A cada dia o português leva uma facada

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# abr/09


O que está acontecendo?

Tá certo que existem algumas palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, mas tem muitas que usamos constantemente e no entanto muita gente não sabe escrever.

Exemplos:

"Agente" e "a gente"

Agente estava descansando...

Você quer dizer: "a gente" ou um "agente secreto", um "agente de negócios", um "agente de viagens"?


"Haver" e "a ver"

Isso não tem nada haver...

Não tem mesmo! Haver é um verbo e "a ver" é a ser observado, considerado.


"Mas" e "mais"

Esse é o campeão... logo estaremos fazendo conta de mas, mais eu não tô certo disso... porque isso é o de "menas".

Conserto e concerto

Bom se não consertar o instrumento, não haverá concerto.


etc, etc, etc...

Com excessão dos "erros de digitamento" ou "erros de digitagem", a coisa tá ficando feia.

Isso não é só no fórum que eu vejo. Tem muito cara com curso superior cometendo erros absurdos de português.

Seria um dos efeitos da progressão continuada? (Isso porque eu tô pegando leve, porque afinal de contas herrar é 1 mano).

[tópico de desabafo]

[previsão de posts: sei lá - eu não sou a mãe Dináh]

james_the_bronson
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
[previsão de posts: sei lá - eu não sou a mãe Dináh]


Então aproveita e tenta, que tem mais chances de acertar...

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


A cada dia o português leva uma facada

coitado dele pow, quem é?

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


o pior é "concerteza"
caralho que raiva desse erro

TWT ICE
Veterano
# abr/09
· votar


nada haver cara
agente escrevemos tudo certinho...

maggie
Veterana
# abr/09
· votar


Com cerveja, Mano!
E vai piorar, a geração MSN / Torpedos / SMS / Twitter pensa em passar a mensagem, o "meio" é detalhe.
=D

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Dogs2

putz... esse é brabo... conceterza.


E derrepente?

Fahrenheit
Veterano
# abr/09 · Editado por: Fahrenheit
· votar


Foi o Midgard ou o Minow que fez um parecido?

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


TWT ICE

Mais se eu sesse você, si preoucupava mano.

maggie
Veterana
# abr/09
· votar


"Com migo ou sem migo o time arará de vencer"

TWT ICE
Veterano
# abr/09
· votar


encima ¬¬

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci



LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


maggie

Tem coisas que não estão nos livros... Estão nos gibis, jornais... Daí percebe-se que o povo não lê nem isso.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


maggie

a bola ia indo, indo, indo e iu.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Trecho de um e-mail que recebi de um engenheiro:

Segue junto em anexo os projetos....

---------------------------

Pior: ele não anexou - nem junto e nem separado.

Outro:

Gostaria que você me orça-se e depois envia-se para o departamento de....

-----------------------------

A solicitação acima ficou parecendo mais um anúncio: orça-se, envia-se (rsrsrsrsrsrsrsrsrs)

thebassx
Veterano
# abr/09 · Editado por: thebassx
· votar


Por que não criam um tópico aqui no OT para o pessoal falar só em bom português? (filtro antipiada previsível: não, não sobre bons portugueses.)

História da Língua Portuguesa

O SURGIMENTO

O surgimento da Língua Portuguesa está profunda e inseparavelmente ligado ao processo de constituição da Nação Portuguesa.

Na região central da atual Itália, o Lácio, vivia um povo que falava latim. Nessa região, posteriormente foi fundada a cidade de Roma. Esse povo foi crescendo e anexando novas terras a seu domínio. Os romanos chegaram a possuir um grande império, o Império Romano. A cada conquista, impunham aos vencidos seus hábitos, suas instituições, os padrões de vida e a língua.

Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar (sermo vulgaris, rusticus, plebeius) e o latim clássico ( sermo litterarius, eruditus, urbanus). O latim vulgar era somente falado. Era a língua do cotidiano usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua coloquial, viva, sujeita a alterações freqüentes. Apresentava diversas variações. O latim clássico era a língua falada e escrita, apurada, artificial, rígida, era o instrumento literário usado pelos grandes poetas, prosadores, filósofos, retóricos... A modalidade do latim imposta aos povos vencidos era a vulgar. Os povos vencidos eram diversos e falavam línguas diferenciadas, por isso em cada região o latim vulgar sofreu alterações distintas o que resultou no surgimento dos diferentes romanços e posteriormente nas diferentes línguas neolatinas.

No século III a.C., os romanos invadiram a região da península ibérica, iniciou-se assim o longo processo de romanização da península. A dominação não era apenas territorial, mas também cultural. No decorrer dos séculos, os romanos abriram estradas ligando a colônia à metrópole, fundaram escolas, organizaram o comércio, levaram o cristianismo aos nativos. . . A ligação com a metrópole sustentava a unidade da língua evitando a expansão das tendências dialetais. Ao latim foram anexadas palavras e expressões das línguas dos nativos.

No século V da era cristã, a península sofreu invasão de povos bárbaros germânicos ( vândalos, suevos e visigodos). Como possuíam cultura pouco desenvolvida, os novos conquistadores aceitaram a cultura e língua peninsular. Influenciaram a língua local acrescentando a ela novos vocábulos e favorecendo sua dialetação já que cada povo bárbaro falava o latim de uma forma diferente.

Com a queda do Império Romano, as escolas foram fechadas e a nobreza desbancada, não havia mais os elementos unificadores da língua. O latim ficou livre para modificar-se.

As invasões não pararam por aí, no século VIII a península foi tomada pelos árabes. O domínio mouro foi mais intenso no sul da península. Formou-se então a cultura moçárabe, que serviu por longo tempo de intermediária entre o mundo cristão e o mundo muçulmano. Apesar de possuírem uma cultura muito desenvolvida, esta era muito diferente da cultura local o que gerou resistência por parte do povo. Sua religião, língua e hábitos eram completamente diferentes. O árabe foi falado ao mesmo tempo que o latim (romanço). As influências lingüísticas árabes se limitam ao léxico no qual os empréstimos são geralmente reconhecíveis pela sílaba inicial al- correspondente ao artigo árabe: alface, álcool, Alcorão, álgebra, alfândega... Outros: bairro, berinjela, café, califa, garrafa, quintal, xarope...

Embora bárbaros e árabes tenham permanecido muito tempo na península, a influência que exerceram na língua foi pequena, ficou restrita ao léxico, pois o processo de romanização foi muito intenso.

Os cristãos, principalmente do norte, nunca aceitaram o domínio muçulmano. Organizaram um movimento de expulsão dos árabes (a Reconquista). A guerra travada foi chamada de "santa" ou "cruzada". Isso ocorreu por volta do século XI. No século XV os árabes estavam completamente expulsos da península.

Durante a Guerra Santa, vários nobres lutaram para ajudar D. Afonso VI, rei de Leão e Castela. Um deles, D. Henrique, conde de Borgonha, destacou-se pelos serviços prestados à coroa e por recompensa recebeu a mão de D. Tareja, filha do rei. Como dote recebeu o Condado Portucalense. Continuou lutando contra os árabes e anexando novos territórios ao seu condado que foii tomando o contorno do que hoje é Portugal.

D. Afonso Henriques, filho do casal, funda a Nação Portuguesa que fica independente em 1143. A língua falada nessa parte ocidental da Península era o galego-português que com o tempo foi diferenciando-se: no sul, português, e no norte, galego, que foi sofrendo mais influência do castelhano pelo qual foi anexado. Em 1290, o rei D. Diniz funda a Escola de Direitos Gerais e obriga em decreto o uso oficial da Língua Portuguesa.

Tiruk
Veterano
# abr/09
· votar


Pior de todos é o "mim dá aquilo lá?"

ou quando fodem mais ainda
min dá

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


thebassx
não adianta tentar ser sério aqui, vc é acaba sendo envolvido.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


"a banda vai vim na minha cidade..."

Então eu vou não ir.

Só no FCC dá pra ter uma idéia.

tncv
Veterano
# abr/09
· votar


cês são chatos, hein.

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/193191/

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Minow

Pois é, eu não conhecia este tópico. É feia a coisa.

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


tncv
Chato é ter que ler esse monte de asneira.

LeandroPanucci
É feia mesmo. Pior é gente que vem com o argumento "na interent eu iscrevo rapiod msmo u important he intende aposto q numa proav eu escrevo direito"
Maior mentira, não dá pra separar as coisas. Se quando eu tava no colégio os professores já reclamavam que tinha aluno que abreviava tudo como "pq" e "vc", imagina hoje que a gurizada já nasceu com internet a cabo e profile no Orkut.
Maldita inclusão digital!

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Minow

Maldita progressão continuada.

Em uma prova de alternativas, passa batido, mas é numa redação que se percebe o problema.

Vi um teste onde o tema da redação era "lazer". Você acredita que a metade escreveu sobre o "laser", o raio laser ?!?!

:o

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


kalem ce, non ofedão os diçipolos du Rei Arthur:

http://br.geocities.com/patrick_luiz_metal/poc_amaralelia_2.jpg

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
Vi um teste onde o tema da redação era "lazer". Você acredita que a metade escreveu sobre o "laser", o raio laser ?!?!

Hahahahahaha
Eu ouvi falar disso! <o>

brunohardrocker
Q

Isso é de verdade? Hahahaha
Juro que não entendi a história do cara. Eu li umas três vezes.

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


Minow

Ele postou na comunidade do Kadett, na época espalhou pela net inteira isso aí hahaha

Parece que deletaram o tópico dele por lá...

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Se escrever bem fosse só grafar corretamente...

Tem coisa que vejo por aqui que irrita muito mais que escrever "agente" e "nada haver"...

DarkMakerX
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
Estamos perdidos! heahahhae

Mas o que mais odeio é ouvir: "Pô, eu SE fudi na prova, SE ferrei mesmo"

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


eu prefiro falar:

de onde é que = dundiéque?
como é que = coméque?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A cada dia o português leva uma facada