Ibanez SA 260FM - ajuda

    Autor Mensagem
    King Machado
    Veterano
    # out/09


    Boas, caros amigos. Sou o machado, sou de portugal e venho dizer que ja ha muito que sigo o forum e sempre me interessei por muitas das coisas que aqui se discutem. Gosto do espaço que existe para a discussão, para posts de opiniao. etc. So me inscrevi a agora porque nao tenho estado em portugal.


    queri, no entanto, deixar uma pergunta (em muitos outros foruns, NÃO conseguiram ajudar-me, espero que aqui consigam)

    Como coloquei a pergunta em sites inglees, podem nao ter percebido o que quis dizer... em portugues é mt mais facil!

    Se tocar na corda Mi Grave solta e ao mesmo tempo fizer um bend no 12ºfret da corda Sol, o som que sai da corda Mi grave desafina como se eu estivesse a usar a whammy bar.

    No entanto, o som do bend fica bem e so quando acabo de o fazer, é que o som da corda Mi grave, volta ao normal.

    Não sei se me fiz entender bem.. espero que compreendam e se tiverem duvidas digam qq coisa, sff.

    obrigado,

    King Machado

    jonas.hetfield
    Veterano
    # out/09 · Editado por: jonas.hetfield
    · votar


    King Machado
    Olá machado, então, isso acontece pois a ponte dessa guitarra é flutuante..
    Ou seja se voce der um bend de meio tom na corda sol enquanto toca a mi grave, a mi tenderá a diminuir aproximadamente meio tom.
    Em pontes desse tipo, a tensão de cada corda individualmente influencia na afinação de todas.

    Isso é normal, e é um dos pontos negativos de pontes flutuantes;

    King Machado
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eh pá!! muito obrigado.. como alguns de voces dizem.. portugues burro. mas jonas... ou alguem... me podem explicar um pouco mais sobre esse sistema flutuante?

    obrigado pela atenção

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Se sua guitarra tivesse floyd Rose, acho que até seria normal. Dê uma conferida na fixação da ponte e nas molas, se estão bem encaixadas !

    jonas.hetfield
    Veterano
    # out/09
    · votar


    King Machado
    então, sua ponte não tem aquelas molas atrás? que possibilitam dar alavancadas? elas que caracterizam se sua ponte é flutuante..

    pra voce distiguir melhor os tipos de ponte observe essas imagens:

    http://www.epiphone.com/images/N_LPfeat6.jpg
    Ponte fixa. Não há molas nem alavanca. A tensão de uma corda não muda a tensao de outra corda.

    http://www.langcaster.com/Lancaster.Images/Battery-Tremolo-sm.jpg
    Back box de um ponte flutuante, onde a tensao de cada corda exerce uma força sobre as molas, consequentemente interferindo na tensao das outras cordas

    King Machado
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ok muito obrigado... vou informar-me mais sobre estes pequenos-grandes assuntos :-p

    estas imagens ja sao um bom começo.. entao se eu quiser fazer um bend na corda sol e quiser ir com o dedo mindinho à corda si (por baixo) esta corda nunca vai estar no tom certo nao é? se eu estou a fazer o bend..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez SA 260FM - ajuda