Sobre o constrangimento de ser iniciante.

    Autor Mensagem
    gustavon
    Veterano
    # set/09


    Vocês que já tocam há mais tempo, como era no início?

    Porque é uma merda vc se imaginar solando como o Dimebag ou fazendo harmônicos como o Zakk Wylde e não conseguir sequer pegar na palheta direito, trastejar no riff de Que País é Esse e essas coisas de quem tá começando.

    Ontem eu tava treinando acordes com a guitarra no clean, tentando fazer batida, som horrível saindo, daí entra meu irmão no quarto e faz uma careta de "que porra ele tá tentando tocar?" hehehehe

    Contem aí se vcs tb passaram por isso, de não fazer nada direito, e como foi o processo de melhora...

    Tô ansioso pra tocar direito alguma coisa! Até agora só consigo executar bem o riff basicão de Come as U Are...

    Abs

    daniel_guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    gustavon
    só tem um processo de melhora, trocar ídeia e pedir auxílio a quem toca a mais tempo ou fazer aula o resto e com o tempo, estudo e prática

    gustavon
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Não cara, isso eu até já sei, acho q tô no caminho certo e tal. O que eu queria saber são somente relatos de vcs mesmo, de como foi esse processo de aprendizado...

    Levy Fialho
    Veterano
    # set/09
    · votar


    gustavon

    Normal ! coincidência - a primeira música que tirei na minha vida foi "Que pais é esse". Horrível, até hoje nao sei tocar ela direito. Acho que alguém me passou a musica pq era "fácil".

    Ontem eu tava vagando pelo youtube e vi uma frase "Ninguém é melhor que você, eles apenas praticaram mais."

    Tem uns caras que comem guitarra com feijão desde os 7 anos de idade. Outros com um dom e ouvido excepcionais. Não fique se comparando a eles.

    Até hoje existem milhões de licks que eu não consigo fazer, e milhões que eu nunca nem tentei (meu sonho agora é tocar Rude mood inteira).

    O importante é se concentrar no que você sabe fazer, e fazer bem. Se divertir é o principal. Tocar por prazer, pra você e não para os outros. Se os vizinhos se incomodam o problema é deles.

    Claro que pra evoluir mais rápido existem métodos de estudo.
    Particularmente, eu nunca usei nenhum, fiz apenas 4 aulas de guitarra mas fui formado em curso técnico de música (Piano).
    Muita gente diz que teoria é o que há, mas eu discordo não aplico nada na guitarra.
    A boa é escutar bem e participar das gigs para trocar experiência com outros músicos.

    Começa nas cifras, depois vai pras tabs, quando você ver ta tirando música de ouvido. Não force a barra, a evolução é natural.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # set/09
    · votar


    gustavon

    Não se preocupa com isso.

    Não há constrangimento algum em tocar mal porque começou a aprender há pouco tempo. Constrangedor é tocar por anos e não evoluir (tem muitos "consagrados" por aí assim). E isso vale pra qualquer coisa na vida, não só pra guitarra...

    Além disso, tem o conceito de tocar bem ou mal. Aposto que o Johnny Ramone é bem feliz com o que ele toca, e se pra ele tá bom assim, foda-se o resto do mundo. E tem que pensar assim mesmo.

    abs

    sperms
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Guitarrista que é guitarrista, ta sempre aprendendo. NINGUÉM nunca sabe TUDO sobre a arte de tocar. Até os mestres estao em constante evoluçao, em constante aprendizado.

    Sniper_Wolf
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eu posso entender gustavon como ninguem por que eu comecei a tocar guitarra a uma semana e passo muito mau en trocar do acorde de ''Am'' para o ''C'' (sao so esses q eu sei)

    gustavon
    e so vc procurar por tablaturas elas vao fazer vctocar e melhor e vc ira se sentir com capacidade de aprender mais

    Nitefly
    Veterano
    # set/09
    · votar


    gustavon
    Ontem eu tava treinando acordes com a guitarra no clean, tentando fazer batida, som horrível saindo, daí entra meu irmão no quarto e faz uma careta de "que porra ele tá tentando tocar?"

    Posso garantir que eu nunca passei por isso. Mas só porque eu não conheço seu irmão.

    Agora, o som horrível saindo é uma constante por aqui ;)

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bom, listei alguns pontos que acho importantes. São apenas pensamento que tenho comigo.

    1. Ter consciência de suas deficiências e assumi-las: desta forma você não fica com aquela "nuvem" de arrogância que acaba te cegando e te transformando num "mais do mesmo" e o pior, sozinho. Comece sem pressa. Nada bem feito é construído noite para o dia.

    2. Crítica e autocrítica: grave vc tocando e peça opiniões sinceras, mesmo que doam na alma! A verdade é um santo remédio.

    3. Nunca desista: os "bons" em qualquer área, seja música, esportes, política, não desistem pq acreditam.

    4. Siga seus instintos: vá em frente, mesmo que o mundo esteja contra você. Na arte, as vezes o novo causa repulsa, mas também causam emoções diferenciadas que podem vingar.

    5. Trabalhe em equipe: ninguém vive sozinho. A banda é um time e a múscia é uma obra pintada por várias mãos, pincéis e tintas diferentes.

    6. Estude: Conhecimento se transforma em sabedoria e quando isso acontece não há limites!

    Abs :-)

    joao b.
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Quando comecei a tocar há 13 anos... Minha mãe quase me expulsou de casa...

    O que eu tirava da guitarra nem era som, era um "rum" (ruído)...


    Mas superei... Hoje arrisco até um For the love of god... Original
    é impossível eu sei, mas é o suficiente pra eu me sentir um pouco
    melhor!!

    Rsrsrsr...

    gustavon
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Valeu mesmo a todos, é legal saber que essa fase é normal.

    Eu já tinha me precipitado no começo do aprendizado, achando que já devia ir pegando riffs não mto básicos (tipo Lucretia do Megadeth). Criei vergonha na cara e tô voltando pros acordes, dando um tempinho ou outro pra ligar a distorção e brincar um pouco (já consigo tocar 30% de Cochise do Audioslave sem agredir a melodia!).

    Apeasr das dificuldades eu só consigo me perguntar como esperei 22 anos pra começar a tocar guitarra. Me arrependo profundamente de não ter começado com 13 anos, com tempo livre de sobra.

    Mas tamos aí. Tô feliz pra cacete aprendendo. Vou começar a gravar ergularmente pra ver minhas melhoras, foi uma excelente dica.

    abs

    gustavon
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Só pra esclarecer, eu tenho 22 anos, e não 35 (22 + 13 que eu talvez tenha deixado subentendido na resposta anterior!)

    abs

    Hendrixiano
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Hendrixiano
    · votar


    thmenezes_RJ


    Além disso, tem o conceito de tocar bem ou mal. Aposto que o Johnny Ramone é bem feliz com o que ele toca, e se pra ele tá bom assim, foda-se o resto do mundo. E tem que pensar assim mesmo.


    concordo..

    mas o Johnny morreu =(
    li uma entrevista dele à Guitar Player onde dizia que não relava mais na guitarra.. que tinha se aposentado... hasuhahua

    Frankie
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Uma dica bacana, é ficar rodiado por guitarristas ou instrumentistas 'melhores que você'. Você sempre aprende algo, seja na teoria, ou na pratica. Você melhora bastante.
    -
    Eu mesmo, começei na guitar faz 5 mêses. Consigo tocar coisas que nem imaginaria tocar. Tô sempre rodiado de amigos guitarristas com nivel tecnico maior que o meu. Tô sempre perguntando coisas, e ensinando ( na minoria das vezes uioHJE ).
    Trocar ideias é bom, cara.
    E por falar nisso, o primeiro riff que aprendi foi o Come As You Are tambem... IUEHIUEHIUE!

    LaBreja
    Veterano
    # set/09
    · votar


    pegue algum material na internet pra aprender acordes, pwr chord, escalas, etc;

    treine algumas horas por dia;

    veja pessoas experientes tocando;



    o resto é automatico....

    Lasanha
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A pior coisa de quem está começando é ouvir o pessoal tirar sarro porque vc ainda não aprendeu. Quando comecei tinha um amigo meu que tocava a bem mais tempo que eu e por isso as comparações eram inevitáveis: "vc não toca nada, quem toca mesmo é aquele cara", diziam. Mas relaxa, o tempo passa e aos poucos vc vai melhorando sucessivamente.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Quando eu tocava bateria (tempo passado mesmo, estou largando-a), eu sentia vergonha mesmo depois de 2 anos de tocação. Eu não era ruim, mas por ser um instrumento alto, todos me ouviam a um quarteirão de distância...

    Quando comecei a tocar violão eu não sentia tanta vergonha das minhas habilidades. Mas hoje eu teria vergonha de entrar numa banda pra tocar guitarra... sei lá, acho que não me garanto.

    Smothie
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cara eu começei tocando com uma guitarra groovin, que eu paguei modicos 450 na made in brasil, começei mal, tocando em um Multi ampli da leacs, RUIM BAGARAi, so tocando com clean, sem drive.
    depois comprei meu roland, e vendi minha guitarra pra isso, eu ligava o violao nele e toca com distorçao. E hoje to começando a fazer guitarras, tenho uma fender, uma ephi, um violao folk condor.
    Relaxa...uma hora passa hahaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o constrangimento de ser iniciante.