Split, Defasagem e Push-Pull. Qual a diferença?

Autor Mensagem
lm_fb
Veterano
# set/09


Aee galera, qual a diferença entre esses três sistemas?? É muito caro colocar isso na guitarra? Sou fã do Jimmy page, e li que ele usava esses sistemas.. Não entendi como funciona, nem qual a diferença de um pro outro em termos de som.. Peço a ajuda de vcs.. :D

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


Push pull é o "sistema". É uma chave no potenciômetro que desativa uma das bobinas de um humbucker, "transformando" ele num single. Quando isso acontece usamos o termo split, que em inglês signica dividir. Ou seja, dividir o captador duplo.

Eu tenho uma guitarra com push-pull, é bacana e versátil, mas não soa como single mesmo. Som de single coil só o próprio mesmo.

Abç

lm_fb
Veterano
# set/09
· votar


E o que é Split Coil e Defasagem??

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


lm_fb
Split Coil é desativar uma de umas bobinas de um Humbucker, tornando-o um single coil. Defasagem é ligar o captador fora de fase, dando um timbre diferente, mais magro e agudo.

Luke asp-r
Veterano
# set/09
· votar


lm_fb

Tenta usar a busca, vai achar um monte de coisas sobre isso !

_deep_
Veterano
# set/09
· votar


push pull nao esta diretamente relacionado a defasagem ou split de pickups, é apenas uma chave liga/desliga, nesse caso um potenciometro que tem uma funcionalidade extra...se puxado/pressionado, liga/desliga outro circuito.

o fato é que esse sistema ativa o circuito de split ou defasagem dos captadores de bobina dupla, dai vem a confusao

;o)

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


Jimmy page tinha no mínimo 2 pots push-pull. Um splittava e o outro defasava.
O captador fora de fase deixa o som mais "fanho", parecido com o som do Peter Green na fase inicial do Fleetwood Mac. Jimmy Page era fã do Peter Green e por isso copiou o timbre defasando o cap do braço. No caso do Peter Green, não tinha push-pull.. era defasado o tempo todo. Diz a lenda que ele mesmo abriu o cap para trocar o ímã, e ao colocar a barrinha, trocou os polos sem querer. Mas gostou do timbre e acabou deixando assim mesmo. Tal sonoridade virou uma assinatura, que serviu de inspiração para muitos imitadores, incluindo Gary Moore que acabou comprando a Les Paul do Peter Green e foi assim que descobriram o "truque".

lm_fb
Veterano
# set/09
· votar


É possivel ter split coil, defasagem e ligação em série num mesmo captador?

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


lm_fb
Sim, ma vai precisar de várias chaves/push-pulls.

lm_fb
Veterano
# set/09
· votar


Van_Lorien
Quantos fios o capatador deve ter?

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Bom dia!!!

lm_fb
Cara, vc poderia tranquilamente achar resposta pra sua dúvida usando a BUSCA. Já tive oportunidade de escrever sobre isso em outros tópicos.
Pra não dizer que sou encrenqueiro, vamos aproveitar seu tópico para repetir certos conceitos:

É sempre complicado comentar algo que se baseia em impressões pessoais, pois o que é "forte" pra mim não será exatamente "forte" pra vc. Além disso, caracterizar timbre com palavras como "magro", "gordo", "brilhante", etc, é difícil e nem sempre traduz exatamente o que se quer dizer.
Mas vamos tentar:
Humbucker ligado em série - é a forma mais comum de se ligar um humbucker e a que dá mais "saída" ao mesmo. Seu timbre é "cheio" e "gordo" se comparado ao Single.
Humbucker ligado em paralelo - seu timbre fica mais "brilhante" e com menos volume se comparado ao Humbucker em série, mas ainda preserva as características de um Humbucker.
Humbucker Splitado - neste caso uma das bobinas do Humbucker é desligada e a outra permanece funcionando, o que o deixa com características de Single quanto ao timbre e também quanto ao característico "Hum" dos Singles.
Humbucker Defasado - neste caso, deve haver uma referência, pois o Cap só está defasado se estiver em relação com outro. De maneira geral, isto significa fazer com que as bobinas do captador trabalhem "Fora de Fase", seja uma em relação à outra (bobina), seja um em relação ao outro (captador). O resultado é o cancelamento de certas frequências, principalmente as graves.
Existem neste caso algumas possibilidades, mas o importante é observar que quanto mais próxima estiver uma bobina da outra, mais efetiva é a defasagem:
1 - Captador defasado em relação a outro captador: no caso de Single há o cancelamento do Hum. No caso de Humbucker, o timbre será mais "fino" e com menos volume. É importante observar que apenas um captador deve estar defasado, já que se vc defasar ou outro captador eles entrarão em fase novamente.
2 - Bobina defasada em relação à outra bobina do mesmo captador. Se as bobinas estiverem em série, haverá um grande cancelamento de frequências e uma grande perda de volume; se as bobinas estiverem em paralelo, o resultado será o timbre mais "fino" e de mais baixo volume de todas as combinações possíveis, o que seria um desperdício pois será mais "fraco" que um Single.
Alguns ainda podem encontrar um tal de Coil Tap que equivocadamente traduzem para um mesmo significado de Splitar. Acontece que dificilmente alguém consegue fazer Coil Tap em bobinas de captadores, pois isso implica em "puxar" condutores de partes diferentes do enrolamento da bobina. Isso deixa o Captador com timbres diferentes já que ao se puxar condutores dessa forma, cada um dele terá um determinado número de espiras e como sabemos, o número de espiras de um Cap influencia no seu timbre.
Tudo isso pode ser ativado/desativado através de chaves, sendo uma delas o conhecido Push/Pull, bastando para isso seguir os esquemas de cada caso. O ideal é que o Humbucker possua quatro condutores a fim de permitir a maior variedade de ligações possíveis, mas algumas delas podem ser feitas com captadores que possuam apenas dois condutores.
É isso aí. Espero ter ajudado um pouquinho.
Valeu!!!

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues

Eu entendia como Coil Tap o fato de aterrar uma das bobinas (através de um potenciômetro, chavinha ou push-pull), e com isso o captador passando a atuar como single. É diferente de splittar porque no split vc não aterra, e pode inclusive usar as 2 bobinas separadamente (como se fossem 2 singles juntinhos).
Mas pode ser que eu pensava errado, uma vez que é um termo estrangeiro, que não tem uma tradução específica :)

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa noite!!!

Ant--
É diferente de splittar porque no split vc não aterra,
Cara, eu não entendi esta sua explicação, pois ao splitar uma bobina vc a aterra sim.

e pode inclusive usar as 2 bobinas separadamente (como se fossem 2 singles juntinhos).
Isso é ligar as bobinas em paralelo.

uma vez que é um termo estrangeiro, que não tem uma tradução específica :)
Isso é verdade, mas o termo é usado para o ato de "puxar" um condutor. Isso tb se aplica para outros equipos.

Valeu!!!

Henrique S.
Veterano
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

isso nao é push pull

push pull só significa que o potenciometro tem uma chave de 2 posicoes (tipo uma chave alavanca) que voce muda empurrando (push) e puxando (pull)

tem o push push, que parece com chave de pedal, vc aperta pra trocar...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


empurrando (push) e puxando (pull)

Similar ao que acontece antes de um escanteio.

Espero ter ajudado. :-P

alele
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues
a sound/malagoli lançou uns escudos montados com multi-tap em alguns captadores... deve ser interessante

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Bom dia!!!

alele
Cara, eu vi isso. Eu já conheço e tenho instalado em uma de minhas guitarras um Set de caps X-Power feito em colaboração com o Seji Tagima. É muito legal.
Eu gostaria de testar aquele set das "Fender".
Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ant--
Jimmy page tinha no mínimo 2 pots push-pull. Um splittava e o outro defasava.

Acho que isso responde sua pergunta:
The bridge volume knob splits the bridge pickup, while the neck volume knob splits the neck pickup coils. The bridge tone knob places the pickups out of phase with one another. The rhythm (neck) pickup tone knob controls weather the pickups are wired in series or in parallel.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
empurrando (push) e puxando (pull)

Similar ao que acontece antes de um escanteio.

Espero ter ajudado. :-P


Aqui quase todo mundo é nerd, quase ninguém gosta de futebol. Hhehehh.
Faltou dizer que se o escanteio ou falta é contra o Botafogo o pushing pulling resulta em falta contra nós.

Abç

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues
Cara, eu não entendi esta sua explicação, pois ao splitar uma bobina vc a aterra sim.

Pois é. Na verdade a coisa é mais complexa ainda. Encontrei uma explicação no FAQ da Duncan. Para Coil Tap vc precisa de 2 enrolamentos numa mesma bobina (normalmente em singles). Quando acionado o Tapping, um enrolamento se une ao outro proporcionando um maior ganho na saída do captador, certamente para momentos mais irados, como uma base pesada ou solo. Desabilitando o Tapping, volta a ter um som tranquilo de single vintage.
Já o Split é realmente desligar uma das bobinas de um captador duplo, seja aterrando ou simplesmente desligando o hot da mesma.


What is a coil tap?
A coil tap refers to a lead connected to an individual coil's winding and is used to raise and lower a pickup's output and change its tone. This is most often utilized on single coil pickups where the player wants a higher output pickup but also wants to be able to switch to a lower output and more vintage-type tone using the same pickup. Many of our pickups for Strat® and Tele® are available in tapped versions for an additional $1 - $11, depending on the model. In addition,you can special order a "Shop Floor Custom" tapped version of any other pickup for an upcharge of $12.

What is coil splitting?
Coil splitting refers to the ability to disable one coil in a humbucker-type pickup. This offers the player option of getting a single coil-type tone from a humbucker-loaded guitar. Many pickups have three- or four-conductor wiring that allows for one coil to be disabled by shorting one coil to either ground or hot. All production Seymour Duncan humbuckers can be purchased with four-conductor wiring either stock from the factory or as a Production Floor Custom order. The exceptions to this rule are the Vintage Rails (SVR-1) and Duckbuckers (SDBR-1), which are wired internally in parallel from the factory.


Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa noite!!!

Ant--
Para Coil Tap vc precisa de 2 enrolamentos numa mesma bobina (normalmente em singles).
É, na verdade este é o princípio do Tap e não necessariamente a explicação para Tap.
A idéia é a de se ter condutores com diferentes enrolamentos (sejam enrolamentos isolados, sejam quantidades diferentes de espiras num mesmo enrolamento) com o objetivo de alterar o timbre já que esta variável leva a este resultado.
Valeu!!!

rafaboone
Veterano
# jul/10 · Editado por: rafaboone
· votar


Como faço pra ligar em serie com o push pull minha, ela e guitarra e h-s-h.
È Ibanez grg 270 os h tem quatro fios, e se vale a pena pois ta um som mais fraco e agudo demais .Minha chave tem cinco possições.
Mas o quero msm e defasar o cap da ponte.
Resumindo como ficaria essa ligação ha e se eu troco esse push pelo pot de tone ou tenho que fazer outro furo.
Vleu ai.

Penta_Blues
Moderador
# jul/10
· votar


Bom dia!!!

rafaboone
Vamos lá:
Seja ligar em série, seja defasar vc precisa definir em relação a que caps vc pretender fazer isso.
Com relação à instalação especificamente do potenciometro push/pull, não há necessidade de fazer nenhuma adaptação na guitarra, já que vc trocará o pot original de tone pelo push/pull. Este push/pull assumirá a função de tone e lhe dará a opção de ligação extra que vc deseja para os caps.
Valeu!!!

rafaboone
Veterano
# jul/10
· votar


Valeu cara muito obrigado msm.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Estou resgatando o tópico pra tirar minha dúvida...

É o seguinte, eu tenho uma Ibanez JS100. Troquei os captadores dela por PAF Pro e FRED da Dimarzio.
Essa guitarra já veio com push/pull e quando troquei os captadores pedi para o luthier manter este sistema.

A minha pergunta é, como posso saber o que este push/pull está fazendo com os captadores? Se é o sistema de defasagem, ou de splitagem (neologismo) ou sei lá qual sistema.

Pois todos falam que, quando acionado, este sistema tras o famoso "hum" dos singles, mas quando dou o "pull" no potenciometro o "hum" acrecido é muito baixo, chega a ser irrelevante e a guitarra realmente fica com um som de um captador single, um som muito legal por sinal.

Eu procurei no manual e na internet e não encontrei.

Eu estou querendo saber pois estou prestes a comprar uma Gibson Les Paul e gostaria de instalar este sistema de push/pull e pra isso gostaria de saber que sistema é o meu e se é simples de fazer.


Abraço!!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Alguem..??

Tamehiro
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero
Cara, falaram ali em cima:

Humbucker Splitado - neste caso uma das bobinas do Humbucker é desligada e a outra permanece funcionando, o que o deixa com características de Single quanto ao timbre e também quanto ao característico "Hum" dos Singles.

Ou seja: Não vai ficar igual a um sinlge, por isso o som não é tão estalado e o hum é menor.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Tamehiro
Eu estava pesquisano agora e vi que nas JS1000 e 1200 são coil tap, segundo o site da Ibanez. Será que na JS100 não é também?

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Me ajudem...
Antes de conversar com o luthier eu gostaria de obter informações, pra não fazer a coisa errada.

Eu comprei uma Gibson Les Paul Studio e gostaria de colocar o push/pull nela. Mas antes gostaria de saber qual destes sistemas (split, defasagem ou coil tap) está na minha Ibanez JS100, que eu troquei os captadores para FRED e PAF PRO da Dimarzio.
Pois acho este sistema da minha guitarra muito bom.


Segundo o site da Ibanez as JS 1000 e 1200 tem o sistema de coil tap:
http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page10.php?area_id=6&data_id=1030& color=CL01&year=2010&cat_id=1&series_id=382


Já na JS 100 não há nenhuma especificação dizendo que ela tem coil tap ou algo do tipo. Apenas informa que ela possui push/pull.
Descrição da JS 100:
http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page10.php?area_id=6&data_id=1031& color=CL01&year=2010&cat_id=1&series_id=382


Alguem sabe qual o sistema as JS 100 possuem?

Abraço!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Mais uma tentativa...

Up!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Split, Defasagem e Push-Pull. Qual a diferença?