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Eric Freitas Veterano |
# set/09
Pessoal estou começando a estudar teoria músical
Ja descobri que os intervalos de uma escala são: T - T - ST - T - T -T - ST
aí que ta o problema
estou aprendendo a montar acordes na triades não tive problema agora começei a pegar tetrades e logo de cara me deparei com algo que não consigo entender
tenho a escala: mi fa# sol# la si do# re# mi (só como exemplo)
blz certinho
temos E - mi,sol#,si
tranquilo... agora q achei estranho!
temos: E7 - mi, sol#, si, RÉ
COMO ISSO? seguindo a escala num era pra ser re# ? dai 7+ seria re## isso é alguma regra em q todo acorde acorde com 7 tem?
ex.: X7 = Iº T - IIIº M - Vº J - VIIºm
desde já muito obrigado.
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Guitarrista Sem Mão Veterano |
# set/09
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Cifras amigo ! E7 é com a sétima menor. Assim como a terça pode ser menor ou maior a sétima pode ser maior ou menor ( ou diminuta ).
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Buddy_guitar Veterano |
# set/09
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Eric Freitas COMO ISSO? seguindo a escala num era pra ser re# ?
Este é o E7M.
Abraço
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nettoroses Veterano
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# set/09
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O acorde dominante pode ser encontrado no 5° grau da escala maior, ou no 7º grau da escala menor.
Ex:
no caso do E7, ele faz parte do campo harmônico de A maior(ou Fá # menor). Veja as notas desse acorde:
Mi, Sol #, Si, Ré
Veja que todas estas notas estão contidas na escala de A maior(ou Fá # menor)
Escala de A maior: Lá, si, dó # , ré, mi, fá#, sol #
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Creamy Mule Veterano |
# set/09 · Editado por: Creamy Mule
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è o seguinte, colega: num campo harmônico montam-se acordes diatônicos (com notas da escala) o acorde E7 é pertencente ao campo harmônico de A maior - veja: a b c# d e f# g# a b c# d e f# g# a (repeti pra ficar mais fácil de você ver) E7 = e g# b d
a tétrade de E em E maior possui 7a maior (d#).
sua confusão deve vir do fato de que na notação popular X7 é X maior com 7 menor. Xmaj7 é X maior com 7 maior.
EDIT: o colega de cima ainda não tinha postado quando fui postar. ; )
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Guitarrista Sem Mão
blz então ve se eu intendi
X7 |- ex.: X7 = Iº T - IIIº M - Vº J - VIIºm
X7+ |- ex.: X7 = Iº T - IIIº M - Vº J - VIIº
X7- |- ex.: X7 = Iº T - IIIº M - Vº J - VIIºmm
ou esse 7- é o diminuta ou meio diminuta se puder me indica um link com esse conteúdo.. obrigado
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Guitarrista Sem Mão Veterano |
# set/09
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A sétima pode ser maior, menor ou diminuta ( que soaria como a 6 maior ).
Quando se fala em "meio-diminuto" se esta referindo ao acorde
T 3m 5d 7m
Uma tetrade diminuta possui a sétima diminuta
T 3m 5d 7d.
Sobre cifragens: Quando esta escrito apenas "7" se entende que a sétima é menor. Quando a sétima é maior se escreve "maj7" ou "7M" ou até "7+" ( esse ultimo é muito raro pois essa cifragem pode sugerir um acorde aumentado ).
No seu exemplo voce esta se referindo a acordes maiores certo ? Vamos pega Dó maior:
Dó - Mi - Sol - B = Cmaj7 Dó - Mi - Sol - Bb = C7 Dó - Mi - Sol - A (Bbb) = C6
A sétima diminuta em acordes maiores ou menores não existe na pratica , uma vez que ela é enarmonica da sexta maior. Apenas no acorde diminuto ela aparece.
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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te recomendo estudar bem intervalos depois passar pra isso. vou dar uma olhada rápida aqui no google
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/30.intervalosgenericos.html quando terminar esse primeiro logo em cima tem "a seguir" vai seguindo, depois do lado clica em acordes e acorde de 7a acho que dá pra você ver como funciona a coisa daí.
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Buddy_guitar ok mas não continuei sem intender.
[b]nettoroses e Creamy Mule [/b encontrei isso: http://alandias.sites.uol.com.br/apostila/tabelas.html e notei q realmente E7 está dentro do campo harmonico maior de la mas porque eu utilizo o 7grau seguindo o campo harmonico de lá/fa# e não utilizando utilizando a escala de mi?
obrigado
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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Eric Freitas é o seguinte: E7 é o acorde de mi maior com 7 menor. um acorde de mi maior com 7a menor é um acorde que tem a tônica, 3a maior, 5a justa e a 7a menor. por isso que disse pra você estudar intervalos, pra saber um acorde independente do campo harmônico
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Guitarrista Sem Mão - esclareceu muita coisa vlw! /vai me ajudar a ter mais dúvidas com o tempo rsrs
Creamy Mule - quanto aos intervalos ja tenho um conhecimento, mas fiquei curioso qt ao lance de campo harmonico e continuo com minha pergunta no post anterior
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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Eric Freitas indo pro contexto dos campos harmônicos você mesmo constatou que E no campo harmônico de mi maior é um acorde com 7a maior (cifrafo Emaj7 e não E7)
o acorde de E no campo harmõnico de C, por exemplo, é um acorde menor com 7 menor (cifrado Cm7)
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nettoroses Veterano
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# set/09
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Eric Freitas
Você pode utilizar a escala de Mi sim, só que de Mi dominante, que seria o modo mixolídio:
Mi fá# sol# lá si do# RÉ
Você não usa a escala de Mi maior pois o Ré# não faz parte da escala de Lá maior.
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Creamy Mule [quote] é o seguinte: E7 é o acorde de mi maior com 7 menor. um acorde de mi maior com 7a menor é um acorde que tem a tônica, 3a maior, 5a justa e a 7a menor. por isso que disse pra você estudar intervalos, pra saber um acorde independente do campo harmônico [/quote]
agora vc viro minha cabeça ao contrário.
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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é o seguinte: se a gente tiver tocando uma música no tom de MI maior, ou seja, a música é composta pelas notas dessa escala (claro, podem haver notas fora e acordes de fora da escala a gosto do músico, mas vamos nos prender ao tom aqui) e eu quiser colocar uma 7a no acorde E a 7a vai d#, porque essa é a 7a diatônica (pertencente ao tom) de E no tom de mi maior. (formando Emaj7) entendeu?
nesse mesmo tom se eu quiser colocar uma 7a no acorde de B essa 7a vai ser a, porque essa é a 7a diatônica de B no tom de mi maior. (formando B7)
já no tom de B a 7a diatônica de B seria a#, configurando o acorde de Bmaj7
agora, fora de contexto se você me der escrito E7 (mi maior com 7a menor) eu boto um ré natural mesmo porque essa é a sétima MENOR de E.
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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Eric Freitas cara, estuda intervalos que você vai entender.
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nettoroses Veterano
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# set/09
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Creamy Mule
Cara, a tradução do seu nick seria sémen de mula?
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Creamy Mule Veterano |
# set/09 · Editado por: Creamy Mule
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nettoroses é, né? até dá a entender. mas é que na época do registro eu tava escutando muito cream e gov´t mule. cream e mule creamy mule sacou?
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Creamy Mule nettoroses Guitarrista Sem Mão
vlw intendi!
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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Eric Freitas entendeu mesmo? qualquer coisa manda teu msn por mp ou por aqui mesmo. eu fico mais uns 30 min no pc e eu gosto de quem se dispõe a aprender.
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Creamy Mule intendi sim.
qual seria o próximo passo para eu entender mais sobre teoria?
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Creamy Mule Veterano |
# set/09 · Editado por: Creamy Mule
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intervalos / escalas / acorde / campo harmônico é a teoria básica. daí abre um leque de possibilidades de caminhos pra seguir - depende do teu interesse.
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Creamy Mule meu interesse é saber tudo sobre música. adoro música tive 2meses de aula com um professor ensinava muito bem mas parei por falta de grana.. toco guitarra a uns 8anos toco legal até mas ficar batendo nas cordas sem saber dizer oq eu fiz não sei num acho legal...
alimente minha arvore de pesquisa.
obrigado. "google é meu pastor e sei q nele nada me faltará. mas preciso saber oque procurar..."
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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rapaz, você pode dar uma aprofundada em hamornia mais jazzística já que você já está estudando acordes com 7a e estudar cadências. vai dar um tchan nos teus improvisos saber o que aqueles acordes estão fazendo ali.
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Creamy Mule Veterano |
# set/09
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domine o que eu chamei de teoria básica ali em cima antes de avançar. é como querer resolver equação sem saber as 4 operações básicas. vou me retirar. abraço o/
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nettoroses Veterano
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# set/09
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Creamy Mule
ah blz, era no mínimo suspeito rsrs
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Eric Freitas Veterano |
# set/09
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Creamy Mule - acho q das 4operações básicas da música só me falta campo harmonico..
acho não.. .tenho certeza..
muito obrigado a todos que me ajudaram. aprendi muito em 30min de fórum. obrigado novamente.
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Guitarrista Sem Mão Veterano |
# set/09
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Eric Freitas Hehehe o problema é que harmonia é justamente o que tem de mais complicado !
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n.t Veterano |
# out/10
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tenho uma duvida, se os acordes fundamentais são formados pelos 1/3/ e 5/ graus porque o acorde de LA ,COLOCA-SE O DEDO 3 Na segunda casa da corda SI ? o correto não é na nota DO? pois na segunda casa é DÓ #, me expliquem. obrigado.
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