Problemas para montar bicordes

Autor Mensagem
Aero
Veterano
# jan/08


Então...
Tô querendo montar um bicorde aqui, mas não lembro (não lembro, porque meu professor já me passou isso, mas esqueci) como que se monta...

Se puderem me ajudar, eu agradeço!!


Valeu gente!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Aero
bicorde voce diz, o intervalo de quinta, ou powerchord?

se for, é assim:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------------------4--------9-------------------------
D---3-----4-----7-----4--------9----------------------------
A---3-----4-----7-----2--------7----------------------------
E---1-----2-----5-----------------------------------------


Aero
Veterano
# jan/08 · Editado por: Aero
· votar


Então...
Eu não entendi nada do que você quis dizer...
É que assim, eu to fazendo uma música aqui e queria passar as notas que tenho pra bicorde, e não sei como faço!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Mas é bicorde que nem esses que você colocou, só que queria saber passar uma nota pra bicorde...

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Aliás... O que é powerchord?

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
pra "passar"uma acorde para bicorde é só retirar a terça dele(sendo maior ou menor), no bicorde, como o nome diz, só tem duas notas, a tônica e a quinta do acorde, se o acorde for um C , você só toca as notas Dó e Sol(que é a quinta de dó)

Steve Van Halen
Veterano
# jan/08 · Editado por: Steve Van Halen
· votar


Aero
Veio, vc nao ta flando coisa com coisa
Olha é o seguinte: nota é nota, é simples qndo vc toca la, vc ta tocando apenas la
bicorde (powerchord) ja são duas notas juntas, bicorde de do por exemplo vc ta tocando do e sol juntos. Vc fla bicorde pq vc ta tocando apenas duas notas de um acorde (acorde basicamente é a tonica, a terça e a quinta) no caso vc ta tocando apenas a tonica (o do, a principal nota do acrode, aqla q de tao importante da nome) e a quinta (q eh a nota q vc ta tocando junto com a tonica)

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Hmmm

Entendi...

Então se eu quisesse, por exemplo, fazer o bicorde de Mi, seria Mi (tônica) e Si (quinta)...

Certo???

Valeu gente!

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
isso

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Pow gente...
Valeu ae!

Só uma coisa...
O que é powerchords?

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
Mesma coisa de bicorde

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


E quando se faz aquele bicorde que usa 3 notas, exemplo esse:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-----5------------------------------------------------
A-----5------------------------------------------------
E--3---------------------------------------------------


Como que se achou esse terceira nota?

kohler1000
Veterano
# jan/08
· votar


A 5 da Ré e a mesma da 3 da Mizona, então só tem duas notas na verdade...

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
é só a tônica uma oitava acima

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Então é só pra ficar mais cheio o som, mesmo, né?

kohler1000
Veterano
# jan/08
· votar


Aero

Sim, na verdade nem faz muita diferença

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Valeu mesmo, gente!

To devendo uma, hein? xD

kohler1000
Veterano
# jan/08
· votar


Não achou que ia ser de graça, achou?! vai passando o dinheiro

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


hauhuauhaahu

Eu te pago tudo, com juros no dia 31 de fevereiro, tá?

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Aero
Ah se essa rapaziada usasse a ferramenta de BUSCA...
Saca só o que eu postei dia desses sobre Powerchord (ou Bicorde se vc preferir...)

Power Chords
Os Power Chords são os acordes mais utilizados e difundidos no Rock de maneira geral, principalmente entre guitarristas iniciantes e gêneros que não se preocupam com Harmonias elaboradas ou rebuscadas. Sua facilidade de compreensão e execução está no fato de que, entendidos os principios de sua formação, é possível transportá-los por toda a extensão da escala da guitarra.
O Power Chord mais utilizado é aquele formado por Tônica e Quinta Justa, e sua popularidade se deve a dois fatores:
a) Funciona exatamente da mesma maneira em qualquer casa, desde que a Tônica permaneça entre as três últimas cordas (4ª, 5ª e 6ª).
b) Não inclui na sua formação a Terça, deixando assim de ter a característica Maior ou Menor do acorde.
A base para a formação do Power Chord tradicional são os Intervalos Consonantes, ou seja, Tônica e Quinta (com um intervalo de Quinta Justa) para os Bicordes, e Tônica, Quinta e Oitava (repetindo o intervalo de Quinta Justa do modelo anterior e acrescentando o de Quarta Justa entre a Quinta e a Oitava) para as Tríades.
Como estes acordes normalmente não possuem Terça, eles adquirem um caráter de suspensão e perdem, em princípio, sua função harmônica, não significando no entanto que seu uso pode ser indiscriminado, pois sua Tônica permite atribuir uma certa regra ao seu emprego.
De maneira geral, basta saber posicionar a Tônica no lugar certo para não se complicar com os Power Chords. Mas, como tudo possui seus "segredinhos", nos Power Chords estes residem em conhecer suas variações e em aplicar os conhecimentos relativos a acordes e Graus de um Campo Harmônico.
De posse destes conhecimentos, podemos então montar os seguintes Power Chords e suas variações:
1 - Power Chord Tradicional: Tônica e Quinta Justa
Como visto anteriormente, devido ao uso de apenas duas notas na sua formação e de utilizar cordas subsequentes em seu "shape", este Power Chord pode ser usado nas três últimas cordas.
2 - Power Chord adicionando outra Tônica: Tônica, Quinta Justa e Oitava
Dá ao Power Chord uma característica mais "brilhante", mas deve-se tomar cuidado com seu "shape" que é diferente ao se usar as 5ª e 6ª cordas daquele na 4ª, por conta da variação de intervalos para as demais cordas.
3 - Power Chord adicionando outra Quinta: Quinta Justa, Tônica, Quinta Justa e Oitava
Este Power Chord tem um som mais "cheio" e grave devido à Quinta acima da Tônica.
4 - Power Chord adicionando uma nona: Tônica, Quinta Justa e Nona
Normalmente empregado no gênero Progressivo
5 - Power Chord Invertido: Quinta e Tônica
Ainda trabalhando com os I e IV Graus, fazemos neste modelo uma inversão, ou seja, a nota mais aguda é a Tônica do Power Chord.
6 - Power Chord para substituir Acordes Maiores: Tônica, Quinta Justa, Oitava e Décima.
Mas Décima não é uma Terça e Power Chord não possui terças?!...
Correto, os tradicionais não. E por isso mesmo este modelo de Power Chord se amarra à única função de substituir os acordes Maiores, principalmente quando um tema tocado todo em Power Chord requer transições de arpejos rápidos. Outra característica desse Power Chord é que ele só funciona em tônicas localizadas na 6ª corda.
7 - Power Chord Menor: Tônica e Terça Menor
O desenho lembra um Power Chord invertido e serve para harmonizar-se quando estamos utilizando Escalas Menores da Tônica ou sua Relativa Maior, sendo muito útil numa transição ou para quebrar a monotonia de uma sequência de Power Chords tradicionais.
8 - Power Chord Maior: Tônica e Terça Maior
Este Power Chord, muito usado por bandas de Rock mais "pesado", tem o mesmo princípio de emprego do Power Chord anterior, com a diferença deste ser harmonizado nas Escalas Maiores da Tônica ou na sua Relativa Menor.
Todas estas variações permitem que, aplicando os conhecimentos sobre formação de acordes e Intervalos, se altere o andamento harmônico da composição apenas alterando o padrão de Power Chord utilizado.
Acho que deu pra ter uma noção de que não se trata apenas de ficar mais confortável tocar Power Chord com dois ou três dedos, mas sim de que sensação pretendemos passar em nossa composição aos recorrermos aos Power Chords.

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

kohler1000
Sim, na verdade nem faz muita diferença
Cara, faz muita diferença!
Se uma nota a mais não fizesse tanta diferença, Powerchord também seria Acorde, Tríade seria a mesma coisa que Tétrade, etc...
Valeu!!!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues
Hmmm...
Eu não achei isso, porque não sabia que powerchord e bicorde são a mesma coisa...
Eu procurei na busca, mas não achei nada relacionado...

Mas valeu pela ajuda!
^^

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


ressucitando

Galera, tava vendo o post do Penta_Blues aí em cima, que ele mostra 8 variações de Power Chords. Então, minha dúvida é a seguinte:

compus um riff aqui em que eu uso 4 powerchords invertidos, o 5° tipo que ele citou ali, em que eu uso a Quinta e a tônica. Pois bem, agora que entra minha dúvida, assim como ele disse, ja que o powerchors não tem terça, ou seja,m não posso definir se é maior ou menor, ele fica suspenso, como faço pra achar o campo harmonico da minha música? Como vou saber o tom que ela está, e consequentemente quais escalas vou utilizar?

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


juninholiveira

Através do contexto harmônico.

Veja este exemplo:

C5 - F5 - G5 - Bb5

Em princípio pode parecer que está em Dó maior, mas tem o powerchord Bb5, o que leva a crer que o tom é Fá maior. Se não tivesse o Bb5 poderia ser em Dó ou em Fá também.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP

Ou em Dm também rsrsrs

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP

Num entendi muito bem não . . . . . . . Pq vc chegou a conclusão que o tom é Dó Maior apenas observando C5 - F5 - G5???? Se não estou engano, é pq é o primeiro acorde dessa progressão?

Mas quando apareceu o quarto acorde do seu exemplo, vc disse que leva a crer que é Fá maior . . .. essa parte eu não entendi. Poderia me dar detalhes sobre essa parte?

Pq o powerchord de Bb5 elimina o Dó Maior das possibilidades de tons, restando só o Fá Maior?

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


juninholiveira

Pq o powerchord de Bb5 elimina o Dó Maior das possibilidades de tons, restando só o Fá Maior?

Não! É pela formação da escala.

Veja as escalas de Dó maior e de Fá maior:

Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si

Fá - Sol - Lá - Sib - Dó - Ré - Mi

Perceba que apenas uma nota diferencia uma escala da outra --> Sib ou Bb.

Se não tiver o powerchord Bb5, o tom fica subentendido, porque ambas as escalas "podem formar os powerchords": C5, F5 e G5.

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


E aí fica mais fácil de interpretar se o powerchord é maior ou menor.

Veja, se o tom for Dó maior, o acorde G5 pode ser visto como G maior, isto porque a nota Si da escala de Dó serve como uma 3a maior pro powerchord G5.

Se for no tom de Fá maior, a coisa muda um pouco, sendo o acorde G5 interpretado como Gm. Isto porque a nota Bb da escala de Fá maior serve como uma 3a menor pro powerchord G5.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


ahhhhhh entendi!!!!!!!! então eu eu descubro o tom da musica pela escala, certo?

veja ess exemplo agora:

B5 - C#5 - D5 - E5

Em que tom está? Quero ver se eu acertei, pode ser em Ré Maior, acertei? To olhando as escalas aqui e vi que a Escala de Ré Maior se encaixa nessas 4 notas aí que eu citei. Então ela esta certa? assim como pode ter outras escalas que podem se encaixar tb?

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


juninholiveira

Pode ser Lá maior também (mais provável).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas para montar bicordes