tirar musicas - tabs X ouvido

    Autor Mensagem
    Apache__
    Veterano
    # nov/03


    e ai colegas guitarristicos.
    eis um assunto que eu acho interessante.
    vcs preferem tirar musicas por tablaturas
    ou de ouvido?

    a minha opiniao. Como sou auto-didata é a seguinte:

    tab ajuda, mas vc se torna um musico "vadio" hehehe,
    mais tarde se naum tiver uma tab, vc se descabela pra tirar uma musica, e vei ficar bitolado nisto como um cavalo
    num cabresto.

    de ouvido, o retorno que vc tem é muito mais
    vantajoso, muito mais amplo.
    Pode ser mais demorado.
    Mas o gosto que vc sente em tirar
    uma musica dificil pela sua propria forca de vontade
    é como se fosse um orgasmo.

    larguem ai suas opinioes.

    abraco.

    bocao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Concordo que tirar músicas de ouvido é melhor. Mas não basta querer tirar a música para conseguir... Eu não sei nada de teoria... Tô pensando em fazer umas aulas. Só tiro músicas pela tablatura, mas por exemplo, a preguiça é tanta que algumas partes eu começo pela tablatura e termino de ouvido...

    HaKaN
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    acredito mais no meu ouvido!!! e realmente depois o ouvido
    faz falta.

    Jean
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Pra quem ta começando é logico que o cara não vai saber tirar uma musica de cabeça.Eu tenho 4 meses de guita é só conseguir tirar dois trechos da musica do Green Day que é facil,mas tenho muito ainda oque aprender.Eu sou o tipo do cara se eu consgui tirar a musica eu toco toco e toco sem parar até cansar pra me aperfeiçoar mas pode crer que eu não sou preguiçoso por não tirar a musica de cabeça.Em sentido de estudo de tab eu sou CDF.

    bocao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Para os caras que tiram música de ouvido:

    1 - Quanto tempo de guita vcs tiveram até conseguir tirar músicas de ouvido?

    2 - Vcs sabem bastante de teoria? É possível alguém que não sabe teoria tirar bastante músicas de ouvido tbm?

    GuitarHouse
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eh preferivel de ouvido. Mas qnd nao da, pega tab mesmo.

    SODAPOP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    De ouvido.

    AgSarola
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Poxa eu prefiro tentar tirar de ouvido mas principalmente solos e alguns detalhes ainda recorro às tabs!!! Só num pode acomodar!!!

    Falkon36
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    nossa eu so mto viciado em tab,soh algumas parte de algumas musicas eu tiro de ouvido,fikei pensando nisso entao decide comeca a pega de ouvido as coisas,eu peguei akela imigrant song do led zeppelin e peguei e dps vi no tab tava qse igual ! fikei moh orgulho xD agora to tocando black sabbath - snowblind peguei os detalhezinhos tbm,mas essa musica eh mais facil,vo tenta pega o solo d ouvido dps tbm

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitar pro

    Vitinhu
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    guitar pro
    2 auihUIAHuiHUIAhIUA

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pela época do post o cara já deve estar tocando igual ao Steve Vai ...

    HUAHUAHUA

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu tiro 80% por tab e 20% ouvido. Isso porque sempre tem uma parte da tab que você não entende porque tem aquela fucking nota/acorde naquele lugar, então você pega de zoreia.

    Mas eu não concordo que você so torne um músco vadio tirando música por tabs, até porque você tem que ter uma mínima percepção auditiva pra tirar uma música assim. Seguindo este raciocínio, quem tira por partitura mesmo é o mais vadio, porque o cara nem precisa escutar a música pra tocá-la, basta ler. E venhamos e convenhamos que ninguém há de chamar de vadio um cara que lê partitura.

    Falkon36
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gente para os noobs que ainda tao meio ruim em tirar musica d ouvido,tente tirar Black Sabbath - Snowblind , eu consegui :]

    Desprogramador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho que os dois métodos se complementam, porque o seu ouvido pode não conseguir captar algumas notas que são um detalhe a mais da música, assim como numa tablatura/transcrição pode faltar aquela nota (ou vir a notas a mais).
    Eu começo de ouvido e completo com a tablatura. Já peguei muitas tabs que não tinham nada a ver com a música.
    erico.ascencao
    Partitura é outra coisa né? Nem se compara... O cara que souber ler, toca qualquer coisa a qualquer hora ( mas corre o risco de ficar atrelado à partitura, daqueles que se a folha voar ele para de tocar).

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que é importante no começo :

    1) Ter um bom afinador... e sempre começar a tocar quando a guitarra está bem afinada. Aliás, isso vale pra qq um. Qd a gente tá no começo, ainda n saca direito os padrões de afinação. Sendo assim, a guitarra pode estar afinada em padrões diferentes do que a maioria das músicas estão gravadas, ou mal afinada mesmo por falta de habilidade do cara. A consequência direta disso é q vai ser difícil o cara igualar os tons corretos das músicas que ele está tirando na guitarra, e n vai evoluir.

    OBs p/ músicos avançados : Por causa das diferenças do sistema de temperamento igual, mesmo os músicos avançados têm certas dificuldades para afinar perfeitamente a guitarra nos padrões, já que para cada tom o padrão muda besteira, e isso pode confundir o cara. (já reparou que às vezes qd vc afina um acorde de Mi por ex, perfeitamente, quando toca um outro acorde em outra região do braço vc tem a impressão de que ele está um pouco desafinado ? Pois é, vc n está ficando doido não)

    2) Procurar utilizar boas transcrições no começo mesmo, seja partitura ou tablatura(geralmente pedindo orientação para alguém q sabe ou prof), para n ficar tocando errado.

    3) Paulatinamente tentar tirar melodias simples e acordes só no ouvido, sempre corrigindo com a transcrição depois.

    Finalmente, depois de uns anos o cara vai estar reconhecendo padrões de harmonias, escalas, etc.... mesmo sem estar com a guitarra na mão, ele ouve e já sabe... qd pega a guita em casa, às vezes já sai a música toda até auhahuha.

    carecaslash
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: carecaslash
    · votar


    irmãos o pobre iniciante que vos fala , faz o seguinte pega as tabs e escuto bastante a musica pra ter harmonia do tempo certo de cada dedada e paletada , por isso saber teoria atraves das tabs e ouvir seguem junto !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirar musicas - tabs X ouvido