acordes variados. Duvida!

    Autor Mensagem
    Berguittar
    Veterano
    # jun/09


    e ai galera estou criando este topico pq tenho uma duvida.
    estou aprendendo uns acordes diferentes, com 7, 7M, º, 5#, Sus, entre outros...
    minha duvida é: Qual o melhor jeito de usa-los...

    1- Como vcs gostam de usar 7M e m7M?

    2- como vcs gostam de usar os com 5# e 7M(#5)?

    3- A cifragem: m7(b5). seria uma especie de diminuto menor?

    por favor quem quiser ajudar...

    Berguittar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ???????? ajuda ae ???????????

    Guita Ibanez
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Berguittar


    Cara está muito apressado em... vá com calma...espera mais um pouco.

    Theus..
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Theus..
    · votar


    Qual o melhor jeito de usa-los...

    Olha cara não existe jeito melhor não, cada um teu seu estilo... como é guitarra, a base dela é geralmente notas com 5 (G5, D5, C5, A5, etc), ou até pestanas, como F, B maiores.

    Esses com sus e nomes complicados são usados mais pra simplificar musicas dedilhadas. Espero te ajudado _\m/

    jm17
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    acordes com setima e diminuta sao geralmente(quase exclusivamente)usados para tocar bossa nova e samba,os acordes com quinta tbem sao muito usados para tocar esses estilos ja os sustenidos podem ser usados em qualquer tipo de musica.

    espero ter ajudado abç

    Berguittar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    valew ai!!!
    quem quiser postar sua opinião fique a vontade.
    Quero ver oq cada um acha, e como usa os acordes...
    Vlw!!!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jm17

    acordes com setima e diminuta sao geralmente(quase exclusivamente)usados para tocar bossa nova

    Ao contrário! Acorde com sétima é usado em todos os estilos e com MUITA frequencia. O diminuto também, mas com menos frequencia em arranjos mais populares.


    Theus..

    Hein?!?


    Galera, não leva a mal não, mas pior do que não aprender é aprender errado. Cuidado com o que vocês escrevem nas respostas, pois podem estar ensinando errado! Se vocês não tem conhecimento sobre o assunto, é melhor não responder nada...


    Berguittar

    Esses tipos de acordes que você especificou são chamados "Dissonantes". Ao contrário dos acordes naturais, formados por tríades (três notas: tonica, 3º e 5º), eles possuem outros intervalos, como 4, 7, 9, 5b, 7M, e por aí vai...
    Existem conceitos teóricos com as melhores formas de utilizar esses acordes. Pesquise sobre "Campo Harmonico". Há bons tópicos sobre campo harmônico aqui no fórum. Dá uma pesquisada aí e posta suas dúvidas depois!

    jm17
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    hard_guitar
    vlw por ter corrigido
    mas pelo que meu professor disse acordes com 7,7 com 9 e dissonantes em geral sao bem usados em bossanova naum? ate por queeu ja toquei musicas assim

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jm17
    acordes com 7,7 com 9 e dissonantes em geral sao bem usados em bossanova

    Realmente, eles são largamente utilizados em bossa. Mas os acordes com 7º, por exemplo, são utilizados em praticamente qualquer estilo. Se você pegar o Blues, por exemplo, você vai ver mais acordes com 7º do que natural. No funk e em muitas músicas pop/rock, você vai ver muitos acordes com 7º, 4º e 9º.
    Você está certo em dizer que dissonantes são bem usados em bossa, mas dizer que são geralmente(quase exclusivamente)usados para tocar bossa nova... bom... aí já num está tão certo assim :-)

    jm17
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_guitar
    vlw entao :)

    carnicinha
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    esse sus não é de suspenso não?

    carnicinha
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    esse sus não é de suspenso não?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Berguittar

    Depende muito do tipo de música que o acorde se encontra, e da sua posição na harmonia da música.

    Pra facilitar o lance, procuro observar as tríades possíveis dentro de uma tétrade. Invertendo ou adicinando uma nota à tétrade, eu posso "fabricar tríades".

    Acordes com 7a maior (7M) eu gosto de usar com inversão de 7a no baixo. O aspecto melódico é de uma tríade menor (B, E e G = Em). Os acordes 7M/9 trás o aspecto maior, sem precisar tocar a nota tônica (C) do acorde (G, B e D = G). Essas são algumas das tríades que podem se enconder em tétrades 7M ou 7M/9

    Com os acorde m7M eu vejo as mesmas possibilidades. Entretanto eu não me lembro agora de nenhuma música que tenha este acorde como um regente da tonalidade; o campo harmônico deste acorde produz outros acordes que utilizo e vejo com mais frequência do que ele propriamente dito. Na maioria das vezes vejo um acorde dominante escondido nele. Um X7(9/b13) ou X7(#11).

    O acorde #5 fica legal quando você precisa segurar um acorde por algum tempo. Uso combinado com um acorde maior de 5a justa. Ex.: C - C(#5) - tem um aroma de mistério. Também gosto de arpejar uma tríade maior sobre este tipo de acorde. Por exemplo, se você toca um C7M(#5), eu posso arpejar um acorde E maior, partindo da 3a (G#, B e E). Mais uma vez sem tem que tocar a tônica (nota C). Numa cadência V - I, gosto de intercalar um X(#5) entre o V7 e o I... Ex.: G7 - G7(#5) - C7M.

    A cifragem: m7(b5). seria uma especie de diminuto menor?

    É quase isso. É o "meio-diminuto". Pra ele se tornar um diminuto, é só diminuir a 7a menor em um semitom. A 7a menor torna-se 7a diminuta (b7), e assim os graus deste acorde ou são menores (3a) ou diminutos (5a e 7a). Uso muito como IIº grau de um acorde menor. As tríades que podem se esconder nele pode ser a menor com a 3a no baixo ou um acorde dominante. Por exemplo, sobre um Bm7(b5) posso tocar uma tríade Dm ou Dm/F, ou mesmo o acorde G7(9). O acorde Xm7(b5) pode ser visto no VIIº de um campo harmônico maior (ou IIº do menor), como também pode ser visto no VIº e VIIº grau do menor melódico (m7M).

    Essa é a minha maneira "limitada", porque existem vários modos de encarar esses acordes. O ideal mesmo é estar bem afinado com os intervalos e suas classificações, pra poder entrar com os dois pés na harmonia. Intervalo é a distância entre dois sons e a harmonia é como esses intervalos combinam (relação).

    Theus..
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Hein oq cara... se eu estiver errado me corriga :(

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    carnicinha

    esse sus não é de suspenso não?

    É de "suspenso" sim.

    Berguittar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    muito boa explicação LeandroPanucci
    vc poderia me dizer um topico ou um site onde eu possa me aprofundar mesmo no assunto?????

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Theus..
    se eu estiver errado me corriga :(
    "se eu estiver errado, me corrija"
    Tá corrigido...
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Berguittar

    Deve ajudar um pouco:
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/menu.htm
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/menu_h.htm

    O livro "Harmonia & Improvisação" (vol. I), do Almir Chediak (Ed. Lumiar) é muito bom. Livro pra guardar pra vida toda.

    Theus..
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Penta_Blues
    aiuehaieuheaiuhaieuoh vlws ;0

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes variados. Duvida!