Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


coses: Voce acha que posso comprar uns 70 dollars sem pagar o imposto?

Se pagando isso + imposto sair mais barato que aqui, mesmo R$10,00 eu arriscaria sem pestanejar. Tenho importado há meses e o saldo positivo é muito grande.

Abs

coses
Veterano
# out/09
· votar


vou ver como ta o limite do cartao e mandar ver
a chave seletora da minha epiphone custom ta funcionando so o captador da ponte, as vezes mudando o captador do braco funciona e depois para .. tenho q trocar logo =S

guitarg3
Veterano
# jan/10
· votar


nao sabia dessa dica.. bem interessante!

NHS
Veterano
# jun/10
· votar


Olá Amigos,
Alguém poderia disponibilizar uma foto de como ficou o Treble Bleed Mods instalado na guitarra. Se possível as fotos tanto na stratocaster quanto na telecaster.

Para que eu tenha como comparar se fiz corretamente.

Agradeço a todos.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


NHS

Poxa, rapaz. Nao sei se vc já o fez, nao no google tem alguma coisa. Serve?

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=bV6&rls=o rg.mozilla:pt-BR:official&q=treble%20bleed&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa= N&tab=wi

NHS
Veterano
# jun/10
· votar


Muito obrigado ogner!!! Ainda não o fiz com receio de errar!

Dei uma olhada nas fotos lá e algumas coisas ficaram claras agora. Por gentileza, me confirme abaixo:
Tanto para a telecaster, quanto para strato, tenho que colocar o capacitor e o resistor juntos em paralelo, ok? para ambos seria 0,001F capacitor and a 150k. correto?
Em alguns sites que pesquisei, alguns usam na telecaster 0,002 F capacitor "sem o resistor. é possível?

Agradeço sua ajuda!
Abraço

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


NHS

Cara, quando eu li sobre essa mod lembro de ter achado diferentes valores, 0,0012mf com 130k ( resistor )...Mas vi no site da Seymour que lá eles preferem 100k com 0,002....Esses valores pra single com pot de 250k ( teles e stratos)

Vi tb que pra Lespa é que não se usa resistor as vezes...

http://www.projectguitar.com/tut/potm.htm

http://www.vintagevibeguitars.com/dox/trebleBleed_tip.pdf

Penta_Blues
Moderador
# jun/10
· votar


Boa tarde!!!

NHS
Tanto para a telecaster, quanto para strato, tenho que colocar o capacitor e o resistor juntos em paralelo, ok?
Existe diferença entre instalar em em série ou em paralelo.
Vou dar uma lida no material que tenho aqui para te indicar a fonte da informação. Assim vc dá uma lidinha por lá tb.
Aguarde!...rs
Valeu!!!

NHS
Veterano
# jun/10
· votar


Obrigado amigos!

Penta_Blues, fico no aguardo!

Dei uma olhada na ebay, e todos os vendedores só vendem em pares o capacitor (Óleo) de 0,001uf junto com o 100k. Falam que esse é o modelo perfeito para pot 250 das tele/ strato. Porém um deles diz que envia os dois "não soldados" para que possamos ver a diferença e decidir se fica melhor com ou sem o resistor. Segue o link: http://cgi.ebay.com/2-x-US-made-PIO-Treble-Bleed-Capacitor-Kit-Guitar- Parts-/370355869599?cmd=ViewItem&pt=Guitar_Accessories&hash=item563aee 179f
Abraço

Penta_Blues
Moderador
# jun/10
· votar


Boa noite!!!

NHS
Cara, tá logo na primeira página, no post de criação do tópico.
Mais fácil que isso só "linkando" de novo...rs
Taí: http://www.bothner.co.za/articles/volumepot2.shtml
No final da página tem o desenho de ambos (em série e em paralelo). Sem chance de errar!
Valeu!!!

NHS
Veterano
# jul/10
· votar


Testei em minha telecaster. fiz em "paralelo" primeiro com capacitor normal de 0,001 e resistor 150k. Ficou estranho, perdeu a sensibilidade, pois o volume só diminuia mesmo quando estava no 5 ou 4. Não gostei. Fiz novamente em série e ficou nota 10! Perfeito! recomendo. vou fazer no final de semana em "serie" na stratocaster, com capacitor a óleo de 0,001 e resistor 100k.

Arimoxinga
Veterano
# nov/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


alguém me responde oque aconteceria se fosse usado apenas um resistor em paralelo? ou trocando o capacitor ceramico por um eletrolitico? (apenas pensamentos)

em uma guita H s s


Peace!!

Arimoxinga
Veterano
# nov/10
· votar


???

Arimoxinga
Veterano
# nov/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


puts já que niguém falou fiz uns testes!

sem soldar testei:

Cap elétrolit. 47uf 50v [deixou o timbre gordo e grave e o volume mesmo estando no minimo possivel sai inteiro mais ainda baixo normal].


Cap elétrolit. 10uf 16v [engordou mas nem tanto o volume ficou identico ao anterior]

fiz outros testes porém ficaram parecidos as nuances foram minimas. flw!


OBS::. no nivel de volume minimo sem o capacitor no POT o som não sai só se abrir mais.

Peace!!!

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


então pessoal eu fiz o treble bleed, mas aki na minha cidade n tinha o capacitor de 0.002 ai o cara me vendeu capacitor disco ceramico q ele disse q era quase igual (ta escrito no capacitor 222) ai eu vi na net q esse era de 0.0022 e o resistor de 100k ele tinha.
beleza eu soldei em paralelo mas agora o sustain SUMIU!!! eu do um harmonico e nem sai nada ! ou qndo eu mando uma nota normal ela dura 1 ou 2 s e some!
sera q eu soldei errado? ou eh a diferença de 0.0022 para 0.002?

eu vi aki o valor do capacitor: http://www.csgnetwork.com/capcodeinfo.html

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


???

salton
Veterano
# jan/11
· votar


...resgatando o tópico para confirmar alguns pensamentos meus:

Tecnicamente falando, o treble bleed é um resistor conectado na "entrada" e na "saída" do pot de volume (ex: strato.), certo? isso faz com que a resistência do pot aumente, certo?

Então de fato é esse o propósito do treble bleed...?

Então como ficaria o som de um humbucker "estilo PAF" com um pot de 250k? e um de 1M? Com valores maiores, mais agudos? Além disso, podemos dizer que é possível "transformar" um pot de 250k num de 500k aplicando um dado resistor nos devidos pólos do pot...?

Que negócio confuso...

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Fazer ou não fazer??? ...eis a questão...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Will Bejar: Fazer ou não fazer??? ...eis a questão...

Eu odeio quando mexo no volume e o som fica "opaco"! Isso pra mim é um erro de projeto, né possível! :) Volume é pra... volume, ora bolas!

Além disso, é muuuito fácil fazer essa modificação.

Flw!

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


estou com um set tex-mex,3 pots cts(250k) e uma chave fender de 5 posições.quais capacitores e resistores eu devo comprar pra
fazer a melhor ligação possível,sem perda deagudos e brilho no volume,e pretendo colocar um mini-toogle pra ligar o captador do braço de forma independente pra ter 7 combinações.
quem souber o que eu devo comprar,relacione por favor.(1 a 1 mesmo...)
valeu galera.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Pois é, cara... olha só, amanhã tem feriadão, vou dar uma conferida, mas ACHO que na minha Gambiarrocaster a perda do brilho quando mexe o volume é bem diferente do que na Fender, já que na que eu montei não tem tones, só o volume!!! E eu coloquei nela os mesmos pots da GFS que coloquei na Fender.

Vou fazer um testezinho e mando aqui pra galera dar uma sacada.

pOkiz
Veterano
# jun/11
· votar


E quando se tem uma Strato com Humbucker na ponte e singles no meio e no braço, sabendo que o Volume na Strato é "universal", coloca-se o Resistor ou não? :O

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


pOkiz
coloca-se o Resistor ou não?
Vc é quem decide...
Abç

axleWs
Veterano
# jun/11
· votar


Que negócio confuso...

MauricioBahia
sempre notei essa coisa do volume mesmo (na verdade, na minha rx20 ele não perde brilho, ele APAGA, ao invés de diminuir)

teria como (pelo menos o link que colocaram lá atrás não funfa) você descrever quais materiais usar para fazer na minha strato (como disse acima, uma rx20 da condor) e se essa modificação atinge todos os caps..

abraços

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


axleWs: teria como (pelo menos o link que colocaram lá atrás não funfa) você descrever quais materiais usar para fazer na minha strato (como disse acima, uma rx20 da condor) e se essa modificação atinge todos os caps..

É isso:

http://www.ratcliffe.co.za/articles/volumepot2.shtml

Ao longo do tópico tem muito exemplos com imagens!

Eu fiz esse na minha Lespa: http://www.ratcliffe.co.za/articles/volumepots/bleed4.gif

Abs

axleWs
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
obrigado, irei estudar e antes de montar a minha destruída, vou fazer isso (precisa "dessoldar" os fios antes de colocar o capacitor + resistor?)

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


axleWs: precisa "dessoldar" os fios antes de colocar o capacitor + resistor?

Não.

Valeu!

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Para stratos e Les Pauls, capacitores cerâmicos 0,001mF(102), certo?

Perdão, li o tópico todo mas ainda fico viajando quando o assunto é física! rs

Abraços

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Enorme trabalho para soldar o capacitor, dedos queimados mas tarabalho feito!

Coisa de amador, mas pelo menos saiu som!

Valeu BAHIA!

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Vou comprar as pecinhas pra fazer... ouvi sua gravação e ficou muito bacana mesmo!!! Dá pra sacar a diferença nitidamente!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume