"bicordes" existem outros modos?

    Autor Mensagem
    scar of guitar
    Veterano
    # set/09


    cara eu tentei no busca uma explicação sobre varios tipos de bicordes,mais ñ achei.se alkém pude me explicar eu agradeço mto!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    scar of guitar
    Cara, eu já postei isso umas três vezes, mas vamos lá. De repente vc não sabe que Bicorde também é chamada de Power Chord:
    Power Chords
    Os Power Chords são os acordes mais utilizados e difundidos no Rock de maneira geral, principalmente entre guitarristas iniciantes e gêneros que não se preocupam com Harmonias elaboradas ou rebuscadas. Sua facilidade de compreensão e execução está no fato de que, entendidos os principios de sua formação, é possível transportá-los por toda a extensão da escala da guitarra.
    O Power Chord mais utilizado é aquele formado por Tônica e Quinta Justa, e sua popularidade se deve a dois fatores:
    a) Funciona exatamente da mesma maneira em qualquer casa, desde que a Tônica permaneça entre as três últimas cordas (4ª, 5ª e 6ª).
    b) Não inclui na sua formação a Terça, deixando assim de ter a característica Maior ou Menor do acorde.
    A base para a formação do Power Chord tradicional são os Intervalos Consonantes, ou seja, Tônica e Quinta (com um intervalo de Quinta Justa) para os Bicordes, e Tônica, Quinta e Oitava (repetindo o intervalo de Quinta Justa do modelo anterior e acrescentando o de Quarta Justa entre a Quinta e a Oitava) para as Tríades.
    Como estes acordes normalmente não possuem Terça, eles adquirem um caráter de suspensão e perdem, em princípio, sua função harmônica, não significando no entanto que seu uso pode ser indiscriminado, pois sua Tônica permite atribuir uma certa regra ao seu emprego.
    De maneira geral, basta saber posicionar a Tônica no lugar certo para não se complicar com os Power Chords. Mas, como tudo possui seus "segredinhos", nos Power Chords estes residem em conhecer suas variações e em aplicar os conhecimentos relativos a acordes e Graus de um Campo Harmônico.
    De posse destes conhecimentos, podemos então montar os seguintes Power Chords e suas variações:
    1 - Power Chord Tradicional: Tônica e Quinta Justa
    Como visto anteriormente, devido ao uso de apenas duas notas na sua formação e de utilizar cordas subsequentes em seu "shape", este Power Chord pode ser usado nas três últimas cordas.
    2 - Power Chord adicionando outra Tônica: Tônica, Quinta Justa e Oitava
    Dá ao Power Chord uma característica mais "brilhante", mas deve-se tomar cuidado com seu "shape" que é diferente ao se usar as 5ª e 6ª cordas daquele na 4ª, por conta da variação de intervalos para as demais cordas.
    3 - Power Chord adicionando outra Quinta: Quinta Justa, Tônica, Quinta Justa e Oitava
    Este Power Chord tem um som mais "cheio" e grave devido à Quinta acima da Tônica.
    4 - Power Chord adicionando uma nona: Tônica, Quinta Justa e Nona
    Normalmente empregado no gênero Progressivo
    5 - Power Chord Invertido: Quinta e Tônica
    Ainda trabalhando com os I e IV Graus, fazemos neste modelo uma inversão, ou seja, a nota mais aguda é a Tônica do Power Chord.
    6 - Power Chord para substituir Acordes Maiores: Tônica, Quinta Justa, Oitava e Décima.
    Mas Décima não é uma Terça e Power Chord não possui terças?!...
    Correto, os tradicionais não. E por isso mesmo este modelo de Power Chord se amarra à única função de substituir os acordes Maiores, principalmente quando um tema tocado todo em Power Chord requer transições de arpejos rápidos. Outra característica desse Power Chord é que ele só funciona em tônicas localizadas na 6ª corda.
    7 - Power Chord Menor: Tônica e Terça Menor
    O desenho lembra um Power Chord invertido e serve para harmonizar-se quando estamos utilizando Escalas Menores da Tônica ou sua Relativa Maior, sendo muito útil numa transição ou para quebrar a monotonia de uma sequência de Power Chords tradicionais.
    8 - Power Chord Maior: Tônica e Terça Maior
    Este Power Chord, muito usado por bandas de Rock mais "pesado", tem o mesmo princípio de emprego do Power Chord anterior, com a diferença deste ser harmonizado nas Escalas Maiores da Tônica ou na sua Relativa Menor.
    Todas estas variações permitem que, aplicando os conhecimentos sobre formação de acordes e Intervalos, se altere o andamento harmônico da composição apenas alterando o padrão de Power Chord utilizado.
    Acho que deu pra ter uma noção de que não se trata apenas de ficar mais confortável tocar Power Chord com dois ou três dedos, mas sim de que sensação pretendemos passar em nossa composição aos recorrermos aos Power Chords.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "bicordes" existem outros modos?