Zemaiti alguém conhece?

    Autor Mensagem
    Yamauti
    Veterano
    # ago/09


    Zemaiti é uma boa marca de guitarra?

    Bog
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yamauti

    Se você está falando da Zemaitis original, é uma marca que começou com um Luthier que fazia guitarras todas cheias de nheco-nheco, super enfeitadas, com placas metálicas com desenhos e coisas do tipo. São caras, muito caras, muito além de uma Gibson Custom Shop, e eu nunca toquei numa dessas.

    Se você está falando da Greco Zemaitis, são réplicas licenciadas feitas pela japonesa Greco. Apesar da pecha de "réplicas", são boas guitarras, com reconhecimento oficial da Zemaitis, do mesmo nível de uma Gibson de linha - e um tanto mais caras. Quer dizer, é como uma segunda linha de luxo para uma marca que normalmente custa uma fortuna. Já toquei numa dessas, o som é bom, os captadores são DiMarzio, mas você paga bastante pela aparência. Além disso, o corpo pequenininho torna a guitarra um pouco desconfortável para se tocar sentado.

    Se você não está falando de nenhuma das duas, e sim de alguma Zemaiti sem S no fim, nunca ouvi falar, mas ficaria profundamente desconfiado de uma marca que copia o nome de outra tão descaradamente.

    Yamauti
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ops escrevi errado, é Zemaitis

    Megamedes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bog
    O loco, não tava ligado que haviam guitas nessa faixa de preço/qualidade.

    Essas marcas como Gibson aí, são foda. Tem tanto monopólio que gente como eu nem se stressa em tentar achar coisas com preço/qualidade do mesmo nível.

    Leo-RJ
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    A Zemaitis era praticamente uma "Custom Shop" do luthier britânico Tony Zemaitis, que, apesar da fama, trabalhava sozinho produzindo um número limitado de instrumentos acústicos e de corpo sólido, caríssimos, e praticamente exclusivos de sua abastada clientela.

    Morto em 2002, alguns de seus projetos estão ganhando vida por meio de uma associação de uma empresa japonesa (não é chinesa ou coreana) chamada Zemaitis International, que com apoio da viúva de Tony Zemaitis, a Ann, e do filho deles, o Tony Jr., com a produção de alguns de seus modelos e guitarras elétricas.

    Não são simples cópias de projetos, vez que a Zemaitis International, como a grande maioria das sérias empresas japonesas (questão de filosofia), emprega talentosos artesãos que trabalham a partir dos desenhos, especificações e guitarras originais (muitas delas expostas em um museu em Tóquio).

    Um dos elementos mais característicos e originais das Zemaitis feitas pelo Tony era uma elaborada gravação em metal feita por Danny O'Brien, um entalhador de primeira linha que produzia para Zemaitis as elaboradas decorações de metal no tampo e no headstock. A Zemaitis Internacional chamou o mesmo O'Brien para que projetasse os padrões da nova linha, que depois são entalhados à mão, um-a-um, no Japão.

    OBS.: Texto baseado na reportagem da revista Guitar Player de novembro de 2005. Não é uma cópia fiel, mas um resumo.


    Tive o prazer de ver uma Zemaitis S24DT em Lisboa, em uma loja que nem se existe ainda (isso foi em 2007). Trata-se de uma cópia do modelo feita para o Ron Wood, e o acabamento dela impressiona. A tinta é tão fina que podemos sentir nitidamente a madeira, como se não houvesse tinta (o cara da loja disse que a madeira "respirava" melhor assim), feito à mão. A madeira do corpo era mogno. O polido da parte metálica também era levemente escovada e lisas, a ponte, que impressiona pelo grande numero de elementos e partes, não possui nada saliente e tudo se encaixa à perfeição.

    As tarraxas eram Schaller e os três captadores DiMarzio. A ação das cordas era nitidamente baixa.

    O modelo S24DT que vi em Lisboa era exatamente como este no link, com o mesmo padrão gráfico no metal (que pode mudar dependendo do modelo):

    http://www.makenmusic.com/productimg/DF501LS_FrontFulll.jpg


    Site da Zemaitis: http://www.zemaitis-guitars.com/

    Bog
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Megamedes

    Pois é, tem muita marca cheia de coisa por aí... No Brasil, Gibson e Fender ainda são inacessíveis, mas em países do 1o mundo, são marcas "boas mas normais". Inacessível é de Custom Shop para cima.

    Leo-RJ

    Vale lembrar que a Zemaitis japonesa não é a Greco, que eu mencionei acima, e que também é japonesa. ;) No site oficial, as guitarras fabricadas pela Greco aparecem como "GZ Series", e diz que são licenciadas.

    Aliás, eu fui uma vez na loja-museu da Zemaitis que tem (tinha?) aqui em Tokyo. Saí com a vista ofuscada, de tanto brilho nas guitarras (e tantos zeros à direita nos preços, eheh). Como é uma questão de gosto, as guitarras deles podem ser consideradas o que há de mais brega, porpurinado e afrescalhado; ou chique e refinado. =P

    Yamauti

    Mas por que você queria mesmo saber?

    Yamauti
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É que um amigo que mora Japão comprou uma.

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É que um amigo que mora Japão comprou uma.
    ...glup!...

    Yamauti
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    glup?

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ...glup!...
    é uma onomatopéia para o sentimento de medo ou espanto...ah, esquece eu lia muito gibi da Mônica...rs...

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cospe ou engole?
    ...glup!...

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarUser
    engole...saliva!!! hehehehehe

    Sai pra lá, rapaz!!! Que papo é esse?!?!?!?!

    Bog
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yamauti

    Foi uma Zemaitis ou uma Greco? O.o

    Quanto ele pagou?

    Onde ele mora?

    Que horas ele não está em casa? =P

    Leo-RJ
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bog

    Olá, tem razão. Essas GZ são licenciadas.

    Foi vê-las no museu em Tokio? Tô com inveja, não... imagina... hehehehe... sério: deve ser uma boa visita. A que eu vi em Lisboa parecia "exposta em museu", pois estava em uma redoma de vidro e só a tirou de lá depois de muito papo e a promessa de enviar um par de havaianas, mas tudo na brincadeira, foi no papo mesmo (mas as Havaianas eu enviei, depois, daqui para a casa de um amigo lá que entregou ao cara).

    "No Brasil, Gibson e Fender ainda são inacessíveis, mas em países do 1o mundo, são marcas "boas mas normais". Inacessível é de Custom Shop para cima".

    Essa é uma grande verdade. Lá fora existem outras opções não restritas à dupla Fender e Gibson, e o mercado lá está atento à isso.

    Abraços!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zemaiti alguém conhece?