Autor |
Mensagem |
GrungeMan Veterano |
# nov/03
ae galerinha.. eu tava tentando achar uma relacao entre o campo harmonico e as escalas... ai eu acho q é algo parecido com issu , tipo : por exemplo uma musica em dó maior.. as notas teriam q ser : C, Dm, Em, F, G, Am, B por que :
C D E F G A B ->naturais
E F G A B C D ->tercas
G A B C D E F ->quintas
ai C+E+G = C .... D+F+A= Dm.... E+G+B= Em....
esta certo issu pra uma musica no tem de dó ?...ai nas outras escalas seriam a mesma coisa ?..ou nao tem nada a ver issu ae !? hehe
=)
|
yvo Veterano |
# nov/03
· votar
sim está certo, qdo eu aprendi campo harmonico meu professor fez essa parada...
por exemplo uma musica em dó maior.. as notas teriam q ser
nao, a musica eh tua vc faz o q quiser com ela, campo harmonico eh mais uma "ajuda" pra fazer uma boa msica
|
HaKaN Veterano |
# nov/03
· votar
isso ae eh tríade, tônica-terça-quinta.
|
ziotti Veterano |
# nov/03
· votar
isso é a harmonização em quintas...
mas só completando o que o yvo disse kra, a música não precisa estar dentro do campo harmônico, não é regra isso... mas é claro, a maioria das músicas obedecem um determinado campo, mas tem músicos que fogem do campo e aí é que tá o dom artístico do kra, aí que vc "ignora" a lógica musical e tira uma nota que é teoricamente incorreta mas praticamente soa bem aos ouvidos...
flw!!!
|
nukebass Veterano |
# nov/03
· votar
GrungeMan
Isso mesmo cara! Agora perceba que as tríades(acordes) são formadas por terças 'empilhadas'... veja só:
Tomamos o exemplo da tríade de Dm, mas mantendo-se no Campo Harmônico de CM:
Da Tônica(D) para a 3m(F) temos uma terça menor(obviamente); e da 3m para a 5ª justa temos uma terça MAIOR, entende?
Ou seja: uma Tríade Menor é formada 3 notas com um intervalo de 3m e outro de 3M(nessa ordem).
Agora depois disso acrescente MAIS uma terça que esteja dentro do campo harmônico de CM:
Tinhamos então: D-F-A = Dm
Acrescentando + uma 3m: D-F-A-C = Dm7
Formamos então uma Tétrade!
Se vc for "empilhando" mais terças vc encontrará todas as extensões possíveis daquele acorde!
Fácil, não???
Abraços!!!
|
DTGNR Veterano |
# nov/03
· votar
eh mais ou menos isso mesmo mano tah ligado?
Outro dia eu dei uma aulinha sobre escalas e solos, como utilizar as escalas e tal, acho que contribui pro movimento, certo?
|
zealot Veterano |
# nov/03
· votar
ta certo...
agora vc pega a ESCALA ARABIAN q tem no GUITAR PRO
tom: C
T 2M 3M 4 4+ 5+ 6+
C D E F F# G# A#
e monta o campo harmonico ! e seja feliz... hueahaeu
C-E-F# =
D-F-G# =
E-F#-A# =
F-G#-C =
F#-A#-D =
G#-C-E =
A#-D-F =
|
rka Veterano |
# nov/03
· votar
vc pode por as notas que vc quiser na musica... mas nao vai soar legal
os campos harmonicos sao tipo, as notas que "combinam"
|
GrungeMan Veterano |
# nov/03 · Editado por: GrungeMan
· votar
nukebass
pooutss... valew ae galera ..
=)
bem loko esse negocio ! hehe
|
iommy Veterano |
# nov/03
· votar
eu to montando o campo harmonico maior, menor, menor harmonico e melodico, em todos os tons, dividido por ciclos... quando tiver pronto eu posto ae pra galera do forum..............
|