Dúvida sobre Arpejos e Acordes

    Autor Mensagem
    Aero
    Veterano
    # set/09


    Eu tava fazendo umas composições com uma base em acordes e uma melodia em arpejos.
    Os arpejos acompanham os acordes.
    Exemplo: se a base faz um D, o arpejo tocado é D.

    Então pensei em sair do monótono de arpejos todos iguais e colocar eles começando por outra nota (a 3ª ou a 5ª), aí surgiu a dúvida:
    Se eu for tocar o arpejo començando pela 3ª ou 5ª eu devo mudar o acorde? Ou se encaixaria perfeitamente? Alguma dica?


    Valeu! =)

    _Dio
    Veterano
    # set/09 · Editado por: _Dio
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    Aero
    cara, acredito que se encaixaria perfeitamente, afinal, as notas do acorde e do arpejo tocados são as mesmas.

    deixa os mais experientes chegarem aqui e eles confirmam ou corrigem, ok?

    abraço

    Aero
    Veterano
    # set/09
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    DiogoCarvalho

    eu também acho que encaixaria perfeitamente...
    mas não tenho como testar agora.

    mas acho que talvez tenha algum jeito de melhorar o encaixe deles...

    valeu =)

    Tonanteador
    Veterano
    # set/09
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    up!

    aisly kotzen
    Veterano
    # set/09
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    Aero

    cara se eu bem entendi a sua pergunta:
    vc quer começar os arpejos pelo 3°, 5°...grau etc..
    tipo se vc faz uma base em sól e toca uma arpejo de SÓL começando pelo 3° 4° 5° grau sei lá
    se for isso da certissimo!!!!
    eu até recomendo vc usar micro arpejos, (tipo aqueles apejinhos que vc faz só em 3 cordas)
    fika show.... até melhor do q arpejos inteiros as vezes!!!

    mais se vc quer fazer tipo assim:

    tocar um acorde de sól e fazer um arpejo de Bm ai fika uma bosta!!!bom..... as vezes casa .... mais as vezes não...

    blz??

    abrass....

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/09
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    Pode sim. As notas continuarão dentro dos acordes.

    O que pode ser feito também são as sobreposições de acordes, por exemplo:

    Arpegiar F#m em cima do acorde de D. Que seria seria o acorde baseado na terça de D.

    aisly kotzen
    Veterano
    # set/09
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    Richard Guitar

    e verdade isso tbem daria certo


    mais eu acho q não ia fikar um som legal, se fisesse isso com arpejos inteiros, teria que ser arpejos com tapping ou variar os arpejos

    (ou micro arpejios como eu ja tinha dito)

    Aero
    Veterano
    # set/09
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    aisly kotzen

    assim que eu quero mesmo...
    fazendo mini-arpejos... uso só 3 cordas.

    valeu por esclarecer.
    =)


    Richard Guitar

    tem como me explicar um pouco mais sobre isso?
    achei interessante!

    Aero
    Veterano
    # set/09
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    upzinho pq ainda quero saber sobre sobreposição de acordes...

    CrenteLouco
    Veterano
    # set/09 · Editado por: CrenteLouco
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    Aero
    Ainda com o exemplo do Richard Guitar, o acorde ta em D, e você toca o micro-arpejo de F#m.
    Vamos decompor os acordes
    D: D F# A
    F#m: F# A C#

    O arpejo de F#m fica legal porque tem quase as mesmas notas, o que muda é o C# que é a sétima maior de D.
    Temos outros exemplos. Um que eu gosto muito de usar, é tocar um arpejo menor com a sua quarta.
    Exemplo:
    Arpejo de Am: A C E
    Aí você toca o arpejo naquele modelo de 4 notas, na primeira, segunda e terceira corda e da um tapping na mizinha na 13º casa (Fá). É a mesma coisa do micro-arpejo de F, se vc tocar o arpejo de Am, que é sua terça. Mesmo caso do arpejo de F#m tocado no acorde de D, porém com a relação invertida.
    Da uma sonoridade muito interessante!
    Deu pra sacar direitinho?

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/09
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    Aero

    Sobreposição de acordes é a junção de 2 ou mais acordes para se obter uma nova sonoridade.

    Exemplo: as triades de C [C E G] e G [G B D].

    Repare que essas notas compôe por exemplo um C7M(9).

    C Tonica
    E Terça Maior
    G Quinta
    B Setima Maior
    D Nona

    CrenteLouco
    Veterano
    # set/09
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    Richard Guitar
    Explicou perfeitamente o que eu tentei explicar. aheuahuah
    +1.

    LeandroP
    Moderador
    # set/09 · Editado por: LeandroP
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    Aero

    Pode tocar o arpejo partindo de qualquer nota da sua formação, ou mesmo que não faça parte, como notas de aproximação.


    e-------------1-2--------------------------------------
    B-----------3-----3------------------------------------
    G---------2---------2----------------------------------
    D-----3-4-------------3-4------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    O arpejo acima é de D maior. A idéia é partir da 3a maior, sendo uma tríade invertida D/F#.

    A nota F é a nota de aproximação. Esta nota corresponde a 3a menor do acorde, mas não soa mal se encaixada como nota de aproximação, porque o conceito não está na formação da tríade em si, mas no efeito que ela causa.

    Uma resposta ao exemplo acima:


    e-------------1-2--------------------------------------
    B-----------3-----3-----------3------------------------
    G---------2---------2-------2---2----------------------
    D-----3-4-----------------4-------4--------------------
    A---------------------4-5-----------5------------------
    E------------------------------------------------------


    Desta vez a nota C#, que vem ser a 7a maior do acorde, faz o papel de nota de aproximação.

    Aero
    Veterano
    # set/09
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    CrenteLouco
    Richard Guitar
    LeandroPanucci

    Deu pra entender, sim!
    Valeu! =)

    Vai dar pra fazer bastante coisa legal na música então!

    Valeu mesmo! =)

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