Improvisação sobre escalas alteradas

    Autor Mensagem
    Evils Little Seed
    Veterano
    # jul/09


    Opa

    Tenho que criar um solo, ow improvisação com as escalas alteradas menores melódica
    Com o seguinte compasso:

    ||C7+ | Am7 | Dm7/9 | G7/13||

    obs: improvisar MICRO !

    Se poderem me dar uma mãozinha eu agradeço !!

    Abraços!

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Evils Little Seed

    Maozinha em que?? Voce jah tem a harmona, o tom e o que usar... Eh soh chamar no ovo, filhao... ou voce quer que a gente faca o trabalho pra voce?

    Evils Little Seed
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    é que tipo, eu n sei mt bem como é improvisar no 'micro' ... se poderia me explicar ?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    essa eu te confesso que nao entendi...
    o que voce quis dizer com "improvisar no micro"??

    Evils Little Seed
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pq tem o tipo de improvisação 'micro' e 'macro' , nunca ouviu ?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Dito dessa maneira nao.
    Posso ateh saber o quer dizer, mas nao conheco por essa nomenclatura.
    Explica aih o que voce precisa fazer e eu te dou uma luz...
    Aproveita e explica o tal do micro e da macro (que pra mim ficou pela linguagem de programacao)

    Evils Little Seed
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Entao, eu acho q micro e macro, é assim

    Micro é focalizar mais na tonica, ficar mais naquilo e tal, macro é mais amplo

    Ah nao sei se é bem isso sabe, meu fessor me explico isso, mais agora não lembro...

    É q ele me passou pra mim trabalhar emcima desses acordes, improvisando em micro, pow o foda é q a aula é daki a poco :S

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ah, saquei... o aluno classico... deixou pra estudar em cima da hora, neh??

    cara, disso que voce me disse tirei uma unica conclusao: voce quer improvisar em cima dos acordes... de cada um deles...

    bom, vamos lah entao:

    C7+ | Am | Dm7/9 | G13

    Aqui o cara estah te forcando a trabalhar com a harmonia quartal, com tetrades. Utilizar-se de uma escala alterada nesse caso eh dar um tom outside no seu improviso. Isso dar-se-ia com notas de passagem. O repouso em notas mais comuns, como tercas, quintas, setimas e tonicas (oitavadas ou nao).

    No caso das escalas menores, seriam utilizadas em suas relativas. Nesse caso abre-se o leque das pentatonicas e das escalas com diversos tipos de blue note, inclusive a bebop e algumas possibilidades de efeito flamenco (sem cromatismos).

    A melodica seria mais uma utilizacao de complemento no caso das notas dos acordes que nao fazem parte da escala.

    Isso eh o proposito para o qual eu usaria esse conjunto de "expressoes". A maneira, o como, isso se daria soh se eu te mostrasse improvisando mesmo ou se voce gravasse a base e depois eu escrevesse os motivos, mas isso daria um trabalho do caralho.

    Jah que sua aula eh daqui a pouco, peca desculpa por nao ter feito o dever de casa e solicite uma explicacao mais incisiva, com exemplos e licks baseados nesse conceito. Quanto aos licks, fabrique os seus...

    Evils Little Seed
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sim, não deu para estudar, pq to sem tempo,mais brigadão ae cara, gostei da sua explicação!

    Na hora eu do um jeito hehe

    Abração vei!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação sobre escalas alteradas