Autor |
Mensagem |
Aero Veterano |
# set/09
Eu tava fazendo umas composições com uma base em acordes e uma melodia em arpejos. Os arpejos acompanham os acordes. Exemplo: se a base faz um D, o arpejo tocado é D.
Então pensei em sair do monótono de arpejos todos iguais e colocar eles começando por outra nota (a 3ª ou a 5ª), aí surgiu a dúvida: Se eu for tocar o arpejo començando pela 3ª ou 5ª eu devo mudar o acorde? Ou se encaixaria perfeitamente? Alguma dica?
Valeu! =)
|
_Dio Veterano |
# set/09 · Editado por: _Dio
· votar
Aero cara, acredito que se encaixaria perfeitamente, afinal, as notas do acorde e do arpejo tocados são as mesmas.
deixa os mais experientes chegarem aqui e eles confirmam ou corrigem, ok?
abraço
|
Aero Veterano |
# set/09
· votar
DiogoCarvalho
eu também acho que encaixaria perfeitamente... mas não tenho como testar agora.
mas acho que talvez tenha algum jeito de melhorar o encaixe deles...
valeu =)
|
Tonanteador Veterano |
# set/09
· votar
up!
|
aisly kotzen Veterano |
# set/09
· votar
Aero
cara se eu bem entendi a sua pergunta: vc quer começar os arpejos pelo 3°, 5°...grau etc.. tipo se vc faz uma base em sól e toca uma arpejo de SÓL começando pelo 3° 4° 5° grau sei lá se for isso da certissimo!!!! eu até recomendo vc usar micro arpejos, (tipo aqueles apejinhos que vc faz só em 3 cordas) fika show.... até melhor do q arpejos inteiros as vezes!!!
mais se vc quer fazer tipo assim:
tocar um acorde de sól e fazer um arpejo de Bm ai fika uma bosta!!!bom..... as vezes casa .... mais as vezes não...
blz??
abrass....
|
Richard Guitar Veterano |
# set/09
· votar
Pode sim. As notas continuarão dentro dos acordes.
O que pode ser feito também são as sobreposições de acordes, por exemplo:
Arpegiar F#m em cima do acorde de D. Que seria seria o acorde baseado na terça de D.
|
aisly kotzen Veterano |
# set/09
· votar
Richard Guitar
e verdade isso tbem daria certo
mais eu acho q não ia fikar um som legal, se fisesse isso com arpejos inteiros, teria que ser arpejos com tapping ou variar os arpejos
(ou micro arpejios como eu ja tinha dito)
|
Aero Veterano |
# set/09
· votar
aisly kotzen
assim que eu quero mesmo... fazendo mini-arpejos... uso só 3 cordas.
valeu por esclarecer. =)
Richard Guitar
tem como me explicar um pouco mais sobre isso? achei interessante!
|
Aero Veterano |
# set/09
· votar
upzinho pq ainda quero saber sobre sobreposição de acordes...
|
CrenteLouco Veterano |
# set/09 · Editado por: CrenteLouco
· votar
Aero Ainda com o exemplo do Richard Guitar, o acorde ta em D, e você toca o micro-arpejo de F#m. Vamos decompor os acordes D: D F# A F#m: F# A C#
O arpejo de F#m fica legal porque tem quase as mesmas notas, o que muda é o C# que é a sétima maior de D. Temos outros exemplos. Um que eu gosto muito de usar, é tocar um arpejo menor com a sua quarta. Exemplo: Arpejo de Am: A C E Aí você toca o arpejo naquele modelo de 4 notas, na primeira, segunda e terceira corda e da um tapping na mizinha na 13º casa (Fá). É a mesma coisa do micro-arpejo de F, se vc tocar o arpejo de Am, que é sua terça. Mesmo caso do arpejo de F#m tocado no acorde de D, porém com a relação invertida. Da uma sonoridade muito interessante! Deu pra sacar direitinho?
|
Richard Guitar Veterano |
# set/09
· votar
Aero
Sobreposição de acordes é a junção de 2 ou mais acordes para se obter uma nova sonoridade.
Exemplo: as triades de C [C E G] e G [G B D].
Repare que essas notas compôe por exemplo um C7M(9).
C Tonica E Terça Maior G Quinta B Setima Maior D Nona
|
CrenteLouco Veterano |
# set/09
· votar
Richard Guitar Explicou perfeitamente o que eu tentei explicar. aheuahuah +1.
|
LeandroP Moderador |
# set/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Aero
Pode tocar o arpejo partindo de qualquer nota da sua formação, ou mesmo que não faça parte, como notas de aproximação.
e-------------1-2-------------------------------------- B-----------3-----3------------------------------------ G---------2---------2---------------------------------- D-----3-4-------------3-4------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
O arpejo acima é de D maior. A idéia é partir da 3a maior, sendo uma tríade invertida D/F#.
A nota F é a nota de aproximação. Esta nota corresponde a 3a menor do acorde, mas não soa mal se encaixada como nota de aproximação, porque o conceito não está na formação da tríade em si, mas no efeito que ela causa.
Uma resposta ao exemplo acima:
e-------------1-2-------------------------------------- B-----------3-----3-----------3------------------------ G---------2---------2-------2---2---------------------- D-----3-4-----------------4-------4-------------------- A---------------------4-5-----------5------------------ E------------------------------------------------------
Desta vez a nota C#, que vem ser a 7a maior do acorde, faz o papel de nota de aproximação.
|
Aero Veterano |
# set/09
· votar
CrenteLouco Richard Guitar LeandroPanucci
Deu pra entender, sim! Valeu! =)
Vai dar pra fazer bastante coisa legal na música então!
Valeu mesmo! =)
|