Guitarra para slide

Autor Mensagem
Hansen
Veterano
# jul/09


Bom dia pessoal,

Estou pensando em adquirir uma tele para deixá-la regulada para tocar slide, afinada em G aberto com ação mais alta, daí usaria o slide em umas 3 ou 4 músicas do repertório da minha banda.

Curto o timbre da Tele e acho que ele casa bem com slides, mas alguém tem experiência em outros modelos de guitarra?

Imagino que uma guitarra Les Paul com captadores p-90 (singles) possa dar um resultado sonoro legal, pelo sustain das LP e pelo brilho lindo dos singles.

O que acham?

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


flood

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen

Strato também casa muito bem com slides...principalmente se o slide for de metal.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel

É o meu caso... eu estou usando uma strato para isso, porém eu queria experimentar outros sons, porisso pedi indicações aqui.

Valeu pela dica

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Hansen

Eu iria de SG, existe um motivo porque todo Mestre do Slide dos ultimos 40 anos em algum momento teve uma.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Putz....Quero uma guitarra para dar bends? Alguma recomendação? Se puder uma para Tapping também!

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
vai de Cort Viva Gold com Jackhammer que não tem erro ;-)

R.RHOADS
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
,Putz....Quero uma guitarra para dar bends? Alguma recomendação? Se puder uma para Tapping também!
poutz cara, então compra a nova wolfgang do van halen cara!
garanto q ela fará vc tocar bends e tappings!! hauhauhauhauha

zueiras a parte, eu entendi o tópico do cara, é q ele se expressou mal... na verdade ele está querendo saber sobre o timbre.. acredito q tele e strato não terão "mtas" diferenças sonoras, eu partiria p/ uma lespa ou sg! ouça lynyrd skynyrd pra ver se curte!
abç!

prog_jam
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen

Jaguar. Com slide de vidro bem grosso.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Putz....Quero uma guitarra para dar bends? Alguma recomendação? Se puder uma para Tapping também!

Mamãe, sou humorista...

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


R.RHOADS
Eu adoro Lynyrd. LP ou SG são guitarras que eu considero também, inclusive um mestre da guitarra as usava para sons de slide: Duane Allman.


prog_jam
Cara, bem lembrado... isso me lembrou a Jazzmaster também. Pena eu num ter bufunfa para bancar uma Fender, mas vou tentar ver Squier e outras genéricas.

Acho que nesse fds vou pra Teodoro munido do meu slide experimentar estes três modelos...

R.RHOADS
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Eu adoro Lynyrd. LP ou SG são guitarras que eu considero também, inclusive um mestre da guitarra as usava para sons de slide: Duane Allman.
Falou td! ele tocava c/ lespas e algumas vezes c/ SG ;)

Acho que nesse fds vou pra Teodoro munido do meu slide experimentar estes três modelos
faça isso cara! pq ninguém melhor q vc pra testar e saber se é akilo que procura... mtas pessoas compram pela net por não morarem perto de lojas e tals, se vc tem a oportunidade de ir na teodoro (nosso paraíso), é a melhor coisa q vc pode fazer!
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Qualquer uma.
Abç

Creamy Mule
Veterano
# jul/09
· votar


eu faço numa cópia de es-335.
deixo as cordas um pouco altas, mas não muuuito altas que não dê pra tocar normal.
assim eu toco normal e slide.

mas é só questão de timbre / conforto escolher guitarra pra slide, assim como escolher guitarra pra tocar "normal".

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09 · Editado por: Thiago Salme - Banda A Marilla
· votar


Desculpe a ironia...mas não aguentei...a verdade é que não existe isso de guitarra para slides...
Vou falar igual vi em um tópico...Aposto minha guitarra que vcs não vão saber identificar qual guitarra está sendo feito o slide ouvindo o som...existe diferença no material do slide que tb nao é tão diferente um do outro...

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Esta discussão de "guitarra X para estilo Y" já está velha.

No caso do Hansen, ele está procurando uma guitarra para slide porque isso envolve vários aspectos:
- Pra tirar sons com slide, o humbucker facilita?
- Sustain maior;
- Facilidade pra regular as cordas com ação alta;
- Conforto do braço, já que tocar com slide exige um posicionamento diferente da mão no braço.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Desculpe a ironia...mas não aguentei...a verdade é que não existe isso de guitarra para slides...

Isso é verdade e não é ao mesmo tempo, embora não exista uma guitarra ideal pra slide, existem designs que facilitam mais o tocar do que outras. Vide a incidência de musicos que tocam Slide com GIbson SG, praticamete todos os grandes Mestres do Slide do anos 60 pra cá em algum momento tocaram com a SG, especialmente porque além do sustain enorme, ela tem um acesso muito fácil aos regristros agudos tanto dentro quanto fora da escala, isso não faz dela uma guitarra pra Slide, mas facilita muito mais o tocar do que por exemplo, uma Tele, ou mesmo uma Les Paul, outro fator que ajuda nas Gibsons é a escala mais curta que torna mais confortavel as aberturas que vc tem que fazer pra fazer base com slide, da mesma forma que o fato de ter volume e tom independentes, possibilita conseguir uma diversidade de timbres de forma mais fácil, porque vc pode regular um cap pra base ou partes mais calmas e outro pra partes mais nervosas. E acho que é disso que se trata o tópico, analisar os prós e os contras de vários modelos, para que o cara possa decidir por sí só.

Vou falar igual vi em um tópico...Aposto minha guitarra que vcs não vão saber identificar qual guitarra está sendo feito o slide ouvindo o som...existe diferença no material do slide que tb nao é tão diferente um do outro...

Sinceramente cara, fale por você, porque a menos que uma guitarra saia muito do padrão e que seja muito hibrida, eu consigo tranquilamente diferenciar uma SG, duma Les Paul, duma 335, duma Strato ou duma Tele e da mesma forma consigo identificar se o slide é de vidro, cerâmico ou de metal, não dou 100% de acerto, mas pelo menos 80% das vezes acerto. Então cuido ao afirmar essas coisas, você pode até falar que a maioria não consegue, mas eu já tive todas essas guitarras e aprendi a conhecer a peculiaridade do som de cada uma, e tenho certeza que não sou o unico nesse fórum que consegue ou cuja experiência possibilita isso.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


a verdade é que não existe isso de guitarra para slides...
Para mim, guitarra para slide é lap steel ou pedal steel, mas muitos podem considerar instrumentos diferentes, especialmente o pedal steel (experimentei um com 11 cordas, uma loucura). O lap steel é basicamente uma guitarra, estou praticando e desenvolvendo a técnica do lap. É bem dificil. de resto, qualquer guitarra serve, mas tem que ter ação das cordas alta.
Para quem tem ou teve várias guitarras e toca slide, dá para diferenciar muita coisa... Thiago Salme - Banda A Marilla, toma cuidado porque é possível você perder sua guitarra. Claro que não é 100%, mas algumas pessoas aqui ouvem muita coisa que muitos não ouvem...

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Vide a incidência de musicos que tocam Slide com GIbson SG


Acertou, tem ate um cara o Morcego (acho que é esse o apelido, eu tenho no orkut, ele é fera no Slide e tem uma SG

Ate quem quiser aprender slide, ele tem alguns video no youtube ensinando...

E ele ensina mesmo, nada de enrolar

LeandroP
Moderador
# jul/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Hansen

Se é pra usar com slide, por que não uma lap steel?

Já pensou em uma com um sistema tipo o B Bender?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


MMI

Tu é outro que já teve meio mundo de guitarras também... hehehehehehehehehe

Hansen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Hansen
· votar


erico.ascencao
Tu explicou exatamente meu dilema...rs

Thiago Salme - Banda A Marilla
Tudo bem.. eu sei que qualquer guitarra serve, mas meu interesse é de sentir a música, a guitarra que me agradar melhor. Assim como qualquer piano ou teclado serve para tocar Jerry Lee Lewis, mas o piano de cauda vai dar o "tesão" sonoro ao músico, entende?


LeandroPanucci
Lap Steel seria o ideal, mas eu penso na versatilidade da guitarra, vai que da uma zica com a minha number one, daí eu tenho uma substituta, entende... mas é tentador, eu vejo shows e dvds da Blue Jeans e o que o Ottaviano faz na lap é maravilhoso.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Hoje vou tocar na SG de um amigo pra ver esse lance de conforto ...

Vejam esse vídeo do Canned Heat tocando no Woodstock... Les Paul com p-90.. som lindo hein:



Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
Para quem tem ou teve várias guitarras e toca slide, dá para diferenciar muita coisa...
Eu sempre tive preferências por stratos e Teles... talvez por isso eu identifico mais fácil o som estalado de uma guitarra estilo fender.. mas em slide eu não consigo identificar, pois minha experiencia é pequena.


Thiago Salme - Banda A Marilla, toma cuidado porque é possível você perder sua guitarra.
Não entendi.. como assim perder a guitarra?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Lap Steel seria o ideal, mas eu penso na versatilidade da guitarra, vai que da uma zica com a minha number one, daí eu tenho uma substituta, entende... mas é tentador, eu vejo shows e dvds da Blue Jeans e o que o Ottaviano faz na lap é maravilhoso.

Cara e pensar que eu tive uma Lap Steel del Vecchio daquelas na minha mão, com o dono pedindo só 50 reais e deixei passar... hehehehe... na época eu era novinho, tinha 15 anos, e não conhecia muito, achava que Lap Steel só prestava se fosse Gretsch, Fender, Gibson, Morelli, Rickembacker, e afins... aí 1 ano depois eu conheci o Marcos Ottaviano em um show em Ribeirão Preto, aí depois do show fui puxar conversa, e perguntei que Lap Steel era aquela, rapaz na hora que ele disse que era uma Del Vecchio, eu fiz que nem o Darth Vader no fim do ultimo Star Wars: Nooooooooooooooooooooooooooooooo... hehehehehe

Enfim, outro dia vi uma pra vender no mercado livre, tava 700 reais.

Hoje vou tocar na SG de um amigo pra ver esse lance de conforto ...

Vejam esse vídeo do Canned Heat tocando no Woodstock... Les Paul com p-90.. som lindo hein:


Bom, testa lá, a SG é uma das guitarras que eu acho mais interessantes slide, até porque é bem fácil tirar os agudos nela e não pesa muito, tem a escala confortável.

Bixo, o problema de Les Paul Goldtop é que são todas os olhos da cara, até a da Epiphone é overpriced.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Hansen
mas em slide eu não consigo identificar, pois minha experiencia é pequena.

Cara o primeiro ponto é que metal é mais nervoso, tem um somcom graves mais encorpados e agudos mais rasgado tem mais sustain também, slide de vidro é bem mais calmo tem o som mais equilibrado e suave. No geral o vidro ajuda mais a esconder os erros do que o metal, no o som é muito mais "na cara" então fica dificil esconder um vacilo.

Enfim um video mostrando um teste com slide de metal e vidro, o teste começa lá pra 4:10, antes disso só um clipe. A diferença não é muito na cara pra quem está começando, mas depois que o ouvido acostuma é gritante.



Pra mim o melhor som pra Slide de Vidro é de gargalo de garrafa (ou vidro grosso), vidro de Complexo B (os antigos da Roche) e pra Slide de Metal Slide de Latão, nunca tive oportunidade de testar um slide ceramico, mas ao que parece (ouvindo as gravações de quem usa, como o Keb Mo e o Big Bill Morganfield, eles tem um som entre o vidro e metal.

E uma liçãozinha:



nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


E quando eu penso que já vi de tudo, eu acho isso aqui:



prog_jam
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Fodaco isso aih, hein??

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


prog_jam

O cara da Colher????

Eu só não sei como ele não dá uma caimbra na boca.

prog_jam
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
provavelmente porque deve fazer isso desde os 0 anos de vida...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra para slide