| Autor | Mensagem | 
| Aero Veterano
 | # set/09 
 
 Eu tava fazendo umas composições com uma base em acordes e uma melodia em arpejos.
 Os arpejos acompanham os acordes.
 Exemplo: se a base faz um D, o arpejo tocado é D.
 
 Então pensei em sair do monótono de arpejos todos iguais e colocar eles começando por outra nota (a 3ª ou a 5ª), aí surgiu a dúvida:
 Se eu for tocar o arpejo començando pela 3ª ou 5ª eu devo mudar o acorde? Ou se encaixaria perfeitamente? Alguma dica?
 
 
 Valeu! =)
 
 
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| _Dio Veterano
 | # set/09 · Editado por: _Dio · votar
 
 Aero
 cara, acredito que se encaixaria perfeitamente, afinal, as notas do acorde e do arpejo tocados são as mesmas.
 
 deixa os mais experientes chegarem aqui e eles confirmam ou corrigem, ok?
 
 abraço
 
 
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| Aero Veterano
 | # set/09 · votar
 
 DiogoCarvalho
 
 eu também acho que encaixaria perfeitamente...
 mas não tenho como testar agora.
 
 mas acho que talvez tenha algum jeito de melhorar o encaixe deles...
 
 valeu =)
 
 
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| Tonanteador Veterano
 | # set/09 · votar
 
 up!
 
 
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| aisly kotzen Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Aero
 
 cara se eu bem entendi a sua pergunta:
 vc quer começar os arpejos pelo 3°, 5°...grau etc..
 tipo se vc faz uma base em sól e toca uma arpejo de SÓL começando pelo 3° 4° 5° grau sei lá
 se for isso da certissimo!!!!
 eu até recomendo vc usar micro arpejos, (tipo aqueles apejinhos que vc faz só em 3 cordas)
 fika show.... até melhor do q arpejos inteiros as vezes!!!
 
 mais se vc quer fazer tipo assim:
 
 tocar um acorde de sól e fazer um arpejo de Bm ai fika uma bosta!!!bom..... as vezes casa .... mais as vezes não...
 
 blz??
 
 abrass....
 
 
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| Richard Guitar Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Pode sim. As notas continuarão dentro dos acordes.
 
 O que pode ser feito também são as sobreposições de acordes, por exemplo:
 
 Arpegiar F#m em cima do acorde de D. Que seria seria o acorde baseado na terça de D.
 
 
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| aisly kotzen Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Richard Guitar
 
 e verdade isso tbem daria certo
 
 
 mais eu acho q não ia fikar um som legal, se fisesse isso com arpejos inteiros, teria que ser arpejos com tapping ou variar os arpejos
 
 (ou micro arpejios como eu ja tinha dito)
 
 
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| Aero Veterano
 | # set/09 · votar
 
 aisly kotzen
 
 assim que eu quero mesmo...
 fazendo mini-arpejos... uso só 3 cordas.
 
 valeu por esclarecer.
 =)
 
 
 Richard Guitar
 
 tem como me explicar um pouco mais sobre isso?
 achei interessante!
 
 
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| Aero Veterano
 | # set/09 · votar
 
 upzinho pq ainda quero saber sobre sobreposição de acordes...
 
 
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| CrenteLouco Veterano
 | # set/09 · Editado por: CrenteLouco · votar
 
 Aero
 Ainda com o exemplo do Richard Guitar, o acorde ta em D, e você toca o micro-arpejo de F#m.
 Vamos decompor os acordes
 D:       D    F#    A
 F#m:  F#   A     C#
 
 O arpejo de F#m fica legal porque tem quase as mesmas notas, o que muda é o C# que é a sétima maior de D.
 Temos outros exemplos. Um que eu gosto muito de usar, é tocar um arpejo menor com a sua quarta.
 Exemplo:
 Arpejo de Am:  A   C    E
 Aí você toca o arpejo naquele modelo de 4 notas, na primeira, segunda e terceira corda e da um tapping na mizinha na 13º casa (Fá). É a mesma coisa do micro-arpejo de F, se vc tocar o arpejo de Am, que é sua terça. Mesmo caso do arpejo de F#m tocado no acorde de D, porém com a relação invertida.
 Da uma sonoridade muito interessante!
 Deu pra sacar direitinho?
 
 
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| Richard Guitar Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Aero
 
 Sobreposição de acordes é a junção de 2 ou mais acordes para se obter uma nova sonoridade.
 
 Exemplo: as triades de C [C E G] e G [G B D].
 
 Repare que essas notas compôe por exemplo um C7M(9).
 
 C Tonica
 E Terça Maior
 G Quinta
 B Setima Maior
 D Nona
 
 
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| CrenteLouco Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Richard Guitar
 Explicou perfeitamente o que eu tentei explicar. aheuahuah
 +1.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # set/09 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Aero
 
 Pode tocar o arpejo partindo de qualquer nota da sua formação, ou mesmo que não faça parte, como notas de aproximação.
 
 
 e-------------1-2--------------------------------------
 B-----------3-----3------------------------------------
 G---------2---------2----------------------------------
 D-----3-4-------------3-4------------------------------
 A------------------------------------------------------
 E------------------------------------------------------
 
 
 O arpejo acima é de D maior. A idéia é partir da 3a maior, sendo uma tríade invertida D/F#.
 
 A nota F é a nota de aproximação. Esta nota corresponde a 3a menor do acorde, mas não soa mal se encaixada como nota de aproximação, porque o conceito não está na formação da tríade em si, mas no efeito que ela causa.
 
 Uma resposta ao exemplo acima:
 
 
 e-------------1-2--------------------------------------
 B-----------3-----3-----------3------------------------
 G---------2---------2-------2---2----------------------
 D-----3-4-----------------4-------4--------------------
 A---------------------4-5-----------5------------------
 E------------------------------------------------------
 
 
 Desta vez a nota C#, que vem ser a 7a maior do acorde, faz o papel de nota de aproximação.
 
 
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| Aero Veterano
 | # set/09 · votar
 
 CrenteLouco
 Richard Guitar
 LeandroPanucci
 
 Deu pra entender, sim!
 Valeu! =)
 
 Vai dar pra fazer bastante coisa legal na música então!
 
 Valeu mesmo! =)
 
 
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