Distância do pickup da ponte para a ponte

    Autor Mensagem
    two
    Veterano
    # abr/09


    Galera, existe uma distância certa para se instalar o pickup da ponte?
    Ex. ele tem que ficar 2 centimetros da ponte.

    Se não tiver uma medida padrão, qual vai ser a diferença se ele ficar mais próximo ou mais distante.

    Pergunto isso, pois muitos guitarrista não usam guitarras com 24 trastes pois dizem que a distância entre os 2 pickups é menor que em uma guitarra de 22 (por exemplo) não se tendo uma diferencia significativa de timbre da guitarra como em uma guitarra de 22 trastes (Vide Steve Morse), se instalar o pickup da ponte mais proximo (no limite) da ponte em uma guitarra de 24 trastes, essa diferênca de timbre seria maior não?

    Desculpe se não fui muito claro, mas é só uma curiosidade minha.
    Existe limite de distância?

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    two
    Quando fiz minha guitarra não me toquei disso...

    Não sei se existe um padrão, mas pela lógica quanto mais perto do braço, mas grave o som e quanto mais perto da ponte mais agudo...

    Na guitarra que eu fiz, a diferença de timbre entre o cap do braço e o da ponte não é tão grande quanto na minha strat

    Megamedes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Padrão deve ser feito pelo gosto do cliente (Caso luthier) ou da fábrica. Acho que é isso.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    two
    Eu acho que a diferença estaria mais audível no captador do braço...o da ponte EU ACHO que se colocar mais próximo da ponte sai mais agudo e com menos sustain (perceptível) pq naquela região a corda é muito mais dura e vibra menos!!!

    Só gostaria de deixar claro que é uma suposição, nunca fiz um teste e nem sou perito nestas coisas...só estou levando em consideração o (pouco) conhecimento que eu tenho e meu "achismo" total!!! hehehehe

    two
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    up

    Ant--
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Existe sim uma distância mínima. Varia de modelo para modelo, mas basicamente não se deve encostar o captador na ponte porque o efeito produzido não é útil em termos de som. Quanto mais perto da ponte, mais agudo vai soar (com menos sustain). Nas Fender Strato e Tele o captador é inclinado justamente para tirar o melhor proveito dessa relação, com a parte aguda mais próxima da ponte e a parte grave mais longe. É uma questão de compromisso.
    Da mesma forma o captador do braço atua melhor (mais grave, encorpado e com melhor sustain) se ficar o mais próximo possível da metade do comprimento da corda. Novamente é uma questão de compromisso. Se os 2 trastes a mais dão uma tocabilidade melhor do que vai comprometer o captador do meio, é opinião que varia de músico pra músico.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Caracas!!! Então minha teoria tava certa??? heheheh

    Korlaw
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nao existe um distacia "padrão",porém tudo no instrumento é simetrico ,para cada modelo existe uma isquema diferente , a distancia o e modo como sao colocados cada captador podi dar algumas diferenças sutis no som ou bem grandes rsr ..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distância do pickup da ponte para a ponte