Ta tudo confuso pra mim

    Autor Mensagem
    puuga
    Veterano
    # ago/09


    Pois é , toco há 6 meses , violão e guitarra, fiz 2 meses de aula , e ainda faço.
    Mas tem um problema , sempre quando eu quero me aprimorar no blues , sendo nas escalas e tudo mais , eu sempre travo na hora de saber, quais notas tocar numa escala , se existem vários Dós, ou Lás, sei lá , ta tudo um enrrosco, Em relação a campo harmonico , formação de escalas e tudo mais também.
    Leio vaaarios e varios guias e tudo mais, mais parece que não entra na cabeça, e acabo me sentindo um inútil, alguem pode me ajudar?

    puuga
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tenho muita dúvida quanto á teoria. Pois depois dela , quero aprimorar a pratica, pois tenho muita persistencia. Mas eu so muito burro pra entender essa história toda de: Escala de C , Menor, maior, Campo harmonico, Relativos, e tudo mais.

    puuga
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Queria Entender melhor a pentatônica e tudo mais , porque como alguns já devem saber, so fãzão de John Mayer , e curto de mais o blues e o feeling dele, então quero muito aprender a teoria pra dar um clima igual ao dele nas músicas.

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Acho que você tá com uma puuga atrás da orelha, isso é normal. No decorrer das aulas você vai entendendo, senão, peça seu professor pra repetir as áreas que tem dificuldade.

    Bruh_figura
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Calmaa amigo faça uma coisa de cada vez comece primeiro pelas escalas basicas e formação de acordes..depois vc vai monta campo harmonico va com calmaa...uma coisa de cada vez q vc chega la...eh normal toma tempo principalmente no começo..e se tiver alguma duvida posta ai...

    Matheus Knispel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    calma cara, não faz nada do que tu possa se arrepender;
    pensa que tua mãe vai te amar de qualquer maneira

    puuga
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Meu problema é a pressa. eu quero aprender teoria e passar pra prática o quanto antes.

    cortesx
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nunca ouviu? pressa inimiga da perfeição...
    é bem claro o motivo disso tudo
    a ansiedade
    ta jogano as coisas tudo junto
    tem que ficar relaxado, ir pegando aos poucos
    do contrario, tu vai ficar confuso por bastante tempo :O

    marcioguita
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Teoria é importante pacas, porem o blues é puro sentimento.
    as vzs tocando menos notas ,fica melhor. bota um som no mp3 BB king ou algo assim. Harmonias bem simples,quase sempre mantendo o shape , e mudando apenas o tom, Treine acompanhando e depois tente tocar junto dos seus idolos.
    acaba pegando o mecanismo ,e desenvolvendo o ouvido.
    Keep Training....

    edu ROCK
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    puuga

    Rapaz, você está com muita pressa.
    Você está tentando aprender tudo de uma vez, e não é assim que funciona.
    Tem que ir estudando com calma, pra conseguir assimilar bem o conteúdo.

    Meu problema é a pressa. eu quero aprender teoria e passar pra prática o quanto antes.

    Mas você não precisa aprender toda a teoria pra só então passar para a prática.
    O interessante é justamente você ir estudando os dois simultaneamente, aplicando na prática as coisas que você estuda na teoria.

    Por exemplo: você estuda formação de acordes e aí tenta aplicar isso na prática, descobrindo novas formas de montar os acordes no braço do violão...

    Ao estudar campo harmônico você também pode aplicar isso na prática, pegando uma música conhecida e tentando cifrá-la em diversos tons diferentes...

    E por aí vai.
    O importante é ter calma, ir devagar, pra poder assimilar e entender tudo.

    Até mais

    Luqueuris150
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    marcioguita

    kra, realmente o blues eh mais sentimento, eu concordo com sua afirmação.

    Isso pq eu tenho 2 meses d curso, sou uma bosta tocando (mas to melhorando ...), mas de vez em quando eu pego pelo básico de campo harmônico e das escalas e faço uma improvisaçãozinha que geralmente sai cheia de erros, mas quando eu paro pra imaginar alguma base, coloco algum sentimento e começo a tocar msm as notas sai até umas coisinhas legais :D

    não ao nível de vcs, mto menos ao dos Deuses do Blues, mas sai umas coisinhas legais, hj de tarde msm, estava eu e um amigo, compondo a música pra a gincana q vai ter agora no cefet e eu me surpreendi com o solinho q eu improvisei, ficou lindo msm, seria solo tema d minha música, mas eu eskeci os riffs XD

    puuga

    pois é, kra, o ideal é vc treinar a teoria junto com a prática, assim vc entende mais facilmente, pois assimila as coisas e vc pega mais essas escalas e td mais ...

    além do mais, vc tendo o mínimo de feeling e sabendo algumas escalas, tendo uma idéiazinha sobre campo harmônico, já dá pra vc começar a treinar blues e tirar solos até legais, isso depende d vc msm.

    a idéia é vc Surpreender a si mesmo ;D

    Solo Dedo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    puuga

    o Slash ficava 24 h trancado no quarto domando uma Ephifone...

    Suposição:

    se vc fizer 2 h por dia, e tem 6 meses de aulas"!@#$%¨&*()_+}

    o slash em 15 dias estudou mais que vc em 6 meses...

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nesses 2 meses de aula teu professor não ensinou teoria?

    cortesx
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    duvido muito q o slash ficava tanto tempo
    se como todo mundo fala e concordo e ele tbm
    ele nao tem tecnica
    E COM ELE MESMO JA DISSE
    nao conhece muitas escalas
    não passa muito da pentatonica

    agora, que esse topico ta fugindo do assunto e jah ta esclarecido pro puuga, é FATO!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    puuga

    Treine bastante acordes. O segredo está neles.

    Procure sobre CAGED.

    Achei uma figura na net, pela metade, veja o que os desenhos dos acordes têm em comum.
    http://www.cristianonogueira.xpg.com.br/Curso_arquivos/image041.gif

    O CAGED também se aplica às escalas, principalmente à escala pentatônica, que é muito utilizada no blues.

    Os acordes básicos são formados por 3 notas: nota tônica ou fundamental (em inglês: root), terceira nota e quinta nota partindo da nota fundamental (estude intervalos pra entender melhor). As escalas pentatônicas são as mesmas notas da tríades, só que com mais duas notas "legais" adicionadas, totalizando 5 notas (penta...(5)...tônica). Ou seja, estudando o caged pros acordes, observando os desenhos, as duas notas que faltam pra você formar as pentônicas estarão sempre alí "em volta" das notas da tríade.

    Músicos como John Mayer sabem e faz muito bom uso disso.

    luckseven
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    puuga
    Tem 4 anos que toco guitarra e já aprendi bastante de teoria e tudo mais.

    O meu conselho é vc pegar partituras, tabs e tirar músicas nos estilo que vc gosta. Com certeza vc irá começar a enteder um pouco da teoria estudada. Estude teoria e prática com a mesma intensidade e nunca se deixe levar por manias.

    Esse negócio de campo harmônico é uma questão de um pouco de leitura apenas, alguns sites estão lotados de teoria.

    www.jazzbossa.com

    Não desista, grave os improvisos que vc faz e depois de um tempo ouça de novo e irá ver o tanto que evoluiu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ta tudo confuso pra mim