Veterano
    # out/09


    tipo se tiver tocando um Dm dórico eu vo cria a harmonia no campo harmonico de D ou no campo harmonico de C?

    renanozzy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: renanozzy
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    Dm dorico se encontra no campo Harmonico de C

    CAMPO HARMONICO DE C MAIOR TRÍADES

    C JONIO
    Dm DORICO
    Em FRIGIO
    F LIDIO
    G MIXOLIDIO
    Am EOLIO
    Bº LOCRIO

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
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    SuperHuman
    Mas usa a busca cara, tem bastante coisa espalhada no forum.

    SuperHuman
    Veterano
    # out/09 · Editado por: SuperHuman
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    renanozzy
    ja usei a busca..
    axo q vc nao entendeu
    se eu tocar um Dm dórico a base de quando eu estiver tocando o Dm dórico tem q estar em D ou em C

    Minow
    Veterano
    # out/09
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    SuperHuman
    Você está perguntando da tonalidade? Porque uma coisa é pensar em cima de cada acorde da harmonia, outra é construir a harmonia de maneira modal.
    Você pode montar o CH de Dm dórico, que no caso é igual o CH de C maior.

    Se não for isso que você quer saber, deve ser isso:
    Se você tocar a escala de C em cima de um acorde de Dm, está aumentando o sexto grau da escala (Bb), transformando ela em Dm dórico.
    Apenas lembre-se que o modo pode ser a escala usada em cima do acorde em questão, ou a tonalidade da música pode girar em cima de um certo modo (ou mais).

    Agora use a busca.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/09 · Editado por: Penta_Blues
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    Boa noite!!!

    SuperHuman
    ja usei a busca..
    axo q vc nao estendeu

    Acho que vc é que não entendeu...
    E pra não me estender mais, use a BUSCA direito.
    Valeu!!!

    luckseven
    Veterano
    # out/09 · Editado por: luckseven
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    SuperHuman
    A base tem que estar em Ré dórico que é relativa de Dó jônio

    Escala Maior ou Modo Jônio

    A escala maior, ou modo jônio, deve lhe ser bem familiar a esta altura. Ela é associada com acordes de sétima maior. No tom de Dó, por exemplo, o acorde Dó com Sétima Maior, notado Cmaj7 (ou C com um pequeno triângulo próximo a ele, ou às vezes CM7), tem as notas "Dó, Mi, Sol, Si", e essas notas delineiam a escala Dó Maior. Se um compasso numa peça de música é harmonizado com um acorde Cmaj7, a escala Dó Maior é então uma escala adequada para se usar na improvisação. A única nota dessa escala que soa ruim quando tocada contra um acorde Cmaj7 é a quarta nota, o Fá. Você pode convencer a si mesmo disso indo ao piano e tocando o acorde Cmaj7 com a mão esquerda enquanto toca várias notas da escala Dó Maior com a direita. A quarta de uma escala maior é geralmente chamada de nota evitada (avoid note) sobre um acorde de sétima maior. Isso não significa que você não possa nunca tocar um Fá sobre um Cmaj7, é claro, mas deve estar ciente do efeito dissonante que isso produz.

    O acorde obtido acrescentando-se uma terça no topo do acorde ("Dó, Mi, Sol, Si, Ré") seria chamada de Cmaj9, e ele implica a mesma escala. Adicionar uma outra terça resultaria em "Dó, Mi, Sol, Si, Ré, Fá", e esse acorde seria chamado um Cmaj11. Por causa da natureza dissonante do Fá nesse contexto, entretanto, nem esse acorde, nem o acorde Cmaj13, obtido pelo acréscimo de uma terça adicional (Lá), são muito usados.

    Modo Dórico

    O modo dórico é construído no segundo grau da escala maior, usando-se as mesmas notas dessa escala. Por exemplo, a escala dórica de Ré é montada com as notas da escala Dó Maior, a partir do Ré, e consiste de "Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó". O modo dórico é muito parecido com uma escala menor, mas o sexto grau é elevado em meio tom. Ou seja, a escala Ré Menor teria um Si Bemol, enquanto o modo dórico tem um Si. Como ele parece tanto com a escala menor, é natural tocar esse modo sobre um acorde de sétima menor. Aliás, ele é usado com mais freqüência do que a própria escala menor. Se você for ao piano e tocar um acorde Dm7 ("Ré, Fá, Lá, Dó") com a mão esquerda, e tocar as notas do modo dórico de Ré e da escala menor de Ré na mão direita, vai provavelmente concluir que o modo dórico soa melhor, porque o Si é menos dissonante contra um acorde Dm7 do que o Si Bemol. Se você usar o modo dórico sobre um acorde de sétima menor, não há notas evitadas.

    Do mesmo modo que com o acorde de sétima maior, você pode acrescentar terças ao acorde de sétima menor para fazer Dm9, Dm11 e Dm13. Esses acordes ainda implicam o uso da mesmo modo dórico. Se você usar a escala menor natural, o acorde de décima-terceira contém a nota Si Bemol, que é um tanto dissonante nesse contexto. Esse acorde é raramente usado, mas quando ele é pedido, é geralmente notado Dm7b6, e é uma das poucas exceções à regra de que a maioria dos acordes são grafados em termos das extensões com números ímpares acima da sétima. Essa regra vem do fato de que os acordes são tradicionalmente feitos pela sobreposição de terças. A notação Dm6 é às vezes um sinônimo de Dm13 quando o Si natural é explicitamente pedido.

    Modo Frígio

    O terceiro modo da escala maior é chamado de modo frígio. Na tonalidade de Dó, uma escala frígia é construída sobre o Mi, e consiste de "Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré". Essa escala, como o modo dórico, também é similar à escala menor, exceto que o segundo grau no modo frígio é rebaixado em meio tom. Ou seja, uma escala Mi Menor teria um Fá Sustenido, enquanto o modo frígio tem um Fá. Se você tentar tocar a escala frígia sobre um acorde de sétima menor, vai provavelmente achá-lo mais dissonante do que a escala menor, por causa da segunda rebaixada. O modo frígio é usado ocasionalmente sobre um acorde de sétima menor, embora geralmente o acorde seja notado como m7b9 como uma dica ao improvisador de que o modo frígio deve ser usado. Há outras situações específicas em que a escala frígia soa bem. Uma delas é sobre um acorde de sétima da dominante com uma quarta suspensa (veja modo mixolídio, abaixo) e uma nona rebaixada, notada susb9. Outra é sobre um acorde específico que eu vou simplesmente chamar de um acorde frígio. Um acorde frígio sobre Mi seria "Mi, Fá, Lá, Si, Ré". Quando o modo frígio é tocado sobre esse tipo de acorde, o resultado é um som um tanto espanhol, particularmente se você acrescentar um Sol Sustenido à escala, resultando naquilo que é às vezes chamado de escala frígia espanhola. Várias músicas de Chick Corea, entre elas "La Fiesta", e boa parte da música do disco Sketches Of Spain, de Miles Davis, usam essa sonoridade extensivamente.

    Modo Lídio

    O quarto modo da escala maior é o modo lídio. Na tonalidade de Dó, uma escala lídia é construída sobre o Fá, e consiste de "Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi". Essa escala é como a escala maior, exceto que ela contém um quarto grau aumentado. Ou seja, uma escala de Fá Maior conteria um Si Bemol, enquanto a escala lídia contém um Si natural. Como o quarto grau da escala maior é uma nota evitada sobre um acorde de sétima maior, essa escala dá ao improvisador uma alternativa. Embora o som da quarta elevada possa soar um pouco incomum no começo, você vai ver que ela é em geral preferível à quarta natural da escala maior. Quando o símbolo Cmaj7 aparece, você tem a escolha entre as escalas maior e lídia. Geralmente, se o modo lídio é especificamente desejado, vai aparecer o símbolo Cmaj7#11. Lembre-se que um acorde Cmaj11 contém um Fá como a décima primeira; o Cmaj7#11 denota que essa nota deve ser elevada em meio tom.

    Modo Mixolídio

    O quinto modo da escala maior é o modo mixolídio. Na tonalidade de Dó, uma escala mixolídia é construída sobre o Sol, e consiste das notas "Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá". Essa escala é como a escala maior, exceto que o sétimo grau é rebaixado em meio tom. Ou seja, uma escala maior de Sol conteria um Fá Sustenido enquanto a mixolídia contém um Fá. Como o acorde de sétima construído sobre o quinto grau da escala maior é uma sétima da dominante, é natural que se toquem linhas baseadas no modo mixolídio sobre um acorde de sétima da dominante. Por exemplo, a escala mixolídia de Sol pode ser usada sobre um acorde G7.

    Do mesmo modo que com a escala maior sobre um acorde de sétima maior, o quarto grau da escala (Dó no caso do Sol Mixolídio) é uma nota um tanto evitada sobre um acorde de sétima da dominante. Entretanto, existe um acorde chamado de acorde suspenso, notado Gsus, Gsus4, G7sus, G7sus4, F/G, Dm7/G, ou G11 sobre o qual não há notas a evitar no modo mixolídio de Sol. A notação F/G indica uma tríade de Fá Maior sobre a nota Sol no baixo. O termo "suspensão" vem da harmonia clássica e se refere ao retardo temporário da terça num acorde da dominante ao se tocar primeiro a quarta, antes de resolvê-la na terça. No jazz, entretanto, a quarta geralmente não é nunca resolvida. O acorde suspenso consiste da fundamental, quarta, quinta, e geralmente também a sétima. A música "Maiden Voyage", de Herbie Hancock, consiste somente de acordes suspensos não resolvidos.

    Escala Menor ou Modo Eólio

    O modo eólio, ou escala menor, já foi discutido. Ele pode ser tocado sobre um acorde menor com sétima, embora os modos dórico ou frígio sejam usados com mais freqüência. Ele é geralmente mais usado sobre um acorde m7b6.

    Modo Lócrio

    O sétimo e último modo da escala maior é o modo lócrio. Na tonalidade de Dó, uma escala lócria é construída sobre o Si, e consiste das notas "Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá". O acorde de sétima construído sobre essa escala ("Si, Ré, Fá, Lá") é um acorde de sétima meio diminuto, Bm7b5. Esse símbolo vem do fato de que esse acorde é similar a um Bm7, exceto que a quinta é rebaixada em meio tom. O símbolo clássico para esse acorde é um círculo cortado por um "/" no meio. A escala lócria pode ser usada sobre um acorde de sétima meio diminuto (também chamado de sétima menor com quinta bemol), mas o segundo grau é um tanto dissonante e é às vezes considerado uma nota evitada.


    Leia e tire suas dúvidas conosco

    SuperHuman
    Veterano
    # out/09 · Editado por: SuperHuman
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    luckseven
    valeu cara tiro minha duvida :D

    Iversonfr
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Iversonfr
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    SuperHuman

    voce pode pensar de 2 maneiras... ou toca usando a escala de C ou Am, ou toca usando a propria escala de Dm, porem com a sexta acrescida de meio tom, que é o jeito correto de pensar, pois aí voce realmente entende oq ta fazendo... se voce tocar a escala de Am, o jeito de toca-la, vc vai acabar nao dando a intenção real do dórico, pois pela natureza de como vc esta habituado a tocar essa escala, vai acabar soando Am e nao Dm dórico... nao sei se consegui explicar direito... sou pessimo pra explicar... rsrsrs...

    agora, sobre a base... vc vai usar os mesmos acordes de C, porem nao pode pensar assim, pois a tonica agora será Dm, ou seja, voce passa a tratar o lá como a quinta de Dm, e nao mais como a sexta de C... faz assim... reescreve o campo harmonico de dó, mas com o Dm em primeiro lugar, como tonica... e analisa o CH pensando desse jeito.... aí vc vai sacar oq eu to tentando falar mas nao to conseguindo... rsrsrs... absss

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
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    faz assim... reescreve o campo harmonico de dó, mas com o Dm em primeiro lugar, como tonica... e analisa o CH pensando desse jeito.... aí vc vai sacar oq eu to tentando falar mas nao to conseguindo

    2

    leo gunner
    Veterano
    # out/09 · Editado por: leo gunner
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    faz assim T= TOM
    ST= SEMI TOM

    eu sempre uso essa tabela:

    Jonio - T T ST T T T ST
    Dorico- T ST T T T ST T
    Frigio - ST T T T ST T T
    Lidio- T T T ST T T ST
    Mixolidio- T T ST T T ST T
    Eolio- T ST T T ST T T
    Locrio - ST T T ST T T T

    Agora monta o campo harmonico de C

    Campo Harmonico de C Jonio:

    I II III IV V VI VII 8º
    C D E F G A B C

    Ai eh soh monta :

    C-Jonio
    D-Dorico
    E- Frigio
    F- Lidio
    G- Mixolidio
    A- Eolio
    B - Locrio


    Se voce fizer um Dm Dorico numa base de C voce nao vai sair do tom

    Iversonfr
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Iversonfr
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    leo gunner

    esse pensamento é bastante útil para se situar no campo, porem, creio q para "soar" dórico, ele tem q explorar a caracteristica do dórico, que seria a 6º maior...

    jogar um Dm numa base C, vai simplesmente continuar soando C... para ele realmente entender, acho q voce tem que "esquecer" que está no campo de C... pense que as notas são iguais por uma "mera coincidencia"... tem que passar a pensar o Dm na tonica, com os outros acordes assumindo agora outras posições e funções, senão continuará soando C... nao sei se consegui me explicar, pra variar um pouco... rsrsrs abs

    luckseven

    demais esse resumão! ja copiei! ahaha valew!

    luckseven
    Veterano
    # out/09
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    Iversonfr
    demais esse resumão! ja copiei! ahaha valew!


    Créditos ao www.jazzbossa.com

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
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    luckseven

    Boa!

    leo2505
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: leo2505
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    Aproveitando o tópico:

    Como eu construo uma escala no braço da guitarra a partir de um modo?

    Por exemplo o C Mixolídio:

    C-D-Em-F-G-Am-B

    Como eu "encaixo" essas notas menores no braço da guitarra?

    RennanGuitar
    Veterano
    # nov/11
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    leo2505
    pá de ouro pra ele
    cara tem um topico bem ativo que eu e meu colega fizemos,da uma olhada la

    leo2505
    Veterano
    # nov/11
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    RennanGuitar

    É que fui pela busca, o primeiro mais parecido com o que eu preciso reupei hehe

    Passa ae o link!

    RennanGuitar
    Veterano
    # nov/11
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    leo2505
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272383/

    leo2505
    Veterano
    # nov/11
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    RennanGuitar

    Valeu brother, logo quando eu te pedi, peguei esse nos teus ultimos comentarios, imaginei que deveria ser esse mesmo.

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