Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


prog_jam

Essa guitarra era de um músico profissional e já passou por vários trabalhos de luthieria provavelmente. O ex-dono ficou com ela desde 2002 e me vendeu agora em Maio. Será que o luthier alterou algo? Bom, se foi, tá bom pra caráilo!!! :-)

Abs

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


me parece que os componentes dela sao de muito boa qualidade. eu quero ter essa qualidade na minha tele, mas aqui em brasilia eh muito dificil de conseguir esses componentes com qualidade de verdade sem serem extremamente caros. Pra voce ter uma ideia, uma chave seletora aqui pra achar uma da Alpha eh penoso. Dei sorte e essa jah foi. Antes dela soh tinha conseguido achar uma da fender por 130 pilas... Agora faltam os capacitores (os Constanta jah serviriam muito bem, mas pra achar...) que aqui soh tem esses chinesinhos vagabas, os potenciometros, que tem o mesmo problema dos capacitores e o jack, que sofre do mesmo mal...

Eu montei essa semana um pedalzinho de foot switch tipo aquele teu. Adivinha por quanto consegui a DPDT?? 30,00. Tudo bem que era a da Alpha (a mesma usada nos MXR), mas o problema eh que nao rolava outra opcao: ou era essa ou era nenhuma....

Muito cruel.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam

Tenso, preço da 3PDT aqui!!

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


3PDT??? tha bem entao... aqui eh 150...

ogner
Veterano
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar


prog_jam

Cara, soldafria.com.br acho eles estão em falta as chaves agora...
mas coloca ae no seus favoritos e manda esses sabgue-sugas ae da sua cidade proinfernos!!!!!!!

EDIT:

prog_jam

Não sei nem sobre o boleto nem quanto a componentes de melhor qualidade...Sei que eles tem muita coisa!! hehehe...

Da uma olhada no site depois
http://www.soldafria.com.br/allmanufacturers.php

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


pera.. falei merda...


150 eh o preco da SPDT, que eh a do cry baby.
3PDT por aqui nunca vi. soh por encomenda e nem me arrisco a saber o preco.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


a foda eh que nao tenho cartao... eles aceitam boleto?? e eles tem pots e capacitores da melhor qualidade??

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


dei uma olhada no site deles. os precos estao bem parecidos com os de produtos sem criterio de qualidade, daqueles que voce compra 30 pra usar no maximo 2 e correndo o risco deles estourarem....

eu queria os produtos de maior qualidade, daqueles que o jack eh quase 20 pilas mas eh insuperavel em qualidade, por exemplo... conhece algum lugar assim??

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


prog_jam: eu queria os produtos de maior qualidade, daqueles que o jack eh quase 20 pilas mas eh insuperavel em qualidade, por exemplo

http://www.stewmac.com/

Acabei de pedir knobs pro meu baixo e 1 escudo pra minha tele.

Abs

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

to ligado. conheco o servico deles. muito bom por sinal. o problema eh o cartao de credito e a taxa de importacao, que eh nas alturas e pra convencer a alfandega de que o que voce comprou nao vale essa taxacao toda eh uma dor de cabeca sem tamanho...

megadeth2612
Veterano
# ago/09
· votar


mmayorca

Treble Bleed acaba com a interação de redução do Pot de Volume com Fuzzes, ele acaba não limpando direito. Com Push/Pull eu posso usar o Treble Bleed com drives/distortions numa boa e desativa-lo na hora de usar fuzzes.

Penta_Blues
ogner

É.. acho que dá para fazer sim, mas ainda não achei um lugar explicando. Acho que terei que ler o funcionamento desse Push/Pull e eu mesmo aplicar a idéia, não deve ter mistério... rs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


megadeth2612: Treble Bleed acaba com a interação de redução do Pot de Volume com Fuzzes, ele acaba não limpando direito.

Se reduzir o volume o som do fuzz não limpa com Treble Bleed, é isso? Não entendo pq isso se dá, já que o Treble Bleed apenas evita que o som fique abafado ao reduzir o volume na guitarra.

Abs

megadeth2612
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Bem, eu nunca testei, mas sempre ouvi isso nos foruns. De qualquer forma, acho interessante a possibilidade de usá-lo ou não...

Ant--
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Se reduzir o volume o som do fuzz não limpa com Treble Bleed, é isso? Não entendo pq isso se dá, já que o Treble Bleed apenas evita que o som fique abafado ao reduzir o volume na guitarra.


megadeth2612
Bem, eu nunca testei, mas sempre ouvi isso nos foruns. De qualquer forma, acho interessante a possibilidade de usá-lo ou não...

Não sei quanto ao Fuzz, mas em distortion de tube-amp não vi problema nenhum. Pelo contrário, dá um clean ducaralho. O que acontece é que sem o treble-bleed o som morre mais rapidamente, dando a impressão de ser mais eficiente na hora de limpar. Com o treble vc tem que girar um pouco mais o knob para conseguir o mesmo efeito.
De qualquer forma dá pra fazer um ajuste fino na hora de escolher o capacitor e o resistor. Algumas combinações deixam vazar muito agudo, outras não. É questão do cara testar junto com o Fuzz pra ver qual funciona melhor. Na minha Strato eu instalei o treble-bleed há uns 16-17 anos, nem lembro quais os valores dos componentes, mas segui um esquema que saiu numa Guitar Player da época (importada, em Inglês). Dei sorte, porque casou muito bem com meus captadores. Ao abaixar o volume quase não se nota diferença de frequência. Só no finzinho mesmo, quando o som está quase sumindo é que fica mais agudo.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Ant--: O que acontece é que sem o treble-bleed o som morre mais rapidamente, dando a impressão de ser mais eficiente na hora de limpar.

Deve ser isso aí mesmo que vc tá falando.

Abs

megadeth2612
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Ant--

Creio que essa perda de agudos seja extremamente necessária para o fuzz limpar quando se abaixa o volume. Vocês devem saber como são fuzzes, eles implicam com qualquer coisa...rs

Mas vou em breve colocar isso em prática e ressucito esse tópico depois colocando o meu relato. Abçs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


megadeth2612: Creio que essa perda de agudos seja extremamente necessária para o fuzz limpar quando se abaixa o volume. Vocês devem saber como são fuzzes, eles implicam com qualquer coisa...rs

Sinceramente eu não sou "fuzzeiro" não mas, teoricamente, bastaria ajustar o pot de "tone". Não funciona não?

Abs

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

MauricioBahia
Cara, vi uma dica que talvez eu use numa de minhas guitarras.
Um pot de tone com push/pull pra selecionar entre dois capacitores diferentes.
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Penta_Blues: Um pot de tone com push/pull pra selecionar entre dois capacitores diferentes.

Boa noite!

Isso me parece bom hein... Onde viu a dica? Manda ae!

Flw

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

MauricioBahia
Eu vi num site onde o cara instalou uma chavinha, mas como eu não sou fã de furar guitarra, pensei em experimentar com o push/pull.
Vou fazer o diagrama de depois passo aqui pra ver se funfa...rs
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Penta_Blues
Vlw!!!

rgrzz
Veterano
# out/09
· votar


Acho que esse circuito é show pra strato, ligado definitivo sem qq chave pra desligar, pode-se variar antes o valor do capacitor pra ver o melhor resultado e depois deixar definitivo. Pra les paul acho legal diminuir o valor dos capacitores de tom pra ter mais brilho. Não sei se o efeito no fuzz é tão grande assim, pois não tenho fuzz de germânio.

edalko
Veterano
# out/09
· votar


Ae

minha LP tem três captadores, nessa ligação aqui:
Schematic

Para adicionar o capacitor de 0.001uf eu teria que colocar um em cada pot de volume, ou um só basta???

Nao achei o esquema em nenhum site... :(

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Bom dia!!!

edalko
Cara, eu acho que vc terá que colocar um capacitor em cada pot, pois eles são independentes.
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


edalko
Cara, (...) vc terá que colocar um capacitor em cada pot, pois eles são independentes.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

Esse esquema abaixo é mais pra single coils. No caso de humbuckers basta 1 capacitor 0.001µF (102) pra cada pot de volume.

http://img19.imageshack.us/img19/7282/treblebleedmod104.jpg

Abs

edalko
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues
Mauricio Luiz Bertola

Gente, fiz isso e não deu certo.
O da ponte fica meio xoxo, e só volta ao "estado natural" quando o pot de volume do caps do meio fica todo aberto, o mesmo ocorrendo com o caps do braço.

MauricioBahia
Fiz isso, como dito, e não rolou legal...
Além disso, acho que vou precisar de um resistor de 220 porque o pot perde o seu curso, fica 8 ou 80.

coses
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
voce comprou daquela loja stewart macdonald?
se sim .. as coisas chegaram bem embaladas, tudo correto e sem demora?

abraco

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko: Fiz isso, como dito, e não rolou legal...

Ué... Estranho hein. Vc soldou no lugar certo o capacitor? Pô, né possível!

coses

Já comprei lá sim e chegou tudo sempre na boa, mas esse capacitor, eu comprei na Soldafria.com.br. Usei exatamente um igualzinho a este capacitor na foto de 5 minutos atrás:

http://img194.imageshack.us/img194/5549/capacitortreblebleedmod.jpg

Abs

coses
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
é que entrei no site e vi que tem alguns itens que estou precisando por um bom preco, o capacitor ja tenho e comprei aqui mesmo na minha cidade.
Preciso de um switch pra uma LP e uma ponte gotoh gold tune-o-matic tambem. Voce acha que posso comprar uns 70 dollars sem pagar o imposto?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume