Modos Gregos - opinião

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # set/09


    Sei que esse assunto já é meio batido, mas queria saber dos veteranos o seguinte: Pra improvisar vocês utilizam só pentatônicas com seus shapes (5) ou vocês utilizam misturam com modos gregos? Por exemplo, o solo do Oasis "Don´t Look Back in Anger" que é uma progressão C, G, Am, E, F, G e o refrão F, Fm, C, C7, o cara usa pentatônica Am. Qual as escalas que dariam pra usar aqui??? Penta Am, Dó Jônio, que outras???

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Penta + dórico


    Rege minha vida.

    Daniel_MV
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Em uma vídeo aula do Faiska ele comenta que usa para improvisação a penta e tmb modos gregos, diatônmicas, etc...para como ele mesmo diz, ter mais palavras no vocabulário, se vc ficar só na penta não terá muito o que "dizer" digamos assim.

    eduardodff
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Minow, explica aí mais detalhado, você junta as duas ou você improvisa com uma e com outra separado, como você encaixa as duas escalas?

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eduardodff
    Cara, não tem regra não.
    Eu misturo tudo. Se é uma tonalidade menor por exemplo, eu uso a penta menor e o dórico que é um modo menor.
    Escalas maiores eu uso bastante o lídio e a própria escala maior. Eu costumo usar isso em cima de progressões simples, que não mudam muito, tipo blues e rock.

    O legal é você pensar já por acordes, qual escala ou arpejo se encaixa em cima do acorde em questão. Aí você pensa na estrutura básica do acorde e o resto é tensão!

    ohm777
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Na minha opinião, o bom músico deve usar o modo ou a escala que a música (e o acorde de uma seção) pedir.

    Claro que cada um tem uma preferência pela sonoridade de tal modo, eu por exemplo me identifico muito com lídio, mas se o acorde da música estiver pedindo um modo diferente, não há motivo pra ficar limitado aos mesmos modos e escalas de sempre.

    E não se pode esquecer que a pentatônica está contida dentro da diatônica, imagine que você está tocando a diatônica "pulando" no caso duas notas (F e B).

    Não ouvi a música, mas na primeira progressão como tem um E maior ali talvez possa usar harmônica.
    E claro, se tem F e Fm junto , com certeza há uma modulação.

    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eduardodff

    comecei meus estudos sobre teoria músical exatamente para aprender esse tipo de coisa.
    mas o q tenho a lhe dizer é o seguinte quanto mais modos de escalas vc aprende maior é o campo de criação e sabendo usar cada modo no seu devido lugar tenho certeza de que os "shapes" ja não farão partes mais da sua memória e oque estará fluindo será a sua música com seu jeito de tocar independente de modo (shape). oque estara em questão é como você coloca os intervalos dentro de uma música.

    ao meu ver música é uma junção de intervalos e pausas
    modos de escalas ajudam a criar mas você não precisa de prender a isso na verdade acho q isso faz até mal a um músico.

    tenho um amigo q se prendeu a isso. hj em dia tudo oque ele faz é repetitivo e pior ele sempre usa o mesmo tom dai po o cara até toca faz uma levada massa mas sempre = nunca inova pq se prendeu a 1modo...

    cara num vo fica falando mais acho q agente poderia ficar um dia inteiro converçando sobre isso espero ter ajudado em alguma coisa.

    Vitor_Meirinho
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eduardodff

    Cara eu vejo assim, para você ter aquele solo incrivel, muitas vezes você não precisa conhecer muitas escalas e modos etc.."claro, não estou dizendo que você tem que se limitar somente na pentatônica ou até mesmo uma blue note" mais quero dizer que temos que analizar o que a música esta pedindo e não somente encher de notas e Arpejos, tecnicas diversas.etc...

    eu vejo que o maior segredo de se improvissar é você colocar o sentimento na música "expressar o que você sente quando ouvi tal música que você esta tirando para fazer cover ou até mesmo quando for compor.

    isso se resume muitas vezes em um simples link feito com penta menor, mais foi executado na hora certa o que a musica precisava. como também em um elaborado e de uma certa tecnicas misturada com escala e Arpejos.


    mais a difereça é o sentimento " o quando exemplo disso vejo quando duas pessoas tocam a mesma música , essas pessoas tem o mesmo nivel de música etc... a diferença que parece é que um vai fazer a sonoridade muito melhor que o outro, isso ocorre quando o cara expressa a música em um solo e não somente notas aleátorias.

    espero que tenha ajudado algumas pessoa.

    Um grande abraço Vitor_Meirinho

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos Gregos - opinião