Improviso em escalas? comofas.

    Autor Mensagem
    FlOaD
    Veterano
    # jun/09


    Olá pessoas, eu sei que existem Trocentos tópicos sobre isto, mas nem um esclareceu minha duvida.

    Eu gostaria de saber, como se fas para improvisar, e não o que vocÊs usam para improvisar.

    não sei se entenderam a minha duvida, mas é que agora estou tendo aulas de musica e meu professor pede que eu improvise algo na escala de G ( ainda estou no começod o curso) mas ai n sei o que fazer, mesmo sabendo a escala não sei como transformar isto em algo que seja possivel escutar e não dar um RoundHouseKicK =/

    obrigado.

    Clauber guns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    FlOaD
    Cara acho que você tem que estudar os shapes das escalas, procurar licks, frases e talz...
    Mas espere o pessoal que manja mais chegar pra te ajudar =D

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Bom dia!!!

    FlOaD
    Isso é simples de responder.
    Não é porque vc sabe o alfabeto que vc sabe também o idioma.
    Considere Escalas e Modos como sendo as letras do alfabeto. Considere os Licks como sendo as palavras de um dicionário. Considere os Gêneros Musicais como sendo os idiomas da Música.
    Como vc aprende um idioma? Estudando, praticando e sobretudo ouvindo muito.
    Aí está. Vc tem todas as ferramentas pra improvisar...
    E já que existem "trocentos tópicos", aproveite-os ao invés de abrir outro tópico. Vc poderia tirar essa dúvida postando-a num que já existe, pois o assunto é o mesmo.
    Valeu!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Comofas???

    Nofas, comprafeto....

    guitar_quadra
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Nofas, comprafeto....

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Manubio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    [i]Comofas??? Eu tambémfaso

    Vinicius Capiotti
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se você não achar o quer aqui no fórum, quem sabe você pergunta alguma coisa pro seu professor, já que você tem um xD

    Eu sei que é extremamente estranho e obsoleto tirar dúvidas com um professor, mas às vezes tem que ser feito.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pra improvisar o caminho inicial é esse: utilizar escalas. Porém, se você vai improvisar em uma base em G, não significa que é só utilizar uma escala maior natural de G que vai ficar tudo lindo! Improvisação não é só executar a escala, é produzir sequencias de notas que soem bem.
    Pense na improvisação como uma sequência de frases. Elas tem que dizer alguma coisa. A melhor forma de você pegar a manha de fazer essas "frases" é praticando mesmo. Durante um improviso, preste atenção quando você fizer uma frase que soe bem. Guarde bem ela e passe a utilizá-la em seus improvisos.

    Outra dica: uma forma de aprender melhor a improvisar é "não improvisando". Ouça a harmonia da musica e imagine um solo. Imagine, cantarole, assovie, sei lá... DEPOIS tente passar o que você imaginou para o instrumento.
    Uma coisa que me ajuda a criar solos é primeiro imaginar o solo na cabeça e depois passar para a guitarra. Todos os solos das músicas da minha banda eu fiz sem o instrumento na mão!

    A escala pentatônica é mais fácil de ser utilizadas para improvisos, pois as notas da escala praticamente soam bem em qualquer momento da harmonia. Inclusive alguns professores começam a ensinar ela antes das outras. Peça para seu professor te mostrar.

    FlOaD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Penta_Blues

    muito obrigado pela ajuda ^^

    o professor falo que vai me passar a pentatonica, isto mais para a frente!

    o que são licks?nunca entendi direito.

    muito obrigado AOS QUE AJUDARAM.

    FlOaD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    guitar_quadra
    Manubio

    se fosse comigo ja teria tomado ban/warm.

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    o que são licks?nunca entendi direito.

    Frases de improviso man.
    Tipo isso aqui:



    Ah, e uma coisa que vai te ajudar nos improvisos é tirar o máximo de músicas possíveis, principalmente aquelas que nos intervalos das frases vocais o guitarrista faz algum lick na guitarra. É com isso que vc vai começar a entender.

    Mas não se esqueça de fazer e compor seus próprios licks e frases.
    E começe com uma escala apenas, para não confundir muito.

    Outra coisa cara. Meu professor fazia assim comigo. Ele me dava 3 ou 4 notas na escala e pedia pra eu tocar alternando a ordem e a rítmica das notas. Com isso vc começa a fazer "ritmozinhos" e "mini-frases".
    E começe pela pentatônica, com ela é mais fácil de criar temas e melodias no começo.

    Abração e boa sorte cara!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    FlOaD

    Estude bastante sobre intervalos.

    A escala é uma seqüência de notas ordenadas. Esta ordem está definida sobre os intervalos. É através dos intervalos que se reconhece uma escala ou acorde.

    Se o seu professor lhe passar uma escala pentatônica, veja os intervalos que a compõe. Se você se deparar com um acorde diferente, analise seus intervalos.

    Saboreie seus estudos e aprecie o prato principal: intervalos.

    FlOaD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeandroPanucci
    DsL-Hard Rock

    muito obrigado pela ajuda ^^

    mas axo que essas coisas eh complicado de entender lendo xP

    melhor pergunta com meu professor ^^

    ou aprender nas proximas etapas =]

    pois ainda mal comecei o curso , tou soh na quarta aula, provavelmente irei aprender isto ^^

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    FlOaD

    Fala carinha.... desculpa a brincadeira lá em cima, mas não resisti.

    Quanto à sua dúvida, o Panucci falou tudo. Inclusive tem muito material sobre improviso, escalas, intervalos, modos etc... Quando tu tiver manjando um pouquinho de teoria (o básico que teu prof. vai te passar) dá uma busca aqui no fórum que tem muita coisa boa.

    Não tenha pressa.... vá com calma e se dedique aos estudos. Logo os resultados vão aparecer e você vai estar improvisando por aí....

    abs.

    FlOaD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jinkxs

    xP desculpa tambem ^^


    é, o geito é tempo, porque axo que coisas deste tipo n se aprendem da noite para o dia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso em escalas? comofas.