Epi ES 335 Desafinando. Nut?

    Autor Mensagem
    Scary
    Veterano
    # abr/09


    Ae pessoal..
    Comprei uma Epiphone Dot ES 335 a menos de uma semana, nova.

    A guitarra tá zerada, ponte novinha, braço e trases em perfeitas condições. As tarrachas são Grover.

    O problema é que a corda 2 e 3 tem desafinado direto quando faço bends.

    Li em vários tópicos que são diversos os fatores que fazem a guitarra desafinar.

    Porém no meu caso, acredito que seja o nut de plástico.


    Li que seria aconselhavel passar grafite para diminuir o atrito das cordas com o nut, assim impedindo que ela trancasse depois do bend, e voltando pra afinação original.

    No caso, que grafite seria? de lápis mesmo? é possível fazer em casa?

    Outra coisa, ainda sobre o nut. Seria vantajoso trocar o nut de plástico por um de osso para que esse problema seja resolvido? E qual é a chance do nut ser mal colocado?

    Não conheço muitos luthiers de confiança aqui em Porto Alegre, por isso tenho que pensar bem antes de levar em qualquer lugar.



    Valeu, e desculpa o post longo.

    Abraço!

    wppereira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    Fala mermão! O grafite não é de lápis não...é um pó de grafite especial para lubrificação...

    QUanto a troca o nut, é uma boa! Essa é uma taref simples para qualquer pessoa que se considera um luthier...acho q não tem problema não...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    Cara, vc levou sua guitarra a um luthier assim que comprou?
    Vc está colocando as cordas corretamente nas tarrachas?
    Os sulcos da pestana estão devidamente lubrificados com grafite em pó?
    Abç

    guilhermerizzo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary

    Eu até hoje não entendo porque as guitarras já não vêm com um nut decente, de grafite ou latão pelo menos.

    Troquei o da minha strato SX "Custom Deluxe" e vou trocar o da minha ibanez AS83 e da minha PRS SE que está para chegar.

    Com certeza vai melhorar o seu problema. É supersimples para qualquer luthier como disse o nosso amigo wppereira.

    Se for possível coloque um da marca graphtech.

    MMJr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu até hoje não entendo porque as guitarras já não vêm com um nut decente, de grafite ou latão pelo menos

    Preco....
    Voce sempre recebe o que voce paga...

    Valeu...

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    já trocou as cordas?

    Scary
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Falae!

    Não levei no luthier não.
    A guita tá reguladinha conforme conferi, e a curvatura do braço tá exatamente como eu gosto. A guitarra tá show de bola quanto a isso.

    Estou colocando as cordas corretamente sim.

    Toco guitarra a 9 anos, e esse é o mesmo problema que minha Epiphone Slash Signature tinha e não consegui resolver (não troquei nut, mas sempre acreditei que o problema eram as tarrachas Epiphone). Porém, nela era só na 3 corda. E com o tempo parou de desafinar um pouco (mas ainda é preciso afinar depois de cada musica em shows).

    Passei um pó de grafite ontem a noite no nut, mas não notei uma grande melhora. Ela ainda desafina.

    Um nut de osso resolveria o problema?

    Como eu disse, os luthiers de Porto Alegre não me inspiram confiança, e nunca nos lugarem onde levei minha les paul, a guitarra voltou como eu gostaria.

    Por isso pergunto, antes de sair trocando o nut, se é uma tarefa considerada facil pra qualquer luthier por um nut de osso, ou é algo que pode comprometer os outros aspectos da minha guitarra, que no caso estão 100%.


    Um abraço!

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    pode comprometer se for mal feito sim.
    já conferiu se as tarrachas estão bem apertadas ou se tem alguma folga?
    se for o caso ainda dá tempo de trocar o instrumento na loja, afinal isso é um defeito (e aliás você poderia ter notado isso na hora de experimentar a guitarra).
    você trocou as cordas ou está com as mesmas cordas que vieram?
    já conferiu a ponte, se tem algum tipo de folga?

    Scary
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    gucrispim

    já troquei as cordas sim, logo de cara.
    vou apertas as porcas das tarrachas hj pra ver se ajuda tb.

    nao acho q seja caso de trocar a guitarra..
    pois é um problema tão comum, que vejo acontecer em MUITAS guitarras e violões, e sempre tão dificil de resolver.

    Meu amigo tem uma Gibson que acontece a mesma coisa, na terceira corda. E o nut dele tb é de plastico.

    Por isso acredito que seja o nut, mas ainda não vi ninguem me apresentar quais sao as reais diferenças entre um nut de osso e de plástico e por que talvez isso resolveria o problema.

    Alguém sabe se pode ser o nut, e se um nut de osso teria chances de resolver?

    Valeu

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    não é o material do nut que vai definir se a guitarra vai afinar melhor ou pior. talvez a instalação do nut defina isso, mas o material não.

    o lance é ou na ponte (saddle solto) ou nas tarraxas.

    MMJr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    não é o material do nut que vai definir se a guitarra vai afinar melhor ou pior. talvez a instalação do nut defina isso, mas o material não.

    Isso faz sentido...


    O material do nut vai influenciar no timbre quando as cordas sao tocadas soltas e nao no problema de afinacao....Ja um nut mau instalado pode ocorrer problemas de afinacao.....


    Valeu....

    Scary
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Hmmm

    Saquei.

    É que já li em algum lugares (se não me engano aqui no fórum mesmo) que o nut de plastico `tranca ` a corda.. portanto quando se faz um bend, a corda nao volta totalmente para o lugar original, causando a perda da afinação.

    Mas se o material nao influencia nisso blz.

    Se o saddle estiver solto, qual o procedimento pra prender ele? É ponte fixa.

    Valeu!

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    pode estar com uma "araminho" solto, que trava o saddle no lugar, ou mal regulado, com folgas e tals

    Scary
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Hmm..
    como faz pra fixar o araminho?

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Scary
    não sei, sinceramente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Epi ES 335 Desafinando. Nut?