Ajuda - Instalei eu mesmo meu HB Hot mas deu problema.

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jul/09


    Opa, beleza gente?
    Instalei em minha Les Paul um par de HB Hots, captadores muito legais mesmo, mas acho que fiz alguma merda, no cap do braço, porque ele soa como se o tone dele estivesse no zero. Ai o da ponte fica com os agudos normal, e no dele fica bem fechado mesmo. Isso é normal ou realmente eu fiz algo errado?

    Abraços

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    janick
    Cara, passa a esquema que vc fez com os condutores e especifica melhor quando o cap soa assim.
    Valeu!!!

    Thyagw
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Voce usou qual capacitor?

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Thyagw
    Capacitor?
    Cara, eu só tirei os captadores que tavam e instalei esses. Precisava fazer mais coisa?
    Penta_Blues
    Cara! Vou tentar tirar uma foto, mas foi a ligação convencional de 2 fios, sem splitagem nem nada.

    Thyagw
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Normalmente se coloca um capacitor de .047 em cada tone
    Acho que isso interfere e deixa o som grave demais

    Essa ligacao que voce tem que fazer
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_2t_3w
    os capacitores sao os verdes, e com certeza estavam instalados na sua guitarra antes de trocar os caps
    Sao quadradinhos verdes com 2 perninhas

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Thyagw
    Pois é cara!
    Tem sim esses capacitores cara! Disso eu lembro. Eu to indo de memória pq não to em casa.
    Mas então, o que eu faço com esse capacitor?

    Ainda não saquei qual foi o motivo do cap do braço ter ficado TÃO grave assim heheh o da ponte da normal, bem brilhoso.

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ou talvez eu soldei em alguma parte de cima do pot que não era certa, ou solda demais ou queimei alguma coisa?
    Eu tava querendo resolver isso eu mesmo

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    janick

    Deve ser solda demais mesmo. Desfaça a solda do tone do braço e refaça novamente. Deve estar em curto em algum lugar do pot.

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Ahm... hahahahah Eu desconfiei que muita solda podia dar problema,mas o negócio é que deu tanto trabalho pra soldar aqui que eu pensei, putz... que merda, deixa. Mas em qual parte do pot eu soldo o terra e o verde? bem no "centro"?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    janick

    Potenciômetro de volume:
    Um fio do HB você manda direto pro pot de volume. Este é o fio "hot" do HB. No pot de volume ele é ligado em um dos terminais das extremidades (esquerda ou direita). O lado que você ligar implica no sentido de varredura do potenciômetro (horário e anti-horário). Ainda bem porque não precisa ter um potenciômetro exclusivo pra canhoto, que é o meu caso. O terminal do meio do pot é a saída dele. Deste terminal vai direto pra chave de posições, que manda pro jack de saída.

    Potenciômetro de tonalidade:
    No mesmo terminal do pot de volume onde você soldou o fio hot, sai um fio pra entrada do tone, no mesmo esquema (horário e anti-horário. A diferença é que a saída deste pot (terminal do meio) vai pro terra, ligado na carcaça, sobrando um terminal. Acho que o seu problema está aí.

    O negativo do hot é ligado com o positivo da outra bobina. O outro negativo é aterrado, ligado na carcaça junto com a malha. Isso permite que as duas bobinas do HB funcionem.

    Se você ligar esses dois fios (o negativo do hot e o positivo da outra bobina) numa chave, e na outra ponta desta chave ligar ao aterramento (carcaça), você desliga uma das bobinas do HB, funcionando como um single. Esta chave pode ser um push-pull.

    As cores depende do fabricante. No Seymour é o preto, no DiMarzio é o vermelho.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Surgiu-me uma dúvida.

    O meu capacitor fica no segundo pot de tone, não no primeiro, que controla o captador do braço. Alguém me explica... heheh

    (São trÊs single)

    Desculpem sair do tema do tópico!

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Hm. então, o que eu posso fazer, é tirar esse excesso, alias, toda a solda, e re-soldar o desencapado, e o verde em cima do Pot de volume certo? E em uma das "perninhas" desse pot, de volume do neck, vai ter a conexão para o pot de tone do neck, e ai deve estar o problema né?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    brunoliam

    A sua guitarra é uma strato?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    janick

    Isso mesmo. Ou nos terminais do pot de tone. Tem que sobrar um livre. O do meio vai sempre pra carcaça. Você pode utilizar um capacitor entre esta ligação.

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Entendo. Eu vejo que tem um capacitor ali sim, mas não sei se ta funcionando ou não. Qual a função dele?
    Vou refazer a ligação, se não der certo, vou tentar tirar o capacitor do pot de tone do neck

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    A sua guitarra é uma strato?

    Sim, é um strato com um kit de traditional Texas da Malagoli.

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Entendo. Eu vejo que tem um capacitor ali sim, mas não sei se ta funcionando ou não. Qual a função dele?
    Vou refazer a ligação, se não der certo, vou tentar tirar o capacitor do pot de tone do neck


    ?

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Entendo. Eu vejo que tem um capacitor ali sim, mas não sei se ta funcionando ou não. Qual a função dele?
    Vou refazer a ligação, se não der certo, vou tentar tirar o capacitor do pot de tone do neck

    ?
    (2)

    Ps - Desculpe a chatísse é só pro tópico não cair no esquecimento.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    janick

    O pot de tone da minha guita não tem capacitor e eu não sinto falta.

    Pra dizer a verdade, vão até me chamar de herege, mas uso pot de 250k em HB, onde diz que é pra usar de 500K.

    Não sinto falta de agudos. Pelo contrário, as vezes eu preciso limar os agudos no pedal ou no ampli.

    Não tinha o capacitor e não tinha onde comprar por perto. Liguei sem e deu certo.

    brunoliam

    Perguntei se era strato porque é a ligação mais comum neste tipo de guitarra.

    O capacitor, até onde eu sei, serve pra você ter um controle melhor de tone em todo o curso do pot. No meu caso, que não uso, é 8 ou 80. Ou é tone aberto ou fechado. Pelas minhas impressões, o capacitor muda neste sentido. Mas não sou a melhor pessoa pra falar disso porque o que sei é na base da experiência... nem sei o que é impedândica, indutância, capacitância ou caralhoança °.°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - Instalei eu mesmo meu HB Hot mas deu problema.