Fora o Mogno, quais as melhores madeiras para construir uma "réplica" de Les Paul?

    Autor Mensagem
    thiagome
    Veterano
    # abr/09


    Olá pessoal!

    Sou novo no forum mas a arte da Luthieria é um assunto que me atrai bastante!

    Através de várias informações úteis que aprendi nesse forum e em outros na Internet, consegui, com relativo exito, construir um corpo sólido em Cedro-Rosa para uma Lyon Washburn. Aproveitei apenas o braço e fiz um upgrade nas ferragens e parte elétrica. A elétrica não foi difícil pois tenho formação em eletrônica, mas a manipulação das madeiras eu nunca havia tido nenhuma experiência e, apesar disso e da pouca disponibilidade de ferramentas, acho que consegui um resultado satisfatório, me metendo inclusive a pintar a mesma.

    As imagens do processo podem ser vistas no meu álbum do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10915842970378487518&aid=1 227805744

    Como ainda sobrou um bom pedaço de cedro-rosa (uma "prancha" de 41x70x5 cm), estava pensando em iniciar um segundo projeto mais ousado, que seria uma "réplica" de uma Les Paul, tanto em timbre quanto em aparência, e também devido aos desafios do projeto (braço colado, arch top, inclinação do braço etc).

    Minha dúvida seria com relação as madeiras. Como o Cedro-Rosa "remete" ao Mogno, acredito que poderia utilizá-lo para o corpo. Agora, quais seriam as melhores opções para:

    - Arch top (em substituição ao Maple)
    - Braço (em substituição ao Mogno)
    - Escala (chutaria Ipê ou Pau-Ferro...)

    Lembrando que a idéia seria tentar chegar o mais próximo possível em timbre e visual.
    Moro no Rio de Janeiro (para facilitar na indicação das madeiras mais facilmente encontradas na região).

    Um abraço e boa noite a todos!

    PS: moderadores, como sou novo, caso tenha postado na seção errada ou infringido alguma regra do forum, sintam-se a vontade para os devidos "puxões de orelha".

    markolino
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    thiagome
    tem o Cedro, só que na pintura fica diferente..

    e o nato dizem que é parecido tbem

    vlw

    rrroberto
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O top da Les Paul é feito de maple. Se voce quiser uma pintura sunburst ou translucida, o mais indicado é uma madeira clara, como o marupá.

    A escala da maioria das Les Paul é de rosewood, madeira facil de achar. As Custom tem escala de ebano, ai vc tem a opção de tingir o rosewood pra ficar preto.

    stratotele
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: stratotele
    · votar


    Parabéns pelo trabalho!

    Estou "upando" uns livros em PDF sobre como fazer pinturas do tipo HotRod e Pele de tigre só com latas spray com acabamento profissional. Assim que completar, te passo o link. O cara dá muitas dicas de pintura de guitarra.

    Há alguns anos atrás, reformei um Giannini Stratosonic da década de 80 também feita em Cedro. Só que preferi aplicar verniz pra manter a sonoridade melhor. Por incrivel que pareça, o som dela tem mais alma do que o da minha Ibanez RG350DX com captação Dimarzio.

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=12470989173888780598&p id=1239041892165&aid=1238822700$pid=1239041892165

    stratotele
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: stratotele
    · votar


    http://rapidshare.com/files/225758319/paintyourguitarhotrod.pdf.html

    http://rapidshare.com/files/225762459/PaintyourguitarTigerv1.0.pdf.htm l

    Aí estão os links

    thiagome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    marcolino
    Pois é, estou pensando justamente no Cedro, até por já possuir uma peça sobrando do primeiro projeto. E, para a pintura não ficar tão diferente, fazer o top em outra madeira. O Nato, pelo que vi no Fórum, é considerado o "mogno asiático" e é usado na Condor CLP II. Só não sei da disponibilidade dele em nossas madeireiras.

    rroberto
    Além do Marupá, já me recomendaram também a Grumixava, o Tauari Branco e o Vinhático. Não sou conhecedor de madeiras, mas me disseram que todas tem visual bem "raiado" e muito bonito. Já que o Jacarandá (Rosewood) é fácil de se achar, melhor usar a madeira original né! :)

    stratotele
    Obrigado pelo elogio! Também vi a pintura da sua Stratosonic e ficou muito bonita! Sobre essa diferença de sonoridade, pelo que li no Fórum, acredito que seja devido ao material da pintura. A Ibanez provavelmente deve usar pintura P.U. e o verniz que você usou na Stratosonic provavelmente seja Nitrocelulose. Pelo que li, a Nitrocelulose, apesar de craquelar com o tempo (no caso da tinta), parece que permite que a madeira "respire" e vibre melhor, comparado com o P.U. Talvez seja essa a diferença.

    Obrigado por compartilhar o material! Estou baixando e em breve dou uma conferida!!

    Agora uma pergunta para todos: que madeiras vocês recomendariam para o braço?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # abr/09
    · votar


    thiagome
    Olha, Jacarandá não é muito fácil de se encontrar não e geralmente quando encontra ou não é de boa qualidade e/ou o preço é exorbitante.
    Se vale à pena comprar, eu acho que sim, pelo menos pra conhecer a madeira, mas arriscar sem ter muita experiência eu acho que pode ser um investimento arriscado.
    Parabéns e Boa Sorte!

    thiagome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Fábio Seiji
    Olá Seiji!!

    Obrigado por tirar minhas dúvidas tanto neste tópico quanto no de perguntas oficiais a você e ao Bertola!! Sou um grande admirador de seu trabalho!!

    Já que há todos esses detalhes com relação a encontrar Jacarandá, aliado à falta de experiência na manipulação da madeira e o valor do investimento, seguirei a sua recomendação de madeiras para a escala sugeridas no outro tópico!!

    Muito obrigado pelo elogio e incentivo!!

    A.Moura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá, tive uma Les Paul de Mahogany era um espetáculo de guitarra. Depois me arrependi de vendê-la!

    thiagome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A. Moura

    Puxa cara, devia ter uma sonzera mesmo. Pena que você vendeu.

    Eu sei que o Mogno (Mahogany) seria a madeira mais indicada para uma réplica visto ser a mesma madeira da original. Por isso abri esse tópico, com o intuito de ajudar a quem quiser tentar construir uma com um visual e timbres "parecidos" com a original, usando madeiras alternativas.

    O Seiji me deu umas dicas valiosas e pretendo em breve tentar construir uma!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fora o Mogno, quais as melhores madeiras para construir uma "réplica" de Les Paul?