Autor |
Mensagem |
Scary Veterano |
# out/09
Falae! Queria sanar umas dúvidas a respeito de capacitores e potenciometros.
1 - Qual a diferença, na prática, de potenciometros Log e Lineares? E quais são usados geralmente no volume e no tone? 2 - Qual a diferença de pot 250k e 500k? Quais são usados em humbuckers (no caso, uma guita semi-acustica)? 3 - Qual são as marcas de boa qualidade de potenciômetros? 4 - O que são esses capacitores Orange Drops e pra que servem? Quais os ideais pra uma semi acustica/humbucker?
To dando um up geral na minha guita, e gostaria dessas informações sobre a parte elétrica.
Os captadores que eu uso são Alnico II Pro da SD.
Eu queria potenciometros que aumentassem gradativamente o volume, mas não sei se esses são log eou lineares.
Valeu!
|
Codinome Jones Veterano |
# out/09
· votar
a unica coisa q eu sei eh q em humbuckers são usados de 500K..
|
Penta_Blues Moderador |
# out/09
· votar
Bom dia!!!
Scary Cara, vou tentar colocar alguma coisa mais tarde pois o assunto é um pouquinho extenso. Só pra adiantar: a diferença dos Pots lineares e logaritmos se dá por conta da natureza de nossa percepção auditiva. Eles funcionam de forma diferente, mas ambos soarão aos nossos ouvidos como gradativo. Vou preparar algo mais completo e depois posto aqui, ok? Valeu!!!
|
Marciocp Veterano |
# out/09
· votar
Tenho as mesmas duvidas que o colega Scary. Comprei um kit de parte eletrica fender CTS no ebay e veio todos os tres poteciometros do tipo A.
Aprobeitando o topico, alguem saberia me dizer aonde eu encontro bons fios para refazer a parte eletrica?? e qual o tipo do fio...
Valeu
|
Penta_Blues Moderador |
# out/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa tarde!!!
Scary
1 - Qual a diferença, na prática, de potenciometros Log e Lineares? E quais são usados geralmente no volume e no tone? Se vc colocar nos lugares normalmente utilizados vc não notará diferença pois eles são diferentes justamente para obterem o mesmo resultado na prática para uma diferença em nossa percepção auditiva Os Pot Lineares funcionam à medida que vc gira o knob de forma gradual, ou seja, se vc girar 10% do seu curso ele alterará a saída em 10%, se girar 20% em 20% e assim por diante. Os Pot Logarítmicos, ou de Audio, funcionam de maneira mais efetiva à medida que o knob é girado pois o ouvido humano não percebe os sons de forma linear. Isso significa que para se ouvir um som duas vezes mais alto seria necessário girar um pot linear dez vezes mais. Seria algo como uma progressão aritmética e uma progressão geométrica. Lembra disso?...rs Assim, pots lineares são usados para Tone e os logaritmicos para Volume.
2 - Qual a diferença de pot 250k e 500k? Quais são usados em humbuckers (no caso, uma guita semi-acustica)? A diferença está na quantidade de agudos que os pots "permitem" passar. Quanto mais altos os valores, mais agudos deixarão passar. Numa guitarra com Humbuckers normalmente são usados Pots de 500k.
3 - Qual são as marcas de boa qualidade de potenciômetros? Eu não conheço muito sobre marcas de potenciometros, mas mais importante que isso é saber se eles efetivamente cumprem sua função. Para isso basta testa-los com um multímetro.
4 - O que são esses capacitores Orange Drops e pra que servem? Quais os ideais pra uma semi acustica/humbucker? São capacitores de polipropileno, de cor laranja. Os valores dos capacitores vão depender de uma série de fatores, entre eles as características dos captadores, o valor dos pot, a capacitância do cabo da guitarra, etc.
Valeu!!!
|
MMI Veterano
|
# out/09
· votar
Scary 3 - Qual são as marcas de boa qualidade de potenciômetros? No mercado tá cheio de Ching-Ling. Claramente são inferiores, principalmente na durabilidade. Se você pesquisar, tem potencimetros de marcas como Fender, Gibson, que obviamente são mais caros e melhores, mais duráveis.
|
faski Veterano |
# out/09
· votar
Scary os potenciometros da gotoh são muito bons e os da cortek tambem nunca tive problemas c/ nenhum deles pode confiar.
|
MaicolBrevia Veterano |
# dez/09
· votar
Puxando um gancho rapidinho nesse tópico!
Alguem pode me dizer se pode ser feito ou não:
Vou montar meu pedal MXR Dist. nesse fim de semana, estou com todos componentes, é só soldar, mas me falta os dois pots, ai depois de terminar de soldar os componentes tudo certinho, pretendo testa-lo.
Ai me surge a duvida, tem como testar o pedal sem os pots?
Tipo, fazendo um jumper provisorio onde deveria ser a entrada e saida do pot., creio eu que se isso pode ser feito, o level e drive estarão no maximo(obviamente, não vai ter nenhuma resistencia ali).
Valeu galera!!! Abçs
|
Will Bejar Veterano |
# dez/09
· votar
Eu sempre tive uma dúvida sobre os potenciômetros...até que ponto é perceptível a diferença de qualidade de um pro outro??? Ou é só no tempo de vida???
|
Thiago0 Veterano |
# dez/09
· votar
Marciocp Não entendo muito de eletronica mais posso te dizer potenciometros que vem escrito A são logaritimos
Na duvida pense Alugo Belina rsrsrsrs
|
MaicolBrevia Veterano |
# dez/09
· votar
Alguem sabe dizer da questão dos pots?
se pode testar o pedal sem os potenciometros, que no meu saco estou sem(não tinha na loja disponivel), mas tenho todos componentes da PCI.
|