Improvisando com arpejos

    Autor Mensagem
    WolfBend
    Veterano
    # jun/09


    Fala pessoal!
    Olha só, para se usar arpejos em um improviso na tonalidade Dó por exemplo. Se a base estiver tocando Em eu posso tocar o arpejo de G?

    Entenderam? Eu só posso arpejar acordes se o mesmo acorde estiver sendo tocado na base? Ou sendo no mesmo tom eu posso arpejar um acorde e a base tocar outra?

    Desde já obrigado!

    daniel_guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    WolfBend
    rapaz, ia ser bom vc testar saca coloca uma base em Em e toca em G se soar bem ñ tem problema algum

    guitarfusion
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se a base estiver tocando Em eu posso tocar o arpejo de G?

    Sem problemas

    WolfBend
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hum, entendi! Valeu pessoal.

    Então basta analizar os acordes do campo harmonico, a mesma coisa se segue com as tetrades né?

    Valeu, um abraço!

    fernando0877
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Note: escala de Em (Eólio):
    E, F#, G, A, B, C, D (ou em intervalos: T,2,3m,4,5,6m,7m)

    O arpejo de G vai conter G, B, D
    Se pensar em intervalos em relação ao Em, estes G, B, D são respectivamente 3m, 5, 7m... logo o arpejo de G sobre o Em será um acorde de Em7, porém suprimida a Tônica T (E). Então fecha perfeitamente como um Em7.
    e várias outras possibilidades...
    * o arpejo de G7+ com mais a nota F# (9ª de Em) que ficaria bem legal tmb...
    * o arpejo de C te dá 6m,T,3m (sobre o Em)... nesse caso vc deixa de tocar o B que é a 5ª do Em...
    * o arpejo de C7+ te dá 6m,T,3m,5 (sobre o Em)... note que agora sim vc tem até mesmo a 5 que não tinha no exemplo acima.

    Tudo sobre o acorde de Em.
    Mas não precisa ficar descendo e subindo arpejos como um robô altista... pense os arpejos = acordes e não "shapes" ... assim fica bem mais fácil de entender e sacar a harmonia/melodia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisando com arpejos