Autor |
Mensagem |
Evils Little Seed Veterano |
# jul/09
Opa
Tenho que criar um solo, ow improvisação com as escalas alteradas menores melódica Com o seguinte compasso:
||C7+ | Am7 | Dm7/9 | G7/13||
obs: improvisar MICRO !
Se poderem me dar uma mãozinha eu agradeço !!
Abraços!
|
prog_jam Veterano |
# jul/09
· votar
Evils Little Seed
Maozinha em que?? Voce jah tem a harmona, o tom e o que usar... Eh soh chamar no ovo, filhao... ou voce quer que a gente faca o trabalho pra voce?
|
# jul/09
· votar
é que tipo, eu n sei mt bem como é improvisar no 'micro' ... se poderia me explicar ?
|
prog_jam Veterano |
# jul/09
· votar
essa eu te confesso que nao entendi... o que voce quis dizer com "improvisar no micro"??
|
# jul/09
· votar
Pq tem o tipo de improvisação 'micro' e 'macro' , nunca ouviu ?
|
prog_jam Veterano |
# jul/09
· votar
Dito dessa maneira nao. Posso ateh saber o quer dizer, mas nao conheco por essa nomenclatura. Explica aih o que voce precisa fazer e eu te dou uma luz... Aproveita e explica o tal do micro e da macro (que pra mim ficou pela linguagem de programacao)
|
# jul/09
· votar
Entao, eu acho q micro e macro, é assim
Micro é focalizar mais na tonica, ficar mais naquilo e tal, macro é mais amplo
Ah nao sei se é bem isso sabe, meu fessor me explico isso, mais agora não lembro...
É q ele me passou pra mim trabalhar emcima desses acordes, improvisando em micro, pow o foda é q a aula é daki a poco :S
|
prog_jam Veterano |
# jul/09
· votar
ah, saquei... o aluno classico... deixou pra estudar em cima da hora, neh??
cara, disso que voce me disse tirei uma unica conclusao: voce quer improvisar em cima dos acordes... de cada um deles...
bom, vamos lah entao:
C7+ | Am | Dm7/9 | G13
Aqui o cara estah te forcando a trabalhar com a harmonia quartal, com tetrades. Utilizar-se de uma escala alterada nesse caso eh dar um tom outside no seu improviso. Isso dar-se-ia com notas de passagem. O repouso em notas mais comuns, como tercas, quintas, setimas e tonicas (oitavadas ou nao).
No caso das escalas menores, seriam utilizadas em suas relativas. Nesse caso abre-se o leque das pentatonicas e das escalas com diversos tipos de blue note, inclusive a bebop e algumas possibilidades de efeito flamenco (sem cromatismos).
A melodica seria mais uma utilizacao de complemento no caso das notas dos acordes que nao fazem parte da escala.
Isso eh o proposito para o qual eu usaria esse conjunto de "expressoes". A maneira, o como, isso se daria soh se eu te mostrasse improvisando mesmo ou se voce gravasse a base e depois eu escrevesse os motivos, mas isso daria um trabalho do caralho.
Jah que sua aula eh daqui a pouco, peca desculpa por nao ter feito o dever de casa e solicite uma explicacao mais incisiva, com exemplos e licks baseados nesse conceito. Quanto aos licks, fabrique os seus...
|
# jul/09
· votar
Sim, não deu para estudar, pq to sem tempo,mais brigadão ae cara, gostei da sua explicação!
Na hora eu do um jeito hehe
Abração vei!!
|