Dificuldade com BLUES

    Autor Mensagem
    puuga
    Veterano
    # set/09


    Toco a mais ou menos á 1 ano e meio, e faço aula a dois meses, mas tenho muuuita pouca noção de blues.
    Exemplo: Eu quero tocar, conheço algumas escalas e tudo.
    Só que eu me confundo na hora, exemplo: Em base de blues Dó maior eu posso usar que escalas ?
    Penta Blues dó maior?
    Penta de lá menor ? (relativa)
    ...
    me disseram que é exatamente a mesma coisa, mais eu não entendi nada.

    Alguem pode me exeplicar, e ou , dar algumas dicas para melhorar o meu blues , na improvisação e tal ? "Sim , já escuto muito blues."

    Por favor , me ajudem papagaiogremista@hotmail.com

    Frankie
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Frankie
    · votar


    puuga

    Se o TOM for C, você pode usar a pentatônica maior de C ou a pentatônica menor Am ( relativa. )
    São a mesma coisa sim. Se reparar, observar as notas das duas escalas, contém as mesmas notas.
    Só o 'ponto de partida' que é alterado e que não inflúi em nada.
    -
    Eu, só uso isso basicamente. E alguns outros shapes da Pentatônica, que caso você não saiba, existem 5 shapes ( formas/desenho )!
    É só dar uma pesquisada, que cê acha bastante coisa ^^

    Kamus23
    Veterano
    # set/09
    · votar


    puuga

    Penta Blues dó maior?
    Penta de lá menor ?


    me disseram que é exatamente a mesma coisa, mais eu não entendi nada.


    Se é exatamente a mesma coisa, não entendeu o que?

    A parte do exatamente a mesma coisa?

    Elas são escalas relativas, mesmas notas, e basicamente falando, no braço da guitarra em forma de Shape, são iguais

    Thyagw
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pra blues em C, é bem melhor a penta menor de C, com umas blue notes

    LeandroP
    Moderador
    # set/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    puuga

    me disseram que é exatamente a mesma coisa, mais eu não entendi nada.

    Porque é a "mesma escala", começando por graus diferentes.

    Os graus representam as notas de uma escala, e são escritos com números romanos (pra não se confundir com o nosso tipo de numeral). Por exemplo: C, D, E, F, G, A, B = I, II, III, IV, V, VI, VII.

    A pentatônica de Dó maior usa os graus: I, II, III, V e VI

    Se você começar esta mesma pentatônica partindo do VI° grau, você tem a pentatônica de Lá menor.

    São as mesmas notas, mas os graus dos acordes de C e Am são diferentes em relação à sua tônica - I° grau:

    Penta de Dó maior: C, D, E, G e A = I, II, III, V e VI
    Penta de Lá menor: A, C, D, E e G = I, bIII, IV, V e bVII

    Uma característica do blues é alternar entre a penta maior e menor, só que do mesmo tom. Por exemplo, a penta de C maior e a penta de Cm (paralelas). Misturar as duas também fica bem legal.

    Frankie
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Uma característica do blues é alternar entre a penta maior e menor, só que do mesmo tom. Por exemplo, a penta de C maior e a penta de Cm (paralelas). Misturar as duas também fica bem legal.
    -

    Dessa eu não sabia. Depois eu vou testar isso :D

    gucrispim
    Veterano
    # set/09
    · votar


    procura por CAGED são os 5 shapes de escalas e acordes e sai percorrendo a escala e descobrindo as sonoridades deles.

    Daniel_MV
    Veterano
    # set/09
    · votar


    CALMA LÁ ! CUIDADO COM A MANEIRA QUE VCS PASSAM A INFORMAÇÃO !

    Não é pq as escalas de C e Am tem as mesmas notas no braço da guitarra, que são a mesma coisa, como estão dizendo aí.

    Quem pensa assim, vai ficar a vida inteira pensando em shapes.

    cortesx
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Relativas são as mesmas notas organizadas de modo diferente... Seria a melhor explicação.


    poder usar se pode usar varias escalas, agora oque fica bom é cada guitarrista que acha...

    Hendrixiano
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Hendrixiano
    · votar


    puuga

    decore os shapes das pentas, maior e menor (como já disseram, e vc vai perceber, os pontos de partida se modificam, os desenhos são os mesmos)

    http://4.bp.blogspot.com/_OX5m0XEpfYc/R7G9D6Ap37I/AAAAAAAAA8A/6JwxxYWf CtY/s1600-h/twin-guitar1.GIF

    http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-documento2_1197143751 .pdf

    treine patterns (c/ metrônomo)

    www.youtube.com/watch?v=rTjkvo11zbE

    pense nas notas do acorde que está sendo tocado: se está no C7 toque a tétrade misturada à escala, mudou pra F7 vc vai atrás das notas dele!)

    aproximações cromáticas (4# da penta menor)-blue note...

    http://www.playtech.com.br/aulas/apoio_13.pdf

    (atenção, este é como se vc estivesse olhando para o braço da guitarra, de frente para você)

    no improviso do blues é muito importante que vc analise a divisão das frases, não tocar o tempo todo.. pra isso nada melhor que escutar MUITOS guitarristas do estilo... e tocar junto, improvisando

    rafamoraes
    Veterano
    # set/09
    · votar


    puuga

    Cara aki no proprio forum ja discutimos essa sua dúvida faz pouco tempo. Dá uma olhada na busca q tem coisa pra caramba sobre isso, valeu?
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade com BLUES