EMG 89 (ativo) + Ibanez STD-H1 (passivo) + Switch 3way

    Autor Mensagem
    bernardo_lou
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: bernardo_lou


    Pessoal, tenho nas mãos um enigma dos luthiers. Tenho que montar um circuito que ainda não conheci NINGUÉM que tenha conseguido. Já busquei entre amigos, luthiers e internet, até agora só cheguei perto.

    Tenho uma Ibanez já bastante customizada. A última que inventei foi colocar um EMG 81 na ponte com o Ibanez STD-H1 (passivo) no braço. Usando um push pull single/hambucker no passivo, chave fender de 3 posições. Um luthier conseguiu montar esse circuito pra mim. Ele isolou os dois circuitos completamente (já que não é nada interessante utilizar captadores passivos e ativos). E na chave ficou:

    Posição 1: Só o passivo
    Posição 2: Tudo desligado
    Posição 3: Só o ativo

    Só que o EMG 81, apesar de ser um ótimo captador principalmente para rock pesado, ele não me satisfez muito. Ele tem uma saída muito alta, ele soa como se tivesse um ganho nele mesmo (e acho que realmente tem), logo para tocar sons sem distorção ele não da uma clareza completa num som limpo. Outro fato é que o EMG 81 é puxado pro alto médio e alto agudo, o que eu não aprecio muito.

    Li sobre o EMG 89 e achei interessante já que ele mescla indiretamente um EMG 85 com EMG SA. Meu irmão tem uma Ibanez com EMG 81 (braço), EMG SA (meio) e EMG 85 (ponte) e o som é realmente demais. O EMG 85 tem um som bem encorpado, grave e cheio. Senti que ele puxa pro alto grave e baixo médio. E o EMG SA para sons limpos é excelente, é muito limpo e soa com bastante brilho.

    Comprei o EMG 89 pensando em colocar ele na ponte, no lugar do EMG 81 e deixar o Ibanez STD-H1 (passivo), nativo da Ibanez GRG 270, no braço. Todos os dois com um push pull para cada (25K para o ativo e 250K para o passivo). O passivo tem um tom também, mas só está lá porque a guitarra tem um buraco a mais de pot. Eu não aprecio usar tom na guitarra porque acho que ele me tira algumas freqüências. Se for pra timbrar, prefiro timbrar com um pedal de EQ logo após a guitarra, antes de qualquer outro pedal.

    Resumindo...

    Tenho em mãos:

    * Chave switch de 3 posições
    * Potenciômetro push pull A25K (volume ativo)
    * Potenciômetro push pull B250K (volume passivo)
    * Potenciômetro B500K (tom passivo)
    * Caixa da bateria
    * Jack fêmea
    * EMG 89 (captador ativo)
    * Ibanez STD-H1 (captador passivo)


    Será que tem algum NINJA de guitarra que consiga montar esse circuito isolando os dois circuitos, cada um com seu push pull single/humbucker com a chave:

    Posição 1: Só o passivo
    Posição 2: Tudo desligado
    Posição 3: Só o ativo


    Essa é a maior charada de luthieria que já encontrei :P

    Bem, vou aguardar palpites da galera antenada do fórum. Um abraço a todos!

    Megamedes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    bernardo_lou

    Já pensou em usar só ativo? Usar o 81 e 89? Seria bem mais fácil!

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    bernardo_lou
    se você tem o 81 e tá com um 89 pra colocar, coloca no braço e deixa splitavel vai ter mais opções de timbre

    bernardo_lou
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Megamedes:
    a questão é que esse captador da ibanez tem um som limpo ótimo, que eu preciso. o 81 é muito "sujo" e não teria qualquer utilidade pra mim já que o 89 faz um som a lá 85 que eu prefiro mil vezes ao 81 ;)
    mas valeu a dica!


    daniel_guitar
    na verdade eu tirei o 81 pra colocar o 89 :)
    valeu daniel!

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    bernardo_lou
    o que poderia ser feito seria você tirar foto com todos os detalhes da parte eletrica antes da trocar e refazer já que a ligação tá assim como você quer agora...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EMG 89 (ativo) + Ibanez STD-H1 (passivo) + Switch 3way