Autor |
Mensagem |
KAEL METAL Veterano |
# abr/09 · Editado por: KAEL METAL
Olá a todos, estou compondo minha primeira música, no estilo Metal e tenho algumas dúvidas. Utilizaei as buscas mas não falam sobre estas dúvidas
A música será em D Eólio, escala D E F G A Bb C, porém surgem as dúvidas
1 A introdução e o 1º canto será lento e limpo com arpejo, quais acordes e cadências eu posso utilizar nos arpejos para caracterizar o modo eólio ?
2 As bases das outras partes de canto e refrão vou fazer em Power Chord sendo T 5 e também T 5 T, a mesma dúvida, quais acordes posso utilizar e cadências para caracterizar o modo Eólio ?
Eu sei que tem as tais notas evitadas mas não sei como caracterizar o modo eólio para não parecer música tonal.
Agradeço a atenção
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
Alguém ? Please !
|
LeandroP Moderador |
# abr/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Bb - C - Dm F - C - Dm Gm - C - Dm Gm - Am - C
acordes com baixo invertido também.
Evite a nota Bb quando tocar sobre o acorde Dm.
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Valeu cara, ajudou bastante, estava mesmo esperando você responder !
Sem pedir muito, se for o caso desculpe, mas como você chegou nesta conclusão, existe alguma regra ou clichê ? Porque vou compor outras músicas em outros modos e então posso aplicar "essas regras" também.
|
thomasmoura Veterano |
# abr/09
· votar
As cadencias típicas do modo eolio são:
i -> VII -> III -> VI -> iv -> V7 -> i.
Os acordes que voce pode utilizar são os menores, menores com sétima, etc
Acordes diminutos também ficam legais na progressão, assim vc pode usar o iidim e o viidim.
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
Ah, esqueci, nas bases com power chord, por eles não terem a 3ª então não são maiores e nem menores, então quer dizer que eu posso utlizar essa sequência que você passou, ignorando o fato de ser Gm, Dm, C, Am, F
Eu não entendi o que é BB ?
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
thomasmoura
Valeu cara ! Você também tem essas cadências para os outros 6 modos ? Minha grande dúvida é caracterizar o modo com o seu "sabor"
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
BB é um acorde escrito errado por mim... editei ;)
O fato da 3a não estar implícita no acorde pode ser uma armadilha, porque fica subentendido pela harmonia que o acorde é maior ou menor. Cuidado!
|
thomasmoura Veterano |
# abr/09
· votar
Poutz cara, tenho uma revista q fala só das cadencias modais, qdo eu encontrar, posto um resumo aqui pra vc e pra galera.
Só pra adiantar, as cadencias modais são bem mais simples que as tonais, e geralmente se usa em trechos limitados da musica justamente por isso.
Assim, guarde as cadencias características para os momentos mais intensos, ou importantes da musica.
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Valeu ! Existe algum livro, apostila, curso etc que fale sobre os modos gregos mais especificamente em composição musical, como cadências, "sabor modal", etc ?
Já vi praticamente todos os tópicos sobre modos gregos mas 99% é sobre como formar os modos já quanto a utilização na prática...inclusive no google também já pesquisei.
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
Tem livros de harmonia, como os do Almir Chediak e Nelson Faria.
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
thomasmoura
Valeu ! Acho que estas cadências vão ajudar bastante gente por aqui.
thomasmoura LeandroPanucci
Eu posso variar, na mesma música, tonal e modal ? D eólio como modal e na mesma escala usar as cadências do tonal como por ex. I IV V I ? E depois no refrão usar cadência modal ex. i VII III VI iv V7 i ?
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
Pode sim.
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Cara, tô vendo que ainda sou burro de teoria ! hehehehehe
O fato da 3a não estar implícita no acorde pode ser uma armadilha, porque fica subentendido pela harmonia que o acorde é maior ou menor. Cuidado!
Não entendi ?! Quer dizer que tem power chord que dependendo do campo harmônico não soaria bem ?
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
A 3a não está lá, porque você toca o acorde sem ela. Mas dependendo da disposição dos power-chords fica subentendido que alguns acordes são maiores e outros são menores.
Toque em power-chords e tire suas conclusões sobre os "acordes" abaixo:
C5 - D5 - E5 - F5 - G5 - A5 - B5
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Não sei se minha impressão está errada mas dos power chords os que eu achei que soam maiores são C F G, está correto ?
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
É isso mesmo. Isso não quer dizer que não possam ser menores também. Por isso eu disse pra você ter cautela apenas...
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Não sei se tem alguma a ver, mas agora prestei atenção que no campo harmônico de C estes acordes C F G são justamente os maiores, quer dizer que o C pode soar menor se for tocado em outro campo harmônico onde o acorde de C for Cm ? Tem relação com o tipo de acorde gerado pelo campo harmônico ?
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
Tem tudo a ver. Por isso mesmo que fica subentendido, pois os acordes estão dentro de um campo, e este campo é harmônico (as notas estão em harmonia).
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Eu achei isto na internet com as cadências, está correto ?
* OS modos são Sonoridades (escalas ) derivadas da inversão dos intervalos da escala maior. * cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau.
EX VI C D E F G A B
A B C D E F G _____relativa menor ou escala menor de Lá
Do mesmo jeito que podemos construir uma escala menor a partir da escala maior se pegarmos o seu VI grau , nos podemos construir novas escalas se pegarmos os outros graus
EX C D E F G A B escala maior ou modo JONIO
D E F G A B C modo DÓRICO
E F G A B C D modo FRÍGIO
F G A B C D E modo LÍDEO
G A B C D E F modo MIXOLIDEO
A B C D E F G modo EÒLIO ou escala menor
B C D E F G A modo LÓCRIO
observe que as notas são as mesmas POREM A ESTRUTURA INTERVALAR DAS ESCALAS FOI ALTERADA.
formula para achar os modos em outros tons
JONIO - Escala maior DORICO - IIIb VIIb FRIGIO - IIb IIIb VIb VIIb LIDEO - IV# MIXolideo - VIIb EOLIO - IIIb VIb VIIb LÒCRIO - IIb IIIb Vb VIb VIIb
* Analisando a TERÇA ( III ) de cada modo , vemos que no modo JONIO LIDEO e MIXOLIDEO a terça é MAIOR , e nos modos DORICO FRIGIO EOLIO e LOCRIO as terças são menores.
vamos dividi-los em MAIORES E MENORES
MODOS MAIORES - JONIO LIDEO MIXOLIDEO
MODOS MENORES - EOLIO DORICO FRIGIO LOCRIO
se compararmos os modos vemos que eles tem mais diferenças :
EX - o LIDEO comparado com o JONIO , veremos que no lideo há uma IV# e comparando o DORICO com o EOLIO veremos que no DORICO a VI é maior.
* VAMOS SEMPRE COMPARAR OS MODOS MAIORES COM O JONICO E OS MODOS MENORES COM O EOLIO veja:
modos maiores: JONIO - escala maior LIDEO - VI# MIXOLIDEO - VIb
modos menores : EOLIO - escala menor DORICO - a VI é maior FRIGIO - tem uma II menor LOCRIO - tem uma II menor e uma V diminuta
ESSAS SÃO AS NOTAS QUE CARACTERIZAO CADA MODO
Campo Harmonico dos modos JONIO campo harmonico maior
DORICO: Im IIm IIIbM IVM Vm VIm5b VIIbM
FRIGIO: Im IIbm IIIb IVm Vm5b VIbM VIIb m
LIDEO: IM IIM IIIm IV#m5b VM VIm VIIm
MIXOLIDEO : IM IIm IIIm5b IVM Vm VIm VIIM
EOLIO: campo harmonico menor
LOCRIO : Im5b IIbM IIIbm IVm VbM VIbM VIIbm
*terminada a revisão , agora veremos cadencias tipicas de cada modo ( se você não entendeu nada até aqui, aconselho buscar informações de como montar os modos , aqui nesse forum tem varios topicos é só procurar hehehe).
CADENCIAS MODAIS
* quando você quer montar uma sequencia de acordes no modo maior você inicia ela com acorde maior e quando você que uma sequencia menor você inicia com acordes menores geralmente com o acorde em do tomem questão .
Faremos a principio o mesmo
MAS QUAIS ACORDES EU POSSO USAR PARA CARACTERIZAR UM MODO?
SIMPLES : lembra das notas que caracterizam cada modo? o esquema é o seguinte: pegar o primeiro acorde de cada modo e ir para um proximo que contenha a nota que caaracteriza o modo
EXEMPLOS tendo a nota A (lá) como tonica (Igrau)
JONIO: A sonoridade jonio é dada basicamente pelo repouso da harmonia no I grau e na resolusão do tritono ( isso acontece somente no modo jonio , ou seja é proibido a resolução do tritono nos outros modos , pois é isso que caracteriza o modo maior , e descararcteriza os outra modos OK? )
Cadencias em A jonio
| A - D - E7- A | | A - Bm - E7- A | * entre os acordes de E e A há a resolução do tritono.
use a escala de A jonio para improvisar.
DÓRICO :
A NOTA QUE CARACTERIZA ESSE MODO É A VI MAIOR
CAMPO HARMONICO DE A DORICO :
Am - Bm - C - D - Em - F#m5b - G
nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica (VI maior) são o Bm o D eo F#m5b ( OS OUTROS A CORDES SERVEM APENAS COMO NOTAS DE PASSAGEM)
para fazermos as cadencia ,é so pegarmos o acorde de Am e irmos para qualquer um desses acordes.
Cadencias em A DORICO
| Am - Bm | | Am - D | | Am - Bm - D | | Am - D - Am - Bm |
outro macete é usarmos a nota A no baixo a snsação dorico fica ainda mais forte EX.
| Am - Bm/A - Am | |Am - D/A |
* Use a escala de A Dorico para improvisar. FRIGIO .
A nota que caracteriza esse modo é a II menor
CAMPO HARMONICO DE A FRIGIO
Am - Bb - C - Dm - Em5b - F - Gm
nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( II menor) são Bb Em5b Gm
cadencias
| Am - Bb | |Am - Gm | | Am - Bb/A - Gm | | Am - Gm/A |
* use A FRIGIO para solar
LIDEO
A nota que caracteriza esse modo é a IV#
CAMPO HARMONICO DE A LIDEO
A - B - C#m - D#m5b - E - F#m - G#m
nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( IV#) são o B D#m5b G#m
cadencias
|A - B | |A - B/A | | A - G#m-B ||A - G#m | |A - B - A - G#m|
use a escala de A LIDEO para solar
MIXOLIDEO
A nota que caracteriza esse modo é a VII menor CAMPO HARMONICO DE A MIXO
A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G
nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( VIIm) são C#m5b Em G
Cadencias
| A - Em - A | | A - G/A | |A - Em/A - A - G | etc... EOLIO = modo menor ( sem mistérios )
LOCRIO
A nota que caracteriza esse modo é a V diminuta
CAMPO HARMONICO DE A LOCRIO
Am5b - Bb - Cm - Dm - Eb - F - Gm
nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( V dim) Cm - Eb - eo proprio Am5b
cadencias
|Am5b - Cm | | Am5b - Eb || Am5b - Cm/A | e por ai vai
SONORIDADE DOS MODOS E EXEMPLOS [b/]
Dorico - mto usado em soul music e black music em geral ouça algumas musicas de james brown
WAVE - Tom jobim THE ANIMAL - STEVE VAI é dorico
um exemplo de sonoridade Dorico
e---------------------------------------------------------------- B--5---5---5--3----3---5--------------5---------------3------- G--5---5---5--4----4---5-----------5----5----------4----4---- D--4---4---4--4----4---4--------4----------4----4----------4- A--0-0---0-0--0-0----0-0-0--0----------------0--------------- E----------------------------------------------------------------- FRIGIO mtb bom para criar climas mais sombrios/tensos usasdo com frequencia no metal
Trust - megadeth é frigio o começo de judment day do Angra
um exemplo de sonoridade FRIGIO
Lento
e---8---------8-------10-----------10-------------- B--10----10----10---11-------11-----11----------- G--9---9-------------10---10----------------------- D---------------------------------------------------- A--0------------------0------------------------------ E-----------------------------------------------------
LIDEO
mto dramatico usado em combinaçãode acordes maiores para dar climas épicos ou vitoriosos ou com acorde menores cria um clima de paz e sossego hehehe
LIBERTY - STEVE VAI OVERTURE 1928 - DREAM THEATER
um exemplo de sonoridade lideo
e-------4-----------6------------------------------ B---4------4-----4----4--------------------------- G---2------2-----4----4--------------------------- D---2------2-----6----6--------------------------- A---0------0-----0----0--------------------------- E--------------------------------------------------- MIXOLIDEO
base pra maioria dos estilos brasileiros e tbem mto utilizado no blues
PRIDE AND JOY - STEVE RAY VAUGHAN é um exemplo
um exemplo de sonoridade mixolideo
e------------------------- B------2----2------------ G------0----0-----1--1-- repete D------2----2-----0--0-- A----0----0-------2--2--- E---------------0-----0---
EOLIO
podendo ser meio triste a´te sério
Hallowed be thy name - IRON MAIDEN
um exemplo de sonoridade eolio
e----------------------------------------------------------- B-----------5---------------3----------------1----------1- G--------5----5----------4----4----------2----2-----2---- D-----7----------7----5----------5----3---------3---2---- A---0---------------0---------------0---------------------- E------------------------------------------------------------
LOCRIO
a princio é meio estranho sensaçaõ que eu tenho é de suspense
naão conhço nenhuma musica com esse modo infelizmente
um exemplo de sonoridade LOCRIO
e--------------------------------------------- B---------4-------4-----------8-------8------ G------5-------5-----------8-------8--------- repete D----5------5-----------8-------8------------ A---0-----------------0---------------------- E---------------------------------------------
[b] ACORDES CARACTERISTICOS
são acordes que sozinhos já imprimem a caracteristica do modo por conter a nota caracteristica de cada um
JONIO X7M DORICO Xm6 FRIGIO Xsus (9b) LIDEO Xmaj7 (11#) MIXOLIDEO X7 EOLIO Xm (6b) LOCRIO Xm(5b)
|
LeandroP Moderador |
# abr/09 · Editado por: LeandroP
· votar
KAEL METAL
Está certo sim... Só o português que leva facada (rsrsrsrsrs)
ESSAS SÃO AS NOTAS QUE CARACTERIZAO CADA MODO
O certo é "caracterizam"
Caracterizão é um caracteriz grande (rsrsrsrsrsrsrs)
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci
Este texto eu copiei direto da pesquisa no google !
Eu escrevo serto ! Ops ! quer dizer, certo ! hehehehehehe
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
KAEL METAL
herrar é 1 mano... eu cei que você copiou ;)
|