Estude teoria gratuitamente aqui.

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# jun/09 · Editado por: alexdiffer


Bom criei este topico na intencao de ajudar o pessoal que gostaria de ter um conhecimento
basico sobre teoria musical, como ler partitura, talvez seja um pouco dificil explicar como funciona
na pratica algumas coisas mas vou arranjar um jeito de nao deixa-los confundidos ok?

Outro motivo pelo qual criei este topico é que eu tinha alguns alunos que faziam aulas online comigo
tive que deixar alguns pois tinha voltado a trabalhar e nao havia tempo suficiente para preparar o material
das aulas, entao de um modo geral aqui todos irao poder acompanhar a materia desde o inicio.

A respeito da liberação de material de apoio como playback, video aulas e fragmentos de livros que tenho
ficarei aguardando uma resposta dos moderadores pelo meu email alexdiffer@hotmail.com (Não Me add no MSN)

Bom de inicio nao tem numero de vagas nem tão pouco é um curso, não a custo pelo material divulgado
porem peço que nao publiquem esse texto em outros lugares pois a principio criei esse material exclusivamente para
o Forum CifraClub caso desejem repassar para algum outro site ou local me contatem atraves do email citado acima.

Comentarios e dúvidas serão postados no tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212046/

Agradeço e conto com a colaboração de todos e aguardem as primeiras postagens.

Marcosrcf
Veterano
# jun/09 · Editado por: Marcosrcf
· votar


alexdiffer
Opa! Será que agora eu aprendo ler partitura de vez?
Na medida do possível, vou querer participar!

Em tempo:
Parabéns pela iniciativa!!!

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Pricipios e Fundamentos da Música

A música que ouvimos no radio, na internet, na Tv e em demais lugares é contituida por alguns fatores e são eles: Melodia, Ritmo e Harmonia:

Melodia
É a sucessao de varios sons combinados.
Exemplo a grosso modo: um solo de guitarra, sao varias notas tocadas umas após as outras de modo a criar uma melodia.

Harmonia
É a combinacão de sons simultaneos, ou seja, ouvidos ao mesmo tempo.
Exemplo a grosso modo: é um acorde, ou seja, são varias notas que são executadas ao mesmo tempo, ou varios instrumentos de uma orquestra tocando simultanemente.

Ritmo
Ritmo é duracao a acentuacao de sons e pausas.
Exemplo a Grosso modo: uma musica mais lenta, uma mais rapida, uma batida por exemplo creio que o ritmo só o proprio nome já o apresenta com uma clareza imensa.

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Formação dos Sons ouvidos.

O som é o efeito audivel, por efeito de vibracao de corpos, para se produzir som então é necessario de um corpo vibratório e os corpos vibratórios em instrumentos musicais são Corda esticada [violão, guitarra, berimbal, harpa],
coluna de Ar [sax, trompete, flauta] e membrana [bateria, atabaque, pandeiro].
Ao tocar a corda da guitarra observe que ela balanca por toda sua extensão, em um determinado numero de vezes por segundo, a esse movimento da-se o nome de vibração e a vibração é medida em Hertz [Hz] (ciclos por segundo).
Quanto maior o numero de vibracoes por segundo mais agudo o som produzido e quanto mais lenta a vibracao mais grave o som emitido.

O ouvido humano é capaz de ouvir sons que vao de 20Hz a aprox. 18 mil Hz. O lá do Diapasão tem 440Hz.


Diapasão


alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Propriedades Físicas do Som

Ok agora que vocês ja sabem um pouco sobre o som, como ele é emitido quero que vocês conhecam tambem um pouco sobre as propriedades fisicas dele que são: Altura, intensidade e timbre.

Altura
É a propriedade em que se classifica se o som é agudo, medio ou grave.

Intensidade
Quando falamos em intensidade queremos nos referir a um som ser mais forte ou fraco, ou seja, quando atacamos as cordas com mais forca e com mais suavidade.

Timbre
Em poucas palavras sao caracteristicas sonoras que nos permitem diferenciar um piano de uma flauta, a minha voz da sua etc.

ricolb
Veterano
# jun/09
· votar


alexdiffer
brilhante iniciativa! Coloca presença aí pra mim!

mpmegas
Veterano
# jun/09
· votar


ensina partitura ae!! to junto!!

guitar_quadra
Veterano
# jun/09
· votar


Presente!

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Voltei...

Dando continuidade aos assuntos

Pauta Musical

Pauta ou pentagrama musical é um conjunto formado por 5 linhas horizontais e 4 espaços entre elas. [confira a figura abaixo]

http://img40.imageshack.us/img40/899/imagi.jpg

Reparem que as linhas comecam a ser contadas de baixo para cima, é nessas linhas e espaços que são escritas as notas musicais.

Alem dessas linhas e espacos ainda temos linhas e espacos superiores suplementares e linhas e espacos inferiores suplementarem que servem para anotar sons em diversas alturas ja que somente a pauta nao compreende todos os sons em suas extensoes observe a figura:

http://img198.imageshack.us/img198/899/imagi.jpg


Observe que a numeracao das linhas e espacos suplementares cresce ao se afastar da pauta.

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Partitura

Bom meus professores de violino sempre costumam contar uma historia a respeito do motivo de se usar a partitura era mais ou menos assim:

Estavam Beethovem e Mozart num boteco tomando umas e outras discutindo como jovens musicos poderiam estudar suas obras e estudos quando um propos ao outro:
-Cara assim como michelangelo escreve sua arte em tela vamos escrever a nossa em pauta.
-Como assim cara q diabos sao essas pauta?
-Um sistema como o alfabeto, eles vao ler e reproduzir em seus instrumentos oque nós escrevermos, é como um alfabeto musical.
E assim criaram padroes como a pauta.

Bom voltando a realidade quero deixar claro que nao precisamente foram Mozart e Beethoven que criaram esses padroes esta estoria era apenas uma forma descontraida para se contar o porque da existencia da partitura, ou seja, era tambem uma forma de musicos de origem humilde reproduzir musicas de grandes concertos visitados pela alta sociedade, ja que na epoca nao haviam recursos para gravar em fita, vinil muito menos em mp3.


Bom entao voltando a teoria, podemos definir a partitura como um conjunto de notações de carater musical a fim de representar a musica escrita.

Clave

Clave é um sinal usado no inicio da pauta para determinar nao só o nome mas tambem a altura das notas, são elas clave de Fá, Dó e Sol.

No caso da guitarra a clave utilizada para escrever as notas éa clave de Sol.

Clave de Sol

A clave de sol determina que a nota Sol situa-se na segunda linha da pauta, ou seja a clave de sol assina-se na segunda linha, a partir dessa nota Sol é possivel deduzir todas as outras notas.

Observe a clave de sol e a nota sol

http://img199.imageshack.us/img199/899/imagi.jpg

Na figura indiquei qual é qual e observem que fiz um ponto minusculo vermelho na segunda linha ali é o comeco da clave ou seja onde ela se assina bem na segunda linha por isso ela da o nome SOL a nota que se assina sobre a sua linha.

Não estenderei o assunto e abordar outras claves aqui por enquanto pois ficaria meio confuso e nao faremos uso delas por enquanto, possivelmente mais pra frente quero poder ministrar a voces um curso de arranjo complementar a esse dai sim estudaremos mais a fundo as claves dos outros instrumentos ok.

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Galera preciso descansar um poquinho agora to cansadao de digitar rsrs

Vou descansar um poquinho amanha retorno as materias com notação musical vou mostrar pra voces como descobrir o nome das outras notas na partitura.

jonas.hetfield
Veterano
# jun/09
· votar


legal a iniciativa..
é floyds tentar aprender sozinho..
vou acompanhar!

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Notas musicais na pauta

Como havia dito a clave de Sol da nome a nota que se assina na segunda linha, e por esta ser possivel determinar todas as outras.

Abaixo um exemplo com as notas na escala de Dó maior:

http://ruimfroda.googlepages.com/clave_escala.jpg

No caso a nota assinada na segunda linha é a nota Sol, portanto a nota que vem depois dela se assina no segundo espaco esta é a nota lá depois em sequencia temos a terceira linha nesta a nota recebe o nome de Sí e assim por diante tanto para cima quanto para baixo.

Notas Nas linhas e nos espacos naturais
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/imagens/leitura_04a.gif

Notas Suplementares inferiores e superiores.
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/imagens/leitura_05a.gif



Mais a frente estudaremos os acidentes musicais os bemóis e os sustenidos e como eles sao usados na partitura e como eles atuam na execução.

Tambem estudaremos formas de compasso e demais elementos da partitura musical.

nyurig3
Veterano
# jun/09
· votar


alexdiffer
maravilhosa iniciativa!!! sempre tive preguiça de tentar aprender partitura e vou aprender com seu topico!! parabens alex

jazz blues rock soul funk
Veterano
# jun/09
· votar


alexdiffer

boa iniciativa mano...vou acompanhar...

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Marcosrcf
ricolb
mpmegas
guitar_quadra
jonas.hetfield
nyurig3
jazz blues rock soul funk


Obrigado pelo apoio e interesse caso tenham alguma duvida ai nao fiquem com duvida podem perguntar no topico citado la em cima.

Abcs e bons estudos

.Raphael.
Veterano
# jun/09
· votar


alex sempre qrendo ajudar neh hehuehu alex forever uhauha

Non
Veterano
# jun/09
· votar


nyurig3
Maravilhosa é pouco hein! Dificil achar alguém com disposição assim pra ensinar gratuitamente...

alexdiffer
Desejo boa sorte pra você, e presença pra mim também \o/

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


.Raphael.
Digamos q sou o Maicou Diéquison do forum kkkkkkkkk

Non
Veterano
# jun/09
· votar


alexdiffer
Sabia que o danado tava vivo!! huahuahua

leo2505
Veterano
# jun/09
· votar


Como sempre alexdiffer fazendo grandes contribuições para todos nós.
Irei acompanhar as teorias das partituras.
Valeu mesmo cara e grande abraço.

guitar.thrasher
Veterano
# jun/09
· votar


parabens pela iniciativa, to dentro!!!!!!!!!
vou acompanhar sempre que for possivel.
valeu man!!!!!

.Raphael.
Veterano
# jun/09
· votar


alex

ahuauhahua neh alex uhahuaauha

Thyagw
Veterano
# jun/09
· votar


Comentarios e dúvidas serão postados no tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212046/

GuitarDark
Veterano
# jun/09
· votar


legal a iniciativa, vou acompanhar aqui


vlw cara

abraços

Nelton88
Veterano
# jun/09
· votar


Enfim, o tópico que precisava..vou passar diariamente aqui, tenho muito de aprender sobre a teoria musical com esse tópico.

- Nelton
- Presente querido professor...

Amém...

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Vcs me devem maças...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Prefiro uma vodka mas tudo bem...

Smothie
Veterano
# jun/09
· votar


Finalmente aprenderei partitura! [1845]

mto bom cara vlw!

lipinhoflu
Veterano
# jul/09
· votar


..

Douglas_
Veterano
# jul/09
· votar


alexdiffer
Cara, agradeço pela sua atenção e paciência.

Sou um dos muitos que toca há muito tempo, mas não levo muito a sério o estudo. Essa sua iniciativa renovou meu ânimo.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estude teoria gratuitamente aqui.