Autor |
Mensagem |
luckseven Veterano |
# out/09 · Editado por: luckseven
Tava tentando tocar um blues aqui e tá ficando meio repetitivo.
Como faço as bases para tocar uma música assim?
To fazendo os bicordes e adicionando uma notinha para dar um som de blues, mas fazer isso a música inteira não dá. E - A e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D------2-4----------------------------------------------- A-2-4--0-0------------------------------------------------- E-0-0----------------------------------------------------
Whisky e blues - bêbados habilidosos
http://palcomp3.com/bebadoshabilidosos/
http://www.cifraclub.com.br/bebados-habilidosos/whisky-blues/
Como ir além desses bicordes e fazer um som bem legal. A intenção é tocar no violão e cantar.
|
Maltars Veterano |
# out/09
· votar
Tenta assim.
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D----------2-2-4-5------------------------------------- A-2-2-4-5--0-0-0-0------------------------------------- E-0-0-0-0----------------------------------------------
E no final tenta usar um final tipo assim.
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A-5-6-7------------------------------------------------ E-7-8-9------------------------------------------------
E volta pro inicío ^^ tenta usar umas pentatonicas e fazer uns arpejos no solo, não sei muito de blues mais espero ter ajudado ^^
|
joaormrt Veterano |
# out/09
· votar
faz um lá, dps um ré, dps volta pro lá, e dps um mi
|
Pompermayer Veterano |
# out/09
· votar
luckseven
Se você quiser algo mais sofisticado, é um clichê o uso de notas assim: e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D-2---4---5---4-2-2-----2-2-----2---------------------- A-0-0-0-0-0-0-0-0-0-3h4-0-0-----0------------------------ E---------------------------3-4------------------------
|
TappingBOY Veterano |
# out/09 · Editado por: TappingBOY
· votar
luckseven Pode fazer assim também.
Desisto !!, minha tab nunca sai certa.
|
luckseven Veterano |
# out/09
· votar
faz um lá, dps um ré, dps volta pro lá, e dps um mi tá parecendo aqueles caras bebados mandando vc toccar alguma coisa...
TappingBOY tenta mandar a tab ai.
|
Daniel_MV Veterano |
# out/09
· votar
vai estudar blues de 12 compassos
|
TappingBOY Veterano |
# out/09
· votar
luckseven Ela fica toda torta não sei por que =(
|
Codinome Jones Veterano |
# out/09
· votar
Base de blues eh na maioria I IV V graus de determinado tom.. escolha um tom e brinque com esses 3 graus .. pesquise uns turnaround que ja da pra brinca legal..
|
Thyagw Veterano |
# out/09
· votar
Eu gosto de fazer uns lickzinhos entre um acorde e outro Não muito grandes Fica bem legal E base de blues não tem muito o que inventar sem parecer o solo
|
luckseven Veterano |
# out/09
· votar
Como ir além desses bicordes e fazer um som bem legal.
Base de blues eh na maioria I IV V graus de determinado tom.. escolha um tom e brinque com esses 3 graus .. pesquise uns turnaround que ja da pra brinca legal..
Da teoria eu sei, pode ficar numa boa, mas como eu disse quero ir além dos bicordes e tal.
|
_Dio Veterano |
# out/09 · Editado por: _Dio
· votar
luckseven cara, dá uma estudada nas bases de pride and joy, Wait Until tomorrow e The Thrill is Gone.
São do SRV, Hendrix e BB king, respectivamente e também três vertentes bem distintas de blues.
|
MiguiM Veterano |
# out/09 · Editado por: MiguiM
· votar
Tem um bem legal e extremamente fácil: 1ª Parte:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D-----------------4------------------------------------ A------4-4---7-7-----7--------------------------------- E--5-5-------------------------------------------------
2ª Parte:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------4----------------------------------- D-------4-4---7-7----7--------------------------------- A--5-5------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
3ª Parte:
e------------------------------------------------------- B------------------------------------------------------- G----------------------6-------------------------------- D---------6-6---9-9------9------------------------------ A----7-7------------------------------------------------ E-------------------------------------------------------
Aí vc vai fazer isso nessa ordem:
1ª Parte(2x) 2ª Parte(2x) 1ª Parte(2x) 3ª Parte(1x) 2ª Parte(1x) 1ª Parte(2x)
e vai repetindo isso...
|
Curly Veterano |
# out/09 · Editado por: Curly
· votar
Gosto de usar uns acordes diferentes para montar bases de Blues, coisa que soam mais "jazzy", como esses aqui:
A7(13)_____D7(9)______E7(9)
e----X---------X----------X---- b----10--------10--------12---- g----11--------9---------11--- d----11--------10--------12--- a----10--------9---------11--- E----X---------X----------X-----
aqui um videozinho de como tocar uma base com esses acordes:
http://www.youtube.com/watch?v=VPubMO_sT7U
|
luckseven Veterano |
# out/09
· votar
Curly valeu!!!!
Era disso que eu tava falando =)
Com todo o respeito, mas tiveram algumas respostas de pessoas que nem leram o tópico...
|
Curly Veterano |
# out/09 · Editado por: Curly
· votar
luckseven
blz, veja esse post aqui também:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214626/#6194726
|
guitartube Veterano |
# out/09 · Editado por: guitartube
· votar
luckseven
É brow..... Existem muitas bases que enriquecem o blues. O exemplo do Curly foi muito bom, além do vídeo bem executado e com um timbre blues bem característico.
Eu vou fazer um vídeo de uma base que gravei e postei no fórum há um bom tempo atrás. Essa base é tão complexa e rica quanto bases de bossa nova. Eu upei no:
http://www.4shared.com/file/137378983/27b7eb52/King-Blues.html
Curly
Timbre bem legal, vc conseguiu extrair um ótimo timbre de blues com HBs em strato. Parabéns ae.....
flw!!!!!
|
Curly Veterano |
# out/09
· votar
guitartube
vlw, que lindos acordes mano !
e tá aqui um vídeo que só de ver dá pra pegar muita coisa mesmo:
|
guitartube Veterano |
# out/09
· votar
Curly
È,...... a mulher detona. Manda muito.
Blues é amplo. Eu mesmo peguei uma base na web e adaptei ao meu estilo:
flw!!!!!!
|
Jinkxs Veterano |
# out/09
· votar
Curly
Muiot legal o vídeo dessa mina... é um blues bem jazzy. Vou estudar esses acordes e licks...
[modo engraçadinho on] Ela parece o Geddy Lee mais novo....hehehe....
|
Jinkxs Veterano |
# out/09
· votar
guitartube
Cara... muito bom seu vídeo. Mas tá mais pra jazz do que pra blues....
|
nichendrix Veterano
|
# out/09
· votar
luckseven Da teoria eu sei, pode ficar numa boa, mas como eu disse quero ir além dos bicordes e tal.
Cara, use acordes inteiros e use a mão pra dar o ritmo, por exemplo, pegue o pattern ritmico do boogie e do shuffle, e ao invés de fazer no bicorde, faça com o acorde inteiro.
É bem simples, pegue o pattern que vc faz na mão direita ao tocar o bicorde, treine ele com as cordas soltas, só a mão direita. Depois é só repetir isso fazeno os acordes normalmente.
Isso dá mais libertade, porquê você pode tanto fazer só o acorde X7 puro e simples, como pode adicionar notas, Por exemplo adicionando a 6 e/ou a 7 com o dedinho no agudo dos acordes, pode usar o dedinho pra ir adicionando outras notas também.
Outra vantagem de fazer a base desse jeito é que você pode usar outros acordes, como X7/9 ou X7/9 (13), X6 entre outros.e pode variar.
Eu por exemplo, quanto tenho que ficar fazendo base, eu gosto de nos turnaround (a virada dos 4 acordes finais), usar acordes diferentes dos que usei no resto da musica. Também gosto de alternar entre acordes cheios e bicordes, seja fazendo 12 compassos com cheios e fazendo o seguinte com bicordes, de qualquer forma eu tento deixar o turnaround fixo, para que uma parte da base fique sempre fixa.
Jinkxs Muiot legal o vídeo dessa mina... é um blues bem jazzy. Vou estudar esses acordes e licks... Não gosto muito das lições dela com esses jazz bluesy não, eu prefiro as video aulas dela de jazz mesmo, especialmente swing e bebop que são as especialidades dela.
|