Capacitores para captadores SD

    Autor Mensagem
    Simonetti
    Veterano
    # nov/07


    Troquei semana passada os captadores originais de minha SX GG1 STD por um kit de Seymour Duncan JB SH-4 + SH-2n Jazz.

    Aconteceu que depois da troca o controle de tonalidade estava tirando volume do som. Ou seja, a tonalidade = 0 fazia o volume zerar também.

    O luthier que estava fazendo o serviço disse que eram os CAPACITORES, e trocou os de 47nF por 10nF e 22nF.

    O controle de tonalidade melhorou muito, mas depois eu estou indagando se pode melhorar ainda mais. Daí, 2 perguntas:

    - Como os capacitores influenciam o trabalho dos captadores?
    - Como a minha guitarra pode melhorar ainda mais?

    Valeu.

    leolmx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    capacitor não é um dispositivo que armazena energia eletrica, pra depois liberá-la mais rapidamente do que outros dispositivos que armazenam energia de outra forma?

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    leolmx

    Sim, é por aí.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # nov/07
    · votar


    Simonetti
    A simples troca dos captadores não deveria afetar o funcionamento dessa forma, provavelmente foi feito alguma ligação errada ou ocorreu algum curto circuito em algum momento.
    O capacitor do tone, em conjunto com o potenciômetro, funciona simplesmente como um filtro passa baixas variável (filtra frequências altas); filtrando mais, ou menos, os agudos.
    O que acontece é que o capacitor se carrega e descarrrega (como uma bateria, mas muito rapidamente). Ligando um resistor (pot = res. variável) aumenta o tempo de descarga desse capacitor. As frequências com período menor do que o tempo de descarga acabam sendo "barradas".
    Agora, melhorar ou piorar trocando os capacitores... isso é muito relativo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capacitores para captadores SD