Ajuda para compor música

    Autor Mensagem
    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: KAEL METAL


    Olá a todos, estou compondo minha primeira música, no estilo Metal e tenho algumas dúvidas. Utilizaei as buscas mas não falam sobre estas dúvidas

    A música será em D Eólio, escala D E F G A Bb C, porém surgem as dúvidas

    1 A introdução e o 1º canto será lento e limpo com arpejo, quais acordes e cadências eu posso utilizar nos arpejos para caracterizar o modo eólio ?

    2 As bases das outras partes de canto e refrão vou fazer em Power Chord sendo T 5 e também T 5 T, a mesma dúvida, quais acordes posso utilizar e cadências para caracterizar o modo Eólio ?

    Eu sei que tem as tais notas evitadas mas não sei como caracterizar o modo eólio para não parecer música tonal.


    Agradeço a atenção

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Alguém ? Please !

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Bb - C - Dm
    F - C - Dm
    Gm - C - Dm
    Gm - Am - C

    acordes com baixo invertido também.

    Evite a nota Bb quando tocar sobre o acorde Dm.

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu cara, ajudou bastante, estava mesmo esperando você responder !

    Sem pedir muito, se for o caso desculpe, mas como você chegou nesta conclusão, existe alguma regra ou clichê ? Porque vou compor outras músicas em outros modos e então posso aplicar "essas regras" também.

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    As cadencias típicas do modo eolio são:

    i -> VII -> III -> VI -> iv -> V7 -> i.

    Os acordes que voce pode utilizar são os menores, menores com sétima, etc

    Acordes diminutos também ficam legais na progressão, assim vc pode usar o iidim e o viidim.

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ah, esqueci, nas bases com power chord, por eles não terem a 3ª então não são maiores e nem menores, então quer dizer que eu posso utlizar essa sequência que você passou, ignorando o fato de ser Gm, Dm, C, Am, F

    Eu não entendi o que é BB ?

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    thomasmoura

    Valeu cara ! Você também tem essas cadências para os outros 6 modos ? Minha grande dúvida é caracterizar o modo com o seu "sabor"

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    BB é um acorde escrito errado por mim... editei ;)

    O fato da 3a não estar implícita no acorde pode ser uma armadilha, porque fica subentendido pela harmonia que o acorde é maior ou menor. Cuidado!

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Poutz cara, tenho uma revista q fala só das cadencias modais, qdo eu encontrar, posto um resumo aqui pra vc e pra galera.

    Só pra adiantar, as cadencias modais são bem mais simples que as tonais, e geralmente se usa em trechos limitados da musica justamente por isso.

    Assim, guarde as cadencias características para os momentos mais intensos, ou importantes da musica.

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu !
    Existe algum livro, apostila, curso etc que fale sobre os modos gregos mais especificamente em composição musical, como cadências, "sabor modal", etc ?

    Já vi praticamente todos os tópicos sobre modos gregos mas 99% é sobre como formar os modos já quanto a utilização na prática...inclusive no google também já pesquisei.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    Tem livros de harmonia, como os do Almir Chediak e Nelson Faria.

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    thomasmoura

    Valeu ! Acho que estas cadências vão ajudar bastante gente por aqui.

    thomasmoura
    LeandroPanucci

    Eu posso variar, na mesma música, tonal e modal ? D eólio como modal e na mesma escala usar as cadências do tonal como por ex. I IV V I ? E depois no refrão usar cadência modal ex. i VII III VI iv V7 i ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    Pode sim.

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Cara, tô vendo que ainda sou burro de teoria ! hehehehehe

    O fato da 3a não estar implícita no acorde pode ser uma armadilha, porque fica subentendido pela harmonia que o acorde é maior ou menor. Cuidado!

    Não entendi ?! Quer dizer que tem power chord que dependendo do campo harmônico não soaria bem ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    A 3a não está lá, porque você toca o acorde sem ela. Mas dependendo da disposição dos power-chords fica subentendido que alguns acordes são maiores e outros são menores.

    Toque em power-chords e tire suas conclusões sobre os "acordes" abaixo:

    C5 - D5 - E5 - F5 - G5 - A5 - B5

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Não sei se minha impressão está errada mas dos power chords os que eu achei que soam maiores são C F G, está correto ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    É isso mesmo. Isso não quer dizer que não possam ser menores também. Por isso eu disse pra você ter cautela apenas...

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Não sei se tem alguma a ver, mas agora prestei atenção que no campo harmônico de C estes acordes C F G são justamente os maiores, quer dizer que o C pode soar menor se for tocado em outro campo harmônico onde o acorde de C for Cm ? Tem relação com o tipo de acorde gerado pelo campo harmônico ?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    Tem tudo a ver. Por isso mesmo que fica subentendido, pois os acordes estão dentro de um campo, e este campo é harmônico (as notas estão em harmonia).

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci


    Eu achei isto na internet com as cadências, está correto ?

    * OS modos são Sonoridades (escalas ) derivadas da inversão dos intervalos da escala maior.
    * cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau.

    EX VI
    C D E F G A B

    A B C D E F G _____relativa menor ou escala menor de Lá

    Do mesmo jeito que podemos construir uma escala menor a partir da escala maior se pegarmos o seu VI grau , nos podemos construir novas escalas se pegarmos os outros graus

    EX
    C D E F G A B escala maior ou modo JONIO

    D E F G A B C modo DÓRICO

    E F G A B C D modo FRÍGIO

    F G A B C D E modo LÍDEO

    G A B C D E F modo MIXOLIDEO

    A B C D E F G modo EÒLIO ou escala menor

    B C D E F G A modo LÓCRIO

    observe que as notas são as mesmas POREM A ESTRUTURA INTERVALAR DAS ESCALAS FOI ALTERADA.


    formula para achar os modos em outros tons

    JONIO - Escala maior
    DORICO - IIIb VIIb
    FRIGIO - IIb IIIb VIb VIIb
    LIDEO - IV#
    MIXolideo - VIIb
    EOLIO - IIIb VIb VIIb
    LÒCRIO - IIb IIIb Vb VIb VIIb

    * Analisando a TERÇA ( III ) de cada modo , vemos que no modo JONIO LIDEO e MIXOLIDEO a terça é MAIOR , e nos modos DORICO FRIGIO
    EOLIO e LOCRIO as terças são menores.

    vamos dividi-los em MAIORES E MENORES


    MODOS MAIORES - JONIO LIDEO MIXOLIDEO

    MODOS MENORES - EOLIO DORICO FRIGIO LOCRIO

    se compararmos os modos vemos que eles tem mais diferenças :

    EX - o LIDEO comparado com o JONIO , veremos que no lideo há uma IV# e comparando o DORICO com o EOLIO veremos que no DORICO a VI é maior.

    * VAMOS SEMPRE COMPARAR OS MODOS MAIORES COM O JONICO E OS MODOS MENORES COM O EOLIO veja:

    modos maiores:
    JONIO - escala maior
    LIDEO - VI#
    MIXOLIDEO - VIb

    modos menores :
    EOLIO - escala menor
    DORICO - a VI é maior
    FRIGIO - tem uma II menor
    LOCRIO - tem uma II menor e uma V diminuta

    ESSAS SÃO AS NOTAS QUE CARACTERIZAO CADA MODO

    Campo Harmonico dos modos
    JONIO
    campo harmonico maior

    DORICO:
    Im IIm IIIbM IVM Vm VIm5b VIIbM

    FRIGIO:
    Im IIbm IIIb IVm Vm5b VIbM VIIb m

    LIDEO:
    IM IIM IIIm IV#m5b VM VIm VIIm


    MIXOLIDEO :
    IM IIm IIIm5b IVM Vm VIm VIIM

    EOLIO:
    campo harmonico menor

    LOCRIO :
    Im5b IIbM IIIbm IVm VbM VIbM VIIbm


    *terminada a revisão , agora veremos cadencias tipicas de cada modo ( se você não entendeu nada até aqui, aconselho buscar informações de como montar os modos , aqui nesse forum tem varios topicos é só
    procurar hehehe).


    CADENCIAS MODAIS

    * quando você quer montar uma sequencia de acordes no modo maior você inicia ela com acorde maior e quando você que uma sequencia menor você inicia com acordes menores geralmente com o acorde em do tomem questão .

    Faremos a principio o mesmo

    MAS QUAIS ACORDES EU POSSO USAR PARA CARACTERIZAR UM MODO?

    SIMPLES : lembra das notas que caracterizam cada modo?
    o esquema é o seguinte: pegar o primeiro acorde de cada modo e ir para um proximo que contenha a nota que caaracteriza o modo

    EXEMPLOS tendo a nota A (lá) como tonica (Igrau)

    JONIO:
    A sonoridade jonio é dada basicamente pelo repouso da harmonia no I grau e na resolusão do tritono ( isso acontece somente no modo jonio , ou seja é proibido a resolução do tritono nos outros modos , pois é isso que caracteriza o modo maior , e descararcteriza os outra modos OK? )

    Cadencias em A jonio

    | A - D - E7- A | | A - Bm - E7- A | * entre os acordes de E e A há a resolução do tritono.

    use a escala de A jonio para improvisar.

    DÓRICO :

    A NOTA QUE CARACTERIZA ESSE MODO É A VI MAIOR

    CAMPO HARMONICO DE A DORICO :

    Am - Bm - C - D - Em - F#m5b - G

    nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica (VI maior) são o Bm o D eo F#m5b ( OS OUTROS A CORDES SERVEM APENAS COMO NOTAS DE PASSAGEM)

    para fazermos as cadencia ,é so pegarmos o acorde de Am e irmos para qualquer um desses acordes.

    Cadencias em A DORICO

    | Am - Bm | | Am - D | | Am - Bm - D | | Am - D - Am - Bm |

    outro macete é usarmos a nota A no baixo a snsação dorico fica ainda mais forte EX.

    | Am - Bm/A - Am | |Am - D/A |

    * Use a escala de A Dorico para improvisar.
    FRIGIO .

    A nota que caracteriza esse modo é a II menor

    CAMPO HARMONICO DE A FRIGIO

    Am - Bb - C - Dm - Em5b - F - Gm


    nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( II menor) são Bb Em5b Gm

    cadencias

    | Am - Bb | |Am - Gm | | Am - Bb/A - Gm | | Am - Gm/A |

    * use A FRIGIO para solar


    LIDEO

    A nota que caracteriza esse modo é a IV#

    CAMPO HARMONICO DE A LIDEO

    A - B - C#m - D#m5b - E - F#m - G#m


    nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( IV#) são o B D#m5b G#m

    cadencias

    |A - B | |A - B/A | | A - G#m-B ||A - G#m | |A - B - A - G#m|

    use a escala de A LIDEO para solar


    MIXOLIDEO

    A nota que caracteriza esse modo é a VII menor
    CAMPO HARMONICO DE A MIXO

    A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G


    nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( VIIm) são C#m5b Em G

    Cadencias

    | A - Em - A | | A - G/A | |A - Em/A - A - G | etc...
    EOLIO = modo menor ( sem mistérios )

    LOCRIO


    A nota que caracteriza esse modo é a V diminuta


    CAMPO HARMONICO DE A LOCRIO

    Am5b - Bb - Cm - Dm - Eb - F - Gm


    nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( V dim) Cm - Eb - eo proprio Am5b

    cadencias

    |Am5b - Cm | | Am5b - Eb || Am5b - Cm/A | e por ai vai



    SONORIDADE DOS MODOS E EXEMPLOS [b/]


    Dorico - mto usado em soul music e black music em geral
    ouça algumas musicas de james brown

    WAVE - Tom jobim
    THE ANIMAL - STEVE VAI é dorico

    um exemplo de sonoridade Dorico

    e----------------------------------------------------------------
    B--5---5---5--3----3---5--------------5---------------3-------
    G--5---5---5--4----4---5-----------5----5----------4----4----
    D--4---4---4--4----4---4--------4----------4----4----------4-
    A--0-0---0-0--0-0----0-0-0--0----------------0---------------
    E-----------------------------------------------------------------
    FRIGIO
    mtb bom para criar climas mais sombrios/tensos usasdo com frequencia no metal

    Trust - megadeth é frigio
    o começo de judment day do Angra

    um exemplo de sonoridade FRIGIO

    Lento

    e---8---------8-------10-----------10--------------
    B--10----10----10---11-------11-----11-----------
    G--9---9-------------10---10-----------------------
    D----------------------------------------------------
    A--0------------------0------------------------------
    E-----------------------------------------------------


    LIDEO

    mto dramatico usado em combinaçãode acordes maiores para dar climas épicos ou vitoriosos ou com acorde menores cria um clima de paz e sossego hehehe

    LIBERTY - STEVE VAI
    OVERTURE 1928 - DREAM THEATER

    um exemplo de sonoridade lideo

    e-------4-----------6------------------------------
    B---4------4-----4----4---------------------------
    G---2------2-----4----4---------------------------
    D---2------2-----6----6---------------------------
    A---0------0-----0----0---------------------------
    E---------------------------------------------------
    MIXOLIDEO

    base pra maioria dos estilos brasileiros e tbem mto utilizado no blues

    PRIDE AND JOY - STEVE RAY VAUGHAN é um exemplo

    um exemplo de sonoridade mixolideo

    e-------------------------
    B------2----2------------
    G------0----0-----1--1-- repete
    D------2----2-----0--0--
    A----0----0-------2--2---
    E---------------0-----0---


    EOLIO

    podendo ser meio triste a´te sério

    Hallowed be thy name - IRON MAIDEN

    um exemplo de sonoridade eolio

    e-----------------------------------------------------------
    B-----------5---------------3----------------1----------1-
    G--------5----5----------4----4----------2----2-----2----
    D-----7----------7----5----------5----3---------3---2----
    A---0---------------0---------------0----------------------
    E------------------------------------------------------------

    LOCRIO

    a princio é meio estranho sensaçaõ que eu tenho é de suspense

    naão conhço nenhuma musica com esse modo infelizmente


    um exemplo de sonoridade LOCRIO

    e---------------------------------------------
    B---------4-------4-----------8-------8------
    G------5-------5-----------8-------8--------- repete
    D----5------5-----------8-------8------------
    A---0-----------------0----------------------
    E---------------------------------------------


    [b] ACORDES CARACTERISTICOS

    são acordes que sozinhos já imprimem a caracteristica do modo por conter a nota caracteristica de cada um

    JONIO X7M
    DORICO Xm6
    FRIGIO Xsus (9b)
    LIDEO Xmaj7 (11#)
    MIXOLIDEO X7
    EOLIO Xm (6b)
    LOCRIO Xm(5b)

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    KAEL METAL

    Está certo sim... Só o português que leva facada (rsrsrsrsrs)

    ESSAS SÃO AS NOTAS QUE CARACTERIZAO CADA MODO

    O certo é "caracterizam"

    Caracterizão é um caracteriz grande (rsrsrsrsrsrsrs)

    KAEL METAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Este texto eu copiei direto da pesquisa no google !

    Eu escrevo serto !
    Ops ! quer dizer, certo ! hehehehehehe

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    KAEL METAL

    herrar é 1 mano... eu cei que você copiou ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para compor música