Como deve ficar a mão esquerda?

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # set/09


    Sei que se tratando de modo de tocar, não existe um jeito exatamente correto de se posicionar a mão esquerda junto ao braço da guitarra, mas anatomicamente deve haver um,certo?

    Pois qual é?

    Eu pergunto isso, por que sempre costumei posicionar o dedão atrás do braço, uma postura meio de violão; mas de uns tempos pra cá, tenho tocado bastante blues e funk, e influenciado tanto por guitarristas famosos desse campo como pelas técnicas que o estilo pede(abafamento de cordas principalmente), tô tocando com a mão abraçada na no braço guitarra, o dedão abafando as cordas superiores.... Mas desse jeito, meu dedão dói, e dependendo do tempo de prática, dói bastante...
    Devo tocar assim até me acostumar, ou ou está realmente errado e só vai me prejudicar?

    Existe um jeito certo?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Lucas Copin

    Diferente de outros instrumentos, a guitarra não tem uma(s) postura padrão definida pra se tocar não. A maior culpa disto é dos próprios guitarristas e da maneira com que eles têm um contato com o instrumento.

    Tendo em vista isso, eu acredito que a melhor maneira de tocar a guitarra é usando a postura definida de um parente próximo da guitarra, o violão clássico, por ser uma postura que há anos já é usada e testada, de forma que ela não causa danos à saúde do músico e possibilita conforto e domínio do instrumento.

    Portanto, toque com o dedão atrás do braço da guitarra, como você fazia, mas note que isso só trará o conforto se a guitarra estiver numa altura adequada.

    Uma coisa que costumam falar e que eu discordo totalmente é dizerem:
    "Toque da maneira que for confortável pra você."

    Existem maneiras "confortáveis" de tocar que causam problemas à saúde e existem também maneiras confortáveis de tocar que você pode nem descobrir que existem, simplesmente por pegar alguma postura simples e tentar seguir pra sempre com ela.
    Tocando com a postura de violão na guitarra você fica com os ombros e os dois braços relaxados, fora os pulsos das duas mãos e os dedos também. Recomendo que você experimente.

    Minow
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Minow
    · votar


    The Root Of All Evil
    Na verdade cara, a postura do violão clássico tem muito a ver com a sonoridade do instrumento. Por ser um instrumento acústico, aquela postura é estudada justamente pra você tirar o máximo do timbre dele.
    Como a guitarra é elétrica, apesar de depender bastante da "pegada", essa postura clássica já não faz mais tanto sentido.

    *Edit*
    Arrumar ortografia

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Minow
    Na verdade cara, a postura do violão clássico tem muito a ver com a sonoridade do instrumento.

    É verdade, mas não tem a ver SÓ com a sonoridade não, o conforto e a tocabilidade também são pontos que a postura busca. O relaxamento dos músculos é sempre citado em métodos como uma das vantagens de se obedecer esta postura.

    Guitarrista Sem Mão
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Geralmente se usa as duas posições. Paul Gilbert ilustra bem isso , passagens com muitos bends e sem aberturas ele usa o dedão em cima do braço , para o resto o dedão no centro.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Renan Vuorinen
    · votar


    Lucas Copin

    Cara esse lance de postura é muito importante, em termos gerais me inclino a concordar com o The Root Of All Evil a portura do violão classico é exelente, mas as vezes temos de achar um meio termo.

    A sua mão esta doendo logo existe algo de errado, pergunto: O que voce esta tocando???? Em muitas passagens de musicas com bends e vibratos abraçar o braço do instrumento da mais firmeza e pode ser utilizado, todavia em passagens que voce tem de mexer mais os dedos essa postura é totalmente incomoda, não encomoda só por doer mais te limita ao máximo, a mão fica tensa e rigida o que impede de desenvolver o fraseado.

    Te aconselho a abraçar e apenas levemente o braço da guitarra em bens, e alguns vibratos mais fortes, muitos dos guitas famosos não são boas referencias, mas te aconselho a dar uma olhada na postura do Marcos de Ros, Michael Romeo e do Della Vega, são guitarristas que dispõem de uma postura muito boa para tocar.

    Voce tem de mudar a postura logo, criar vicios só vai te prejudicar, te aconselho a utilizar a postura de violão classico, Tarrega e, de vez enquando só para bens abraçar um pouquinho o braço da guitarra.

    Valeu tche....
    Abrasss

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Como deve ficar a mão esquerda?

    grudada no braço esquerdo?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # set/09
    · votar


    FeaR-ME

    http://instantrimshot.com/

    hahahahaah

    Lucas Copin
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pô, brigadão mesmo aí pelos conselhos pessoal.

    Eu achava até que vcs iam me zuar por está dando importância a uma coisa tão besta, mas vejo que é bem mais importante do que eu pensava. Vou manter minha postura antiga mesmo que nunca tinha me dado problema e usar essa de abraçar o braço só quando for realmente necessária.

    O que piora ainda mais minha situação em relação a postura de abraçar o braço é que já tava me acostumando a utilizar ela no violão de nylon tbm, e o braço é bem mais largo que o da guitarra...mó merda.

    Nerferus
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    cara eu ri
    shuahsuahsuahsuas

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    hauehaeuhaehae

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como deve ficar a mão esquerda?